Clique na imagem para ampliar
Faz 17 anos, hoje, que o Eurotúnel, ligando a Inglaterra à França, foi inaugurado, pondo fim a uma polêmica que durou mais de um século.
Com efeito, a idéia de se construir uma passagem por baixo do Canal da Mancha vem de1802, quando o engenheiro francês Matthieu Favier fez uma proposta para a construção de um túnel que permitisse a passagem em carruagens puxadas por cavalos, com iluminação feita por lanternas de óleo e uma ilha a meio do túnel para renovação do ar.. O custo, mesmo nessa altura, seria de um milhão de libras.
O assunto veio à tona por várias outras vezes mas a idéia nunca chegou a bom termo, seja pelas dificuldades tecnológicas para um projeto de tamanha envergadura, seja por razões estratégicas, já que o isolamento ajudava a Inglaterra a defender seu território.
Foi após a Segunda Guerra Mundial que o assunto voltou a ser pensado seriamente. Com a própria guerra, a tecnologia avançou consideravelmente e vários problemas técnicos, a essa altura, já tinham como ser resolvidos.
Quando ao isolamento estratégico, a teoria caiu por terra com o fracasso da Linha Maginot, na França. Rescaldada pela Primeira Guerra Mundial, em que este país foi invadido por falta de contenção militar, a França decidiu construir uma linha de casamatas, onde soldados fortemente armados poderiam se proteger, defendendo o território. Acontece que surgiu o avião e os ataques aéreos tornaram a Linha Maginot um amontoado inútil de concreto.
O mesmo se dava com a Inglaterra. Com o desenvolvimento de armas aéreas, como aviões de guerra, mísseis teleguiados e outros recursos, não seria um túnel sobre o Canal da Mancha que viria trazer perigo à segurança interna.
Clique na imagem para ampliar
Então, reiniciaram-se as escavações simultâneas do lago inglês e do lado francês e, em 1º de dezembro de 1990, foi possível caminhar em terra seca da Inglaterra à Europa pela primeira vez desde o fim da última glaciação, mais de 13 mil anos atrás. Os britânicos e franceses, usando métodos de cálculo e pesquisa a laser, encontraram-se com menos de 2 cm de erro.
A profundidade média da escavação é de 40 metros, semelhante, por exemplo, à profundidade da Estação República do Metrô de São Paulo.
O túnel foi oficialmente inaugurado pela rainha britânica Elizabete 2ª e pelo presidente francês François Mitterrand, em 6 de maio de 1997 e a ilha que compõe o território inglês passou a ter comunicação com o continente, por terra.
Usando do característico humor britânico, um jornal inglês anunciou o evento em manchete com os dizeres: "A EUROPA NUNCA MAIS FICARÁ ISOLADA".
Clique na imagem para ampliar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.