sábado, 13 de junho de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 13 de junho de 2015 > Sábado > Postado às 10:34

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014


Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ




- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg

- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE

- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh

Provérbios Alemães (Wikiquote)

  • Besser arm in Ehren als reich in Schanden
    • "Melhor pobre com honra do que rico em vergonha."


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja

Destaque > 


Nesta data, em 1763, nasce José Bonifácio de Andrada e Silva, estadista brasileiro (m. 1838).
  • O príncipe D. Pedro era de tal forma dependente de José Bonifácio que, sem este, não haveria independência. O "Patriarca" lhe controlava os atos aconselhava os passos a seguir, e igualmente colocava as frases em sua boca. 
  • Tornaram-se adversários durante a Constituinte, D. Pedro I colocou José Bonifácio (e os irmãos) na cadeia, depois baniu-o para a França. Mas, ao abdicar, em 1931, por falta de opções, não teve outro caminho senão o de nomear o "Patriarca" como preceptor do príncipe D. Pedro, então com 6 anos de idade. 
  • E foi José Bonifácio que levou o menino, oito anos depois, a proferir a frase: "Sim, eu quero!", com a qual autorizou sua emancipação, tornando-se imperador aos 14 anos de idade. 
  • O "Patriarca" morreria três anos após a Maioridade de D. Pedro II, sem acompanhar os acontecimentos, quase que folclóricos, que levaram o novo imperador ao casamento com Teresa Cristina, a Princesa das Duas Sicílias. (Paulo Victorino)
  • José Bonifácio de Andrada e Silva (Santos, 13 de junho de 1763 — Niterói, 6 de abril de 18381 ) foi um naturalista, estadista e poeta brasileiro. 
  • É conhecido pelo epíteto de "Patriarca da Independência" por ter sido uma pessoa decisiva para a Independência do Brasil.  
  • Pode-se resumir brevemente sua atuação dizendo que foi ministro do Reino e dos negócios estrangeiros de janeiro de 1822 a julho de 1823. De início, colocou-se em apoio à regência de D. Pedro de Alcântara. Proclamada a Independência, organizou a ação militar contra os focos de resistência à separação de Portugal, e comandou uma política centralizadora. 
  • Durante os debates da Assembleia Constituinte, deu-se o rompimento dele e de seus irmãos Martim Francisco Ribeiro de Andrada e Antônio Carlos Ribeiro de Andrada Machado e Silva com o imperador. 
  • Em 16 de julho de 1823, D. Pedro I demitiu o ministério e José Bonifácio passou à oposição. Após o fechamento da Constituinte, em 11 de novembro de 1823, José Bonifácio foi banido e se exilou na França por seis anos. 
  • De volta ao Brasil, e reconciliado com o imperador, assumiu a tutoria de seu filho quando Pedro I abdicou, em 1831. 
  • Permaneceu como tutor do futuro imperador até 1833, quando foi demitido pelo governo da Regência. (Wikipedia)



Nesta data, em 1827, nasce Alberto Henschel, fotógrafo e empresário teuto-brasileiro (m. 1882)


Nesta data, em 1998, morre Lúcio Costa, arquiteto brasileiro nascido na França (n. 1902). Foi discípulo de Le Corbusier e mestre de Oscar Niemeyer.
  • Iniciou parceria com o arquiteto ucraniano Gregori Warchavchik, que construiu a primeira residência considerada moderna no Brasil.  
  • Em 1930, nomeado ministro da Educação e Saúde o jurista Francisco Campos, chamou para seu chefe de gabinete Rodrigo Melo Franco de Andrade de grande influência entre os modernistas de São Paulo e Rio de Janeiro. 
  • Por indicação deste, nomeado para dirigir a Escola Nacional de Belas Artes, o jovem arquiteto Lúcio Costa, com a missão de renovar o ensino das artes plásticas e implantar um curso de arquitetura moderna.  
  • Apesar de ter sido um dos grandes nomes do modernismo no Brasil, Lúcio Costa começou a carreira projetando construções neocoloniais, algumas das quais podem ser admiradas no Largo do Boticário, Rio de Janeiro.  
  • Alterações introduzidas por Lúcio Costa mudaram a estrutura e o espírito do salão anual. Apareceram pela primeira vez na velha escola, ao lado dos antigos frequentadores, artistas ligados à corrente moderna, na sua maioria vindos da capital paulista. 
  • A trigésima oitava Exposição Geral (1931), foi por isso chamada de Salão revolucionário. Entre os alunos da renovada escola de arquitetura estava o jovem Oscar Niemeyer. (Wikipedia) 
  • O grande marco da arquitetura moderna foi o atual Edifício Gustavo Capanema, construído como sede da Secretaria da Educação e Saúde em 1937. O esboço é do francês Le Corbusier; o projeto geral, de Lúcio Costa; o detalhamento é do então estagiário Oscar Niemeyer; o painel principal é de Cândido Portinari, tendo como assistentes Burle Marx e Enrico Bianco, além do casal Cassa.
  • Portinari também desenhou os azulejos, que foram pintados, um a um, pelos artistas do Grupo Santa Helena que, junto a Paulo Rossi Osir (Osirarte), montaram um forno em Pirituba (bairro de São Paulo) para a queima das peças. 
  • Foi a fina flor da técnica e da arte, trabalhando para esse prédio, que se tornou referência do modernismo brasileiro. (Paulo Victorino)



“A única coisa do planejamento é que as coisas nunca ocorrem como foram planejadas.”  >> Lucio Costa


Frases - http://kdfrases.com



IstoÉ > A revista da semana já está nas bancas e pode ser acessada, na íntegra, também pela Internet


Colher de chá

Mistura fina > Na Suécia, o rei é pop, a rainha é brasileira e a nora é ex-stripper.

