segunda-feira, 29 de junho de 2015

Eventos em destaque no dia 30 de junho de 2015 > Terça-Feira > Postado na véspera às 4:43 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

30 de junho de 2014.
181.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 184 para acabar o ano.


1520 - Os espanhóis são expulsos de Tenochtitlán.

1559 - O Rei Henrique II de França é seriamente ferido durante uma justa contra Gabriel de Montgomery.
1758 - Guerra dos Sete Anos: Começa a Batalha de Domstadtl.
1793 - Inauguração do Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa

1847 - Assinatura da Convenção de Gramido. Era rainha a brasileira Maria da Glória, filha de D. Pedro I do Brasil, com o título de D. Maria II.
  • A Convenção de Gramido, foi um acordo assinada a 29 de Junho de 1847, na Casa Branca do lugar de Gramido, em Valbom, Gondomar, com o objectivo de pôr fim à insurreição da Patuleia. 
  • A Convenção foi assinada entre os comandantes das forças militares espanholas e britânicas que tinham entrado em Portugal ao abrigo da Quádrupla Aliança e os representantes da Junta do Porto e selou a derrota dos setembristas frente aos cartistas na guerra civil que tinha assolado Portugal em 1846-1847.  
  • A guerra civil, que tanto assustara a rainha D. Maria II, terminava assim e, apesar do discurso pacificador que manteve, a rainha ficou deveras ressentida com os vencidos, aos quais nem sempre mostrou a clemência que se poderia esperar, sendo nisso acompanhada pelos principais líderes vencedores.  
  • Em resultado dessa atitude, em breve resultaram perseguições sobre os vencidos, as quais criaram um novo clima de instabilidade que inevitavelmente conduziria a nova revolta, que estalaria em 1851, e que ficaria conhecida por Regeneração. (Wikipedia)


1860 - Ocorre o mais famoso debate sobre a Teoria da Evolução, na Universidade de Oxford, entre Thomas Henry Huxley, o "buldogue de Darwin", e o bispo Samuel Wilberforce.

1908 - Uma explosão, provavelmente causada pela queda de um meteorito na Sibéria, provocou tremores até o centro da Europa. É o evento de Tunguska.
1913 - A Sérvia e a Grécia se unem contra a Bulgária provocando a segunda Guerra Balcânica.

1936 - O Imperador Haile Selassie da Etiópia pede ajuda à Liga de Nações contra a invasão de Mussolini.

1941 - Segunda Guerra Mundial: Operação Barbarossa - A Alemanha captura Lviv, na Ucrânia.
  • Era a traição, com o ataque de surpresa que a Alemanha fez sobre a União Soviética, até então sua aliada, havendo mesmo um pacto assinado de não agressão. 
  • A partir desse momento, a Rússia passou para o lado contrário, apoiando Estados Unidos e Europa, até então inimigos. 
  • E foi a União Soviética que, em 1945, invadiu a Alemanha, destruindo Berlim e levando Hitler ao suicídio, com o subsequente Armistício, assinado em 8 de maio de 1945, que pôs fim à Segunda Guerra Mundial. (Paulo Victorino)


1960 - Congo consegue sua independência da Bélgica.
1971 - Três cosmonautas a bordo da nave soviética Soyuz 11 morrem depois de uma despressurização na cápsula espacial.

1974 - O bailarino russo Mikhail Baryshnikov pede asilo ao Canadá durante uma turnê da companhia Bolshoi.

1980 - O papa João Paulo II pisa em solo brasileiro pela primeira vez e visita uma cidade por dia ao longo dos treze dias que passa no país.

1997 - J.K. Rowling, escritora inglesa, lança o primeiro livro da série Harry Potter.

1998 - Joseph Estrada é empossado como décimo-terceiro presidente das Filipinas.

2002 - A Seleção Brasileira de Futebol sagra-se pentacampeã da Copa do Mundo de Futebol, ao derrotar a Alemanha na final, por 2 a 0, em Yokohama (Japão). É o "Canto do Cisne". A seleção teve mau desempenho nas três copas que se seguiram.

Os artífices do Pentacampeonato:
  • Marcos: mítico no Palmeiras, Marcos foi salvador e perfeito com a camisa da seleção na Copa de 2002. Muito querido por Felipão, o goleiro deixou Dida e Rogério Ceni no banco para entrar para a história. Pegou tudo no jogo contra a Bélgica, nas oitavas, e continuou a ser “santo” nas partidas seguintes, contra Inglaterra, Turquia e Alemanha. Um dos maiores goleiros de nosso futebol.

