quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 25 de outubro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

25 de outubro de 2012.
299º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 67 dias para acabar o ano.


Em 24/10/1881, nasce Pablo Picasso, pintor espanhol (m. 1973).

Em 25/10/1860, morre François Rene Moreau
François-René Moreau (Moreaux) (Rocroi, França, 3 de janeiro de 1807 — Rio de Janeiro, 25 de outubro de 1860) foi um pintor, fotógrafo e professor francês radicado no Brasil. Era irmão do também pintor Louis-Auguste Moreaux. Ainda em França estudou com Couvelet e com o Barão de Gross. A partir de 1838 viajou pelo Brasil, depois fixando-se no Rio de Janeiro. Deu aulas em seu ateliê e atuou como caricaturista. Em 1856, junto com outros, fundou o Liceu de Artes e Ofícios, que também dirigiu e onde foi professor de Desenho. No ano seguinte, com Heaton e Regensburg, fundou a Galeria Contemporânea Brasileira. Dedicou-se especialmente ao retrato, mas cultivou também a pintura histórica. Pelo quadro A Sagração de Dom Pedro II recebeu o Hábito da Ordem de Cristo. Expôs nos salões da Academia até 1850, voltando a aparecer em 1859. Deixou retratos de diversas persnalidades da época. Fonte: Wikipedia. O quadro abaixo, "Proclamação da Independência" é tido como inspiração a Pedro Américo para pintar a versão histórica que se encontra hoje no Museu do Ipiranga (Imagem seguinte). Por essa razão, a versão de Pedro Américo é apontada por alguns críticos como um plágio a Moreau.



    1415 - Guerra dos Cem Anos: Batalha de Azincourt.
    1521 - María Pacheco se rende, entregando Toledo em honrosas condições às tropas de Carlos I, com o que termina a Guerra das Comunidades.
    1533 - Carlos I nomeia a Fernández de Oviedo primeiro cronista das Índias
    1555 - Carlos V abdica do trono imperial e de suas posses alemãs em seu irmão Fernando.

    1636 - João Maurício de Nassau parte do porto de Texel em direção ao Brasil.
Começariam no embarque alguns dos motivos de sua frustração: em vez da armada prometida de trinta e duas velas e sete mil homens de armas, a WIC lhe entregou apenas doze navios com dois mil e setecentos homens. A armada partiu do porto de Texel (25 de outubro de 1636), chegando ao Recife (23 de janeiro de 1637). Saiba mais

    1671 - Giovanni Domenico Cassini descobre Jápeto, lua de Saturno.
    1747 - Assinatura do Pacto de Família, que estabeleceu uma aliança defensiva entre Espanha e França.
    1833 - Espanha: Aprova-se o decreto de criação da Caixa de Poupanças de Madri.

    1836 - França: Instala-se na Praça da Concórdia em Paris o obelisco de Tebas, do templo de Karnak, presente do Vice-rei de Egito, Mehemed Alí.
O Templo de Karnak ou Carnaque tem este nome devido a uma aldeia vizinha chamada El-Karnak, mas no tempo dos grandes faraós esta aldeia era conhecida como Ipet-sut ("o melhor de todos os lugares"). Designa o templo principal destinado ao Deus Amon-Rá, como também tudo o que permanece do enorme complexo de santuários e outros edifícios, resultado de mais de dois mil anos de construções e acrescentos. Este complexo abrange uma área de 1,5 x 0,8 km. Existiam várias avenidas que faziam a ligação entre o Templo de Karnak, o Templo de Mut (esposa de Amon) e o Templo de Luxor. Além disso, não muito longe, fica o templo de Montu, sendo que o de Khonsu (um dos templos mais bem conservados do Egipto) está dentro do próprio complexo. Saiba mais


    1837 - Argentina: Executados publicamente em Buenos Aires o ex-governador de Córdoba, José Vicente Teinafé, seu irmão Guillermo e o capitão Santos Pérez, acusados do assassinato do general Facundo Quiroga.
    1863 - O exército guatemalteco, depois de um sítio de 25 dias, conquista e saqueia a cidade de San Salvador.
    1868 - Guerra de Cuba: os insurrectos cubanos são recusados pelas tropas espanholas no combate de Baire.
    1905 - Revolução russa: Greve geral ferroviária no Império czarista.
    1917
        Irlanda - Eamón de Valera é eleito presidente.
        Rússia (calendário juliano) - Os bolcheviques assumem o poder (calendário gregoriano: 7 de novembro).