A entrada da ex-stripper e ex-garçonete Sofia Hellqvist na capela do Palácio Real de Estocolmo, neste sábado, ficará na memória do povo sueco 




Época > A revista da semana já está nas bancas, mas, na internet, é só para assinantes. Você pode ver o Índice

Colher de chá

Um trecho da reportagem de capa Leia

Veja > A revista da semana já está nas bancas e será liberada na internet dentro de uma semana. Por enquanto, só o Índice


Colher de chá

Um trecho da reportagem de capa.

E MAIS

Dez anos depois, o que fazer com Champinha?

Passados dez anos do crime que chocou o Brasil, o carrasco de Liana Friedenbach está internado em uma unidade de saúde do Estado porque não pode ser preso – e muito menos solto








Carta-Capital > A revista da semana já está nas bancas e será liberada na Internet dentro de uma semana > Por enquanto, só o Índice

Colher de Chá

Roberto Carlos perde, e STF libera biografias

Em julgamento no qual o advogado do cantor comparou as biografias com um estupro, ministros classificaram pedido de autorização prévia de censura




SUÉCIA > Ao invés de Webcam, um vídeo com o último casamento real na Suécia, o da princesa Madeleine (quarta na linha de sucessão) com um banqueiro novaiorquino, que não era nobre, mas também não era pobre. Este enlace ocorreu em junho de 2013  VEJA

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=657925&tm=7&layout=122&visual=61

O outro casamento, que se celebra hoje, une um príncipe de linhagem, com uma Cinderela, que conseguiu cativar e alcançar os corações de toda a família real. 




Jornal das 10 (ontem à noite)







Globo Repórter (Edição ontem)
"Isso é lá com Santo Antônio..."

Fantástico (Rede Globo)

Filho de Pablo Escobar fala da infância exótica em entrevista exclusiva

Juan Pablo Escobar cresceu cercado de luxo, como um príncipe milionário, mas todo esse dinheiro estava manchado de sangue.





G1 > Pop & Arte

  1. PARÁ

    'Foi o melhor presente', diz casal do Pará que vai casar no Rock in Rio

    Alcyr Morrison e Klena Sarges estão entre os 7 casais vencedores concurso. Noivos concorreram com mais de 600 casais de todo o Brasil.
Mais notícias de G1 POP & Arte

BBC Brasil, na foto e no mundo

Jed Rakoff
Em entrevista à BBC Brasil, Jed Rakoff - que não comentou ação contra estatal - diz que multar empresas por fraudes não previne crimes.

Mais notícias da BBC Brasil


"El País", de Espanha, em português

O brasileiro que comprou a TAP

David Neeleman, novo dono da linha de bandeira de Portugal é mórmon e tem nove filhos, mais do que companhias aéreas

Brasileiro dono da Azul compra a companhia aérea portuguesa TAP

J. M. Lisboa
Governo português privatiza empresa e entrega o controle a Neeleman. Em 2014, a TAP teve prejuízo de 44 milhões de euros
Mais notícias de "El País"




Clique na imagem para ver "El País" em original



Grupos alternativos de izquierda gobernarán las mayores ciudades


PP y PSOE solo están al frente en cuatro de los diez municipios más poblados
Madrid, Barcelona, Valencia y Zaragoza, dirigidas por plataformas recién creadas
Sevilla es la principal urbe de los socialistas, y Málaga la de los populares

El socialista Puig será presidente en Valencia a cambio de dar medio Gobierno a Compromís
Las plataformas alternativas de izquierda gobernarán a partir de hoy cuatro de las cinco ciudades más importantes y pobladas de España: Madrid, Barcelona, Valencia y Zaragoza, que suman más de seis millones de habitantes. INTEGRA DA NOTÍCIA NO QUIOSQUE
Fuente: elaboración propia.
EL PAÍS


"Clarin", de Argentina, em português


ARGENTINA

Ano eleitoral: dólar paralelo sob controle até quando?

Alcadio Oña 

O governo está conseguindo, finalmente, "pesificar" a economia. Só que isso cheira a milagre de curto prazo, amarrado e montado sobre uma impressionante bicicleta financeira.


"Notícias ao Minuto", de Portugal

O Bloco de Esquerda considerou hoje que está em marcha "um grave acordo de regime", entre PSD/CDS e PS, para permitir aos agentes das "secretas" acederem a registos de faturação telefónica e de localização de cidadãos.
Mais notícias da edição portuguesa

"Notícias ao Minuto", do Brasil

'As pessoas pecam tanto que depois viram evangélicas', brinca Silvio

O apresentador Silvio Santos fez brincadeiras com Sula Miranda sobre a sua conversão religiosa durante a gravação de seu programa dominical no SBT. O apresentador questionou o fato de ela ter se convertido para a religião evangélica e há dois anos ter retomado a carreira musical sertaneja um pouco mais distante do gospel.
Mais notícias da edição brasileira


"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro

















Mais notícias do Jornal do Brasil


BÁRBARA EVANS

Mais notícias do R7 Esportes










PORTO ALEGRE (RS)


JOINVILLE > SANTA CATARINA 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.