quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Clipe com notícias e informações do dia 9 de outubro de 2014 > Quinta-Feira > Postado às 9:49 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

São Paulo: calor aumenta e chuva demora

Qualidade do ar piora com o ar parado. Nível de umidade fica muito abaixo do recomendado pela OMS.
Ler noticia


WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Provérbios Espanhóis (Wikiquote)
  • Perro ladrador, poco mordedor. 
    • Em português: Cão que late não morde.


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e VejaDestaque > Nesta data, em 1900, nasce Ismael Nery, pintor brasileiro (m. 1934).


Ismael Nery (Belém do Pará, 9 de outubro de 1900 — Rio de Janeiro, 6 de abril de 1934) foi um pintor brasileiro de influência surrealista. Era descendente de indígenas, africanos e neerlandeses (holandeses). A obra de Nery permaneceu ignorada do público e da crítica até 1965, quando teve seu nome inscrito na 8ª Bienal de São Paulo, na Sala Especial de Surrealismo e Arte Fantástica. Suas obras foram expostas também na 10ª Bienal de São Paulo. Foram feitas retrospectivas em 1966, no Rio de Janeiro, e em 1984, no MAC-USP (Retrospectiva Ismael Nery - 50 Anos Depois). Saiba mais


"O Surrealismo é destrutivo, mas ele destrói somente o que acha que limita nossa visão." >> Salvador Dali

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Salvador Dalí
Dalí fotografado por Roger Higgins em 1968
Nome completoSalvador Domingo Felipe Jacinto Dali i Domènech
Nascimento11 de Maio de 1904
FigueresCatalunha
Espanha
Morte23 de Janeiro de 1989 (84 anos)
Figueres, Espanha
CônjugeGala Éluard Dalí
Filho(s)Cecile Éluard Boaretto
OcupaçãoPintor, desenhista, fotógrafo e escultor
Principais trabalhosA Persistência da Memória
Sofá-lábios de Mae West
A Tentação de Santo Antônio
Escola/tradiçãoEscola de Belas-Artes de San Fernando, Madrid
Movimento estéticoCubismodadaísmo,surrealismo
Título1º Marquêz de Dalí de Púbol
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dali i Domènech1º Marquês de Dalí de Púbol (Figueres, 11 de maio de 1904— Figueres, 23 de Janeiro de 1989), conhecido apenas comoSalvador Dalí, foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos mestres doRenascimento.1 2 O seu trabalho mais conhecido, A Persistência da Memória, foi concluído em 1931. Salvador Dalí teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura, e fotografia. Ele colaborou com a Walt Disney no curta de animação Destino, que foi lançado postumamente em 2003 e, ao lado de Alfred Hitchcock, no filme Spellbound.3 Também foi autor de poemas dentro da mesma linha surrealista.
Dalí insistiu em sua "linhagem árabe", alegando que os seus antepassados eram descendentes de mouros que ocuparam o sul da Espanha por quase 800 anos (711 a 1492), e atribui a isso o seu amor de tudo o que é excessivo e dourado, sua paixão peloluxo e seu amor oriental por roupas.4 Tinha uma reconhecida tendência a atitudes e realizações extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte, ao mesmo tempo que incomodava os seus críticos, já que sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho artístico.5

Índice

  [mostrar

Ceará > Veja Fortaleza agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam


Valores de Mercado > José Pancetti na Bolsa de Arte do Rio de Janeiro Veja 

José Pancetti nos leilões do escritório de Evandro Carneiro (Rio) Veja


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Giuseppe Giannini Pancetti, mais conhecido como José Pancetti (Campinas18 de junho de 1902 — Rio de Janeiro10 de fevereiro de 1958), foi um pintor modernista brasileiro. Considerado um dos grandes paisagistas da pintura nacional. Destaca-se por suas numerosas e belas marinhas.1

Índice

  [mostrar

Biografia

Nascido numa família humilde de imigrantes da Toscana, viveu em Campinas até os oito anos, quando seu pai, mestre de obras, mudou-se com mulher e filhos para a capital paulista, onde esperava encontrar melhores condições de trabalho. Aos onze anos, José Pancetti e uma de suas irmãs, são levados para a Itália para viver sob os cuidados de um tio e dos avós.

