quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 12 de outubro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

12 de outubro de 2012.
286º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 80 dias para acabar o ano.


1307: Filipe IV de França manda prender 140 cavaleiros templários.
A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão (em latim "Ordo Pauperum Commilitonum Christi Templique Salominici"), mais conhecida como Ordem dos Templários, Ordem do Templo (em francês "Ordre du Temple" ou "Les Templiers") ou Cavaleiros Templários (algumas vezes chamados de: Cavaleiros de Cristo, Cavaleiros do Templo, Pobres Cavaleiros, etc), foi uma das mais famosas Ordens Militares de Cavalaria. A organização existiu por mais de dois séculos na Idade Média, fundada no rescaldo da Primeira Cruzada de 1096, com o propósito original de proteger os cristãos que voltaram a fazer a peregrinação a Jerusalém após a sua conquista. Na Europa, se destacou sobretudo na Itália, Espanha e Portugal. (Wikipedia)  No dia 18 de março de 1314, Paris amanheceu nervosa. Jacques de Molay, grão-mestre da Ordem dos Templários, iria para a fogueira. O condenado à morte pediu duas coisas: que atassem suas mãos juntas ao peito, em posição de oração, e que estivesse voltado para a Catedral de Notre Dame. No caminho, parou e fitou os dois homens que o haviam condenado: o rei Filipe, o Belo, e o papa Clemente 5º. Rogou-lhes uma praga: “Antes que decorra um ano, eu os convoco a comparecer perante o tribunal de Deus. Malditos!” Depois disso, calou-se e foi queimado vivo. Saiba mais Abaixo, o julgamento de Jacques de Molay.

1909: Fundação do Coritiba Foot Ball Club.

1931: Inauguração do Monumento do Cristo Redentor.
Na cerimônia de inauguração, no dia 12 de outubro de 1931, estava previsto que a iluminação do monumento seria acionada a partir da cidade de Nápoles, de onde o cientista italiano Guglielmo Marconi emitiria um sinal elétrico que seria retransmitido para uma antena situada no bairro carioca de Jacarepaguá, via uma estação receptora localizada em Dorchester, Inglaterra, tudo a convite de Assis Chateaubriand. No entanto, o mau tempo impossibilitou a façanha e a iluminação foi acionada diretamente do local. O sistema de iluminação original foi substituído duas vezes: em 1932 e no ano 2000. (Wikipedia) Vale acrescentar que as primeiras transmissões de rádio eram feitas em ondas longas, acreditando-se que quanto maior a onda (em consequência, quanto maior a antena) melhor seria a transmissão. O tempo provou que a realidade é inversa: quanto menor o comprimento da onta (em consequência, quanto menor a antena) maior será a capacidade de penetração do sinal. no correr do tempo, passou-se para ondas tropicais, depois para ondas curtas, VHF, UHF e micro ondas, hoje utilizadas largamente nas comunicações via satélite. O uso de ondas longas (abaixo de 500 kHz) é que resultou no fracasso da experiência de Marconi em enviar o sinal para acionamento do sistema elétrico do Cristo Redentor. (Paulo Victorino, ex radioamador, Classe A). Abaixo, Marconi e seu transmissor.

    1279 - Inscrição do Dai-Gohonzon por Nitiren Daishonin.
    1307 - Filipe IV de França manda prender 140 cavaleiros templários.

    1492 - Cristóvão Colombo chega à ilha de São Salvador, nas Bahamas, convencido de que atingira a Índia.

    Invasões Francesas:

        1807 - Napoleão Bonaparte dá ordem a Junot para entrar em Espanha. Semanas depois, a família real portuguesa seguia para o Brasil, fugindo da invasão a Portugal.

        1809 - Tentativa de assassinato de Napoleão no Palácio de Schönbrunn, em Viena.
        1810 - O exército francês chega às Linhas de Torres Vedras. O 9º corpo de exército francês, sob o comando do general Drouet D'Erlon, saiu de Valladolid em direção a Portugal.

    1808 - D. João VI funda o Banco Real do Brasil.

