quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Eventos em destaque no dia 24 de outubro de 2014 > Sexta-Feira > Postado na véspera às 4:03 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

Rio esquentando!

A Cidade Maravilhosa tem mais sol e o calor vai voltar.
Ler noticia

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

24 de outubro de 2014.
297.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 68 dias para acabar o ano.


1147 — Conquista de Lisboa aos mouros.
O Cerco de Lisboa, com início a 1º de julho de 1147 e que durou até 21 de outubro, e foi um episódio integrante do processo de Reconquista cristã da península Ibérica, culminando na conquista desta cidade aos mouros pelas forças de D. Afonso Henriques (1112 - 1185) com o auxílio dos Cruzados em trânsito para o Médio Oriente. Efetivamente, este episódio constituiu o único sucesso da Segunda Cruzada. Saiba mais

1241 — É eleito o Papa Celestino IV, que falece apenas 17 dias depois.

1360 — Guerra dos Cem Anos: Ratificação do Tratado de Brétigny por Eduardo III de Inglaterra e João II de França.
O Tratado de Brétigny, assinado a 8 de Maio e ratificado a 24 de Outubro de 1360, marcou o fim da primeira parte da Guerra dos Cem Anos e o pico do poderio inglês em França. Negociado na sequência da Batalha de Poitiers (1356), onde o Rei João II de França foi feito prisioneiro, os 39 artigos do tratado impunham condições pesadas a França, sem capacidade de negociação e a braços com uma instabilidade social sem precendentes, que resultou na revolta popular da Jacquerie (1358). As condições de Brétigny, para além da confirmação de Calais como território inglês e do Ducado da Aquitânia e Gasconha como vassalo do Rei Eduardo III de Inglaterra, impunham a entrega de variadas cidades, portos e condados, entre os quais Ponthieu e La Rochelle. No total, desde Calais aos Pirenéus, França abdicava de cerca de um terço do seu território de então. 

1648 — É assinado o Tratado de Münster e Osnabrück (Paz de Vestfália) decretando o fim da Guerra dos Trinta Anos.

1763 — Um edital manda demolir todas as barracas de madeira e de pano, levantadas em Lisboa após o terremoto.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sismo de 1755, também conhecido por Terramoto de 1755 , ocorreu no dia 1 de novembro de 1755, resultando na destruição quase completa da cidade de Lisboa, especialmente na Zona da Baixa, e atingindo ainda grande parte do litoral do Algarve e Setúbal. O sismo foi seguido de um maremoto - que se crê tenha atingido a altura de 20 metros - e de múltiplos incêndios, tendo feito certamente mais de 10 mil mortos (há quem aponte muitos mais[1]). Foi um dos sismos mais mortíferos da história, marcando o que alguns historiadores chamam a pré-história da Europa Moderna. Os sismólogos estimam que o sismo de 1755 atingiu magnitudes entre 7,5 e 9,5 na escala de Richter.
O terramoto de Lisboa teve um enorme impacto político e socioeconómico na sociedade portuguesa do século XVIII, dando origem aos primeiros estudos científicos do efeito de um sismo numa área alargada, marcando assim o nascimento da sismologia moderna. O acontecimento foi largamente discutido pelos filósofos iluministas, comoVoltaire, inspirando desenvolvimentos significativos no domínio dateodiceia e da filosofia do sublime.

Índice

  [mostrar


1812 – Guerras Napoleônicas: A Batalha de Maloyaroslavets ocorre nas proximidades de Moscou.

1848 — Manaus é elevada à categoria de cidade.
Imagine uma cidade dentro da floresta amazônica, à beira de um rio. Esta cidade existe e se chama "Manaus": é a capital do estado do Amazonas. Manaus foi fundada há muito tempo atrás. Era apenas um forte feito de pedra e de barro, que os portugueses usavam para proteger o norte do Brasil das invasões espanholas. Em volta, moravam várias tribos de índios: os barés, os banibas, os passés. Também havia uma tribo chamada "manaós", que acabou dando nome à cidade.Para ajudar a catequizar os índios, os portugueses resolveram erguer uma capela, em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, que virou padroeira do lugar. A pequena povoação foi crescendo e em 1832 surgiu a Vila de Manaus. Finalmente, em 1848, no dia 24 de outubro, a vila se tornou uma cidade. Virou Cidade da Barra do Rio Negro. Alguns anos depois, resolveram finalmente chamar a cidade de Manaus. (Quer saber mais?)

