terça-feira, 9 de abril de 2013

Artista angolano produz obras de pintura na Inglaterra

Fonte> Angola Press


Luanda – O artista plástico angolano Hildebrando de Melo “HM” participa, de 13 de Maio a 24 de Junho deste ano, numa residência artística na cidade de Manchester, na Inglaterra, onde fará a produção de diversas obras de pintura.


HM vai, nesta residência artística, trabalhar e trocar impressões com a artista plástica Canadiana, Sarah Milner, integrante também deste processo criativo em Manchester.

O título central das obras de HM, que serão produzidas na residência e depois exibidas no mesmo espaço, denomina-se “ Vírus”, que segundo o artista, que falava à Angop, é aquilo que faz parte dele e de todos seres humanos que questionam bastante a existência da vida.

“ Todos seres humanos questionam muito a existência da vida, onde ela começa. Estou eu a pensar que afinal a vida começou com uma gota de água, porque onde se deita a água começa a crescer vida. Então é aqui onde começa os vírus. Vírus de comer, de crescer e de se comunicar”, asseverou.

HM diz que gosta de tratar da pintura “como um orgasmo vivo como um vírus que cresce, muta-se, divide-se, desintegra-se, agrega-se e,  em termos científicos, se hospeda”. 

Para a curadora do artista, a alemã Nadine Siegert, o trabalho de HM é muito importante para o contexto não só local como para o mercado emergente de arte mundial em Luanda.

Acrescentou que HM é uma das maiores promessas inovadoras desta nova geração do continente africano. "Ele é motivado, imaginativo, criativo no processo do seu trabalho, mas também disciplinado, eficiente e maduro quando se trata de aspectos de distribuição, exposição e marketing do seu trabalho”.  

Natural do Huambo, Hildebrando de Melo participou em seminários com curadores estrangeiros de países como África do Sul, EUA e Alemanha.

É autor de exposições individuais e participações em várias amostras colectivas feitas em Angola, Portugal, Alemanha e Estados Unidos da América.

Vencedor do Prémio Ensarte/2004, na categoria "Juventude", uma promoção da Empresa Nacional de Seguros de Angola (Ensa), é igualmente vencedor do concurso "Sona Desenhos na Areia" da empresa norueguesa do ramo dos petróleos, Nosk Hydro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.