  • Lúcio: tirando a falha nas quartas de final, contra a Inglaterra, foi um leão em campo com muita disposição e raça. Virou intocável na zaga nacional por muitos anos, disputando ainda as Copas de 2006 e 2010.

  • Roque Júnior: outro escudeiro de Felipão, Roque Júnior jogou demais no Palmeiras de 1995 até 2000, conquistando quase todos os títulos possíveis, até se transferir para o Milan, em 2000. Fez uma ótima Copa, não comprometeu e jogou muita na final contra a Alemanha.
  • Edmílson: estrela do São Paulo no final da década de 90, Edmílson podia jogar tanto como zagueiro quanto como volante, sendo eficiente e talentoso em ambas as posições. Na Copa, jogou muito bem, marcou até golaço e compôs uma forte defesa, que cresceu justamente na reta final do Mundial.

  • Cafu: sempre com o fôlego nas alturas, ótimo no apoio ao ataque e eficiente auxiliando a defesa, Cafu herdou a braçadeira de capitão do lesionado Emerson na conquista do pentacampeonato mundial e se tornou o primeiro (e único) jogador a disputar três finais de Copa do Mundo de maneira consecutiva. Um craque e símbolo daquele Brasil campeão.

  • Gilberto Silva: fez uma Copa perfeita ao comandar o meio de campo brasileiro com muita técnica, marcação e visão de jogo. Era uma estrela no Atlético-MG até ir para o Arsenal, em 2002, onde fez história. Foi implacável e perfeito naquela seleção. E sinônimo de volante talentoso.

  • Kléberson: campeão brasileiro com o Atlético-PR em 2001, Kléberson ganhou a convocação para a Copa e ostentou a reserva até começar a entrar no time no jogo contra a Costa Rica, mostrar muita eficiência e ganhar a posição de Juninho. Fez partidas memoráveis contra Inglaterra, Turquia e Alemanha, ajudando no elo entre meio de campo e ataque com muita velocidade.

  • Juninho Paulista: foi improvisado como volante do Brasil no começo da Copa, fazendo às vezes o papel de meia com o avanço de Edmílson ao meio, auxiliando Rivaldo e Ronaldinho no ataque. Com o andamento da Copa, perdeu a posição para Kléberson, mas teve sua contribuição quando jogou.

  • Ronaldinho: estrela em franca ascensão depois de jogar muito no Grêmio, Ronaldinho cumpriu muito bem seu papel na equipe de Felipão, principalmente no jogo contra a Inglaterra, quando virou praticamente sozinho a partida com uma assistência e um golaço épico. Essencial no penta.

  • Denílson: o atacante era o amuleto do segundo tempo, quando o Brasil já vencia a partida e precisava “cozinhar” o jogo até o apito final. Com suas firulas e dribles, enervava os adversários e garantia preciosos minutos à equipe. Sua cena correndo de cinco turcos, na semifinal, é impagável.

  • Edílson: o capetinha não foi o mesmo dos tempos de Corinthians, mas ainda sim ajudou o Brasil em algumas partidas, como contra a Turquia, na semifinal, quando entrou como titular no lugar do suspenso Ronaldinho.

  • Rivaldo: foi, ao lado de Ronaldo, um dos maiores craques do Brasil na Copa. Meia habilidoso, inteligente e goleador, Rivaldo jogou muito, mas muito naquele Mundial. Deu assistências, marcou gols, deu dribles desconcertantes, fez tabelinhas… Foi genial e fundamental. Sem ele, dificilmente o Brasil voltaria para casa com a taça. Craque eterno.

  • Roberto Carlos: da esquerda, Roberto Carlos mandava cruzamentos perfeitos e passes açucarados para os companheiros fazerem estragos nas defesas dos adversários. Depois do papelão e estrelismo protagonizado na Copa de 1998, o lateral deu a volta por cima em 2002 com atuações sem vaidade e muito futebol. Um dos grandes da conquista do penta.
  • Luizão: era reserva de ninguém mais ninguém menos que Ronaldo, por isso, não teve chances de brilhar. Mesmo assim, foi o principal responsável pela primeira vitória da seleção na Copa, contra a Turquia, ao sofrer o “pênalti” que resultou no gol da vitória por 2 a 1. Teve esperteza ao cair dentro da área, enganando o árbitro coreano.