    1936 - Hitler assina aliança com o ditador italiano fascista Benito Mussolini.
Faz parte dos preparativos de Hitler dentro de um plano estratégico para a dominação  do mundo. De um lado, garante um forte aliado para seus projetos ao aproximar-se do ditador Benito Mussolini, estabelecendo o status político-militar que viria a ser conhecido como nazifascismo. Geograficamente, a Itália situa-se no meio da linha do Mar Mediterrâneo, equidistante do estreito de Gibraltar e da Turquia (Istambul). De outro lado, Hitler deu total apoio ao general Francisco Franco na Guerra Civil Espanhola, fornecendo armas e apoio tecnológico para firmar um governo de extrema direita na entrada do Mediterrâneo, permitindo, pela Espanha, o controle da navegação no grande mar. De quebra, a Espanha tornou-se um campo de provas de armas ofensivas, já que, pelo Tratado de Versalhes, a Alemanha só poderia ter em seu arsenal as armas defensivas. A estratégia funcionou integralmente e deu estrutura para medidas de força que seriam tomadas nos anos seguintes contra países europeus e que desaguaram, em outubro de 1939, na Segunda Guerra Mundial.

    1939 - Segunda Guerra Mundial: Primeiro voo ao serviço da RAF do bombardeiro britânico Handley-Page Halifax.
    1941 - Segunda Guerra Mundial: Início da ofensiva alemã contra Moscovo, durante a Operação Barbarrossa, na Segunda Guerra Mundial.
    1942 - Segunda Guerra Mundial: Prisioneiros judeus são deportados da Noruega para Auschwitz.
    1944
        Segunda Guerra Mundial: Combates de rua em Cherbourg. A cidade russa de Vitebsk é libertada.
        Segunda Guerra Mundial: Navios japoneses afundam o contratorpedeiro norte-americano USS Hoel.
        Segunda Guerra Mundial: Pilotos japoneses realizam missões kamikazes nas proximidades de Leyte.

    1945
        Japão entrega Taiwan à República da China.
Com a revolução comunista que ocorreria na China dois anos após a aquisição de Taiwan pela China, o presidente  Chiang Kai Chek e seu Staff fugiram para Taiwan e lá fundaram a China capitalista, em contraposição à China continental, que, desde então, passou a ser dominada pelo líder comunista Mao Tse Tung. No momento atual, Taiwan segue abandonada por seus antigos aliados e a China continental faz pressões para reanexar o território, contando para isso com taiuaneses colaboracionistas do regime chinês, que também defendem a anexação. A existência de Taiwan como país é hoje questionada, pois ela não conseguiu seu objetivo de destruir o comunismo na China continental e ficou isolada ao ser desligada da ONU e ter relações diplomáticas cortadas com os demais integrantes daquela organização. É, a esta altura, uma causa perdida.

        Lançamento à água do submarino britânico HMS Aeneas.
    1949 - O quadrimotor Havilland Comet, primeiro avião de reação destinado a transporte de passageiros, realiza um voo de prova Londres-Tripoli-Londres em 6 horas e 36 minutos, duas vezes mais rápido que os aviões convencionais.
    1951
        Grã-Bretanha: O Partido Conservador ganha as eleições legislativas.
        Egipto forma um comando militar unificado com a Síria e a Jordânia.

