domingo, 28 de junho de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 28 de junho de 2015 > Domingo > Postado às 9:29 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014


Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ
CLIQUE NA IMAGEM







- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg

- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE

- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh

Provérbios Alemães (Wikiquote)

  • Nach getaner Arbeit ist gut ruhn.
    • Lit.: Trabalho feito, descanso merecido.


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja 


Destaque > 



Nesta data, em 1577, nasce Peter Paul Rubens, pintor flamengo.
  • Peter Paul Rubens (Siegen, 28 de junho de 1577 – Antuérpia, 30 de maio de 1640) foi um pintor flamengo do estilo barroco, proponente de um estilo extravagante que enfatizava movimento, cor e sensualidade. 
  • Ele é conhecido por suas obras contrarreformistas, retratos e pinturas históricas de assuntos mitológicos e alegóricos.  
  • Muito de seu treinamento inicial envolveu copiar as obras de artistas anteriores, como as xilogravuras de Hans Holbein, o Jovem e as gravuras de Marcantonio Raimondi baseadas em Rafael. 
  • Rubens completou a sua educação em 1598, quando então entrou para a Guilda de São Lucas como um mestre independente.  
  • A última década de Rubens se passou em Antuérpia ou nas redondezas. Obras grandes para compradores estrangeiros ainda o ocupavam, como as pinturas para o teto da Salão de Banquetes do Palácio de Whitehall, de Inigo Jones, mas ele também explorou algumas possibilidades artísticas mais pessoais.  
  • Em 1630, quatro anos após a morte de sua primeira esposa, o artista, então com 53 anos de idade, se casou com a donzela Hélène Fourment, de dezesseis. Ela inspirou nele figuras voluptuosas em muitas pinturas da década de 1630, incluindo "A Festa de Vênus" (Kunsthistorisches Museum, Viena), "As Três Graças" (Prado, Madrid) e "O Julgamento de Páris" (Prado, Madrid - à direita). Nesta última pintura, que foi feita para a corte espanhola, a jovem esposa do artista foi reconhecida como sendo a figura de Vênus. (Wikipedia)  
  • Na imagem abaixo, "As Três Graças", tema recorrente da pintura  da escultura, neste caso pintada por Rubens.  
  • Na mitologia grega, Graças ou Cárites (singular Cáris, do grego antigo Χάρις; no plural, Χάριτες, translit. Cárites, 'Graças') são as deusas do banquete, concórdia, encanto, gratidão, prosperidade famíliar e sorte, ou seja as graças. Eram normalmente consideradas filhas de Zeus com Eurínome. Porém, outras versões do mito, as colocam como filhas de Zeus com Eunômia, filhas Dionísio, de Hera, e até dos deus sol, Hélio.



Nesta data, em 1848, morre Jean-Baptiste Debret, pintor francês.
  • Jean-Baptiste Debret ou De Bret (Paris, 18 de abril de 1768 — Paris, 28 de junho de 1848) foi um pintor, desenhista e professor francês.  
  • Integrou a Missão Artística Francesa (1817), que fundou, no Rio de Janeiro, uma academia de Artes e Ofícios, mais tarde Academia Imperial de Belas Artes, onde lecionou em uma fazenda.  
  • De volta à França (1831) publicou Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil (1834-1839), documentando aspectos da natureza, do homem e da sociedade brasileira no início do século XIX.  
  • Uma de suas obras serviu como base para definir as cores e formas geométricas da atual bandeira republicana, adotada em 19 de novembro de 1889.  (Wikipedia)




"O primeiro raciocínio do homem é de natureza sensitiva...: os nossos primeiros mestres de filosofia são os nossos pés, as nossas mãos, os nossos olhos."
Jean-Jacques Rousseau Pensador


  • Nesta data, em 1712, nasce Jean-Jacques Rousseau, filósofo franco-suíço (m. 1778).  
  • Jean-Jacques Rousseau (também conhecido como J.J. Rousseau ou simplesmente Rousseau) (Genebra, 28 de Junho de 1712 — Ermenonville, 2 de Julho de 1778) foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata suíço. 
  • É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo.  
  • Para ele, as instituições educativas corrompem o homem e tiram-lhe a liberdade. Para a criação de um novo homem e de uma nova sociedade, seria preciso educar a criança de acordo com a Natureza, desenvolvendo progressivamente seus sentidos e a razão com vistas à liberdade e à capacidade de julgar. (Wikipedia)