   1822 - O Brasil oficialmente declara sua independência de Portugal, Pedro I do Brasil é proclamado Imperador do Brasil. 
Foi o terceiro momento no processo da Independência. O primeiro ocorreu em 3 de setembro, quando a a Princesa Leopondina, no Rio de Janeiro, investida da função de Regente, decretou a Independência. O segundo, amplamente divulgado ocorreu às margens do Ipiranga, em 7 de Setembro. O último passo veio em 1924 quando, com a mediação da Inglaterra, o rei português, D.João VI, reconheceu a Independência do Brasil. Dom Pedro I do Brasil foi o último a deter os títulos de duque de Bragança e príncipe-regente do reino unido de Portugal, Brasil e Algarves, este último por um curto período pouco antes da independência. Dom Pedro, por sua vez, inicia a linhagem de imperadores do Brasil a partir de sua coroação como imperador do Brasil na Capela Imperial, Rio de Janeiro, em 12 de outubro de 1822. Contudo, apesar dos títulos de príncipe do Brasil, príncipe imperial do Brasil e príncipe do Grão-Pará vicejarem até os dias de hoje, apenas D. Pedro de Bragança e seu filho, Dom Pedro II, detiveram o trono imperial.

    1825 - Realização da Batalha de Sarandi do Brasil contra a Província da Cisplatina (hoje Uruguai).

    1835 - Diogo Feijó assume a regência do Império do Brasil.
O padre Diogo Feijó foi uma eminência parda do 2º Reinado no Brasil, em contraposição a José Bonifácio, que também detinha forte influência junto ao imperador e à corte. Feijó participou da Regência Trina e da Regência Una. Mais tarde, em 1940, já em Sorocaba, juntou-se ao brigadeiro Tobias de Aguiar, no que se denominou a última revolta contra o reinado. A Revolução teve a liderança do brigadeiro Tobias em Sorocaba e de Teófilo Otoni em Minas Gerais e a derrota de ambos trouxe, finalmente, o fim das revoltas anti monárquicas.

    1847 - Werner von Siemens funda a empresa de eletrônica que leva seu sobrenome

    1862 - Casamento em Lisboa de D. Luís I com Dona Maria Pia de Sabóia.
    1868 - Domingo Faustino Sarmiento toma posse como presidente da Argentina.
    1876 - Criação da Escola de Minas de Ouro Preto pelo cientista francês Claude Henri Gorceix a pedido do então imperador Dom Pedro II.
    1884 - Convite dos governos francês e alemão para Portugal participar na Conferência de Berlim.

    1901 - Santos Dumont, com seu Balão nº 6, dá a volta em torno da Torre Eiffel, percorrendo onze quilômetros.
Os balões eram bastante conhecidos há tempos, Santos Dumont apenas demonstrou as condições plenas de dirigibilidade desse meio de navegação. Ao percorrer 11 quilômetros sob absoluto controle da nave, mostrou que o balão não era um simples brinquedo de jovens entusiastas.

    1902 - Artigo do The New York Herald descreve as invenções daquela época, dentre elas, o telefone sem fio de Roberto Landell de Moura. 
O padre Landell de Moura, já se disse neste espaço, antecedeu Marconi na invenção do rádio, mas renunciou à invenção para não comprometer sua vida religiosa e pacificar suas relações com os fiéis, desconfiados das experiências tidas como transcendentais e malignas.

    1908 - Encerrada a segunda expedição pela Amazônia de Marechal Rondon.

    1909 - Fundação do Coritiba Foot Ball Club.
    1913 - Fundação do Bonsucesso Futebol Clube.
    1915 - Circula o primeiro jornal de Contagem.
    1916 - O município de Campos de Irani passa a chamar-se Concórdia.
    1916 - Inaugurado o estádio Urbano Caldeira, na Vila Belmiro, do Santos Futebol Clube.
    1920 - Assinado armistício polaco-russo.
    1929 - Fundação da cidade de Tupã, no estado de São Paulo, Brasil.

    1933 - Ilha de Alcatraz, o mais famoso presídio americano, é adquirida pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

    1936 - Três protótipos do primeiro Fusca ficam prontos para testes.