1855
Extinto o Concelho de Pinheiro da Bemposta.
Extinto o Concelho de Angeja.
Criado o Concelho de Albergaria-a-Velha.
A Freguesia da Branca transita do Concelho de Pinheiro da Bemposta para o recém criado Concelho de Albergaria-a-Velha.
1857 — Criação das Escolas de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina e de Pernambuco
1929
Herbert Hoover assume a presidência dos EUA.

1929 - Fundação do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

1929 - "Quinta-feira negra": início da Grande Depressão.
O dia 24 de outubro de 1929 é considerado popularmente o início da Grande Depressão, mas a produção industrial americana já havia começado a cair a partir de julho do mesmo ano, causando um período de leve recessão econômica que se estendeu até 24 de outubro, quando valores de ações na bolsa de valores de Nova Iorque, a New York Stock Exchange, caíram drasticamente, desencadeando a Quinta-Feira Negra. Assim, milhares de acionistas perderam, literalmente da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Essa quebra na bolsa de valores de Nova Iorque piorou drasticamente os efeitos da recessão já existente, causando grande inflação e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram o fechamento de inúmeras empresas comerciais e industriais, elevando assim drasticamente as taxas de desemprego. Os efeitos da Grande Depressão foram sentidos no mundo inteiro. Estes efeitos, bem como sua intensidade, variaram de país a país. Outros países, além dos Estados Unidos, que foram duramente atingidos pela Grande Depressão foram a Alemanha, Holanda, Austrália, França, Itália, o Reino Unido e, especialmente, o Canadá. Porém, em certos países pouco industrializados naquela época, como a Argentina e o Brasil (que não conseguiu vender o café que tinha para outros países), a Grande Depressão acelerou o processo de industrialização. Praticamente não houve nenhum abalo na União Soviética, que tratando-se de uma economia socialista, estava econômica e politicamente fechada para o mundo capitalista.

Terceira Convenção de Genebra.

1930 — O presidente Washington Luís é deposto, ponto culminante da Revolução de 1930, conduzindo Getúlio Vargas ao poder.
Era a vitória do movimento tenentista que começou com as revoltas de 5 de julho de 1922, no Rio de Janeiro, a de 1923 no Rio Grande do Sul, a de 1924 em São Paulo (segundo 5 de julho), e a junção de todas essas forças para a formação da Coluna Prestes, que solapou os alicerces da Primeira República. Leia meu capítulo sobre o fim da República Velha  Acompanhe os últimos momentos de Washington Luís no poder.  Se quiser, baixe grátis, em PDF, o meu livro "Brasil - 100 Anos de República"  (Paulo Victorino)

1933 — Lançamento da pedra fundamental de Goiânia, capital do Estado de Goiás.
1941 — A Sociedade de Filosofia Transcendental assume a denominação de Igreja Cristã Primitiva conforme publicação no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul.

1945 — Criação da Organização das Nações Unidas (ONU). Brasil faz parte dos primeiros 27 signatários.
O Brasil, tradicionalmente, abriu todas as assembleias das Nações Unidas e, em 1947, foi sob a presidência do Ministro Oswaldo Aranha que a ONU declarou a criação do Estado de Israel. A queda de Jerusalém, profetizada por Cristo, ocorreu em 67 AD e, durante 1880 longos anos, os judeus viveram como um povo errante, unido fortemente  pela religião, mas sem pátria nem território. Logo em seguida à decisão da ONU, os povos árabes declararam guerra ao Estado de Israel, situação que, salvo os tratados de paz com o Egito e a Jordânia, persiste até agora com todos os países árabes.