  • Sumerhill é uma escola inglesa experimental, que desenvolve o conceito da liberdade para o desenvolvimento de seus alunos, conforme pregado por Russeau. 
  • De acordo com Neill, o fundador da escola, a educação deveria trabalhar basicamente com a dimensão emocional do aluno, para que a sensibilidade ultrapassasse sempre a racionalidade.  
  • Summerhill destaca-se por defender que as crianças aprendem melhor se livres dos instrumentos de coerção e repressão utilizados pela grande maioria das escolas. Nela todas as aulas são opcionais, os alunos podem escolher as que desejam frequentar e as que não desejam.  
  • Neill fundou esta sua escola acreditando que "uma criança deve viver a sua própria vida - não uma vida que seus pais acreditem que ela deva viver, não uma vida decidida por um educador que supõe saber o que é melhor para a criança."  
  • Inclusive acreditava que a convivência com os pais, com sua natural superproteção, impedia os filhos de desenvolver a segurança suficiente para reconhecer o mundo, seja de forma intelectual, emocional ou artística. 
  • Por isso, os alunos tinham de morar em Summerhill e recebiam a visita dos pais esporadicamente.  
  • Ter sucesso era, em sua opinião, ser capaz de trabalhar com alegria e viver positivamente. Dizia igualmente que:"Preferiria que Summerhill produzisse um varredor de rua feliz do que um primeiro-ministro neurótico" (Wikipedia).




SÃO PAULO (SP)


  • Hoje deve ser inaugurada a ciclovia da Avenida Paulista, que vai do Paraíso à Consolação, numa extensão de dois quilômetros. 
  • Embora a propaganda oficial diga que São Paulo tem mais de 300 quilômetros de CICLOVIAS, na realidade o que existe são CICLOFAIXAS, pintadas sobre o asfalto, muitas vezes esburacado, cuja tinta, em alguns casos, já está até desaparecendo por função das intempéries. 
  • A da Avenida Paulista é uma das poucas CICLOVIAS de verdade, construída para esse fim. O resto, é propaganda. 
  • Veja a Avenida Paulista agora, ao vivo e em streaming, pels Webcam





Valores de Mercado

Enrico Bianco nos leilões da Bolsa de Arte Veja


Enrico Bianco nos leilões do escritório de Evandro Carneiro (Rio) Veja


  • Enrico Bianco (Roma, 1918 - 08 de março de 2013, Rio de Janeiro, ) foi um pintor, desenhista, gravador e ilustrador italiano que veio para o Brasil em 1937, onde permaneceu até a sua morte.  
  • Pintor, gravador, desenhista e ilustrador. Inicia seus estudos em Roma, aos 6 anos de idade. 
  • No Rio de Janeiro, entre 1935 e 1937, colabora com Candido Portinari (1903 - 1962) no Instituto de Artes da Universidade do Distrito Federal - UDF. 
  • A partir do ano seguinte, trabalha com Portinari em diversas obras, destacando-se os murais do Ministério da Educação e Cultura - MEC, os painéis do Banco da Bahia, o edifício da ONU etc. 
  • Em 1940, realiza sua primeira individual no Copacabana Palace Hotel. Ilustra edição especial de Caçada de Esmeraldas, de Olavo Bilac, organizada por bibliófilos brasileiros e o álbum de gravação do poema sinfônico Anhanguera, de Hekel Tavares, em 1951. 
  •  Logo que chegou ao Brasil, conheceu Cândido Portinari de quem se tornou o principal ajudante, tendo participado da feitura dos grandes painéis e murais executados pelo mestre. 
  • Um desses painéis é Guerra e Paz, produzido de 1953 a 1956, e presenteado à sede da ONU de Nova York; é uma das obras mais prestigiadas de Portinari. Enrico Bianco auxiliou o artista pintando esses painéis com a ajuda de Rosalina Leão. (Wikipedia)  Veja crônica




