segunda-feira, 18 de abril de 2011

Espanha recupera quadros de Goya roubados há 20 anos

                                      "Aparición de la Virgen del Pilar a Santiago
                                          y a sus discípulos zaragozanos"
                                         Francisco de Goya, 1768-1769 -
                                        Óleo sobre tela -  79 cm × 55 cm
                                  SAIBA MAIS

























      A Guarda Civil espanhola anunciou ter recuperado dois quadros valiosos dos mestres Francisco de Goya e El Greco numa casa particular em Alicante. As obras de artes estavam desaparecidas desde o final dos anos 1990.

    "La aparición de la Virgen del Pilar", de Goya, datado entre 1775 e1780, e "La Anunciación", de El Greco, pintado em 1570, pertenciam à colecção do espanhol Julio Muñoz Ramonet, que faleceu em 1991 e doou as obras à cidade de Barcelona e terão desaparecido em finais dos anos 1990 quando regressavam a Espanha depois de terem mostradas numa exposição internacional.

 
    Depois da denúncia do desaparecimento, o Grupo de Património Histórico da Guarda Civil incluiu as fotografias dos quadros na base de dados internacional das obras de arte roubadas, impedindo dessa forma a sua venda ilegal.

 
    Em Outubro passado, a Guarda Civil teve conhecimento que as duas obras poderiam vir a ser vendidas e intensificaram a investigação, acabando por localizá-las em casa de um cidadão anónimo.

 
    Os quadros foram agora entregues aos seus proprietários, estando a correr uma investigação para determinar o que aconteceu no dia em que as obras desapareceram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.