    1964 - Os governadores da Guanabara, Carlos Lacerda e de Minas Gerais, Magalhães Pinto, civis que apoiaram os golpistas, rompem com o presidente militar.
O apoio dos líderes civís ao golpe de estado havido em 31 de março durou exatos 7 meses. Em verdade, esse afastamento começou a ocorrer logo nos primeiros dias, quando se formou um estado maior informal chefiado pelo general Costa e Silva, que isolou as lideranças civís, ignorando suas reivindicações e congelando o relacionamento civil-militar. O rompimento foi só uma questão de tempo. Ao contrário da revolução de 1930, quando o civil Getúlio Vargas assumiu o poder com o apoio dos tenentistas, em 1964, esses tenentistas (agora generais) assumiram o poder, "antes que algum aventureiro lançasse mão dele". O resultado foi o fechamento gradual, mas rápido, do regime militar, primeiro com a prorrogação do mandato do presidente general Castelo Branco, depois, com a eleição indireta de Costa e Silva que, por sua vez, editou o Ato Institucional nº 5, em 13 de dezembro de 1968, dando início aos "anos de chumbo". A propósito, o terceiro líder civil do movimento, o governador de São Paulo Ademar de Barros, foi cassado e teve seus direitos políticos suspensos, sendo o primeiro a ser eliminado do processo auto intitulado de "revolucionário".

    1965 - Guerra Colonial: Católicos divulgam o Manifesto dos 101, reclamando o respeito pelo princípio da autodeterminação dos povos.

    1969 - O general Médici foi eleito presidente do Brasil.

    1971 - A República Popular da China foi admitida na ONU e Taiwan suspensa da organização.
Era a aplicação da lógica política. Passado um quarto de século, Taiwan não conseguiu reconquistar a China continental que, a esta altura, já se consolidara como um "república popular comunista" e não era possível continuar ignorando um país com 1,2 bilhão de habitantes, apenas por questões ideológicas. A solução prática foi o afastamento de Taiwan da ONU, colocando em seu lugar a China continental. Um a um, os países capitalistas foram abandonando Taiwan, rompendo relações diplomáticas com o país e aproximando-se da grande China. Hoje, a China continental é mais uma ameaça econômica do que ameaça ideológica, já que aderiu à abertura econômica e criou o que seus dirigentes batizaram como "economia socialista", fazendo uma ginástica nunca vista para associar uma ditadura estatizante com um liberalismo econômico. 

    1977
        Espanha: O Governo e a oposição firmaram os Pactos da Moncloa.
        Lançamento do computador VAX por Digital Equipment Corporation.
    1979 - Foram aprovados os estatutos de autonomia da Catalunha e do País Basco (Euskadi) em referendo.
    1980 - Descoberto em Cádiz o circo romano mais antigo de Espanha.

    1983 - Invasão de Granada pelas forças norte-americanas. Ronald Reagan defende a intervenção com a necessidade da defesa dos interesses norte-americanos.

    1993 - Investigadores da Universidade George Washington, EUA, realizam a primeira clonagem de embriões humanos.

    2001 - A Microsoft lança o Windows XP.
Na opinião de muitos usuários, foi a melhor plataforma que a Microsoft criou até hoje. Os fãs do Windows XP mantem esse programa em seu computador até hoje.

    2002 - O Exército israelita ocupa novamente a cidade de Jenin, na Cisjordânia.
    2003 - Sport Lisboa e Benfica inaugura o novo Estádio da Luz.
    2007 - Airbus A380 faz o seu voo inaugural entre Singapura e Sydney, na Austrália.


    1102 - William Clito, Conde de Flandres (m. 1128).
    1755 - François Joseph Lefebvre, duque de Dánzig, marechal do Primeiro Império Francês (m. 1820).
    1759 - Maria Feodorovna, czarina da Rússia, esposa do czar Paulo I (m. 1828).

    1767 - Benjamin Constant, político e escritor francês de origem suíça (m. 1830).
Benjamin Constant era positivista e foi um dos principais líderes civis do golpe de estado que resultou na Proclamação da República em 15 de novembro de 1889. Atribui-se a ele a frase "Ordem e Progresso" incluída em nossa bandeira. É pouco comum a existência de dísticos gráficos em bandeiras e a existência dessa frase faz com que nossa bandeira tenha de ser confeccionada com dupla face, para que a frase não apareça do avesso no outro lado. O positivismo foi, durante décadas uma contraposição ao catolicismo, que era religião oficial da monarquia. Vários líderes políticos foram positivistas na Primeira República (1889-1930) e na Segunda República (1930-1945), o ditador Getúlio Vargas também era adepto do ideário de Augusto Comte. Os positivistas fizeram também forte oposição a Oswaldo Cruz na profilaxia do Rio de Janeiro, originando a chamada "Guerra da Vacina". Mas isso é outra história, que fica para outra vez.