Na Itália

Chegando à casa do tio Casimiro, é colocado para estudar no Cólégio Salesiano de Massa-Carrara. Mas pouco tempo depois, o país seria envolvido na Primeira Guerra Mundial e Pancetti vai para o campo, em casa de seus avós, na localidade de Pietrasanta.
Não se adapta à vida de camponês, exercendo diversas ocupações desde aprendiz de carpinteiro, operário na fábrica de bicicletas Bianchi e empregado numa fábrica de materiais bélicos em Forte dei Marmi.
Para fixá-lo num ofício mais atraente, seu tio emprega-o na marinha mercante italiana onde deveria aprender a profissão de marinheiro. Embarca no veleiro Maria Rosa que percorria o Mediterrâneo, principalmente entre os portos de Gênova e Alexandria. Mas a inconstância própria de seu caráter faz com que abandone o navio e passe a vagar pelas ruas de Gênova, com sérias dificuldades de subsistência. Até que num determinado dia, alguém o encaminha para o consulado brasileiro, onde é providenciado o seu repatriamento.

De volta ao Brasil

Assim, no dia 12 de fevereiro de 1920, desembarca em Santos. Para sobreviver trabalha em diversos lugares e ofícios diferentes até que, em 1921, transfere-se para São Paulo onde um empresário, também italiano, lhe dá um emprego de pintor de paredes e cartazes. Parece ter sido este o seu primeiro contato com pinceis e tintas.
Naquele mesmo ano, o pintor Adolfo Fonzari oferece a Pancetti uma oportunidade de auxiliá-lo na decoração da casa do comendador Pugliese na cidade litorânea do Guarujá.
Em seguida, no ano de 1922, conseguiu realizar um grande desejo: alistar-se na Marinha de Guerra do Brasil, onde permaneceria até 1946.

A descoberta do pintor

A bordo foi-lhe dada a tarefa de pintar cascos, paredes, camarotes e o fazia com tal zêlo que sua fama correu pela Marinha, até que um almirante criou um quadro de especialistas na profissão e nomeou Pancetti primeiro instrutor desse quadro. Mas, surge no marinheiro a vontade de passar para o papel aquilo que seus olhos viam. E assim começou a desenhar, em data que nem mesmo ele soube precisar, pequenos cartões com paisagens, marinhas, cenas românticas ainda bastante primárias mas que já mostravam seu potencial artístico.
Em 1932, o pintor tem seu primeiro trabalho publicado no jornal A Noite Ilustrada, sob o título, "Um Amador da Pintura". Ao ver seu desenho, o escultor Paulo Mazzuchelli, aconselha-o a ingressar no recém-criado Núcleo Bernardelli, um conselho repetido pelo pintor Giuseppe Gargaglione, a quem Pancetti conheceu passeando peloCampo de Santana, no Rio de Janeiro. Acatando a sugestão, ingressa no Núcleo Bernardelli em 1933, onde teve como principal orientador o pintor Bruno Lechowski. No Núcleo, uma escola livre que funcionava nas dependências do edifício da Escola de Belas Artes, Pancetti teria como companheiros pintores que, ao passar do tempo, viriam a ganhar notariedade como, entre outros, Edson MottaJosé RescalaAdo MalagoliExpedito Camargo Freire,Manuel SantiagoBustamante Sá e Silvio Pinto.
Dois anos depois, em 1935, casa-se com Anita Caruso.
Com o quadro "O Chão" ganha em 1941, o prêmio de viagem ao estrangeiro, na recém criada Divisão Moderna doSalão Nacional de Belas Artes. Por motivos de saúde é licenciado da Marinha e não desfruta seu prêmio no exterior. Muda-se para Campos do Jordão em 1942, em busca de tratamento para a tuberculose que o afetava. Neste mesmo ano nasce sua filha Nilma. Posteriormente muda-se para São João del Rey.
A primeira exposição individual ocorre em 1945, apresentando mais de setenta quadros. No ano seguinte é reformado pela Marinha na função de Segundo-Tenente. Em 1948 recebe a medalha de ouro do Salão Nacional de Belas Artes, realizando sua primeira exposição internacional em 1950, na Bienal de Veneza. Um ano depois participa da I Bienal de São Paulo.
Em 1952 dois fatos importantes marcam sua vida: o nascimento de seu filho Luís Carlos e a promoção à Primeiro-Tenente da Marinha Brasileira. Decorridos dois anos recebe a medalha de ouro no Salão de Belas Artes da Bahia e em 1955 faz uma importante exposição no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
A 10 de Fevereiro de 1958 morre com câncer no hospital da Marinha no Rio de Janeiro. É enterrado no cemitério São João Batista da capital fluminense, tendo o poeta Augusto Frederico Schmidt proferido a oração fúnebre.