1960 — Uma explosão na plataforma de lançamento matou dezenas de cientistas e técnicos da URSS (veja Exploração espacial - Acidentes e tragédias).
O foguete da URSS Sputnik 22 é lançado com destino á Marte

1964 — Independência da Rodésia do Norte, atual Zâmbia.

1970 — Salvador Allende, eleito no mês anterior, é confirmado como Presidente pelo Congresso do Chile, se tornando o primeiro chefe-de-estado marxista democraticamente eleito do mundo.

1991 — Fernando Collor faz a primeira grande privatização de uma estatal - a siderúrgica mineira USIMINAS, localizada em Ipatinga.
1998 — Lançamento da sonda Deep Space 1 (veja também Programa espacial dos Estados Unidos).
2001 — Criação da RENER (Rede Nacional de Emergência de Radioamadores).
2003 — Encerramento dos vôos comerciais com o Concorde.

2008 — "Sexta-feira negra", início da Crise do Crédito a maior crise econômica mundial desde a Grande Depressão.
A crise econômica de 2008-2011 é um desdobramento da crise financeira internacional, precipitada pela falência do tradicional banco de investimento estadunidense Lehman Brothers, fundado em 1850. Em efeito dominó, outras grandes instituições financeiras quebraram, no processo também conhecido como "crise dos subprimes". A quebra do Lehman Brothers foi seguida, no espaço de poucos dias, pela falência técnica da maior empresa seguradora dos Estados Unidos da América, aAmerican International Group (AIG). O governo norte-americano, que se recusara a oferecer garantias para que o banco inglês Barclays adquirisse o controle do cambaleante Lehman Brothers, alarmado com o efeito sistêmico que a falência dessa tradicional e poderosa instituição financeira - abandonada às "soluções de mercado" - provocou nos mercados financeiros mundiais, resolveu, em vinte e quatro horas, injetar oitenta e cinco bilhões de dólares de dinheiro público na AIG, para salvar suas operações. Mas, em poucas semanas, a crise norte-americana já atravessava o Atlântico: a Islândia estatizou o segundo maior banco do país, que passava por sérias dificuldades. As mais importantes instituições financeiras do mundo, Citigroup e Merrill Lynch, nos Estados Unidos; Northern Rock, no Reino Unido; Swiss Re e UBS, na Suíça; Société Générale, na França declararam ter tido perdas colossais em seus balanços, o que agravou ainda mais o clima de desconfiança, que se generalizou. No Brasil, as empresas Sadia, Aracruz Celulose e Votorantim anunciaram perdas bilionárias. Para evitar colapso, o governo norte-americano reestatizou as agências de crédito imobiliário Fannie Mae eFreddie Mac, privatizadas em 1968, que agora ficarão sob o controle do governo por tempo indeterminado. Em outubro de 2008, a Alemanha, a França, a Áustria, os Países Baixos e a Itália anunciaram pacotes que somam 1,17 trilhão de euros (US$ 1,58 trilhão /≈R$ 2,76 trilhões) em ajuda ao seus sistemas financeiros. O PIB da Zona do Euro teve uma queda de 1,5% no quarto trimestre de 2008, em relação ao trimestre anterior, a maior contração da história da economia da zona. Seis anos depois, os efeitos ainda se fazem sentir na economia mundial.

2011 — A Ponte Rio Negro é inaugurada.


51 — Domiciano, Imperador Romano (m. 96).

1503 — Isabel de Portugal, Imperatriz do Sacro Império Romano, Rainha da Alemanha, Rainha da Itália, Rainha de Espanha, Rainha de Nápoles e Rainha da Sicília, (m. 1539).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Isabel de Portugal (Lisboa24 de outubro de 1503 — Toledo1 de maiode 1539) foi filha do rei Manuel I de Portugal e da rainha Maria de Aragão e Castela. Diziam-na belíssima, como prova o retrato pintado por Ticiano. Morreu de complicações no parto, no Palácio de Fuensalida em Toledo, e está sepultada no Panteão do Escorial.
Dona Isabel era irmã de João III e de Henrique, reis de Portugal. Inteligente e culta, criada no esplendor da mais rica corte europeia do seu tempo, em Lisboa, na educação da imperatriz participaram também, por influência de sua mãe, os castelhanos Beatriz Galindo, la Latina e o humanista Luís Vives. Foi longamente regente em nome de Carlos V, entre 1528 e 1533, primeiro, e de 1535 a 1538 novamente, enquanto o marido se ausentou, em guerra.
Além disso, teve muita importância em relação à educação do seu primogénito, que viria a ser Filipe II de Espanha, e I de Portugal, de língua materna portuguesa, criado e educado pelas damas lusitanas de sua mãe durante a infância.

