sábado, 20 de outubro de 2012

Notícias e Informações > 20 de dezembro de 2012 > Sábado


Mídia > E o Brasil parou para ver o fim de uma novela (slideshow com 56 imagens) http://is.gd/uHwZpY Uma diferença fundamental entre as novelas televisionadas e as séries exibidas pela TV de assinatura é que nestas, chamadas comumente de sitcoms, existe uma certa autonomia entre os episódios, você assiste um, pula dez e, quando volta para assistir outro, entende perfeitamente o que está acontecendo. Na novela não: assistiu os primeiros capítulos fica numa prisão sem apelo, tem de estar lá, diariamente, acompanhando, capítulo por capítulo, tudo o que acontece. E ontem, o Brasil parou para assistir o último capítulo que, como é hábito da Globo, será repetido hoje. Acontecia antes com as melodramáticas radionovelas e, muito antes, com os folhetins publicados nos jornais, estes últimos revelando grandes autores, como Machado de Assis, na sua fase do Romantismo. A novela, sempre um folhetim, é a válvula de escape para a dura realidade do dia a dia.








Artes gráficas no Masp-SP, com "Desenhos e Gravuras do Renascimento Alemão" http://is.gd/tcsIdZ  Obras vieram do Louvre http://is.gd/Fa5Bhh Há pouco passou por São Paulo (e agora está no Rio) a mostra de pintores impressionistas que faz parte da coleção do Museu d'Orsay. Agora, é o Louvre que nos brinda com a coleção de gravuras renascentistas. A Idade Média, na Europa, foi pobre em gravuras, dedicando-se os artistas à escultura e, principalmente, à pintura, de caráter pedagógico religioso. O Renascimento veio preencher essa lacuna e, por isso, a exposição que ora passa por São Paulo, merece ser vista. A propósito, os povos orientais sempre deram grande valor à gravura e no Japão, durante o período Edo (1603-1868) ela alcançou seu apogeu. Grandes artistas japoneses deixaram gravados seus trabalhos em xilografia e, a impressão, em preto e branco, recebia cor, uma a uma, pelas mão de anônimos coloristas, contratados para esse fim.

Em São Paulo, uma exposição do Construtivismo inglês e seu paralelo com o Concreto e o Neo Concreto brasileiros http://is.gd/d1U7JU 

MAM-RJ > Mostra de fotos com um "noir" bem moderninho http://is.gd/ErQd1W  A exposição http://is.gd/6gl3tY  Imagens http://is.gd/JUuj4s 

Tecnologia > Quem tem tablet, vai adorar o Windows 8, o restante da humanidade (eu incluído) vai odiar > Veja tutorial http://is.gd/n0dj7j Foi em 1995 e eu me lembro bem do trauma para sair do Windows 3.11 e passar para o recém chegado Windows 95, que mudava por completo os conceitos que a Microsoft havia adotado para a plataforma antiga. Tudo tinha de ser aprendido de novo e foram anos de instala/desinstala, até a chegada do Windows 98, quando minha adesão se completou. Agora vai começar tudo de novo. Enquanto puder resistir, fico com o Windows 7, que dá para o gasto. O futuro, a Deus pertence.

Após Lobato, agora é Graciliano que enfrenta pecha de racista> Pode um autor ser analisado fora de seu contexto social? http://is.gd/UB7wV6 Graciliano http://is.gd/GGwy5w  Os escritos de Mateus, Marcos, Lucas, João, as cartas de Paulo e até as parábolas de Jesus poderiam ser contestados se analisados hoje fora do contexto em que foram ditos ou escritos. Deixem nossos autores em paz, eles não são racistas, são frutos de uma época e teriam outra visão do mundo se vivessem hoje. A análise de autores fora de sua época só pode levar ao ódio e ao preconceito. E pode levar também às "revoluções culturais" que o mundo já conhece bem, e que destruíram culturas, em nome de sua preservação. A cultura exige racionalidade, ao invés de guerras santas.

O longo caminho de volta > Meio século após, Cuba se integra ao mundo e começa a se render ao capitalismo http://is.gd/irFE8h A revolução que conquistou a vitória em Cuba em 1958 e assumiu o poder desde então, derrubou o governo do sargento Fulgêncio Batista, trouxe novas esperanças, mas cometeu um erro fundamental, a desapropriação das  empresas americanas, sem indenização, seguido de outro erro consequente, a adesão à União Soviética, mais interessada em estabelecer um ponto geográfico no lado de cá para, a partir dele, difundir as idéias e práticas comunistas às Américas. Veio o embargo dos países capitalistas e a monopolização do comércio com a União Soviética, congelando o progresso do país. O caminho de volta vai ser  longo, principalmente porque ele pressupõe a mudança de conceitos arraigados por mais de meio século entre as classes dirigentes e a população. Mas, como diziam os antigos chineses, a longa caminhada começa pelo primeiro passo.

Moro na filisofia > Piccola Città ao Sul da Itália tem filosofia até nos bancos do jardim http://is.gd/4mPvAS  A música http://is.gd/NG1Nd9 

Internet > Com o advento da rede, trabalhador chinês já não é mais o mesmo e China descobre o caminho da negociação http://is.gd/oRdjGs Não há doutrina política que resista ao contato com a realidade, e não há como uma nação caminhar em direção ao progresso ignorando os anseios de sua população. Ao optar pelo desenvolvimento econômico e a abertura para o mundo, a China tem feito concessões que fariam corar os marxistas mais ortodoxos. O lucro passou a ser objetivo, é ele que atrai grandes empresas com seus capitais e tecnologia. Como consequência, aumentou exponencialmente a distância entre ricos e pobre (no caso, entre milionários e miseráveis). Com uma classe média emergente, entre esses dois extremos, vem a internet, o conhecimento da realidade mundial e o desejo de mudanças para garantir o bem estar econômico e social. Não há como aderir ao livre mercado sem garantir uma certa dose de liberdade. É o enigma da Esfinge, que os governantes terão de responder.

Ilustração > Por trás de um grande aluno existe sempre um grande mestre > Chico Bento que o diga... http://is.gd/bUZ6EV 

Eventos em destaque no dia 20 de outubro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras http://is.gd/aoUKKJ 

20/10 > Bom dia >

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.