Jornal das 10 (ontem à noite)



Antena Paulista (Rede Globo)









Globo Rural (Edição de hoje)


G1 > Pop & Arte

  1. SÃO PAULO

    Atriz Larissa Manoela deixa hospital após cair de cavalo em gravação

    Artista teve alta neste sábado em SP, segundo assessoria do Sírio Libanês. Jovem de 14 anos sofreu queda durante gravação do SBT em Atibaia.
Mais notícias de G1 POP & Arte

BBC Brasil, na foto e no mundo

Thinkstock
Iniciativas em Paris, Amsterdã, Malmö e Copenhague mostram como cidades brasileiras podem ajudar a prevenir acidentes com bicicletas no trânsito; Avenida Paulista inaugura ciclovia neste domingo.

Mais notícias da BBC Brasil


"El País", de Espanha, em português

O pequeno Brasil de Dunga vai ao divã

A despedida brasileira, na primeira partida de mata-mata, depois da tragédia dos 7x1 para a Alemanha, revela, neste aniversário de um ano do Mineirazo, cabalísticos sete erros

Mais notícias de "El País"





Clique na imagem para ver "El País" em original



Grecia se precipita hacia el abismo de salir del euro tras el referéndum


Los Gobiernos europeos entienden que Atenas cierra la puerta al diálogo y rechazan prorrogar el rescate

Los Gobiernos europeos encajaron mal el órdago lanzado de madrugada por el primer ministro griego, Alexis Tsipras, de convocar un referéndum el próximo 5 de julio, que interpretan como una ruptura unilateral por parte de Atenas. 
El Eurogrupo dio ayer por terminadas las negociaciones con Grecia, rechazó ampliar el rescate —que expira el martes— y se reunió, ya sin la presencia del ministro de Finanzas griego, Yanis Varoufakis, para tratar de blindar el euro de un pánico bancario en Grecia y de un posible impago al FMI el próximo martes. 
Grecia ha dado un paso hacia el abismo y la incertidumbre sobre lo que pueda ocurrir en las próximas horas es máxima. 
El BCE se reúne hoy para decidir si sigue surtiendo con fondos de emergencia al maltrecho sistema financiero heleno. 
Las colas ante los cajeros de las últimas 24 horas podrían ser insignificantes cuando los bancos abran sus puertas el lunes. 
Fuentes comunitarias aseguran que desde el anuncio del referéndum han salido ya de Grecia 400 millones de euros. 
La herencia común de la UE son sus enemistades recíprocas; las divisiones forman parte de la identidad europea. 
Grecia es la penúltima prueba de esa historia: el Eurogrupo empezó ayer a romper con Grecia y prepara un plan urgente para blindar el euro. Europa se ha metido de lleno en un lío de mil demonios. 
Los socios encajaron mal el referéndum anunciado por Atenas y rechazaron la petición de prorrogar el rescate. 
En medio de una maraña de acusaciones mutuas, el accidente se acerca: los griegos formaron colas ante los cajeros; sin un movimiento de última hora, la banca griega está en el alero.
Y con ella el país entero.


"Clarin", de Argentina, em português


EM BAIXA

Indústria argentina cai 0,9% em maio e acumula 22 meses de queda

Ismael Bermúdez 

O setor automotivo caiu 9%. Também houve baixas na produção de têxteis, petróleo e aço. Esse retrocesso foi acompanhado de fortes quedas das exportações industriais (-19% nos primeiros cinco meses de 2015) por causa da perda de competitividade e do mercado recessivo brasileiro.



"Notícias ao Minuto", de Portugal

Crato (Portugal) quer alunos a ir para a escola de bicicletaMedida pretende promover a prática de exercício físico e reduzir o sedentarismo.

Mais notícias da edição portuguesa

"Notícias ao Minuto", do Brasil

O presidente do PT, Rui Falcão, disse que o objetivo é simplesmente ouvir o ministro
Mais notícias da edição brasileira


"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro


















Mais notícias do Jornal do Brasil


Mais notícias do R7 Esportes










PORTO ALEGRE




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.