domingo, 21 de julho de 2013

Prefeitura de Porto Alegre tem programado, a partir de amanhã, cursos sobre ilustração e arte gaúcha > Saiba mais e inscreva-se

ARTE GAÚCHA EM PERSPECTIVA

O curso Arte gaúcha em perspectiva irá abordar as origens das artes plásticas no RS, os principais personagens, suas atuações e suas heranças. O projeto positivista e a Escola Livre de Belas Artes, os primeiros salões de arte e a consolidação meio artístico através de suas instituições, a visualidade local e a instauração de uma discurso localista em oposição ao discurso internacionalista.

MINISTRANTE
Doutor em Artes Visuais pela UFRGS, instituição onde leciona, Paulo Gomes atua como artista, professor, curador independente e crítico de arte. Com diversos textos publicados em jornais, revistas e livros, Paulo Gomes já recebeu três Prêmios Açorianos de Artes Plásticas e, em 2009, foi eleito 1º Representante do Rio Grande do Sul no Colegiado Setorial de Artes Visuais, da Fundação Nacional de Arte do Ministério da Cultura e do Conselho Nacional de Política Cultural.


Sala Álvaro Moreyra
24, 25 e 26/jul (qua - sex) - 14h às 15h30
R$ 20,00


***
DOM QUIXOTE EM QUATRO TRAÇOS

OFICINA
A oficina Dom Quixote em quatro traços irá unir desenho e literatura. A ideia é trabalhar uma cena, uma personagem ou o livro Dom Quixote La Mancha, de Miguel de Cervantes. Para ministrar essa atividade, convidamos quatro desenhistas gaúchos: Santiago, Edgar Vasques, Gilmar Fraga e Iotti. Cada dia, um mestre irá demonstrar sua técnica e sua interpretação.
22/jul: Santiago
23/jul: Edgar Vasques
24/jul: Gilmar Fraga
25/jul: Iotti
Importante 1: é fundamental ter algum conhecimento prévio da obra trabalhada (Dom Quixote).
Importante 2: só é possível se inscrever para toda oficina, ou seja, para os quatro dias de aula. Não serão aceitas inscrições por dia. A inscrição para a oficina, isenta do ingresso para o debate "OS TRAÇOS DO DESENHO NO RS".

MINISTRANTES
Santiago é capista e já teve seu trabalho publicado em jornais, como Correio do Povo, Jornal do Comércio, Folha de S. Paulo e Estadão. Atualmente, tem-se dedicado a projetos de livros de humor gráfico, sendo autor de 17 obras. Recebeu 20 vezes o Prêmio ARI de Jornalismo e venceu cinco vezes o concurso anual do jornal japonês Yomiuri Shimbun.

Edgar Vasques chargista, cartunista e aquarelista Vasques trabalhou nos jornais Folha da Manhã, Diário do Sul, Pasquim, revista Versus, PlayboyCoojornal e publicou pela revista francesa Charlie. Ficou conhecido nacionalmente pelos quadrinhos do Analista de Bagé, com textos de Luís Fernando Verissimo, publicados na revista Playboy. É autor dos livros Rango, História/Histórias de Porto Alegre, Tangos & Tragédias em Quadrinhos, O Vento Assassino, Tangos & Tragédias em Quadrinhos, entre outros.

Gilmar Fraga é ilustrador e caricaturista premiado em salões de humor nacionais e internacionais. Desde 1996, trabalha com ilustração editorial na Zero Hora e cria capas para livros (Jô na Estrada, de David Coimbra; Na ponta da agulha, de Claudinho Pereira; Millôres dias virão, de Breno Serafini), cds e campanhas publicitárias.

Carlos Henrique Iotti é jornalista, humorista e cartunista. Está diariamente nos jornais Zero Hora e Pioneiro (RS), Diário do Sul e Diário Catarinense (SC) e Diário do Sudoeste e O Estado do Paraná (PR). Criou um dos personagens mais famosos dos quadrinhos do sul do país: Radicci, um ítalo-brasileiro que conquista o público com seu temperamento forte, sua paixão pelo ócio e pelo vinho.

22/jul: Santiago
23/jul: Edgar Vasques
24/jul: Gilmar Fraga
25/jul: Iotti
Atelier Livre
9h às 11h
R$ 20,00
 
inscrições e informações:
 Coordenação do Livro e Literatura – SMC
(51) 3289 8072/8071

Centro Municipal de Cultura
Av. Erico Verissimo, 307

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.