276º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 90 dias para acabar o ano.
Em 02/10/1968, morre Marcel Duchamp, pintor e escultor francês (n. 1887), criador do conceito "Ready Made".
Marcel Duchamp (Blainville-Crevon, 16 de maio de 1882 —Neuilly-sur-Seine, 2 de outubro de 1968) foi um pintor, escultor e poeta francês (cidadão dos Estados Unidos Da America a partir de 1955). É um dos precursores da arte conceitual e introduziu a ideia de ready made como objeto de arte. Irmão de Jacques Villon, de Suzanne Duchamp e Raymond Duchamp-Villon, estes também artistas que gozaram de reputação no cenário artístico europeu, Marcel Duchamp começou sua carreira como artista criando pinturas de inspiração romantista, expressionista e cubista. Saiba mais
313 - Sínodo de Latrão: o donatismo é declarado como heresia pelo Papa Milcíades
O Donatismo (cujo nome advém de Donato de Casa Nigra, bispo da Numídia e posteriormente de Cartago) foi uma seita religiosa cristã, considerada herética e cismática pelo catolicismo. Surgiu nas províncias do Norte de África na Antiguidade Tardia. Iniciou-se no início do século IV e foi extinta no final do século VII. Os autores que mais influenciaram os donatistas, em termos de doutrina religiosa, foram São Cipriano, Montano e Tertuliano. Na oposição ao donatismo estava Santo Agostinho. Saiba mais
1187 - Saladino derrota os Cruzados e conquista Jerusalém
1759 - Lagrange é eleito membro estrangeiro da Academia de Berlim
1789 - É votada definitivamente a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, uma das cartas constitucionais mais revolucionárias da história moderna.
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (em francês: Déclaration des Droits de l'Homme et du Citoyen) é um documento culminante da Revolução Francesa, que define os direitos individuais e coletivos dos homens (tomada a palavra na acepção de "seres humanos") como universais. Influenciada pela doutrina dos "direitos naturais", os direitos dos homens são tidos como universais: válidos e exigíveis a qualquer tempo e em qualquer lugar, pois pertinem à própria natureza humana. Na imagem da Declaração, o "Olho da Providência" brilhando no topo representa uma homologação divina às normas ali presentes, mas também alimenta teorias da conspiração no sentido de que a Revolução Francesa foi motivada por grupos ocultos. Saiba mais Os Estados Unidos já haviam feito declaração semelhante após a Independência. Com o advento da democracia, ideal iluminista que se espalhou pelo mundo após a Revolução Francesa, as nações passaram a colocar em sua constituição e/ou em leis suplementares, salvaguardas aos direitos naturais e inalienáveis do cidadão. Na Constituição brasileira de 1988, essas salvaguardas se acham no Artigo Quinto, que todo cidadão deveria ler e guardar consigo. Trata-se de CLÁUSULAS PÉTREAS, ou seja, não podem ser alteradas por emenda constitucional e somente uma nova Constituição pode mexer nessas cláusulas.
1870 - Plebiscito sanciona a anexação de Roma e do Lazio à Itália.
1896 - Alexandre Brodowski passou a participar do corpo docente da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
1901 - Fundação da cidade de Cruzeiro (São Paulo), Brasil
1910 - Primeiro acidente entre dois aviões na história da aviação em Milão, Itália.
1914 - Fundação do município de Porto Velho
1922 - Papa Pio XI faz circular carta orientando o clero a boicotar o Partito Popolare (cristão), que obstacularizava o fascismo de Mussolini.
O conflito entre o fascismo e a Igreja Católica, remonta ao início dos anos 1920 do século XX. O partido católico na Itália (Partito Popolare) estava então prestes a formar uma coligação com o partido reformador que poderia ter estabilizado a política italiana e frustrando o golpe projetado por Mussolini. A 2 de outubro de 1922, o Papa Pio XI fez circular uma carta ordenando ao clero que não se identificasse com o Partito Popolare, mas que ficasse neutro, uma ação que iria enfraquecer o partido e sua aliança contra Mussolini. No seguimento da ascensão de Mussolini ao poder, o secretário de estado do Vaticano encontrou-se com Il Duce no início de 1923 e concordou em dissolver o Partito Popolare, que Mussolini via como um obstáculo ao domínio fascista. Em troca, os fascistas fizeram garantias quanto à educação e instituições católicas. Saiba mais
1922 - Inauguração do atual edifício da Bolsa de Valores de Nova York, no número 11 da Wall Street. Sete anos após, foi o palco de um "crash" que pulverizou o valor das ações e trouxe uma depressão econômica nos Estados Unidos e no mundo.