    Segunda Guerra Mundial:
        1940 - Hitler adia a invasão das Ilhas Britânicas para a primavera de 1941.
        1943
            Portugal divulga assinatura do Acordo Luso-Britânico que concede ao Reino Unido instalações militares nos Açores.
            O marechal-de-campo Erwin Rommel é nomeado comandante das forças armadas alemãs de defesa da costa francesa.
        1945 - As forças aliadas ordenam a extinção do partido nazi Nacional-socialista.

    1949 - Criada a República Democrática Alemã. (Comunista)

    1951 - O Aeródromo de São João passou a ser designado Aeroporto Internacional Salgado Filho.
    1953 - Fundação da cidade de Rubiataba, no estado de Goiás, Brasil.
    1954 - Restituição de Port Arthur à China pela União Soviética.
    1958 - O Governo belga institui o ensino livre e gratuito.
    Guerra Colonial:
        1959 - Directiva do Estado-Maior do Exército sobre a definição da política militar do Exército Português, iniciando a preparação da defesa do Ultramar, face à já então prevista eclosão de ações de guerra subversiva.
    1960 - Fundação de Gama, no Distrito Federal, Brasil.
        1960 - São criadas as estações radionavais de Luanda, Santo António do Zaire, Lourenço Marques, Beira e Nacala.

    1964 - Leonid Brejnev substituí Nikita Khrushchev como secretário geral do Partido Comunista da União Soviética.
Em 12 de outubro de 1964, Khrushchov foi apeado do poder na União Soviética por seus adversários do Politburo, acusado de erros políticos graves e desorganização da economia soviética, a principal acusação foi se meter em uma guerra armamentista iniciada pela invasão da Baía dos Porcos, cuja atribuição, segundo os soviéticos, foi única e exclusiva de John F. Kennedy, iniciando-se a chamada Guerra Fria. Passou os restantes sete anos de sua vida em prisão domiciliar, até morrer em Moscou a 11 de setembro de 1971.

    1964 - A URSS lança o foguete Voskhod 1.
    1966 - Golpe militar de 1964: 6 deputados do MDB são cassados.
    1968
        Anos de Chumbo: polícia invade congresso da UNE em Ibiúna e prende 1240 estudantes, dentre estes, o líder da União Estadual de Estudantes de Minas Gerais, José Dirceu.
        Independência da Guiné Equatorial.
        Início dos Jogos da XIX Olimpíada da era moderna na cidade do México.
    1971
        Uma faustosa celebração em Persépolis, no Irã governado pelo Xá Reza Pahlevi, comemora os 2500 anos do Império Persa.
        Fundação do Madureira Esporte Clube.
    1972 - Agentes da PIDE/DGS matam a tiro o estudante da Faculdade de Direito de Lisboa, José Ribeiro dos Santos, militante do MRPP, na sequência de uma reunião de protesto contra a repressão policial.
    1973 - Guerra Colonial: O Governo Português revoga os polémicos diplomas sobre as carreiras no Exército (decretos de Sá Viana Rebelo sobre os milicianos) e nomeia uma comissão para estudar o assunto.
    1976 - Pedro Casaldáliga protesta contra tortura de mulheres numa delegacia de polícia em São Félix do Araguaia.
    1984 - Corte Internacional de Justiça arbitra sobre a divisão dos lados estadunidense e canadense do Golfo de Maine.
    1991 - Segunda visita ao Brasil do Papa João Paulo II, quando ele quebra o protocolo e beija novamente o chão do país já visitado.
    1995
        Descoberto o primeiro planeta de uma estrela que não o Sol: 51 Pegasi b.
        Sérgio von Helder, bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, chuta uma imagem de Nossa Senhora Aparecida no programa "O Despertar da Fé", da Rede Record.
    2000 - O navio USS Cole da marinha americana é alvo de um atentado terrorista, a explosão causada por dois homem-bomba mata 17 e fere pelo menos 39 tripulantes do navio, além de causar sérios danos.
    2002
        Em Bali, ocorre um atentado terrorista, matando 202 pessoas e ferindo outras 209.
        Sandy & Junior são os primeiros artistas nacionais a produzir, sozinhos, um show no Maracanã.
    2003 - Michael Schumacher torna-se hexacampeão mundial de Fórmula 1, ao chegar em oitavo lugar no grande prêmio do Japão, superando o recorde de Juan Manuel Fangio.
    2004 - Fuefuki (Japão) recebe o estatuto de cidade.
    2006 - Em Portugal, ocorre a maior manifestação de massas desde os anos 80 contra o governo no poder. A manifestação leva 100 mil pessoas a desfilar pelas ruas de Lisboa.


