sexta-feira, 1 de julho de 2011

No Varandão da Saudade-XI - Férias em Icaraí

Nós éramos felizes
e não sabíamos




     Mais uma conversa ocorrida no Carnaval de 2002, na varanda lá de casa, com o Brumel Delano – o meu alter ego virtual, aquele que mora no meu computador – e chegamos à conclusão de que éramos muito felizes e não sabíamos... 


Férias em Icaraí


     Como as coisas mudaram. Hoje, se um carioca disser que vai passar as férias em Icaraí, Niterói, na antiga capital do Estado do Rio de Janeiro, ninguém vai entender... Mas já houve época, até a construção da ponte Rio-Niterói, no final dos anos 1960, que passar férias em Icaraí era, no mínimo, chique.

Um lugar mágico 

     A Praia de Icaraí era muito longe... De carro, levava quase duas horas. Sem a ponte, tínhamos que dar a volta em toda a Baía de Guanabara, passando por Magé. Ou, então, umas três horas ou mais, quando enfrentávamos uma fila quilométrica na Praça XV, no Centro do Rio de Janeiro, para colocar o automóvel dentro de uma barcaça que atravessava a Baía da Guanabara. Aí, com o carro embarcado, se chegava rapidamente à Niterói.  

     De transporte coletivo também era uma epopeia: ia-se de lotação até a Praça XV. Lá, pegava-se a Cantareira até a terra de Arariboia e, depois, um trólebus até Icaraí. Traduzindo-se: pegava-se um micro-ônibus de 18 lugares, que literariamente voava até as Barcas S.A. Lá, na Praça XV, pegava-se uma das ditas cujas até Niterói e, depois, um ônibus elétrico até Icaraí.

     Tenho uma declarada paixão por Icaraí. Niterói – nomeadamente Icaraí e a região oceânica – é uma cidade muito bonita. Logicamente, não estou me referindo só à vista fantástica do Rio de Janeiro, tomada de Icaraí. Isso, também, faz de Niterói uma cidade maravilhosa.

     Por um acaso, comecei a namorar a minha mulher em Niterói. E não foi por acaso que o meu time de coração, sem tirar um pé da tradição de General Severiano, em Botafogo, andou colocando o outro no Estádio Caio Martins, em Niterói, cidade com excelente poder aquisitivo. 

     Aconselho àqueles que não conhecem – ou não têm ido a Icaraí e à região oceânica de Niterói –, que façam o circuito turístico que fazia quando tinha uns 17 anos. Garanto que vão gostar. 

     Niterói é uma cidade organizada, limpa e, me parece, relativamente segura. Estou falando de uma das melhores cidades do país em qualidade de vida e com um dos menores índices de analfabetismo.

A Família Madeira

     Anualmente, em janeiro ou fevereiro, a família Madeira passava as férias de verão em Icaraí. Quase um mês tomando banho de mar, hospedados no Icaraí Palace Hotel, na Praça do Ingá, hotel construído com muita madeira e pouca alvenaria, à beira mar. Há muito tempo, ele foi demolido e no seu lugar vemos hoje edifícios de altíssimo nível.

     Às sextas-feiras, eu era convocado pelo meu amigo Maurício Madeira, para passar o final de semana com eles, voltando à minha casa no domingo à tarde. Eram finais de semana memoráveis: o mar era azul, os dias dourados e a fome...

A fome era negra

     Imagine uma turma de garotos e garotas, para cima e para baixo, pegando praia o dia todo e, chegando na hora do almoço e do jantar, encarando um cardápio francês fantástico, mas minguado... 

     Lembro-me do inigualável arroz singelo do hotel, realmente imperdível, mas numa quantidade de irritar. Em todas as refeições o Seu Abel, diga-se de passagem, uma boníssima alma, chefe do clã Madeira, como todo bom português, habituado à fartura, "morria" num extra para saciar a fome da garotada: arroz singelo com ovos estrelados. Até o extra era minguado...

Caça ao siri

     O jeito era voltar para a praia à noite, em frente ao hotel, apetrechado de puçá e uma lata de banha vazia, para pegar uns siris. Simples: fazia-se uma fogueira, enchia-se a lata – originalmente usada para enlatar 20 quilos de banha de porco – com a água do mar, que ficava fervendo na fogueira. O puçá sempre cheio de siris, que entravam cinzentos na água fervente e saiam vermelhos para os buchos famintos da moçada e dos passantes, que traziam cerveja em troca de siris cozidos.

     Hoje, a Praia de Icaraí continua arrumada, com um povo bom, mulheres bonitas, restaurantes agradabilíssimos, mas lhe falta os amigos de então, o lotação, a barca da Cantareira, o trólebus, o Icaraí Palace Hotel, a Baía da Guanabara com a água limpa, a fogueira na praia, a lata de banha, os siris cozidos, a permuta com as cervejas e, ia me esquecendo, do minguado e fantástico arroz singelo...





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.