sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Eventos em destaque no dia 30 de novembro de 2013 > Sábado

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



Velocidade da internet > Não confie na primeira avaliação, pois ela, geralmente, está viciada. Faça o teste pela segunda e, se possível, pela terceira vez, para obter a média do sinal que seu provedor está, de fato, lhe entregando.

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


30 de novembro de 2013.
334.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 31 para acabar o ano. 


1538 - Fundação da cidade de Sucre, no Equador.

1645 - Um terremoto destrói a catedral de Manila, nas Filipinas.

1783 - Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha assinam o Tratado de Paris, pondo um fim a Guerra Revolucionária norte-americana.
A Independência dos Estados Unidos é, finalmente, reconhecida pela Inglaterra, o que abre as portas para seu reconhecimento pelos demais países.

1803 - Fim da administração francesa no território da Louisiana.
A colônia francesa comprado pelos Estados Unidos à França napoleônica, passa a fazer parte integrante do território americano e torna-se um novo Estado da Federação..

1807 - O exército francês, sob o comando do General Junot, ocupa Lisboa e assume a presidência do conselho de Governo. 
A família real portuguesa, em fuga, está a caminho do Brasil enquanto que, em Portugal, as tropas de resistência, sob a orientação e apoio da Inglaterra, preparam-se para a expulsão do inimigo.

1838 - Após a ocupação francesa de Veracruz, o México declara guerra à França. O conflito é conhecido como a Guerra dos Pastéis.
1864 - Guerra Civil Americana: na Batalha de Franklin, John Hood foi derrotado pelo general nortista John Schofield.
1872 - A partida de futebol entre Inglaterra e Escócia termina em 0 a 0. É o primeiro jogo amistoso da história.

1913 - Charles Chaplin inicia a sua carreira de ator cinematográfico com o filme Making a Living, de Mark Sennett.

1919 - Pela primeira vez na França, as mulheres votam em eleições legislativas.
No Brasil, a participação das mulheres em eleiçõs somente se daria a partir de 1934, quando, não só elas adquiriram o direito de votar, como conseguiram eleger uma mulher para a Assembléia Constituinte.

1920 - A Prússia torna-se um Estado livre, parlamentar e democrático. O presidente do Conselho é o social-democrata Otto Braun.
1920 - Liberato Pinto substitui Álvaro de Castro como presidente do Ministério (primeiro-ministro) de Portugal.

1922 - Manifestação do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães reúne 50 mil pessoas em Berlim.
São manifestações de pós-guerra (A Primeira Guerra Mundial terminara em 1918). A partir de 1920, Adolfo Hitler vinha participando plenamente nas atividades do Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei - NSDAP (Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães), normalmente conhecido como partido Nazi, ou Nazista, que vem das palavras "National Sozialistische", em contraste com os Sozi, um termo usado para descrever os sociais democratas. O partido adotou a suástica (supostamente um símbolo do "Arianismo") e a saudação romana, também usada pelos fascistas italianos. Era o início da escalada escalada que levaria à Segunda Guerra Mundial, a partir de 1939.

1930 - Inauguração de vôos comerciais entre Brasil e Estados Unidos pela Pan American Airlines.

1935 - Na Alemanha de Adolf Hitler, é concedido o direito de divórcio no caso de um dos cônjuges não acreditar nos ideais nazistas.

1939 - Segunda Guerra Mundial: Começa a Guerra de Inverno, quando a URSS invade a Finlândia.

1947 - Um dia após as Nações Unidas declararem a formação do estado de Israel, o estado judeu é atacado por seus países vizinhos.
Israel jamais viria a ser reconhecido como Estado pelos países árabes, que permaneceram sempre em estado de guerra contra o novo país. Exceção feita pelo Egito e pela Jordânia, que negociaram uma aproximação, entre outras razões por serem limítrofes a Israel.

1949 - Fortes temporais causam a morte de quatro mil pessoas na Guatemala.

