terça-feira, 21 de maio de 2013

Rio de Janeiro > Na EAV Parque Lage, as mostras “Dublês”, da artista Celina Portella, e “Territórios gráficos”, com curadoria de Bia Amaral e Giodana Holanda


A Escola de Artes Visuais do Parque Lage – vinculada à Secretaria de Estado de Cultura – vai abrir duas novas exposições: “Dublês”, da artista Celina Portella, e “Territórios Gráficos”, coletiva de dez alunos do curso ‘Oficina de imagem gráfica, fotográfica e digital’ – ministrado por Bia Amaral e Giodana Holanda. São duas mostras inéditas, que trabalham questões da vida cotidiana.


Em “Dublês”, Celina Portella apresenta duas vídeo-instalações: ‘Derrube’ e ‘Vídeo-boleba’ – obras que propõem articulações entre a realidade material e o universo virtual. Na primeira, o corpo e seu duplo (sua imagem), projetados em escala real, interagem entre si. A obra revela uma sobreposição de imagens, embaralhando dimensões, tempos e espaços, que confundem a percepção do espectador. Este trabalho foi realizado em 2009, por meio do prêmio do II Concurso de Vídeoarte da Fundação Joaquim Nabuco, em Recife. 

Já em ‘Vídeo-boleba’, meninos aparecem jogando bolinhas de gude. A imagem dos corpos e objetos é apresentada em escala real na tela de uma TV, formando desenhos ao acaso. A cena iniciada na imagem é estendida para o espaço próximo ao público, dando continuidade ao deslocamento espacial virtual no plano material. A obra é resultado de um projeto selecionado pelo edital de apoio à Pesquisa e Criação Artística da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, que contou com a orientação da crítica e curadora Ligia Canongia.

Na mostra, os dispositivos de Celina Portella burlam, manipulam, desordenam o olhar do espectador, confundindo sua percepção e propondo um questionamento sobre a ideia consensual de realidade. A artista vem trabalhando nos últimos anos com instalações que colocam em questão o suporte do vídeo, criam interfaces com “novos espaços” e exploram novos meios e tecnologias. A partir do vídeo, suas obras dialogam com a performance, com a dança, com  a arquitetura e, ultimamente, com a escultura, caracterizando-se especialmente por um questionamento sobre a representação do corpo e sua relação com o espaço. “Nos últimos anos, comecei a desenvolver obras que incluem o "objeto", obras onde os vídeos e seu suporte estão vinculados. São vídeo-instalações que trazem de alguma forma também a ideia de escultura”, diz Celina.

A exposição “Territórios gráficos”, resultado da ‘Oficina de imagem gráfica, fotográfica e digital’, ministrada por Bia Amaral e Giodana Holanda, tem participação dos alunos Analu Nabuco, Ana Freire, Daniele Ferreira, Fátima Rodrigues, Jac Siano, José Diniz, Laura Burnier, Monica Claro, Monica Guinle e Walmira de Oliveira. Registros da cidade, questões da vida cotidiana, noções de lugar e território, permeiam o pensamento em torno da gravura de forma expandida – “combinando meios de produção das imagens, como gravura, fotografia e imagem digital, podendo produzir gravuras, fotografias, livros, objetos ou instalações”, conceitua Giodana.
Serviço:
Exposição “Dublês”, da artista Celina Portella
Em cartaz até 14 de julho de 2013
Local: Galerias 1 e 2
Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 14h as 20hs, e sexta, sábado e domingo, das 10h as 16hs

Exposição “Territórios gráficos”, dos artistas/ alunos Analu Nabuco, Ana Freire, Daniele Ferreira, Fátima Rodrigues, Jac Siano, José Diniz, Laura Burnier, Monica Claro, Monica Guinle e Walmira de Oliveira, do curso ‘Oficina de imagem gráfica, fotográfica e digital’, ministrada por Bia Amaral e Giodana Holanda
Em cartaz até 16 de junho de 2013
Local: Galeria EAV
Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 9h às 22h, e sexta, sábado e domingo, das 9h às 17h

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage fica na Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico
Informações: (21) 3257-1800/ www.eavparquelage.rj.gov.br

Assessora de Imprensa: Bárbara Chataignier (21) 9738-1243/ bchataignier@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.