    1789 - Carlos María de Alvear, político argentino (m. 1852).
    1806 - Max Stirner, filósofo alemão (m. 1856).
    1811 - Evariste Galois, matemático francês (m. 1832).
    1825 - Johann Strauss II, compositor austríaco (m. 1899).

    1838 - Georges Bizet, compositor francês (m. 1875).

    1886 - Humberto de Campos, político e escritor brasileiro (m. 1934).

    1895 - Levi Eshkol, terceiro Primeiro-Ministro de Israel (m. 1969).
    1902 - Eddie Lang, guitarrista de jazz norte-americano (m. 1933).
    1906 - C.B. Clarke, botânico britânico (m. 1832).
    1910 - William Higinbotham, físico norte-americano (m. 1994).

    1913 - Klaus Barbie, temido oficial da SS, um dos operacionais responsáveis pelo Holocausto (m. 1991).

    1924 - Billy Barty, ator estadunidense (m. 2000).
    1927 - Jorge Batlle Ibáñez, ex-presidente do Uruguai.

    1928
        Paulo Mendes da Rocha, arquiteto brasileiro.

        Anthony Franciosa, ator estadunidense (m. 2006).
    1935 - Russell Schweickart, astronauta norte-americano.
    1937 - Roberto Menescal, compositor e músico brasileiro.
    1940 - Bobby Knight, jogador de basquete norte-americano.
    1945 - Francisco "Pancho" Sá, ex-futebolista argentino.
    1946 - Elías Figueroa, ex-futebolista chileno.
    1947 - Glenn Tipton, músico inglês (Judas Priest).
    1956 - Mathias Jabbs, guitarrista da banda Scorpions.
    1958 - Kornelia Ender, nadadora alemã, campeã olímpica.
    1959 - Óscar Aguirregaray, ex-futebolista uruguaio.
    1960 - Stefania Craxi, política italiana.
    1961 - Chad Smith, baterista da banda norte-americana Red Hot Chili Peppers.
    1962 - Sérgio Guedes, treinador brasileiro de futebol.
    1965
        Sílvio César, ex-futebolista brasileiro.
        Valdir, ex-futebolista brasileiro.
    1966 - Narcisa Tamborindeguy, socialite brasileira.
    1966 - Lionel Charbonnier, ex-futebolista francês.
    1969 - Oleg Salenko, ex-futebolista e treinador de futebol russo.
    1974 - Paulo Baier, futebolista brasileiro.
    1976 - Rafael Cortez, jornalista e humorista brasileiro.
    1977
        Birgit Prinz, futebolista alemã.
        Luciele di Camargo, atriz brasileira.
    1979
        Milena Roucka, wrestler e modelo canadense.
        João Lucas, ex-futebolista português.
    1980 - Mehcad Brooks, ator norte-americano.
    1981
        Shaun Wright-Phillips, futebolista inglês.
        Hiroshi Aoyama, motociclista japonês.
        Samir, futebolista brasileiro.
    1984
        Katy Perry, cantora estadunidense.
        Karolina Šprem, tenista croata.
    1985
        Daniele Padelli, futebolista italiano.
        Ciara, cantora estadunidense.
    1987
        Fabian Hambüchen, ginasta alemão.
        Darron Gibson, futebolista inglês.
    1990 - Fiuk, ator e cantor brasileiro.


    304 - Papa Marcelino (n. 250).
    625 - Papa Bonifácio V.
    1154 - Rei Estevão I de Inglaterra (n. 1096).
    1359 - Rainha D. Beatriz, mulher de D. Afonso IV de Portugal.
    1400 - Geoffrey Chaucer, poeta inglês.
    1495 - Rei João II de Portugal (n. 1455).

