domingo, 17 de abril de 2011

Marie-Therese, a amante (não tão) secreta de Pablo Picasso é protagonista de exposição em Nova York, em 80 obras



      "Tens um rosto interessante. Eu gostaria de fazer um retrato seu. Tenho o pressentimento de que vamos fazer grandes coisas juntos", disse o pintor ao abordar na rua uma modesta jovem que beirava os 30 anos e que nunca tinha ouvido falar em Pablo Picasso.

     Diante da indiferença da moça quando lhe disse: "Sou Picasso", o artista espanhol a pegou pelas mãos, a levou a uma livraria, lhe mostrou um estudo sobre sua obra e lhe perguntou se voltariam a se ver. Era o início de uma secreta e apaixonada relação que duraria oito anos.
.
     Marie-Therese, a moça da abordagem é agora tema de exposição em Manhattan, com 80 obras de Picasso.

      Marie-Thérèse Walter (13 de julho de 1909 - 20 de outubro de 1977) foi a amante francesa e também modelo de Pablo Picasso, de 1927 a 1935, assim como tornou-se a mãe de sua filha, Maya Widmaier-Picasso. A relação começou quando ela tinha 17 anos de idade, e ele tinha 45. Nessa época, Picasso ainda vivia com sua primeira esposa, Olga Khokhlova. O relacionamento terminou quando Picasso passou para sua amante seguinte, a artista Dora Maar.

 “Le reve”, a alegre Marie-Therese de Picasso

Nas pinturas de Picasso, Marie-Therese aparece como loura, irradiante e brilhante, como em Le Rêve (1932), em contraste com o retrato sombrio de Dora Maar, que Picasso pintou como a torturada "Mulher Chorando”.

Dora Maar, a “Mujer llorando” de Picasso (1937)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.