  • Ronaldo: o que dizer do Fenômeno, artilheiro da Copa com oito gols, autor dos dois gols que deram ao Brasil o pentacampeonato contra a Alemanha e grande herói do título verde e amarelo? O atacante fez tudo e mais um pouco no Oriente e deu a volta por cima numa das histórias mais marcantes do futebol mundial. Superou contusões, ficou mais de um ano sem jogar e mesmo assim manteve seu status de ídolo e com a confiança do técnico Felipão. É, sem dúvida, o maior símbolo da superação que marcou aquela seleção e ele próprio. Eterno.

  • Luiz Felipe Scolari (Técnico): salvador da pátria em 2001, quando conseguiu classificar o Brasil para a Copa, Felipão superou os obstáculos no início de seu trabalho, construiu um grupo fechado e “familiar” e trouxe para o Brasil a Copa do Mundo de futebol.  MATÉRIA NA ÍNTEGRA


2002 - Morre o médium brasileiro Chico Xavier aos 92 anos.

2004 - A sonda espacial Cassini-Huygens é capturada pela órbita do planeta Saturno.
2008 - Primeiro centro de armazenamento subterrâneo de dióxido de carbono na Europa, em Ketzin, Alemanha.

2010 - Nos Estados Unidos, a Metro-Goldwyn-Mayer entra em falência por conta de dívidas. O "leão" adormeceu.


1470 - Carlos VIII, rei de França (m. 1498).
1503 - João Frederico I, Eleitor da Saxônia (m. 1554).
1685 - John Gay, poeta inglês (m. 1732).
1758 - António Leal Moreira, compositor português (m. 1819).

1789 - Horace Vernet, pintor francês (m. 1863).
  • Émile Jean-Horace Vernet (Paris, 30 de junho de 1789 — Paris, 17 de janeiro de 1863) foi um pintor francês, renomado por seus panoramas de batalhas. 
  • Vernet especializou-se na glorificação da era napolônica e posteriormente também esteve a serviço de Luís Filipe e de Napoleão III.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR


1791 - Félix Savart, físico e médico francês (m. 1841).
1801 - Frédéric Bastiat, economista francês (m. 1850).
1805 - Diogo Inácio de Pina Manique, Intendente da Polícia e Desembargador do Paço, entre outros cargos (n. 1733)
1817 - Joseph Dalton Hooker, botânico e explorador inglês (m. 1911).
1843 - Ernest Mason Satow, diplomata britânico (m. 1929).
1871 - Alfredo da Silva, empresário português (m. 1942).
1884 - Georges Duhamel, autor francês (m. 1966).
1892 - Oswald Pohl, oficial nazista alemão (m. 1951).
1893 - Walter Ulbricht, líder comunista alemão (m. 1973).
1898 - Alfredo Duhalde Vásquez, político chileno (m. 1985).
1900 - Beatrix Loughran, patinadora artística estadunidense (m. 1975).
1906
Anthony Mann, cineasta estadunidense (m. 1967).
Tribhuvan, rei do Nepal (m. 1955).
1911 - Czesław Miłosz, escritor e poeta polonês, ganhador do Prêmio Nobel (m. 2004).
1912 - Ludwig Bölkow, engenheiro alemão (m. 2003).
1913 - Alfonso López Michelsen, político e jurista colombiano (m. 2007)
1914
Francisco da Costa Gomes, militar e presidente de Portugal (m. 2001).
Vladimir Chelomei, cientista soviético (m. 1984).
1917 - Susan Hayward, atriz norte-americana (m. 1975).

1919 - Ed Yost, inventor norte-americano (m. 2007) > Ele criou o balão de ar quente, tal como o conhecemos hoje.

1926 - Paul Berg, bioquímico norte-americano, vencedor do Prêmio Nobel de Química.
1931 - Andrew Hill, músico norte-americano (m. 2007).
1933
Tomislav Ivić, treinador de futebol croata (m. 2011).
Lea Massari, atriz italiana.
1939 - José Emilio Pacheco, poeta e escritor mexicano (m. 2014).
1942 - Robert Ballard, oceanógrafo norte-americano.
1943 - Florence Ballard, cantora norte-americana (The Supremes) (m. 1976).
1944 - Terry Funk, wrestler e ator norte-americano.
1948 - Raymond Leo Burke, religioso norte-americano.
1951 - Stanley Clarke, músico norte-americano.
1952 - David Garrison, ator norte-americano.
1953 - Krystyna Bochenek, política polonesa (m. 2010).
1954 - Serj Sargsyan, político armênio.
1957 - Zezé, futebolista brasileiro (m. 2008).
1958 - Irina Vorobieva, patinadora artística russa.
1959
Vincent D'Onofrio, ator norte-americano.
Brendan Perry, cantor, compositor, músico e produtor musical inglês (Dead Can Dance, The Scavengers)
1960 - Tony Bellotto, guitarrista, escritor e apresentador de televisão brasileiro.
1963 - Yngwie J. Malmsteen, guitarrista sueco.
1964
Mark Waters, diretor de cinema norte-americano.
Alexandra, Condessa de Frederiksborg.
1965 - Gary Pallister, ex-futebolista inglês.
1966
Mike Tyson, ex-pugilista norte-americano, campeão de pesos pesados.
Marton Csokas, ator neozelandês.
Kerry Fox, atriz neozelandesa.
Andrey Abduvaliyev, ex-atleta tadjique de lançamento de martelo.
1968 - Phil Anselmo, músico norte-americano.
1969
Alphonse Yombi, ex-futebolista camaronês.
Carlos Llamosa, ex-futebolista norte-americano.

