segunda-feira, 25 de abril de 2011

Janete Clair e Dias Gomes > Um casal que dedicou sua vida ao rádio e à TV

Roque Santeiro

      A data de hoje, assinala o aniversário de Janete Clair > Jenete Stocco Emmer Dias Gomes, (Conquista, 25 de abril de 1925 — Rio de Janeiro, 16 de novembro de 1983), célebre escritora brasileira, autora de peças teatrais, contos skatches, libretos e de folhetins para rádio e televisão. O sobrenome Dias Gomes vem do marido, o também escritor Alfredo de Freitas Dias Gomes.
 
     Ainda na adolescência, na pequena e bucólica cidade de Conquista, no Triângulo Mineiro, no vale do Rio Grande, próxima a Uberaba, em Minas Gerais, a jovem Jenete escrevia contos e fábulas, dando asas à sua incrível capacidade criativa. Por razões familiares, pelo grande sonho de ser escritora e pelo avassalador desejo de mudanças, veio para a Cidade de São Paulo, onde muito jovem, com apenas 16 anos, iniciou a carreira de rádio atriz na Rádio Tupi. 

     Adotou o sobrenome artístico Clair, inspirada na música "Clair de Lune" de Claude Debussy. Também adotou Janete pois era um nome mais comum e fácil de falar do que Jenete, que é um nome estrangeiro. Nessa época, trabalhando na rádio, conheceu e se apaixonou por seu futuro marido.

 Janete Clair e Dias Gomes em entrevista

     A carreira de Janete Clair está ligada à de seu marido, o também novelista Dias Gomes. Em 1945, Oduvaldo Viana, o pai da novela brasileira, juntou-se ao publicitário Júlio Cosi para, no peito e na raça, sem qualquer lastro financeiro, montar uma estação de rádio em São Paulo, especializada em rádionovelas. Surgiu a Rádio Panamericana (hoje Jovem Pan), para onde levou o casal Dias Gomes e Janete Clair, ele para escrever textos e ela para atuar como radioatriz.
 .
     O sonho estourou  como bola de sabão, ocasionando a venda da rádio às Emissoras Unidas de Paulo Machado de Carvalho, que a transformou em emissora dos esportes. Desempregados, os atores e escritores foram para a Rádio Difusora de São Paulo, do grupo Chateaubriand, onde Dias Gomes continuou escrevendo, enquanto Janete Clair permaneceu como atriz e locutora.
 .
Sua grande chance como escritora veio quando a Gobo pediu sua interferência para desentalar a novela Anastácia, a Mulher sem Destino, que chegara a uma encruzilhada, com quase 600 personagens vivos. Janete não teve dúvidas: No primeiro capítulo que escreveu, provocou um terremoto que matou quase a cidade inteira, sobrando apenas os personagens de que ela precisava para continuar a trama.
.
Irmãos coragem
     Com Irmãos Coragem, Selva de Pedra e Pecado Capital, a escritora dominou a Novela das 8 (agora Novela das 9) e suas tramas fizeram sucesso absoluto, garantindo a audiência até hoje imbatível da Rede Globo.
 .
     Janete Clair morreu em 1993, vitimada por câncer no intestino. Seu marido, o escritor Dias Gomes, viria a falecer anos mais tarde em consequência de um acidente de trânsito, quando o táxi em que viajava, fazendo conversão proibida, foi atingido violentamente por um ônibus.
 .
     Os textos de um e outro, todavia, continuam vivos e são alvo de estudos, sempre que se pretende fazer um remake ou repassar novelas já gravadas, no “Vale a pena ver de novo”.

 Irmãos Coragem



Coração Alado
 Leda Nagle entrevista Dias Gomes
e Janete Clair no Jornal Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.