quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Rio de Janeiro > Exposição da artista paulistana Célia Euvaldo na Anita Schwartz Galeria de Arte

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


Célia Euvaldo

Anita Schwartz Galeria de Arte, Rio
Exposição: 10 de outubro a 9 de novembro de 2013
Entrada Franca



Anita Schwartz Galeria de Arte apresenta a exposição da artista paulistana Célia Euvaldo (1955), que tem um trabalho reconhecido na pintura e no desenho. Na mostra, serão apresentadas oito pinturas inéditas da artista em grandes dimensões, com tamanhos que chegam a 140cm x  360cm. Os trabalhos foram produzidos este ano, especialmente para esta exposição.

Até 1997, seu trabalho consistiu basicamente em desenho sobre papel, explorando e estirando os limites desse suporte. A partir de então, a pintura tem sido o foco principal de seu trabalho. Em junho deste ano, apresentou uma pintura direto na parede na mostra individual “Sobre parede”, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Em 2006, expôs na Estação Pinacoteca, em São Paulo, e em 2005 participou da 5ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre.

Na exposição na Anita Schwartz Galeria de Arte serão apresentadas pinturas feitas em tinta a óleo preta sobre a tela branca. “O branco do suporte da tela é ativado pela relação que a parte pintada de preto estabelece”, ressalta a artista que aplica a tinta na tela usando uma vassoura, “em ‘pinceladas’ ortogonais horizontais ou verticais superpostas, deixando seu rastro em estrias espessas, que revelam a direção do traço”.

“As pinturas e desenhos de Célia Euvaldo necessitam apenas de traços, pretos ou brancos, e de um modo simples de arranjar esses traços no papel ou na tela. Nada mais é requisitado para que uma obra vingue. Não há cores, composições e toda sorte de refinamentos que a história da arte põe à disposição de um artista contemporâneo”, escreveu o crítico de arte Alberto Tassinari no livro “Célia Euvaldo” (Cosac Naify, 2008).

“Nesses quadros atuais, tento simplificar, traçando menos linhas já que, mais grossas, menos movimentos são necessários para cobrir a tela e assim, também, os acontecimentos ficam reduzidos, o que favorece a abordagem mais geométrica – os movimentos horizontais e os verticais. É justamente aí, no balanço entre geometria e gesto solto e nos diferentes arranjos com tão poucas variáveis, que tenho a possibilidade de ampliar a série ao infinito. Acho que esse tipo de trabalho, mais ou menos repetitivo, acabou me levando a uma depuração, como se eu estivesse em busca de uma essência. Mas o que busco mesmo é ter densidade com poucos elementos, como um poema”, afirma a artista.

Célia Euvaldo divide as obras da exposição em três categorias: horizontais, verticais e quase quadradas.

Nas horizontais, que medem de 140cm x 360cm a 90cm x 210 cm, a cor branca predomina na tela. “As pinceladas pretas horizontais, de um lado ao outro da tela, acentuam ainda mais a horizontalidade e funcionam como traço e massa ao mesmo tempo”, explica a artista.

Com medidas que vão de 230cm x 135cm a 150cm x 100cm, nas pinturas verticais uma “massa compacta de tinta preta se aloja em alguma parte da tela, contradizendo a sua verticalidade com predominância de pinceladas horizontais”.

Nas pinturas quase quadradas, com medida de 200cm x 250cm, “as áreas de preto sugerem divisões da tela em quatro quartos”.

O crítico de arte Alberto Tassinari afirma no livro: “Não basta, nas obras de Célia Euvaldo, dispor quaisquer traços meio a esmo. Ao contrário, os traços, separáveis um do outro em boa medida, são assemelhados em cada obra singular, e também o diagrama que desenham não contraria esse assemelhar-se. O acaso, a rebarba, as sobras da obra só ganham importância e indicam o imprevisto, a novidade, porque a obra possui um esquema que, em tese, seria homogêneo e nítido”.


Serviço: Célia Euvaldo
Anita Schwartz Galeria de Arte, Rio
Exposição: 10 de outubro a 9 de novembro de 2013
Entrada Franca
Anita Schwartz Galeria de Arte
Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, 22470-100, Rio de Janeiro
Telefones: 21.2274.3873 e 2540.6446
Horário: 10h às 20h, de segunda a sexta, e das 12h às 18h, aos sábados
Entrada franca


Mais informações: CW&A Comunicação
                               Claudia Noronha / Beatriz Caillaux/ Marcos Noronha
                               21 2286.7926 e 3285.8687

                               claudia@cwea.com.br / beatriz@cwea.com.br / marcos@cwea.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.