quinta-feira, 25 de abril de 2013

MAM Rio inaugura hoje a exposição “Carne Misteriosa”, com 87 obras do artista português Rui Chafes.


O MAM Rio inaugura hoje a exposição “Carne Misteriosa”, com 87 obras inéditas no Brasil do artista português Rui Chafes. 

A mostra ocupará o Espaço Monumental do Museu, e a escultura “Dupla sombra (o teu sangue e o meu)“, que estará pendurada no ponto central da exposição, foi feita especialmente para esta ocasião. 

As obras pertencem a acervos públicos e privados de Portugal e da Espanha, e também à coleção pessoal do artista. 

“Esta é uma exposição que tem por objetivo apresentar a obra de Rui Chafes, um dos mais importantes escultores portugueses da atualidade, para o público brasileiro, no Ano de Portugal no Brasil”, explica o curador Marcio Doctors. 

A montagem pensada pelo curador tirou partido da escala do Espaço Monumental do Museu, e criou o conceito de salas que servem tanto para apresentar no seu interior as esculturas de pequenas dimensões, como base para algumas esculturas de grande porte, que assim ficam na mesma altura do mezanino, podendo ser observadas também pelo público a partir deste andar

As salas funcionarão também como suporte para acolher os textos e pensamentos do artista, do curador e do poeta romântico alemão Novalis. 

A exposição terá, então, esculturas no chão, suspensas, sobre essas salas e dentro delas.  São duas grandes obras sobre as salas e três presas no teto. Uma delas, “Um sopro dolorosamente suave”, tem 7 metros de comprimento, pesa cerca de 400 quilos e “flutuará sobre a exposição como uma nuvem”. Ela é composta por duas bolas de ferro, pendurada no teto, que são sustentadas por uma malha de ferro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.