1950 - Harry Truman, presidente dos Estados Unidos, anuncia que seu país pode utilizar a bomba atômica no conflito da Coreia.
Faz parte da guerra fria entre Estados Unidos e União Soviética. Enquanto as ameaças eram feitas de um lado e do outro, a diplomacia tomava as devidas cautelas para evitar que elas fossem além da retórica.

1955 - A Bandeira do Vietnam(e) é adotada pelos seus nacionais.

1958 - Após 93 anos no poder, o Partido Colorado perde as eleições legislativas no Uruguai, vencidas pelo Partido Blanco.
Blancos (conservadores) e colorados (progressistas) sempre foram as forças atuantes que controlaram a política do Uruguai e, de certa maneira, influíram na formação das duas tendências predominantes no Rio Grande do Sul, os chimangos e maragatos, representados por seus laços brancos ou vermelhos. O líder político Getúlio Vargas era um "blanco", casado com uma "colorada" (Darci Vargas) e isso facilitou a aproximação dos dois grupos na Revolução de 1930, que selou o fim da Primeira República no Brasil e pôs Getúlio no poder, onde ficou por 15 anos. Os lenços vermelhos, desde então, passaram a ser o símbolo do Rio Grande do Sul.

1961 - A União Soviética veta o direito do Kuwait de se tornar membro das Nações Unidas.
1964 - A URSS lança a nave espacial Sonda II.

1964 - O Presidente Castelo Branco promulga o Estatuto da Terra, uma lei que regula direitos e obrigações relacionadas aos bens imóveis rurais.
Jogo retórico. O Sistema militar estava focado para uma reforma agrícola e não para uma reforma agrária. O objetivo não era democratizar a terra mais fazê-la produzir mais, nas mãos de latifundiários, aumentando as exportações, dentro do slogam criado pela própria ditadura militar: "Exportar é o que importa." Mais

1966 - Barbados, um estado insular localizado dentro das Pequenas Antilhas, torna-se independente da Inglaterra.
1967 - O Iêmen torna-se independente da Grã-Bretanha.

1969 - Golpe Militar de 1964: o general Médici é eleito novo presidente do Brasil.
Ao assumir o governo, em 1964, Castelo Branco se comprometia, perante a sociedade, a completar o período do governo derrubado de João Goulart, com as eleições previstas para 3 de outubro de 1965. Depois prorrogou seu mandato para 1967, mas continuou garantindo eleições diretas em livres para o retorno da democracia. A permanência do sistema, após 1967, foi um golpe dentro do golpe, dado pela linha dura comandada pelo general Costa e Silva, que elegeu-se Presidente (e tomou posse) em 1967. Prosseguindo > Costa e Silva adoeceu e foi afastado do poder em 1969. Uma Junta Militar assumiu o poder, queimando o vice-Presidente (Pedro Aleixo) e toda a linha sucessória constitucional. Médici foi escolhido nos quartéis e seu nome foi levado ao Congresso para ser referendado. Não havia mais esperanças de retorno à democracia pelo caminho normal do debate e das manifestações pacíficas. A ditadura se instalara, de fato, no poder, e nele ficaria até 1985. Começaram a surgir os grupos guerrilheiros e a contraposição reacionária do governo, com endurecimento do regime. A História não é moral nem imoral, ela é uma sucessão de fatos que se encadeiam naturalmente, conforme o resultados da ação e da reação.

1979 - Novembrada, grande manifestação popular durante os anos de chumbo do Regime Militar implantado em 1964 no Brasil, ocorrida no movimentado centro de Florianópolis.
1981 - Os Estados Unidos e a União Soviética começam a negociar em Genebra, na Suíça, um acordo para reduzir o número de armas nucleares na Europa.

1986 - No Brasil, um terremoto de 5,1 graus na Escala Richter atinge o município de João Câmara, no Rio Grande do Norte.

1988 - Um ciclone atinge Bangladesh, ao leste da Índia, e deixa cerca de dois mil mortos. Dois terços do território ficaram submersos.
1994 - O transatlântico italiano Achille Lauro incendeia-se em alto-mar, provocando a morte de duas pessoas. Em seu histórico, o navio já tinha acidentes e até sequestro.

