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Antonio Manuel
Museu de Arte Moderna
do Rio de Janeiro
[Espaço 2.4]
Abertura: 12 de
dezembro de 2013, às 19h
Exposição: 13 de
dezembro de 2013 a
16 de fevereiro de 2014
Curadoria: Luiz
Camillo Osorio
Patrocínio: Bradesco Seguros
Produção: Automatica
Realização:
MAM Rio
Mantenedores
do MAM: Petrobras, Bradesco Seguros,
Light e Organização Techint
O Museu de Arte Moderna do Rio de
Janeiro, a Bradesco Seguros, a Petrobras, a Light e a
Organização
Techint apresentam a partir do dia 12 de dezembro, para convidados, e do dia
seguinte para o público, a exposição individual de Antonio Manuel, um dos
grandes nomes da arte contemporânea brasileira. A exposição vai abranger sua
recente e inédita produção, com duas instalações feitas especialmente para o
local, e ainda obras emblemáticas de sua trajetória, configurando um conjunto
inédito de trabalhos, nunca reunidos antes.
Com obras
históricas na produção brasileira dos últimos 50 anos, que sempre integram
importantes exposições, no país e no exterior, Antonio Manuel tem apresentado
seu trabalho mais recente na cidade de maneira pontual. Sua última exposição no
Rio com um conjunto mais representativo de obras foi em 1997, no Centro de Arte
Hélio Oiticica. Portanto, com esta exposição o MAM busca mostrar ao público um
recorte expressivo da produção do artista, da década de 1980 até os dias de hoje.
Nascido em 1947,
em Avelãs de Caminha, Portugal, Antonio Manuel veio com cinco anos para o Rio,
onde nos anos 1960 ficou conhecido por sua produção de forte tom político, e de
um experimentalismo que marca sua obra até hoje. O MAM foi sempre um espaço
importante para o artista, que ali participou de diversas coletivas e onde
protagonizou a célebre performance “O corpo é a obra”, na qual apareceu completamente
nu na abertura do Salão Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1970,
como protesto contra os critérios de seleção. Mário Pedrosa definiu o ato como
um “exercício experimental da liberdade”.
Seu trabalho integra as coleções da Tate Modern, em
Londres, do MoMA, de Nova York, da Fundação Serralves, no Porto, e do próprio
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, além de outras importantes coleções no
Brasil e no exterior.
INSTALAÇÕES PARTICIPATIVAS E PINTURAS
Para a exposição no MAM
Rio, que ocupará um espaço de cerca de 1.800 metros quadrados
no segundo andar do Museu, o artista recriará as instalações “Fantasma” (1994/2013),
da Coleção do Museu – adquirida por meio do Edital de Artes Visuais da
Petrobras, em 2001 – “Frutos do Espaço” (1980/2013), “Ocupações/ Descobrimentos”
(1998/ 2013), “Sucessão de Fatos” (2003/ 2013).
Antonio Manuel está desenvolvendo, especialmente para esta mostra, duas
instalações: “Até que a imagem desapareça” e “Nave”, que utilizarão água. Cerca
de dez pinturas, de coleções privadas e do acervo do artista, produzidas entre
1985 e 2013, e o vídeo Semi-Ótica (1975), completam a mostra.
O artista destaca que “é
um conjunto que nunca foi apresentado e que se comunica, uma instalação dialoga
com a outra. Uma característica em comum é que todas as instalações são
participativas”.
Logo na entrada da exposição estará “Ocupações/
Descobrimentos”, desenvolvida especialmente para o espaço da exposição,
constituída por três grandes muros de tijolos, com tamanhos que chegam a 15 metros de comprimento
por dois metros de altura, cada um de uma cor, construídos no próprio local. Uma
abertura permitirá que o público veja ângulos diversos da exposição, e ainda que
atravesse os muros, que terão formas variadas, sendo um deles mais ondulado e os
outros dois mais retos. Esta instalação foi criada inicialmente em 1998, para
sua exposição individual no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, com outras
formas e tamanhos. “É um trabalho que dialoga com a arquitetura e discute a
ideia de limite, paisagem e poética”, explica o artista.