Jornal da Gazeta (ontem à noite)
abrir


Jornal das 10 (ontem à noite)



Bom dia, Brasil (Edição de hoje)







Globo Rural (Edição de hoje)


G1 > Pop & Arte

  1. CINEMA

    'Sangue azul', filmado em Fernando de Noronha, vence o Festival do Rio

    Júri profissional elegeu filme de Lírio Ferreira como o melhor de ficção. Evento foi encerrado nesta quarta-feira (8), na Zona Portuária do Rio.
Em um vídeo de 4 minutos, saiba como foi a filmagem em Fernando de Noronha Veja

Mais notícias de G1 POP & Arte

BBC Brasil, na foto e no mundo

Fotos

Mais notícias da BBB Brasil


"El País", de Espanha, em português

América Latina: uma desaceleração econômica sem dor?

Os tempos de crescimento estão ficando para trás, agora a região deverá enfrentar médias muito mais modestas

CIÊNCIA


Arte rupestre pioneira na Indonésia

As grutas espanholas e francesas perdem o recorde de antiguidade entre as manifestações criativas da humanidade





"Clarin", de Argentina, em português

BRASIL

Votos de Marina Silva podem definir eleição brasileira


Eleonora Gosman, correspondente no Brasil 

Marina Silva, que ficou em terceiro lugar no primeiro turno, pode ser o fiel da balança da batalha eleitoral no Brasil.  Ela já sinalizou que apoiará Aécio Neves, mas quer mudanças no programa de governo do candidato. 

Marina Silva cumprimentando algum candidato num intervalo de dete no primeiro turno. Dilma observa distante.

ARGENTINA

“Não haverá desvalorização brusca”


Redação Clarín em Português

Foi o que garantiram o ministro da Economia, Axel Kicillof, e o novo presidente do Banco Central, Alejandro Vanoli. Em janeiro, o anterior presidente do BC determinou uma forte desvalorização do peso no mercado oficial e para seus críticos contribuiu para piorar o quadro da economia.  

Alejandro Vanoli, presidente do Banco Central, é o de gravata vermelha. Ao lado dele, um dos banqueiros no  encontro na segunda-feira, 6.

"Notícias ao Minuto", de Portugal

Arquitetura > Portuguesas vencem prémio internacional com abrigo para refugiados na Síria


Mais notícias da edição portuguesa

"Notícias ao Minuto", do Brasil
Neymar assinou com o Barcelona em 2011
O atacante brasileiro terá assinado contrato com o clube catalão cerca de um ano e seis meses antes da sua transferência para o Barcelona, segundo informação divulgada essa quarta-feira no Blog do Rodrigo Mattos, da empresa Grupo Folha.
Mais notícias da edição brasileira


"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro
Mais notícias do  Jornal do Brasil



RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

São Paulo (SP) > Fonte: Revista da Folha

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.