segunda-feira, 25 de abril de 2011

Experimentando sempre, sem medo de errar, Beuys tornou-se um dos mais influentes artistas plásticos contemporâneos

 Lembrando a Pop Art

     Joseph Heinrich Beuys (pron. IPA: /ˈbɔʏ̯s/ ; Krefeld, 12 de maio de 1921 — Düsseldorf, 23 de janeiro de 1986) foi um artista alemão que produziu em vários meios e técnicas, incluindo escultura, performance, vídeo e instalação. Ele é considerado um dos mais influentes artistas europeus da segunda metade do século XX.

     Beuys nasceu em Krefeld e cresceu em duas pequenas localidades da região, Kleve e Rindern. Ele travou algum contato com a arte na juventude, tendo visitado o ateliê de Achilles Moorgat em várias ocasiões, mas decidiu seguir carreira em medicina. Entretanto, com a explosão da Segunda Guerra Mundial, ele se alistou na Força Aérea Alemã (Luftwaffe).

     Costuma-se dizer que a predominância de feltro e gordura na obra de Beuys é devida a um incidente ocorrido na guerra. Beuys foi alvejado e seu avião caiu durante uma missão na Criméia e ele acabou sendo resgatado por tártaros. Ele teria sido salvo ao ter sido tratado com ervas e recoberto por feltro e gordura. Não se sabe se essa história é verdadeira, mas agora ela já faz parte do mito que cerca a figura de Beuys.

Performance > O homem e o cão

SAIBA MAIS

 A singeleza do traço contrastando com
a majestade da assinatura

 O pensador

 joseph beuys's volkswagen

 Capri Batterie(1985)

 Escultura (clique na imagem para ampliar)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.