A instalação “Fantasma”,
uma das mais destacadas de sua trajetória, será remontada para esta exposição. A obra é composta por
dezenas de pedaços de carvão, suspensos por fios de nylon, que parecem flutuar
no espaço. O público é convidado a percorrer a instalação, podendo ser tocado
ou marcado pelas peças de carvão. No meio da instalação, há a fotografia de uma
testemunha da chacina, encapuzada e cercada por microfones. Lanternas iluminam
a imagem. Apresentada inicialmente em 1994, na
Galeria de Arte IBEU, no Rio de Janeiro, e depois mostrada na 24ª Bienal de São
Paulo, no museu Jeu de Paume, em Paris, no Museu Serralves, em Portugal, e no
museu Guggenheim, em Nova
York , a obra foi adquirida pela MAM Rio em 2001, a partir do Programa Petrobras Artes Visuais.
Também fará parte da exposição a
instalação “Frutos do Espaço”, composta por grandes estruturas de ferro, cada
uma de uma cor diferente – amarelo, vermelho, cinza e preto –, cujas formas são
baseadas em padrões de diagramação do jornal. A estrutura de ferro vazada
mostra o desenho da página de jornal, com o contorno que delimita notícias e
anúncios, ocupado aqui pelo espaço vazio. A instalação, que foi criada em 1980 e
apresentada no Parque da Catacumba, no Rio de Janeiro, será refeita para esta
exposição. Ela será apresentada em um espaço cheio de pequenas pedras brancas
no chão, onde as pessoas poderão circular entre as esculturas, que “dialogam
umas com as outras”.
A instalação “Sucessão de Fatos”, de 2002, foi exibida, entre outros lugares, na Bienal do Mercosul, em Porto Alegre , em 2003,
mas nunca foi mostrada no Rio de Janeiro. A instalação é composta por dezenas
de telhas francesas, colocadas no chão, por onde o público deve caminhar,
eventualmente quebrando algumas. No meio dessas telhas, há fôrmas arredondadas
de fibra de vidro, com conteúdos diversos, como azeite extra-virgem, pigmentos
coloridos, entre outros. Na parte central da instalação há, ainda, um balde com
um orifício por onde caem gotas de água. A obra será construída no MAM, com uma
nova escala.
PINTURAS
DE 1985 A
2013
Além das instalações, também serão
apresentadas cerca de dez pinturas, produzidas entre 1985 e 2013. Elas estarão
dispostas em três grandes painéis, dialogando entre si e com as esculturas ao seu redor.
Antonio Manuel cria suas instalações e performances sem nunca abandonar seu
trabalho de pintura. Em alguns casos, transporta a ideia das instalações para a
tela, como é o caso de algumas pinturas recentes, que possuem buracos arredondados,
seguindo o pensamento dos muros da obra “Ocupações/ Descobrimentos”.
A exposição será acompanhada de um
catálogo, com textos do crítico de arte Alberto Tassinari e do curador Luiz
Camillo Osorio, a ser lançado ao longo do período. As fotos que farão parte do
livro serão feitas na exposição.
PRÓXIMOS
PROJETOS DO ARTISTA
Em novembro deste ano, o artista
participará da exposição coletiva “América Latina”, na Fundação Cartier, em
Paris, onde apresentará 12 trabalhos. A mostra da instituição francesa seguirá
para o Museu do Amparo, no México, em 2014. Antonio Manuel participará, ainda,
da coletiva “ExpoProjeção 1973-2013” ,
no Sesc Pinheiros, em São
Paulo , e, em 2015, seus trabalhos integrarão a mostra
“International Pop”, no Walker Art Center, que seguirá para o Dallas Museum of
Art e para o Philadelphia Museum of Art, ambos nos EUA.
SOBRE
O ARTISTA
(Avelãs de Caminha, Portugal, 1947. Vive e
trabalha no Rio de Janeiro)
Antonio Manuel
é um dos principais nomes ligados ao experimentalismo no Brasil entre o final
dos anos 1960 e a década seguinte. O artista instigou o mundo das artes nos anos 1970,
representando a liberdade de expressão em suas peças, em plena época da
Ditadura Militar.