1924
Primeiro gol olímpico foi marcado em um jogo entre Argentina e Uruguai
Compra por Assis Chateubriand de O Jornal, iniciando o grupo Diários Associados
1928 - Fundação do Opus Dei por S. Josemaría Escrivá
1932
Término da Revolução Constitucionalista com a vitória das forças federais sobre os paulistas.
O término da Revolução Constitucionalista dá fim ao revolucionário Estado de Maracaju.
1941 - Segunda Guerra Mundial: Início da batalha de Moscovo
1944 - Capitulação das tropas polacas aos nazis decretanto o fim da Revolta de Varsóvia
1947 - Inauguração do MASP
O museu foi inaugurado em 2 de outubro de 1947, com a presença do governador do Estado, Ademar de Barros e do ministro da educação, Clemente Mariani, além de outras personalidades do mundo artístico e político. No dia seguinte, os primeiros visitantes chegaram para ver a incipiente coleção, ainda com poucas peças, destacando-se o Busto de atleta, de Pablo Picasso e o Auto-retrato com barba nascente, de Rembrandt. Duas exposições temporárias também puderam ser vistas: uma com a Série Bíblica de Cândido Portinari e outra com obras de Ernesto de Fiori. Nos três primeiros anos de atividade, o museu funcionaria em uma sala de mil metros quadrados, no segundo andar do Edifício Guilherme Guinle, na rua Sete de Abril, centro de São Paulo, projetado pelo arquiteto francês Jacques Pilon para ser a sede dos Diários Associados. Lina Bo Bardi projetou os espaços no primeiro andar, eliminando paredes e elementos decorativos constantes do projeto original, a fim de que o espaço obedecesse a um ambiente estritamente funcional. Além da pinacoteca, contava com uma sala de exposição didática sobre a história da arte, duas salas para exposições temporárias e um auditório com 100 lugares. Essa divisão refletia o interesse dos fundadores em conceber a nova instituição como centro difusor de conhecimento e cultura, opondo-se à idéia de museu como simples depósito de obras de arte. Saiba mais
1950 - Estréia nos jornais a tira Peanuts, criada por Charles M. Schulz, e estrelada pelo personagem Charlie Brown e seu cachorro Snoopy
1953 - Emancipação Política do Município de Aragarças, Goiás
1958 - Independência da Guiné
1960 - Inauguração do Estádio do Morumbi
1960 - Daisaku Ikeda parte para a sua 1ª viagem ao exterior, a fim de divulgar os Ideais da Soka Gakkai. Parte rumo aos Estados Unidos,Canadáe Havaí e depois Para o Brasil
1961 - O Congresso Nacional aprovou a emenda constitucional que instituía o regime parlamentarista no Brasil, evitando que o vice-presidente João Goulart assumisse a presidência após a renúncia de Jânio Quadros.
1967 - Thurgood Marshall presta juramento como primeiro juiz afro-americano da Corte Suprema dos EUA
1967 - Poema Hino dos Bandeirantes subsituiu letra original do hino do estado de São Paulo
Ninguém se iluda. Este Hino jamais foi cantado nas escolas, nem em solenidades, e, em São Paulo, ninguém o conhece, tratando-se apenas de um registro oficial. Já a bandeira é hasteada com alguma frequência, mas sem obrigatoriedade, ao lado da bandeira nacional.
1974 - Última partida de Pelé com a camisa do Santos contra a Ponte Preta na Vila Belmiro
1992 - Chacina do Carandiru: Massacre ocorrido após uma rebelião de centenas de presos que resultou na execução de 111 detentos pela polícia.
1992 - Chacina do Carandiru: Massacre ocorrido após uma rebelião de centenas de presos que resultou na execução de 111 detentos pela polícia.
1992 - Renúncia de Fernando Collor, presidente do Brasil, após sofrer impeachment em 29 de setembro
1995 - Iron Maiden lança o álbum The X Factor
1997 - Assinado o Tratado de Amsterdã que prevê alterações aos Tratados da UE e CE
1997 - Refundação do Partido Trabalhista Nacional
1997 - Terceira e última visita do Papa João Paulo II ao Brasil
1999 - O asteróide 2959 Scholl foi avistado pela única vez.