Índice

  [mostrar

1632 — Antoni van Leeuwenhoek, microbiologista neerlandês (m. 1723).
1788 — Sarah Hale, poetisa norte-americana (m. 1879).
1804 — Wilhelm Weber, físico alemão (m. 1881).
1811 — Ferdinand Hiller, compositor alemão (m. 1885)

1820 — Eugène Fromentin, pintor e escritor francês (m. 1876)
Eugène-Samuel-Auguste Fromentin (La Rochelle, 24 de outubro de 1820 — 27 de agosto de 1876) foi um pintor e escritor francês. O estilo de Fromentin foi muito influenciado por Eugène Delacroix. As suas obras distinguem-se pela sua composição impressionante, pela destreza na utilização de cores brilhantes. Elas traduzem a grandeza inconsciente das atitudes bárbaras e animais. Por conseguinte, os seus trabalhos foram marcados pela fadiga e esgotamento.
A pintura de Fromentin é apenas uma das facetas do seu génio, que também se manifestou na literatura, embora de forma menos profusa. Leia mais


1836 — Ramalho Ortigão, escritor e polemista português (m. 1915)
1855 — James S. Sherman, vice-presidente dos Estados Unidos (m. 1912).
1868 — Alexandra David-Néel, exploradora e escritora francesa (m. 1969)
1887 — Vitória Eugénia de Battenberg, rainha da Espanha (m. 1969).
1890 — Maria do Couto Maia-Lopes, supercentenária portuguesa (m. 2005).
1903 — Melvin Purvis, militar norte-americano (m. 1960).

1911 — Manuel Martins, pintor, ilustrador, desenhista, gravador, escultor e ourives brasileiro (m. 1979).
Manuel Joaquim Martins, usualmente conhecido como Manuel Martins, (São Paulo, 24 de outubro de 1911 — São Paulo, 1979) foi um pintor, ilustrador, desenhista, gravador, escultor e ourives brasileiro. Filho de imigrantes portugueses, cresceu no Brás, bairro industrial da cidade de São Paulo. Dedicou-se, a partir de 1924, ao ofício da ourivesaria. Iniciou, em 1931, seus estudos artísticos com o escultor Vicente Larocca. Freqüentou, em seguida, a Escola de Belas Artes. Começou a fazer parte do Grupo Santa Helena em 1935, com Alfredo Volpi, Francisco Rebolo e Fulvio Pennacchi, Clovis Graciano, Alfredo Rizzotti, Humberto Rosa entre outros. Dividiu ateliê com Mario Zanini. Participou, em 1937, de exposições da Família Artística Paulista (FAP), criada pelo Grupo Santa Helena, em oposição ao "Grupo de Maio". Nos anos 60, começou a trabalhar com gravura em metal. Paralelamente ao ofício de pintor, realizou ilustração em livros, como em "O cortiço", de Aluísio de Azevedo e "Bahia de Todos os Santos", de Jorge Amado, e em revistas. Sua obra apresenta grande preocupação social, com temáticas ligadas ao cotidiano das classes mais pobres e à vida do trabalhador. Pintou paisagens do centro e arredores de São Paulo e é foi considerado pela crítica como um repórter da vida paulistana.

1913 — Tito Gobbi, barítono italiano (m. 1984).

