terça-feira, 9 de julho de 2013

MAC de Niterói abre “Biografia Incompleta” – uma exposição com obras de cinco importantes artistas selecionados por João Sattamini, dono da coleção



Um lugar histórico com uma arquitetura que é referência mundial – obra do arquiteto Oscar Niemeyer – e um acervo muito importante. Assim é o Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC de Niterói – que abre, no dia 6 de julho, sábado, às 17h, a exposição “Biografia Incompleta”, com cerca de 20 obras – um recorte especial da Coleção João Sattamini. A curadoria é de Guilherme Vergara, também Diretor do museu.

“Biografia Incompleta” é o nome da obra do artista Antonio Dias e a primeira adquirida por João Sattamini, que impulsionou a sua grande coleção (hoje com cerca de 1.200 obras). Para essa exposição, o próprio Sattamini selecionou cinco artistas (Antonio Dias, Nelson Leirner, Rubens Gerchman, Loio Pérsio e Raymundo Colares). Este conjunto representa o entrelaçamento entre biografia da coleção e do colecionador, assim como das múltiplas poéticas da arte contemporânea brasileira.

O nome da mostra não poderia ser mais apropriado. Do encontro entre João Sattamini e Antonio Dias, em Milão - Itália, em meados dos anos 70, se inaugura também a história de uma amizade e um percurso singular entre artista e colecionador. “Esta mostra está sendo constituída por um percurso transversal aos eixos curatoriais baseados na história da arte e abordagens conceituais sobre um conjunto de obras.  ‘Biografia Incompleta’ passa então a ser o título e o sentido simbólico desta exposição como um outro percurso curatorial irradiando da seleção destes 5 artistas”, explica Vergara.
Com a exposição, o MAC traz para o centro do museu um cruzamento especial entre história da arte e de vidas, envolvendo a coleção que deu origem e missão para o museu.

Abaixo: Obra de Raymundo Colares (foto de Paulinho Muniz).

 Mais sobre o MAC de Niterói:
A ideia da construção de um museu de arte contemporânea surgiu em 1991. Jorge Roberto Silveira, então Prefeito de Niterói, propôs a João Leão Sattamini Neto a vinda de sua coleção em troca de um projeto de Oscar Niemeyer para Niterói. Conseguido o projeto, Jorge Roberto o transformou em realidade e a coleção seguiu para Niterói. O museu foi inaugurado em 2 de setembro de 1996. Sua localização privilegiada proporciona uma vista panorâmica da baía de Guanabara, integrando monumentos e marcos geográficos ao seu redor como a Fortaleza de Santa Cruz, a Ilha da Boa Viagem com sua centenária igreja, em Niterói, e o Corcovado e o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro.
Serviço:
Exposição “Biografia Incompleta”
Abertura: 6 de julho (sábado), às 17h
Em cartaz até 29 de setembro
MAC de Niterói (Mirante da Boa Viagem s/nº)
Horário de visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos a R$6,00
Estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos pagam meia (R$3,00)
Entrada gratuita para estudantes da rede pública (ensino médio), crianças abaixo de 7 anos e portadores de necessidades especiais.
Entrada gratuita também às quartas-feiras
Obs.: a bilheteria encerra suas atividades 15 minutos antes do horário de fechamento do museu.
Informações: (21) 2620-2400/ (21) 2620-2481

Assessora de Imprensa – MAC
Bárbara Chataignier (21) 9738-1243/ bchataignier@gmail.com

ASCOM Secretaria de Cultura/ FAN
Leonardo Caldeira - (21) 7872-5706/ caldeira.leo@gmail.com
Matheus Ribeiro - (21) 7139-5600/ matheusr419@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.