    1510 - Giorgio da Castelfranco (Giorgione), pintor renascentista italiano.

    1647 - Evangelista Torricelli, físico italiano. (n. 1608).

    1760 - Rei Jorge II da Grã-Bretanha (n. 1683).

    1764 - William Hogarth, pintor e gravador inglês.

    1866 - Modesto Lafuente, historiador espanhol.
    1895 - Charles Achei, pianista e motorista de orquestra alemão.
    1910 - Willie Anderson, golfista escocês.

    1911 - Édouard-François André, paisagista francês (n. 1840).

    1914 - Wilhelm Lexis, economista e estatístico alemão (n. 1937).

    1918 - Amadeo de Souza Cardoso, pintor português.

    1920
        Rei Alexandre I da Grécia.
        Terence MacSwiney, líder político irlandês, depois de 73 dias de greve de fome.
    1921 - Bat Masterson, jornalista e advogado estadunidense.
    1927 - August Arrhenius, químico sueco.

    1932 - Julia Wernicke, pintora argentina.

    1938 - Alfonsina Storni, poetisa argentina.

    1941 - Robert Delaunay, pintor abstraccionista francês (n. 1885).

    1953 - Holger Pedersen, linguista dinamarquês (n. 1867).
    1956 - Risto Ryti, 5° presidente da Finlândia (n. 1889).
    1957
        Alberto Anastasia, mafioso italiano.
        Lorde Dunsany, escritor irlandês.
    1958 - Stuart Lewis-Evans, automobilista inglês.
    1973 - Abebe Bikila, maratonista etíope.
    1974 - Nick Drake, músico inglês.

    1975 - Wladimir Herzog, jornalista brasileiro.

    1986
        Forrest Tucker, ator norte-americano.
        Guillermo Eizaguirre, futebolista e treinador espanhol.
    1987 - Louis Guttman, sociólogo israelense.
    1989 - Mary McCarthy, escritora estadunidense.
    1991 - Bill Graham, empresário norte-americano.
    1992 - Roger Miller, músico e compositor estadunidense.
    1993
        Danny Chan, artista chinês.
        Vincent Price, ator estadunidense.
    1994 - Francisco Yndurain, filólogo espanhol.
    1995
        Bernhard Heiliger, escultor alemão.
        Bobby Riggs, tenista norte-americano.
    1997 - Virgilio Expósito, compositor e pianista argentino.
    1998
        Alfred Roth, arquiteto suíço.
        Rafael Alonso, ator espanhol.
    1999 - Payne Stewart, golfista norte-americano.
    2002 - Richard Harris, ator irlandês.
    2003 - Veikko Hakulinen, esquiador finlandês.
    2004 - John Peel, radialista e jornalista inglês.
    2007 - Martín Caballero, militar colombiano.
    2008 - Federico Luzzi, tenista italiano.
    2009
        Doug Ingle, músico norte-americano.
        Axel Pouls, ator argentino.
    2010 - Gregory Isaacs, músico jamaicano.


Brasil

    1821 - Aniversário do município de São Sebastião do Paraíso - Minas Gerais.
    1831 - Aniversário da cidade de Alegrete - Rio Grande do Sul
    1831 - Aniversário do município de Caçapava do Sul - Rio Grande do Sul.
    1908 - Aniversário e Centenário do município de Penápolis - São Paulo.
    1941 - Aniversário do município de Flórida Paulista - São Paulo.
    Aniversário do município de Joaçaba - Santa Catarina.
    1897 - Aniversário do município de Jequié - Bahia.
    Dia da Construção Civil.
    Dia da Democracia.
    Dia do Dentista Brasileiro e da Saúde Dentária.
    Dia do Sapateiro.
    Dia do Macarrão (massa).

Cazaquistão
    Proclamação de República do Cazaquistão.

Islândia
    Islândia - Dia da Fonte dos Desejos.

Religioso
    Papa Bonifácio I (dia de veneração como santo).
    Frei Galvão (dia de veneração como santo).
    Dia de São Crispim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.