sexta-feira, 22 de abril de 2011

Quer um quadro famoso, pintado a mão, pelo preço de um poster? Isso é negócio da China


      Quer adquirir uma “legítima” cópia de algum quadro famoso? É bem provável que você irá encontrá-la em Dafen, uma cidade chinesa que se especializou na cópia à mão de quadros a óleo. É um batalhão de copistas, selecionados entre os melhores alunos de escolas de arte e que se profissionalizaram na arte de copiar obras alheias. 

 Clique na imagem para ampliar

      Então, você pode conseguir uma réplica quase perfeita do "Starry Night" de Van Gogh, ou então da "Mona Lisa" de Da Vinci, pagando por ela o preço de um poster, ou pouco mais que isso. Se você acha que a reprodução da pintura à mão virou uma indústria, você está certo: é uma indústria mesmo, em que os artistas renunciam sua própria criatividade, colocando todo o talento a copiar obras alheias.


 Clique na foto para ampliar

      A primeira empresa surgiu em Dafen por volta de 1990, contando com duas dezenas de pintores. Hoje, Dafen é o lar de 5.000 artistas que, coletivamente, produzem para o mundo mais de 5 milhões de quadros por ano. 

      O sucesso da exportação a varejo está no uso da Internet como um posto de vendas virtual. Mas, embora você pode encomendar pela internet, a forma mais fascinante e, ao mesmo tempo, mais barata, de adquirir arte de Dafen é ir lá mesmo. Contrastando com a frieza reservada do povo chinês, em Dafen há sempre alguém disposto a falar com você.



      Como a legislação da China é benevolente quanto aos direitos autorais, maior parte das obras de arte é absolutamente legal, pelo menos pela lei chinesa. 


      O baixo preço não desmerece o trabalho. Não é perfeito, claro, mas todas obras são pintadas por artistas que conhecem o riscado e não por curiosos. Todos eles vem de academias de arte e se o trabalho não é perfeito a ponto de enganar especialistas, isso se deve ao fato de que cada artista é solicitado a fazer várias réplicas semanais.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.