1995 - Bill Clinton torna-se o primeiro presidente dos Estados Unidos a visitar a Irlanda do Norte.
O ato, uma manifestação de desagravo ao povo irlandês foi considerado pelos contrários como uma intervenção não solicitada e não desejada em assuntos internos da Grã Bretanha.

1997 - Israel anuncia a retirada parcial da Cisjordânia, após 30 anos de ocupação.
2004 - O Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, anuncia a decisão de dissolver a Assembleia da República e como consequência o governo em funções.

2006 - A Wikipédia lusófona completa 200 mil artigos criados.

2007 - Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) do Brasil torna seu capital aberto. A procura por seus papéis foi recorde, com cerca de 284 000 interessados.


1340 - João, Duque de Berry (m. 1416).

1508 - Andrea Palladio, arquiteto italiano (m. 1580).

1667 - Jonathan Swift, escritor irlandês (m. 1745).

1756 - Ernst Chladni, físico alemão (m. 1827).
1813 - Charles-Valentin Alkan, compositor francês (m. 1888).

1825 - William-Adolphe Bouguereau, pintor francês (m. 1905).

1835 - Mark Twain, escritor estadunidense (m. 1910).

1846 - Luiz Vianna, magistrado e político brasileiro (governador da Bahia durante a Guerra de Canudos) (m. 1920).

1847 - Affonso Penna, 7º presidente do Brasil (m. 1909).
Morreu de desgosto, por não ter conseguido articular a sucessão presidencial, em face das correntes contrárias dentro do partido governista.

1863 - Andrés Bonifácio, líder revolucionário das Filipinas (m. 1897).
1869 - Nils Gustaf Dalén, físico sueco (m. 1937).

1874 - Winston Churchill, estadista britânico (m. 1965).

1883 - Gustav Suits, poeta estoniano (m. 1956).
1889 - Edgar Adrian, médico britânico (m. 1977).
1906 - Andrés Henestrosa, escritor mexicano (m. 2008).
1909 - Robert Nighthawk, músico norte-americano (m. 1967).
1920 
Voldemar Panso, cenógrafo, ator e teatrólogo estoniano (m. 1977).
Virginia Mayo, atriz norte-americana (m. 2005).

1922 - Graham Crowden,ator escocês.

1934 - Luiza Erundina, deputada federal e ex-prefeita de São Paulo.

1935 - José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, produtor de TV brasileiro.

1937 - Ridley Scott, realizador e produtor de filmes inglês.
1940 - Moacyr José Vitti, Presidente do regional Sul II e Arcebispo Metropolitano de Curitiba.
1945 - Roger Glover, baixista da banda Deep Purple.
1947 - Jude Ciccolella, ator estadunidense.
1948 - Moisés Matias de Andrade, ex-futebolista e treinador de futebol brasileiro (m. 2008).

1951 - Geraldo Espíndola, cantor e compositor brasileiro.

1955 
Iñaki de Rentería, guerrilheiro basco.
Billy Idol, músico inglês.
Muricy Ramalho, ex-futebolista e treinador de futebol brasileiro.

1957 - Celso Roth, treinador de futebol brasileiro.
1960 - Gary Lineker, ex-futebolista inglês.
1962 - Aleksandr Borodyuk, ex-futebolista russo.
1964 - Michael Cudlitz, ator norte-americano.
1965 
Aldair, ex-futebolista brasileiro.
Ben Stiller, ator norte-americano.
Princesa Akishino do Japão.
1966 
Jairo Bouer, médico, educador e apresentador de televisão brasileiro.
Mika Salo, ex-piloto finlandês de Fórmula 1.

1968 - Carlos Latuff, cartunista e ativista político brasileiro.

1969 
Marc Goossens, automobilista belga.
Amy Ryan, atriz norte-americana.
1970 - Phil Babb, ex-futebolista irlandês.
1971 - Yolanda Soares, cantora e compositora portuguesa.
1972 - Abel Xavier, ex-futebolista português.
1973 
Jason Reso, wrestler canadense.
Patrícia Perrone, atriz brasileira.
Angélica, apresentadora de televisão e atriz brasileira.