    1008 - Imperador Go-Ichijo do Japão (m. 1036).
    1537 - Rei Eduardo VI de Inglaterra (m. 1553).
    1746 - Lobo de Mesquita, compositor erudito brasileiro (m. 1805).
    1792 - Christian Gottlob Gmelin, químico alemão (m. 1860).

    1798 - Pedro IV de Portugal (Pedro I do Brasil), 29º Rei de Portugal e 1° Imperador do Brasil (m. 1834).
Trocado em miudos, é o nosso príncipe D. Pedro, que proclamou a Independência e foi imperador até abdicar em 1931. Era sucessor natural de D. João VI em Portugal e assumiu como D. Pedro IV, transmitindo o reinado para sua filha Maria da Glória, que assumiu com o nome de D. Maria II. A primeira, D. Maria I, nós a conhecemos bem, foi ela que condenou Tiradentes à forca e, em 1808, veio com a família real ao Brasil. Neste momento, já estava debilitada e quem governava era o príncipe regente, D. João. 

    1810 - Nísia Floresta, educadora, escritora e poetisa brasileira (m. 1885).
    1860 - Elmer Sperry, inventor norte-americano (m. 1830).
    1865 - Arthur Harden, bioquímico inglês (m. 1940).
    1867 - Boris Sidis, psicólogo estado-unidense (m. 1923).
    1875 - Aleister Crowley, ocultista britânico (m. 1947).
    1890 - Luís de Freitas Branco, compositor português (m. 1955).
    1891 - Edith Stein, religiosa alemã, canonizada em 1998 (m. 1942).
    1906
        Piero Taruffi, piloto de corridas italiano (m. 1988).
        Joe Cronin, jogador de beisebol norte-americano (m. 1984).
    1910
        Robert Fitzgerald, poeta e tradutor norte-americano (m. 1985).
        Bob Sheppard, narrador norte-americano (m. 2010).
    1911 - Maribel Vinson, patinadora artística estadunidense (m. 1961).
    1922
        Hernâni Donato, escritor, historiador, jornalista, professor, tradutor e roteirista brasileiro.
        Leon Eliachar, escritor brasileiro e jornalista de humor nascido no Egito (m. 1987).
    1923 - Fernando Sabino, escritor e jornalista brasileiro (m. 2004).
    1925 - Robin Skelton, escritor e poeta britânico (m. 1997).
    1928 - Luiz Vieira, cantor, compositor e radialista brasileiro.

    1933 - Guido Molinari, pintor canadense (m. 2004).

    1934 - Richard Meier, arquiteto dos Estados Unidos da América.

    1935 - Luciano Pavarotti, tenor italiano (m. 2007).

    1938 - Anne Perry, escritora policial britânica.
    1939 - Fulvio Stefanini, ator brasileiro.
    1947 - George Lam, cantor e compositor de Hong Kong.

    1949 - Ilich Ramírez Sánchez, líder revolucionário venezuelano, conhecido como "Carlos, o Chacal".