1915 — Bob Kane, cartunista norte-americano, criador do Batman (m. 1998).
Bob Kane, nascido Robert Kahn (24 de outubro de 1915, Nova Iorque - 3 de novembro de 1998, Los Angeles) foi criador do Batman. Ele mudou seu nome legalmente para o mais familiar "Kane" aos 18 anos. Um artista habilidoso, Kane chegou ao mundo das histórias em quadrinhos em 1936, publicando sua própria revista que passaria por diversas reformulações. Foi quando o personagem "Superman" foi criado, alavancando as vendas de revistas em quadrinhos, que Kane e o escritor Bill Finger resolveram desenvolver outro combatente do crime mascarado -- o "Bat-Man" (como era escrito originalmente). Bob Kane, entretanto, foi quem apresentou a idéia aos editores, e foi o único a ficar com os créditos pelo personagem.

1924 — Aziz Ab'Sáber, geógrafo brasileiro. (m. 2012)
Aziz Nacib Ab'Saber (São Luís do Paraitinga, 24 de outubro de 1924 — Cotia, 16 de março de 2012) foi um geógrafo e professor universitário brasileiro. 
Considerado como referência em assuntos relacionados ao meio ambiente e a impactos ambientais decorrentes das atividades humanas foi um cientista polivalente, laureado com as mais altas honrarias científicas, em arqueologia, geologia e ecologia - Membro Honorário da Sociedade de Arqueologia Brasileira, Grã-Cruz em Ciências da Terra pela Ordem Nacional do Mérito Científico, Prêmio Internacional de Ecologia de 1998 e Prêmio Unesco para Ciência e Meio Ambiente. Era Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, professor honorário do Instituto de Estudos Avançados da mesma universidade e ex-presidente e atual Presidente de Honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Embora aposentado compulsoriamente no final do século XX, manteve-se em atividade até o fim da vida. Saiba mais

1925 — Luciano Berio, compositor italiano (m. 2003).
1927 — Jean-Claude Pascal, cantor e ator francês (m. 1992).
1928 — Gabriel Laub, jornalista e escritor checo (m. 1998).
1930 — The Big Bopper, pioneiro do rock-and-roll estadunidense. (m. 1959)
1931 — Robert A. Mundell, economista canadense.
1932
Pierre-Gilles de Gennes, físico francês (m. 2007).

1932 - Ziraldo, quadrinista, chargista e escritor brasileiro.
Ziraldo Alves Pinto (Caratinga, 24 de outubro de 1932) é um cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, caricaturista, escritor, cronista, desenhista e jornalista brasileiro. É o criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho, e, atualmente, um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil. Em 1960, lançou a primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor, Turma do Pererê, que também foi a primeira história em quadrinhos a cores totalmente produzida no Brasil. Embora tenha alcançado uma das maiores tiragens da época, Turma do Pererê foi cancelada em 1964, logo após o início do regime militar no Brasil. Nos anos 70, a Editora Abril relançou a revista, desta vez, porém, sem o sucesso inicial. Em 1969, Ziraldo recebeu o "Nobel" Internacional de Humor no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas e também o prêmio Merghantealler, principal premiação da imprensa livre da América Latina. Foi fundador e posteriormente diretor do periódico O Pasquim, tabloide de oposição ao regime militar, uma das prováveis razões de sua prisão, ocorrida um dia após a promulgação do AI-5. Em 1980, lançou o livro "O Menino Maluquinho", seu maior sucesso editorial, o qual foi mais tarde adaptado na televisão e no cinema.

1935 — Rosamaria Murtinho, atriz brasileira.

1936 — Bill Wyman, músico inglês.
1937 — Ladislau Biernaski, bispo diocesano de São José dos Pinhais (m. 2012)
1939
Madalena Iglésias, cantora portuguesa.
F. Murray Abraham, ator norte-americano.
1940 — Giacomo Bulgarelli, ex-futebolista italiano (m. 2009).
1947 — Kevin Kline, ator norte-americano.
1948 — Doug Swift, ex-jogador profissional de futebol americano estadunidense.
1953 — Christoph Daum, treinador alemão de futebol.
1956 — Jeff Merkley, político norte-americano.
1960
Joachim Winkelhock, piloto alemão de corridas.
B.D. Wong, ator estadunidense.
1966
Roman Abramovich, empresário russo.
Vágner Mancini, treinador brasileiro de futebol.