1969 - Dira Paes, atriz brasileira.

1970
Antonio Chimenti, ex-futebolista italiano.
Sam Lake, ator e escritor norte-americano.
1971
Monica Potter, atriz norte-americana.
Jeaustin Campos, ex-futebolista e treinador de futebol costarriquenho.
1972 - Ramón Menezes, futebolista brasileiro.
1973 - Frank Rost, ex-futebolista alemão.
1975
Ralf Schumacher, ex-piloto alemão de Fórmula 1.
James Bannatyne, ex-futebolista neozelandês.
Rami Shaaban, ex-futebolista sueco.
1976 - Kim Young-Chul, futebolista norte-coreano.
1977
Tathiana Garbin, ex-tenista italiana.
Justo Villar, futebolista paraguaio.
1978 - Claudio Rivalta, futebolista italiano.
1979
Matisyahu, cantor norte-americano.
Sylvain Chavanel, ciclista francês.
1980
Rade Prica, futebolista sueco.
Seyi Olofinjana, futebolista nigeriano.

1980 - Veruska Ramirez, modelo venezuelana.

1981
Can Artam, piloto turco de corridas.
Vahina Giocante, atriz francesa.
Tom Burke, ator inglês.
1982
Andy Knowles, músico britânico.
Lizzy Caplan, atriz norte-americana.
1983 - Cheryl Cole, cantora inglesa.
1984
Fantasia Barrino, cantora e atriz norte-americana.
Gustavo Ilha, velejador brasileiro.
Gabriel Badilla, futebolista costarriquenho.
Miles Austin, jogador de futebol americano estadunidense.
1985
Cody Rhodes, lutador estadunidense de luta livre.
Michael Phelps, nadador norte-americano, campeão olímpico.
Ryan Lochte, nadador norte-americano, campeão olímpico.
Rafał Blechacz, pianista polonês.
Kazbek Geteriev, futebolista cazaque.
1986
Victoria Crawford, wrestler e modelo norte-americana.
Alicia Fox, wrestler e modelo norte-americana.
Fredy Guarín, futebolista colombiano.
1988
Alex Cazumba, futebolista brasileiro.
Sean Marquette, ator norte-americano.
1989
Miguel Vítor, futebolista português.
Asbel Kiprop, atleta queniano.
1992 - Chay Suede, ator e cantor brasileiro.

1995 - Marina Ruy Barbosa, atriz brasileira.

1999 - Lourdes Mansilla, atriz argentina.


350 - Nepociano, usurpador do Império Romano.

1224 - Adolfo de Osnabrück, Santo Adolfo (n. 1185).
1538 - Carlos de Egmond, duque de Gueldres (n. 1467)
1660 - William Oughtred, matemático inglês (n. 1575).
1670 - Henriqueta Ana Stuart, princesa inglesa (n. 1644).
1785 - James Edward Oglethorpe, filantropo e general inglês (n. 1696).
1818 - Manuel de Almeida de Carvalho, bispo de Belém do Pará (n. 1747).
1857 - Alcide Dessalines d'Orbigny, naturalista e explorador francês (n. 1802).
1882
Charles J. Guiteau, assassino do presidente estadunidense James A. Garfield (n. 1841).

