quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Duas exposições internacionais no MAC de Niteroi


Duas importantes exposições internacionais serão inauguradas no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC de Niterói), no dia 6 de outubro (sábado), às 17h: “THE EGG 1958-2008 – a tribute by Tal R”, do artista dinamarquês Tal R, e “Verdade”, de Roberto Coda Zabetta.

“THE EGG 1958-2008 – a tribute by Tal R” apresenta cinquenta exemplares, padronizadas por Tal R, da icônica cadeira EGG, desenhada pelo arquiteto dinamarquês Arne Jacobsen, em 1958, e produzida pela Fritz Hansen, uma importante fábrica de móveis. A ideia surgiu por ocasião do 50º aniversário da EGG. Devido ao meio século de vida deste ícone do design, o artista produziu um colorido patchwork, que nasceu da combinação de materiais coletados por ele por algumas cidades mundo como Istambul, Berlim e Nova Yorque, bem como em brechós da Dinamarca e em um kibutz em Israel, onde aproveitou roupas desbotadas. “A questão principal era fazer uma cadeira que contasse múltiplas histórias. Assim, as peças de roupa deveriam estar plenas de vida e precisavam parecer como se fosse algo caseiro”, explica Tal R.

Inspirada pela palavra Egg (ovo), sua forma se refere à fertilidade, combinada com a fascinação do artista pelo neurologista e psiquiatra austríaco Sigmund Freud. A cadeira foi completamente transformada. Tal R decidiu nomear essas 50 cadeiras inspirada nos escritos de Freud, posto que o ovo (Egg) é também o símbolo das forças da reprodução e da capacidade de criar vida nova. Martha (a esposa de Freud), Irma (uma das primeiras análises de sonho “clássicas” de Freud) e Adler (um amigo íntimo do psicanalista austríaco) são apenas alguns dos nomes escolhidos pelo dinamarquês. Cada cadeira foi indicada e assinada por Tal R. Esta coleção única segue em turnê mundial em museus, galerias e lojas temáticas da Europa, do Extremo Oriente, da Austrália e dos Estados Unidos, incluindo lugares como o Corso Como (Milão) e no Bon Marché (Paris). Na América do Sul, passou pelo MuBE, em São Paulo, e poderá ser visitada, a partir do dia 6 de outubro, no MAC de Niterói. 

A exposição “Verdade” (“Veritá”), de Roberto Coda Zabetta, surgiu , segundo o artista, pela memória de todos os que sofreram prisão no período da Ditadura no Brasil e aos desaparecidos políticos. Após o grande êxito recebido pela crítica e pelo público na Cartuxa de Santiago (San Giacomo), em Capri, com curadoria de Guilherme Bueno, Maria Savarase e Maurizio Siniscalco, a mostra será apresentada agora no Brasil, no MAC de Niterói.

As obras expostas de “Verdade” estão divididas em duas seções: Tables, que inclui algumas obras de pequeno formato, com molduras do século XVIII, em que estão engastados objetos do uso cotidiano ou religiosos: pequenos bronzes e preciosas terracotas, relíquias que pertenceram aos próprios desaparecidos e, no interior, retratos pintados rapidamente ainda com sinais do lápis a servir no fundo da composição. Ao lado deles, são encontrados Escudos – quinze pinturas de grande formato, realizadas sobre velhos tecidos, em que estão representados rostos quase iguais, numa uma repetição de imagens cuja história está cheia de matéria –. Em todas estas obras, Roberto Coda Zabetta não pretende fazer um conto de morte, pelo contrário, apresenta uma verdade contemporânea com a esperança de poder encontrar um diálogo sincero. Esta exposição é promovida pela Superintendência Especial pelo Patrimônio Histórico, Artístico e Etno-Antropológico, pelo Pólo Museológico da Cidade de Nápoles e pela Associação Cultural ArteAs de Maurizio Siniscalco. O artista é conhecido por abordar, em seus diferentes trabalhos, episódios/ dramas que envolvem a humanidade.

Mais sobre os artistas:

Tal R 
Nascido em Tel Aviv, Israel, no seio de uma família judia e criado em Copenhague (Dinamarca), este artista se formou na Real Academia Dinamarquesa de Artes e é professor da Academia de Artes de Dusseldorf. Apresentou individuais em Nova York, Dublin, Berlim e Londres. A obra de Tal R é apreciada pela família real dinamarquesa, que lhe encomendou a decoração de sua residência de inverno, o Palácio Amalienborg. 

Roberto Coda Zabetta
Nascido em Biella, na Itália, frequentou inicialmente o Instituto Técnico Experimental, completando seus estudos no Instituto de Arte de Roma. Identità anonime (Identidades anônimas, 2000) foi seu primeiro catálogo, dedicado às crianças que morreram no genocídio em Ruanda. Em 2001, mudou-se para Milão, onde publicou alguns livros.

Entre 2005 e 2006, tiveram lugar duas grandes exposições: a primeira no Palácio Venezia e a segunda, no Teatro India, ambas em Roma. Morou em Paris e Londres, onde frequentou cursos, na Saint Martin School. Realizou diversas outras exposições pelo mundo, inclusive no Oriente (Cingapura, Hong Kong e Pequim). Roberto Coda Zabetta foi galardoado com os mais importantes prêmios italianos: Prêmio Passaggi a Nord- Ovest, da Fundação Pistoletto; Prêmio Arte-Fiera, em Bolonha; Prêmio para Jovens Artistas Miart 2003 e 2004; finalista para o Prêmio Cairo Communications - e selecionado para a Dena Foundation no Centre International d'Accueil et d'Échanges des Récollets, em Paris; além do BP Portrait Award 2006, em Londres.

Serviço:
“THE EGG 1958-2008 – a tribute by Tal R”
Varanda
“Verdade”
Salão
Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC de Niterói)
Mirante da Boa Viagem s/nº
Abertura: 6 de setembro de 2012, às 17h
Em cartaz até 3 de novembro de 2012
Horário de visitação: de terça a domingo, das 10 às 18h
Ingressos a R$6,00


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.