terça-feira, 30 de outubro de 2012

Em Porto Alegre, Antonio Soriano encontra-se com Frida Kahlo em mostra inédita na Galeria de Arte Paulo Capelari > Pintor retrata a artista mexicana em cenários inusitados, como a campanha gaúcha


E se Frida Kahlo visitasse o Rio Grande do Sul? Movido por esta provocação feita pelo produtor cultural Renato Andreuchetti, o pintor Antônio Soriano criou uma série exclusiva de pinturas que tem a artista plástica mexicana como tema e inspiração. O conjunto de 15 obras inéditas será apresentado à apreciação do público na próxima segunda-feira, dia 29 de outubro, às 20h, na Galeria de Arte Paulo Capelari, em Porto Alegre. Intitulada Frida - Pinturas de Antonio Soriano, a mostra ficará aberta à visitação até 09 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 18h30min.

 A exposição Frida - Pinturas de Antonio Soriano reúne 15 obras de diversos formatos, nas quais o rosto da pintora mexicana ressurge, vigoroso, ora emoldurado por flores, lenços coloridos, colares de contas contrastantes, ora precedendo uma imponente paisagem, tema recorrente da pintura de Soriano, que, na série, torna a aparecer, ressignificada pela imponente presença do mito. O que se vê é uma perfeita simbiose entre a vibrante personalidade de Frida e o sofisticado estilo do pintor, caracterizado, também, pela pincelada forte e luz intensa.

 Sobre Antonio Soriano (Santo Ângelo-RS, 15/01/1944) - Pintor gaúcho com destaque nacional, Soriano iniciou suas atividades nos anos 60. Atuou na publicidade, atividade que lhe rendeu diversos prêmios. Foi aluno de Rubens Galant Costa Cabral e de Ado Malagoli. Durante muitos anos alternou a publicidade e a pintura até optar pela última em 1987. Sua pintura possui uma definição estilística na qual a paisagem é o tema dominante, com a luminosidade exercendo papel fundamental em sua linguagem. Vive e reside em Porto Alegre, onde mantém seu atelier, mas seu trabalho possui mercado seguro também em Sant a Catarina, Paraná e Distrito Federal.

 Sobre Frida Kahlo - (1907-1954), pintora mexicana que realizou principalmente autorretratos, nos quais utilizava uma fantasia e estilo inspirados na arte popular do seu país. Aos 16 anos, enquanto estudante, sofreu um grave acidente que a levou começar a pintar durante a recuperação. Em 1928, entrou no Partido Comunista Mexicano e conheceu o muralista Diego Rivera, com quem se casa no ano seguinte. Sob a influência da obra do marido, adotou o emprego de zonas de cor amplas e simples, num estilo reconhecido como ingênuo. Procurou na sua arte afirmar a identidade nacional mexicana, por isso adotava com muita frequência temas do folclore e da arte popular do México. Os seus quadros representam, principalmente, a sua experiência pessoal, em particular os aspectos dolorosos da sua vida, uma vez que, na maior parte do tempo, estava enferma. Em obras como "A coluna, 1944", ela deixa expressa a desintegração do seu corpo e o sofrimento que padeceu.

SERVIÇO:
O Quê: 
Obras Frida - Pinturas de Antonio Soriano

Onde: 
Galeria Paulo Capelari (Rua Visconde do Rio Branco, 691), em Porto Alegre-RS

Quando: 
Dia 29 de Outubro de 2012, segunda-feira, às 20h. Visitação de 30 de Outubro a 09 de Novembro de 2012, de segunda a sexta, das 9h às 18h30min.

Quanto: 
Entrada franca.

Maiores informações: (51) 3312.8558 - www.paulocapelari.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.