terça-feira, 23 de abril de 2013

Porto Alegre > Galeria Bolsa de Arte inaugura dia 25 a exposição do artista e designer Hugo França.



Hugo nasceu em Porto Alegre, em 1954. Formado em engenharia, começou a desenvolver seu método de projeto a partir da observação da natureza e das necessidades do homem. Morou durante 15 anos em Trancoso, Bahia, onde percebeu o grau de desperdício na extração e uso da madeira. Essa vivência pautou o seu trabalho. 
                                                          
A técnica artesanal aprendida através da observação dos nativos pataxós na confecção de suas canoas é sua maneira de concretizar esse conceito e transformá-lo em peças raras e únicas, nos remetendo ao que parecia esquecido pelo homem.
Suas esculturas mobiliárias são criadas de maneira singular. As peças são resultado de sua sensibilidade em perceber uma função para as formas sugeridas pela natureza. Assim, Hugo França faz com a natureza uma parceria criativa e de cooperação ecológica já que toda a matéria-prima utilizada são resíduos florestais encontrados em áreas desmatadas e queimadas no sul da Bahia, em geral, a madeira da árvore Pequi.

Hugo ganhou prêmios diversos, entre eles, Top Ten  Brasil Faz Design do Museu da Casa Brasileira (1998) e da publicação americana House & Garden como  um dos “50 New Tastemakers” (2007). Foi lançado em 2007 um livro sobre sua obra escrito por Evelise Grunow e editado pela Viana & Mosley e, em 2008, o livro “The Story of the Tree” – projeto homônimo e simultâneo à sua exposição individual na Galeria R20th Century de Nova Iorque.

A exposição que ficará aberta à visitação até o dia 1 de junho próximo, e sua primeira mostra individual no estado de seu nascimento, reúne um conjunto de 18 peças de grandes e médios formatos. A galeria está aberta de segunda às sextas-feiras das 10:30 às 19:00 horas e aos sábados das 10:00 às 13:30 horas. Maiores informações  pelos telefones 051-33326799, 99763600, 99991115 e bolsadearte@bolsadearte.com.br e pelo site www.bolsadearte.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.