Dentre suas
principais exposições individuais estão “I want to act, not represent”, na Americas Society, em Nova York , em 2011; “Fatos”, no Centro
Cultural Banco do Brasil, em
São Paulo , em 2007; mostra no Pharos Centre of Contemporary
Art, em Chipre, em 2005; no Museu da Chácara do Céu, em 2002; na Fundação
Serralves, em Portugal, em 2000; no Jeu de Paume, em Paris, em 1999; no Museu
de Arte Contemporânea de Niterói, em 1998; no Centro de Arte Hélio Oiticica, em
1997, entre outras.
Dentre
suas principais exposições coletivas estão: “30 × Bienal - Transformações na
arte brasileira da 1ª à 30ª edição”, na Fundação Bienal de São Paulo, em 2013; “Arte
de contradicciones. Pop, realismos y política. Brasil – Argentina 1960” , na Fundación PROA, em Buenos Aires , “Play
With Me: Interactive Installations”, no Molaa Museum of Latin American Art, na
Califórnia, e “Tercera Trienal Poli/Grafica de San Juan”, Trienal Poli/Grafica
de San Juan, ambas em 2012; “Performa 11” , em Nova York , e “A Rua”, no MuHKA Museum voor
Hedendaagse Kunst Antwerpen, em Auérpia, ambas em 2011; “29° Bienal de São
Paulo”, em 2010; “Art Vida: Action by Artists of the Americas, 1960 – 2000” , no Museo Del Barrio, em Nova York , em 2008;
“Arte como questão – Anos 70” ,
no Instituto Tomie Ohtake, em
São Paulo , em 2007; “Espaço Aberto/Espaço Fechado – sites for
sculpture in modern Brazil”, no Henry, em Leeds, na Inglaterra e “É HOJE na
arte brasileira contemporânea”, no Santander Cultural, em Porto Alegre , ambas
em 2007; “5th Mercosul Biennial”, em Porto Alegre , e “L’Art Contemporain Brésilien
dans sa diversité”, no Carreau du Temple, em Paris, ambas em 2005; “Beyond
Geometry; Experiments in Form. 1940-70’s”, em Los Angeles Museum
of Art e Miami Art Museum, e “Inverted Utopias”, Museum of Fine Arts
Houston, ambas nos EUA, em 2004; “Caminhos do Contemporâneo 1952-2002” , no Paço Imperial, no Rio
de Janeiro, em 2002; “Brazil: Body and Soul”, no Guggenheim Museum, em Nova York , e “Experiment:
art in Brazil 1958-2000” ,
no Museum of Modern Art, em Oxford, Londres, ambas em 2001; entre outras.
Produziu cinco filmes de curta-metragem:
“By Antonio” (1972); “Loucura & Cultura” (1973), premiado no 3º Festival de
Curta-Metragem do Jornal do Brasil, em 1973; “Semi-Ótica” (1975), vencedor do
prêmio de melhor filme socioantropológico na 5ª Jornada Brasileira de
Curta-Metragem de Salvador, em 1975; “Uma Parada” e “Arte Hoje” (1976).
Serviço: Antonio Manuel
Museu de Arte Moderna
do Rio de Janeiro
Abertura: 12 de dezembro de 2013, às 19h
Exposição: 13 de dezembro de 2013 a 16 de fevereiro de
2014
Curadoria: Luiz
Camillo Osorio
Realização: MAM Rio
De terça a sexta, das
12h às 18h.
Sábado, domingo e
feriado, das 12h às 19h.
Ingresso: R$12,00
Estudantes maiores de
12 anos: R$6,00
Maiores de 60 anos:
R$6,00
Amigos do MAM e
crianças até 12 anos: entrada gratuita
Quartas-feiras a
partir das 15h: entrada gratuita
Domingos ingresso família,
para até 5 pessoas: R$12,00
Endereço: Av. Infante
Dom Henrique, 85
Parque do Flamengo –
Rio de Janeiro – RJ 20021-140
Telefone: 21. 3883.5600
Mais informações: CW&A Comunicação
Claudia Noronha / Beatriz Caillaux / Marcos
Noronha
21
2286.7926 e 3285.8687
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