1967 — Jacqueline McKenzie, atriz australiana.

1968 — Donizete Pantera, ex-futebolista brasileiro.
1969 — Adela Noriega, atriz mexicana.
1970
José Luis Calderón, futebolista argentino.
Fernanda Venturini, ex-jogadora de vôlei brasileira.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fernanda VenturiniVolleyball (indoor) pictogram.svg
Voleibol
Nome completoFernanda Porto Venturini Rezende
RepresentanteBandeira do Brasil Brasil
Nascimento24 de outubro de1970 (43 anos)
Araraquara (SP), Brasil
Nacionalidade brasileira
CompleiçãoPeso: 68 kg Altura: 1,80 m
PosiçãoLevantadora
Período em atividade1984 - 2012
Fernanda Porto Venturini Rezende (Araraquara24 de outubro de1970) é ex-voleibolista brasileira indoor, que destacou-se na posição de Levantadora tanto em clubes, quanto pela Seleção Brasileira, onde contribui para conquistas importantes para seu país, inclusive a primeira medalha olímpica para sua modalidade.

Índice

  [mostrar
Em janeiro de 2009, Fernanda foi inscrita pelo Rexona-Ades para a Superliga. A contratação foi uma medida de precaução, já que a equipe carioca contava apenas com duas levantadoras: Dani Lins e Betina Schmidt. Fernanda só treinaria com a equipe caso uma das levantadoras se ausentasse.1
Fernanda é casada desde 1999 com o técnico Bernardo Rezende, com quem tem duas filhas, Julia e Vitória

1971 — Caprice Bourret, atriz e modelo norte-americana.
1974
César, futebolista brasileiro.
Catherine Sutherland, atriz australiana.
1977 — Christiane Flores, jornalista brasileira.
1979
Ben Gillies, baterista do Silverchair.
Orlando, futebolista português.

1981 — Tila Tequila, modelo norte-americana.

1982 — Fairuz Fauzy, automobilista malaio.
Adrienne Bailon, atriz e cantora estadunidense.
1985 — Wayne Rooney, futebolista inglês.
1986 — Marcelinho Mattos, futebolista brasileiro.
1987 — Charlie White, patinador artístico estadunidense.
1988 — Eduardo, futebolista brasileiro.

1989 — Eliza Taylor-Cotter, atriz australiana.

1992 — Thelma Fardin, atriz argentina.


996 — Hugo Capeto, rei dos Francos (n.938)

1537 — Joana Seymour, terceira mulher de Henrique VIII de Inglaterra (n. 1509)

1601 — Tycho Brahe, astrônomo dinamarquês (n. 1546)
1655 — Pierre Gassendi, filósofo e matemático francês (n. 1592)

1725 — Alessandro Scarlatti, compositor italiano (n. 1660).

1817 — William James Herschel, inventor da moderna papiloscopia (m. 1833)

1842 — Bernardo O'Higgins, líder da independência chilena (n.1778)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bernardo O'Higgins Riquelme (Chillán20 de agosto de 1778 —Lima24 de outubro de 1842) foi um militar e estadista chileno e uma das figuras militares fundamentais do movimento de Independência do país. Considerado o "Pai da Pátria", foi também o primeiro chefe de estado do Chile independente, sob o título deDiretor Supremo, entre 1817 e 1823, quando renunciou voluntariamente ao cargo para evitar uma guerra civil, exilando-se no Peru até a sua morte.

