domingo, 3 de novembro de 2013

Rio de Janeiro > Tomás Ribas abre exposição inédita, na Galeria da Candido Mendes de Ipanema > A mostra segue até 7 de dezembro

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3





O artista Tomás Ribas vai abrir a exposição inédita “Túnel”, formada por uma grande instalação de mesmo nome, no dia 5 de novembro, às 19h, na Galeria Maria de Lourdes Mendes de Almeida (Candido Mendes de Ipanema).
Essa instalação foi desenvolvida especialmente para o espaço da galeria que tem como especificidade uma vitrine que deixa seu interior visível para quem passa pela rua. Aproveitando-se disso, Tomás criou um espaço abstrato de luz que interage com o exterior proporcionado aos transeuntes a ilusão de que o espaço da galeria é ampliado infinitamente. 

“Pensei nesta instalação, pois quem passa do lado de fora também pode vê-la através do vidro que separa a galeria da rua. É uma forma de dialogar também com a parte externa. Uma ligação entre um lugar real (a rua) e um outro local mais abstrato e ilusório, mas que está ligado ao nosso mundo através daquela vitrine. Além disso, as pessoas vão poder entrar no trabalho onde terão outra experiência”, explica Tomás.

Mais sobre o artista:
Tomás Ribas, é artista plástico e iluminador. Trabalha a dezoito anos com teatro tendo ganhado dois prêmios shell de melhor iluminação. Como artista plástico também utiliza a luz como matéria de trabalho.
Em 2004, participou com a obra “Parede” da exposição coletiva 4.1.4, resultado do curso com a artista Iole de Freitas, no Parque Lage, Rio de Janeiro. No mesmo ano, participou da coletiva “Posição 2004” com a obra “Vitral n° 2”. Em 2005, apresentou a obra “Teto”, na mostra “Pont aérienne”, na Galerie Gauche em Paris, e na exposição “Espaços de contato”, no Parque Lage. 

Em 2006, participou da exposição “Abre-Alas”, na Galeria A Gentil Carioca, no Rio de Janeiro com a obra “Espelho Chinês”. Em 2008, foi convidado para uma residência de artista no The National Art Studio, em Seoul, Coréia do Sul, onde participou da exposição coletiva Home & Away. Em 2009, realiza a primeira  exposição individual “Traquitanas” no Rio de Janeiro. Em 2012, apresenta  sua obra “Barril nº1”, na mostra “Luz na cidade”, no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro.

É Bacharel em cenografia na Uni-Rioestudou com a escultora Iole de Freitas, com a artista plástica Anna Bella Geiger e com o crítico Fernando Cocchiarale, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Com o artista Christian Boltanski, na École Nationale Supérieure des Beaux-arts de Paris.


Serviço:
Exposição “Túnel”, do artista Tomás Ribas
Galeria Maria de Lourdes Mendes de Almeida (Candido Mendes de Ipanema)
Abertura: 5 de novembro de 2013, às 19h
Visitação: de segunda a sexta, das 14h às 20h, e sábado, das 16h às 20h.
Em cartaz até 7 de dezembro
Rua Joana Angélica, 63
Informações: 2525-1006

Assessora de Imprensa: Bárbara Chataignier (21) 9738-1243/ bchataignier@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.