    1950
        Chen Shui-bian, político taiwanês.
        Caroline Ellis, atriz inglesa.
    1955
        Sérgio Mallandro, apresentador, ator, cantor e humorista brasileiro.
        Ante Gotovina, militar croata.
    1956 - Mark Dismore, ex-piloto norte-americano de corridas.
    1960 - Hiroyuki Sanada, ator japonês.
    1961 - Andrew Crumey, escritor britânico.
    1962 - Branko Crvenkovski, presidente da Macedônia.
    1963
        Satoshi Kon, diretor de animação japonês (m. 2010).
        Raimond Aumann, ex-futebolista alemão.
    1966
        Roberto Sensini, ex-futebolista e treinador argentino de futebol.
        Wim Jonk, ex-futebolista holandês.
    1968 - Hugh Jackman, ator australiano.
    1969
        Beto Monteiro, piloto brasileiro de Fórmula Truck.
        Jovane Nunes, ator, escritor e humorista brasileiro. Faz parte do grupo de comédia Os Melhores do Mundo e integra/ou o elenco do Zorra Total.
    1970
        Kirk Cameron, ator norte-americano.
    1971 - Cláudia Abreu, atriz brasileira.
    1973 - Márcio Araújo, jogador brasileiro de vôlei de praia.
    1974 - Willy Grondin, futebolista francês.
    1975
        Fábio Noronha, futebolista brasileiro.
        Marion Jones, ex-atleta norte-americana.
        Vera Viel, ex-modelo e apresentadora brasileira.
    1978 - Georg Hettich, esquiador de combinado nórdico alemão.
    1980
        Ledley King, futebolista inglês.
        Soledad Pastorutti, cantora argentina.
    1983
        Gastón Fernández, futebolista argentino.
        Zé Kalanga, futebolista angolano.
    1984 - Juliana Didone, atriz brasileira.
    1985 - Ilsinho, futebolista brasileiro.
    1989 - Paulo Henrique Ganso, futebolista brasileiro.
    1990 - Henri Lansbury, futebolista inglês.
    1992 - Josh Hutcherson, ator norte-americano.

    1999 - Adnan Nevic, bebê escolhido para simbolizar a marca de seis bilhões de habitantes na Terra.


    638 - Papa Honório I.
    642 - Papa João IV.
    1694 - Matsuô Bashô escritor e poeta bonzo-budista.

    1825 - Franz Joseph Müller von Reichenstein, mineralogista austríaco, descobridor (creditado) do elemento químico Telúrio (n. 1740 ou 1742).

    1850 - Pedro de Sousa Holstein, político e militar português (n. 1781).
    1870 - General Lee, maior general das forças dos Estados Confederados da América na Guerra Civil Americana (n. 1807).

    1924 - Anatole France, escritor francês (n. 1844).

    1965 - Paul Hermann Müller, químico suíço (n. 1899).
    1966 - René Lacoste, jogador de tênis francês (n. 1904).
    1969 - Sonja Henie, patinadora e atriz norueguesa (n. 1912).
    1971 - Gene Vincent, músico norte-americano de rockabilly.
    1983 - Peregrino Júnior, médico e escritor brasileiro (n. 1898).
    1987 - Fahri Koruturk, ex-presidente turco (n. 1903).

    1992 - Ulysses Guimarães, político brasileiro (n. 1916).

    1997 - John Denver, cantor, compositor, músico e ator norte-americano. (n. 1943).
    1999 - Wilt Chamberlain, jogador de basquete norte-americano (n. 1936).

    2002 - Ray Conniff, músico americano (n. 1916).

    2004 - Helena Kolody, escritora brasileira (n. 1912).

    2007 - Paulo Autran, ator brasileiro (n. 1922).

    2011 - Dennis Ritchie, cientista da computação desenvolvedor da linguagem C. (n. 1941).


    Feriado Nacional, Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
    Comemora-se no Brasil, o Dia da Criança.
    Comemora-se no Brasil, o Dia Nacional da Leitura (a partir de 2009 - Lei nº 11.899).
    Dia do Cirurgião Pediátrico (Brasil).
    Dia da Hispanidade - chegada de Colombo à América: feriado na Argentina (Dia da Raça), Espanha (Fiesta Nacional), México, Guatemala, El Salvador, Nicaragua, Honduras, Panamá, Costa Rica, Puerto Rico, Cuba, República Dominicana, Colombia, Venezuela, Equador, Chile, Peru, Bolivia, Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiné Equatorial.
    Dia do Engenheiro Agrônomo.
    Dia do corretor de seguros.
    Dia do mar.
    Aniversário da cidade de Rubiataba, no estado de Goiás.
    Aniversário da cidade de Itumbiara, no estado de Goiás.
    Aniversário da cidade de Gama, no Distrito Federal.
    Dia da Saude e Esportes (Japão)

Santos do Dia
    Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil (Feriado Nacional de acordo com a Lei 6.802/80).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.