Independência do Chile

Em 1798, O'Higgins foi para a Espanha, uma vez que as Guerras revolucionárias francesas adiaram seu retorno à América. Seu pai faleceu em 1801, deixando como herança uma grande extensão de terras próximas à cidade deLos Ángeles. O'Higgins retornou ao Chile em 1802 e, adotando legalmente o sobrenome de seu pai, passou a viver como fazendeiro. Pouco tempo depois, foi eleito representante de Laja pelo cabildo local. Em 1808, com o avanço de Napoleão sobre a Espanha, desencadearam-se uma série de acontecimentos libertários nas colônias americanas. No Chile, a elite comercial e política decidiu compor um governo autônomo em representação ao próprio rei Fernando VII - que agora encontrava-se destituído pelas tropas napoleônicas.
Em setembro de 1810, O'Higgins somou à revolta contra o domínio francês sobre a Espanha. Os líderes criolloschilenos não aceitaram o governo de José Bonaparte, o que levou à fundação de uma Junta de Governo com o objetivo de lutar pela legitimidade do reinado de Fernando VII. O dia 18 de setembro, data que em foi fundada a Junta de Governo, é celebrado oficialmente como o Dia da Independência do Chile. O'Higgins mantinha um relacionamento próximo a Juan Martínez de Rozas, um antigo amigo de seu pai e um dos líderes radicais do movimento contra Bonaparte.
Através de sua influência, O'Higgins sugeriu a criação de um Congresso como consolidação da revolta contra o Império francês. Como resultado, foi eleito deputado do primeiro Congresso Nacional do Chile. Contudo, as tensões cresciam entre os realistas e os separatistas chilenos.

1865 — Paul Bogle, rebelde e mártir jamaicano (n. 1822)
1870 — Antônio Maria Claret, sacerdote católico espanhol, arcebispo de Cuba, fundador da ordem dos padres claretianos (n.1807)

1903 — Júlio Prates de Castilhos, advogado e político brasileiro. (n. 1860)
Júlio Prates de Castilhos (Cruz Alta, 29 de junho de 1860 — Porto Alegre, 24 de outubro de 1903) foi um jornalista e político brasileiro, eleito Patriarca do Rio Grande do Sul pelos seus conterrâneos. Foi presidente do Rio Grande do Sul por duas vezes e principal autor da Constituição Estadual de 1891. Disseminou o ideário positivista no Brasil. O chamado castilhismo consolidou-se como corrente política e teve voz ativa por cerca de quarenta anos, principalmente no Rio Grande do Sul, mas também no restante do Brasil. Borges de Medeiros, sucessor de Castilhos, seguiu firmemente os ideais do mestre à frente do governo estadual. No plano nacional, Getúlio Vargas procurou implementar o castilhismo no Estado Novo (1937-1945).  Saiba mais

1918 — Charles Lecocq, compositor francês (n. 1832)
1923 — Boris Sidis, psicólogo estado-unidense (n. 1867)

1929 — Amadeu Amaral, escritor brasileiro (n. 1875)

1957 — Christian Dior, estilista francês (n. 1905)

1987 — Morrem as primeiras vítimas do Acidente radioativo de Goiânia, Maria Gabriela Ferreira e Leide das Neves Ferreira, considerada, a última, a maior fonte radioativa humana do mundo.

1989 — Jerzy Kukuczka, montanhista polonês, segundo homem a escalar todas as montanhas com mais de 8000 metros do mundo (n. 1948)
1991 — Gene Roddenberry, humanista, roteirista e produtor de televisão norte-americano (n. 1921)
1994 — Raul Julia, ator portorriquenho (n. 1940)

2005 — Rosa Parks, ativista estadunidense pelos direitos civis dos negros (m. 1913)
Rosa Louise McCauley, mais conhecida por Rosa Parks (Tuskegee, 4 de fevereiro de 1913 - Detroit, 24 de outubro de 2005), foi uma costureira negra norte-americana, símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Ficou famosa, em 1º de dezembro de 1955, por ter-se recusado frontalmente a ceder o seu lugar no ônibus a um branco, tornando-se o estopim do movimento que foi denominado Boicote aos Ônibus de Montgomery e posteriormente viria a marcar o início da luta antissegregacionista. Saiba mais O ônibus em que Rosa Parks viajou naquele dia virou uma peça de museu.


Brasil
Feriado em
Manaus
Itapira
Bragança Paulista
Patos
Goiânia


RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.