1882 - Alberto Henschel, fotógrafo teuto-brasileiro (n. 1827).
  • Alberto Henschel (Berlim, 13 de Junho de 18271 — Rio de Janeiro(A), 30 de Junho de 18822 ) foi um fotógrafo teuto-brasileiro, considerado o mais diligente empresário da fotografia no Brasil do século XIX, com escritórios em Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, 
  • Henschel foi também responsável pela vinda de outros fotógrafos profissionais ao país, como o seu compatriota Karl Ernest Papf — com quem trabalharia mais tarde — e seu filho, Jorge Henrique Papf, que sucederia ao pai no ramo da fotografia.  
  • Henschel ficou conhecido por produzir belas imagens do Rio de Janeiro como fotógrafo paisagista e por ser um excelente retratista 
  • Sua fama como retratista rendeu o título de Photographo da Casa Imperial, habilitando-o a retratar o cotidiano da monarquia brasileira durante o Segundo Reinado, inclusive fotografando o imperador Dom Pedro II e sua família.


1919 - John William Strutt, matemático britânico, vencedor do Prêmio Nobel de Física (n. 1842).

1934 - Mortos durante a Noite das Facas Longas:
Erich Klausener, político alemão (n. 1885).
Kurt von Schleicher, chanceler da República de Weimar (n. 1882).
Gregor Strasser, político alemão (n. 1884).
Gustav Ritter von Kahr, primeiro-ministro da Baviera (n. 1862).
  • Adolf Hitler revoltou-se contra o líder da SA, Ernst Röhm, pois este ansiava em transformar seus liderados (que já contavam com três milhões de integrantes, chamados de camisas pardas) no embrião do futuro exército da Alemanha Nazista.
  • Este grupo via o uso da violência nas ruas como melhor modo de disciplina, algo totalmente contra o regime que Hitler queria impor na sociedade alemã.  
  • Pelo menos oitenta e cinco pessoas morreram durante o evento e milhares foram presas. 
  • A maioria das mortes foi causada pela Schutzstaffel (SS), um grupo de elite especial, e pela Gestapo (Geheime Staatspolizei), a polícia secreta. 
  • Com o expurgo, foi consolidado o apoio do Reichswehr a Hitler. (Wikipedia)


1953 - Charles Miller, pai do futebol e do rugby no Brasil (n. 1874). O rugby não pegou; já o futebol... > Charles Miller é o "bigodudo" em frente à bola virtual.

1957 - José Rodrigues Leite e Oiticica, anarquista, professor e filólogo brasileiro (n. 1882).

1961 - Lee De Forest, físico e inventor estado-unidense, um dos pioneiros do rádio. (n. 1873).
  • Em 1907 De Forest patenteou a válvula tríodo e desenvolveu um detector eletrolítico para ondas de rádio. 
  • No mesmo ano transmitiu programas musicais experimentalmente para a cidade de Nova York, sendo uma das primeiras transmissões comerciais conhecidas, e reconhecidamente com audiência, embora acadêmica.  
  • Em 1908 transmitiu sinais radiofônicos do alto da torre Eiffel, em Paris; esta transmissão experimental foi captada pelos postos militares da região, comprovando desta forma a possibilidade do rádio para fins bélicos.


1966 - Giuseppe Farina, primeiro campeão mundial de Fórmula 1 (n. 1906).
1971 - Viktor Patsayev, Georgi Dobrovolski e Vladislav Volkov, cosmonautas da Soyuz 11.

1974 - Vannevar Bush, engenheiro, inventor e político estado-unidense (n. 1890).
  • Vannevar Bush (Chelsea, Massachusetts, 11 de março de 1890 — Belmont, 30 de junho de 1974) foi um engenheiro, inventor e político estadunidense, conhecido pelo seu papel político no desenvolvimento da bomba atômica. 
  • Foi também o responsável pela ideia do memex — visto como um conceito pioneiro, precursor da WWW (world wide web), base da comunicação da atual internet. (Wikipedia)


1988 - Chacrinha, apresentador brasileiro de rádio e televisão (n. 1916).

1992 - André Hébuterne, pintor francês (n.1894).
1995 - Georgi Beregovoi, cosmonauta soviético (n. 1921).
1997 - Luís Cristóvão dos Santos, escritor, folclorista e jornalista brasileiro (n. 1916)
2001 - Chet Atkins, guitarrista e produtor musical norte-americano (n. 1924).
2004 - António Sousa Freitas, poeta português (n. 1921).
2009
Pina Bausch, coreógrafa e dançarina alemã (n. 1940).
Harve Presnell, ator e cantor norte-americano (n. 1933).


Brasil
Dia do Caminhoneiro
Dia da Emancipação de Porto Seguro, Bahia.

Dia do Biotecnologista
  • Biotecnologia é a tecnologia baseada na biologia, especialmente quando usada na agricultura, ciência dos alimentos e medicina.

Santo do Dia
São Marçal





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.