segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Rio de Janeiro > A exposição "As coisas estão no mundo", sw Marilá Dardot, na Galeria Sílvia Cintra, foi prorrogada até 11 de outubro

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


A artista realiza sua primeira individual como parte do elenco da galeria, e se prepara para ocupar todo o piso com a instalação “As coisas estão no mundo”, além das paredes do espaço com a série “Cores, Nomes”.



A exposição

Marilá Dardot, artista top da arte contemporânea, com instalação em Inhotim e obras nas coleções do Museu de Arte da Pampulha, MAM de SP e Pinacoteca de SP, está no Rio para montar a exposição.

A instalação ocupa trinta metros quadrados do chão da galeria Silvia Cintra + Box 4, na Gávea. Para produzi-la, a artista utilizou papéis de testes de impressão de livros de arte para cada uma das letras da frase que dá nome à obra.

O preparo foi demorado porque Marilá esculpiu cada letra in loco. Também fazem parte da instalação os restos dos picotes de papel que ficaram espalhados no piso da galeria.

Para criar “Cores, Nomes”, Marilá colecionou versos de grandes poetas brasileiros, e selecionou seis frases de João Cabral de Melo Neto, Murilo Mendes, Paulo Leminski e Manoel de Barros, nas quais uma cor específica é tema central de cada obra. Assim surgiram, por exemplo, o Azul, Manoel, com “o azul me descortina para o dia” e o Amarelo, João: “amarelo vegetal, alegre de sol livre”.

Marilá manteve a tipologia original dos livros, escaneou as frases e ampliou em papel algodão. Cada folha recebe intervenção da artista com um guache da mesma cor referente ao verso. A tinta ultrapassa os limites do papel, sangra o passe-partout até alcançar a própria parede.

Sobre a artista

Marilá Dardot Magalhães Carneiro nasceu em Belo Horizonte em 1973. Artista visual. Forma-se em comunicação social pela UFMG, Belo Horizonte, em 1996. Cursa artes plásticas na Escola Guignard, Belo Horizonte, de 1997 a 1999. Inicia, em 2001, mestrado em linguagens visuais no programa de pós-graduação da Escola de Belas Artes da UFRJ, Rio de Janeiro.

Galeria Silvia Cintra + box 4

O que: 
Exposição Marilá Dardot – As coisas estão no mundo

Onde: 
Galeria Silvia Cintra + box 4 – Rua das Acácias, 104, Gávea – Rio de Janeiro

Quando: 
Exposição em andamento, prorrogada até 11 de outubro
De segunda a sexta das 10h às 19h. Sábado das 12h às 18h.
Para mais informações: www.silviacintra.com.br
Contato: (21) 2521-0426

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.