2009 - A cidade do Rio de Janeiro ganha o direito pelo COI de sediar as Olimpíadas de 2016.
1452 - Ricardo III de Inglaterra (m. 1485).
1725 - José Francisco Miguel António de Mendonça, quinto Patriarca de Lisboa.
1791 - Alexis Thérèse Petit, físico francês (m. 1820).
1847 - Paul von Hindenburg, estadista alemão (m. 1934).
1852 - William Ramsay, químico britânico (m. 1916).
1867 - Nilo Peçanha, presidente brasileiro (m. 1924).
1869 - Mahatma Gandhi, um dos idealizadores e fundadores do moderno estado indiano (m. 1948).
1871 - Cordell Hull, um dos fundadores das Nações Unidas (m. 1955).
1872 - Alberto Maranhão, político brasileiro (m. 1944).
1890 - Groucho Marx, comediante norte-americano (m. 1977). Fazia parte de um grupo de atores, conhecido nos filmes como "Irmãos Marx".
1907
Alexander R. Todd, químico britânico (m. 1997).
Víctor Paz Estenssoro, político boliviano (m. 2001).
1917 - Christian de Duve, bioquímico belga.
1926 - Jan Morris, escritor inglês.
1935 - Omar Sivori, futebolista ítalo-argentino (m. 2005).
1944 - Vernor Vinge, escritor e cientista norte-americano.
1945
Don McLean, cantor e compositor norte-americano, conhecido pelo seu sucesso American Pie.
Wando, cantor e compositor brasileiro (m. 2012).
1946 - Marie-Georges Pascal, atriz francesa (m. 1985).
1949 - Annie Leibovitz, fotógrafa norte-americana.
Fez reproduções de cenas de filmes da Disney mas dedicou-se muito especialmente ao mundo da moda Saiba mais
1951 - Sting, baixista, cantor, compositor e ator britânico, co-fundador da banda The Police.
1957 - José Maria de Almeida, político brasileiro.
1958
Augusto Cury, médico e escritor brasileiro.
1959 - Luis Fernández, ex-futebolista franco-espanhol.
1967
Thomas Muster, tenista austríaco.
Frank Fredericks, ex-atleta namibiano.
1968 - Jana Novotná, ex-tenista tcheca.
1971
Marquinhos, ex-futebolista brasileiro.
Jim Root, guitarrista da banda Slipknot.
1975 - Michele Marcolini, futebolista italiano.
1977
Didier Défago, esquiador alpino suíço.
1978
Arlindo Maracanã, futebolista brasileiro.
1979
Ayumi Hamasaki, cantora japonesa.
Michael Ball, futebolista inglês.
1980
Lucas Castromán, futebolista argentino.
Rodrigo Scarpa, humorista brasileiro.
Filipe Teixeira, futebolista português.
1982 - Cléo Pires, atriz brasileira.
1984
Marion Bartoli, tenista francesa.
1985 - Luis Llontop, futebolista peruano.
1987 - Mathías Cardacio, futebolista uruguaio.
1993 - Elizabeth McLaughlin, atriz norte-americana.
1264 - Papa Urbano IV (n. 1195)
1804 - Nicolas-Joseph Cugnot, inventor francês que construiu o que poderá ter sido o primeiro veículo auto-propulsionado do mundo (n. 1725)
1927 - Svante Arrhenius, químico sueco (n. 1859)
1944 - Alcides Maya, jornalista, escritor e político brasileiro e membro da ABL (n. 1878)
1985 - O ator americano Rock Hudson, morreu aos 59 anos vítima da AIDS nos Estados Unidos.
1987 - Peter Brian Medawar, cientista inglês, nascido no Brasil (n. 1915)
1997 - Thales Pan Chacon, ator brasileiro (n. 1956)
1998 - Gene Autry, cantor e ator de cinema estadunidense (n. 1907)
Mitologia nórdica: Dia de Rickfillie, o "gnomo da palha", que tinha o dom de transformar palha em ouro
Dia Internacional da Não Violência
Dia do anjo da guarda
Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl Espelho http://is.gd/mksaVO
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.