terça-feira, 19 de abril de 2011

João Batista da Costa > A força irrefreável do destino tirou-o de um orfanato e o conduziu até a direção da Escola Nacional de Belas Artes

 Clique na imagem para ampliar

  Paulo Victorino (Pitoresco)

     Em 20 de abril de 1926, morria o pintor João Batista da Costa, um menino pobre e órfão, que saiu de um orfanato no Rio de Janeiro, seguiu os caminhos mais pedregosos da vida e conseguiu sua apoteóse ao ser nomeado diretor da Escola Nacional de Belas Artes, em substituição a um dos maiores artistas da época, o escultor Rodolfo Bernardelli.


     Batista da Costa é um exemplo da força do destino, do poder irrefreável do talento e da atração irresistível que o futuro exerce sobre todo ser humano. Nasceu na semi-indigência e, para piorar as coisas, seus pais morreram quando era apenas menino. Irriquieto e indisciplinado, largou a tutela de seus tios e foi pedir asilo em um orfanato para menores desamparados, onde era obrigado a se submeter a uma disciplina ainda maior, tendo inclusive de usar uma farda que o identificava como órfão.

     Pois foi nesse abrigo que seu talento começou a ser observado e incentivado e, aos 12 anos de idade,  o matricularam na Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro, onde concluiu o curso, seis anos depois. 

     Daí para diante, a carreira de Batista da Costa foi meteórica: reiniciou os estudos com Almeida Júnior, que já havia sido seu professor na academia; recebeu bolsa de estudos e passou nove anos na França, estudando com os melhores mestres; voltando ao Brasil viu coroados seus esforços, ao ser nomeado professor e, mais tarde, diretor da Escola Nacional de Belas Artes, tendo entre seus alunos o jovem iniciante Cândido Portinari. 

 Clique na imagem para ampliar

Quem traça com precisão essa trajetória é o escritor Laudelino Freire, em seu livro "Brasil - Um Século de Pintura (1816-1916)" Passo a palavra ao mestre da literatura, que passou anos rebuscando os arquivos da Escola para resgatar a história da pintura brasileira. Eis o que diz Laudelino:
     "João Batista da Costa, paisagista, é nesta especialidade a individualidade mais acentuadamente artística que possuímos.
     Os que mais nela se distinguiram (Félix Emílio, Agostinho da Mota, Augusto Muller, Vinet, Langerok, Vasquez, Caron, Parlagreco e outros) nenhum se lhes iguala na revelação de qualidades de interpretação, colorido, sentimento e objetividade, ao transportar para a tela o cenário brasileiro. Nenhum o excedeu na sinceridade com que interpreta as infinitas nuanças do nosso verde, das nossas árvores, das nossas florestas, das nossas paisagens, sempre cheias de luz, de tons, de brilho e indizíveis encantos, nem da sobriedade, no sentimento e na fidelidade com que se sabe reproduzir.
     Possui, como nenhum outro pintor brasileiro, o supremo poder de sentir a realidade e transmiti-la completa. Ao grande artista, tem cabido o maior sucesso nas exposições anuais. Nelas percorreu toda escala de recompensas, desde o prêmio de viagem, logo conquistado na exposição inaugural, até a medalha de honra, somente a ele conferida até hoje.
     É natural do Estado do Rio de Janeiro, nascido a 24 de novembro de 1865. Iniciou seus estudos no Asilo de Menores Desamparados, hoje Instituto Profissional Masculino, de que também é professor [1916].
 Clique na imagem para ampliar
     Em 1885, transferiu-se para a Escola, onde foi discípulo de Sousa Lobo, J. Medeiros, Zeferino e Amoedo.
     Esteve na Europa de 1894 a 1897, matriculado no Ateliê Julian, em Paris. Percorreu as principais cidades européias, tendo visitado os mais importantes museus. Concluiu o tempo de pensionista na ilha de Capri, de onde regressou em 1898.
      A sua mais brilhante reprodução está representada nas paisagens Fim de jornada, premiada com a primeira medalha de outo; Quaresmas, da Pinacoteca de São Paulo; Tranqüilidade, [propriedade] de Laudelino Freire; Saudoso Recanto, casa em que residiu o Barão do Rio Branco, em Petrópolis; A Prisioneira, [propriedade] do Dr. Artur Lemos; Para a pesca. [propriedade] do Dr. Osvaldo Cruz; Idílio rústico, [propriedade] do Dr. Emílio Grandmasson; A caminho do curral, da Galeria Nacional; Manhã no alto da serra de Petrópolis, entre muitas outras.
     Merecem destaque, igualmente, Em repouso, com a qual alcançou o prêmio de viagem; Um transe doloroso, premiado com a terceira medalha de ouro; os Retratos de Prudente de Morais, Azevedo Lima, Rodrigues Alves, Sá Freire, Francisco Sales; Pouca pressa, do Dr. Augusto de Freitas, etc.
     Escolhido em 1906 para professor de pintura da Escola, foi reconduzido em 1911. Em 1915, foi nomeado diretor, em substituição de Rodolfo Bernardelli."
 Clique na imagem para ampliar

Quanto vale Batista da Costa na Bolsa de Arte
 
 A  lenda de Marabá


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.