1975 
Omar Milanetto, futebolista italiano.
Gonzalo Martínez, futebolista colombiano.
Mehrdad Minavand, ex-futebolista iraniano.
Rosey Fletcher, snowboarder norte-americana.
1976 - Adrián González, futebolista argentino.
1977 - Patacas, ex-futebolista português.
1978 
Gael García Bernal, ator, produtor e diretor mexicano.
Anderson Santos, futebolista brasileiro.
1979 
Chris Atkinson, piloto australiano de ralis.
Yao Aziawonou, futebolista togolês.
Andrés Nocioni, jogador argentino de basquete.
1980 
Jamie Ashdown, futebolista inglês.
Márcio Richardes, futebolista brasileiro.
1981 
Pedro Oliveira, futebolista português.
Edu, futebolista brasileiro.
1982 
Elisha Cuthbert, atriz canadense.
Clémence Poésy, atriz francesa.
Lauren Cohan, atriz norte-americana.

1983 
Adrian Cristea, futebolista romeno.
David Carney, futebolista australiano.
1984 
Sara Carbonero, jornalista e apresentadora espanhola.
Nigel de Jong, futebolista holandês.
1985 
Kaley Cuoco, atriz e modelo norte-americana.
Moustapha Bayal Sall, futebolista senegalês.
1986 - Salvatore Bocchetti, futebolista italiano.
1987 - Dougie Poynter, baixista da banda britânica McFly.
1989 - Vladimír Weiss, futebolista eslovaco.
1990 - Magnus Carlsen, enxadrista dinamarquês.


1016 - Rei Edmundo II de Inglaterra (n. 989).
1705 - Catarina de Bragança, rainha consorte britânica (n. 1638).
1731 - Brook Taylor, matemático inglês (n. 1685).

1813 - Bauer Bodoni, tipógrafo italiano, criador de tipologia ainda empregada hoje na indústria gráfica (n. 1740).

1830 - Papa Pio VIII (n. 1761)

1900 - Oscar Wilde, escritor irlandês (n. 1854).

1915 - Alfredo César de Andrade, pintor português (n. 1839)

1935 - Fernando Pessoa, poeta português (n. 1888).

1942 - Buck Jones, ator estadunidense, famoso por seus papéis de cowboy (n. 1891)

1979 - Zeppo Marx, comediante do grupo cinematográfico Irmãos Marx (n. 1901).

1980 - Cartola, sambista brasileiro (n. 1908).

1987 - Cristiano Cordeiro um dos fundadores do Partido Comunista Brasileiro (n. 1895).
1986 - Cary Grant, ator de cinema norte-americano (n. 1904).

1991 - Sobral Pinto, jurista brasileiro (n. 1893).

1997 - Bernardo Élis, contista e romancista brasileiro (n. 1915).
2002 - Riad Salamuni, geólogo brasileiro (n. 1927).
2003 
António Jesus Correia, futebolista e hoquista português (fez parte dos Cinco Violinos do Sporting Clube de Portugal, (n. 1924).
Earl Bellamy, cineasta norte-americano (n. 1917)
2010 - Peter Hofmann, cantor de ópera alemão.


Brasil
Dia do Estatuto da Terra
Dia do teólogo
Feriado Municipal em Cosmópolis - São Paulo - Eventos Locais (Padroeira - Santa Gertrudes)
Dia da Amizade Brasil-Argentina
Dia Nacional do Evangélico
Dia do Síndico
Aniversário da cidade de Franco da Rocha - São Paulo.
Aniversário da cidade de Paulo de Faria - São Paulo.
Aniversário da cidade de Guapiaçu - São Paulo.
Aniversário da cidade de Álvares Machado - São Paulo.
Aniversario da cidade de Mortugaba - Bahia

Portugal
Feriado Municipal em Mesão Frio
Festa de Santo André em Póvoa de Varzim

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.