sexta-feira, 6 de maio de 2011

Esculturas de Jean-Pierre Augier, um ferreiro com aguda sensibilidade artística

 No princípio, ele era apenas um ferreiro. Depois, começou a ver beleza nas peças retorcidas que produzia e, então, aos poucos, o artesão começou a se tornar artista.

Jean-Pierre Augier nasceu em 1941 em Nice (França), no meio das oliveiras e vivendo a sadia "vadiagem" da infância no campo, criando seus próprios brinquedos e dando largas à imaginação. 

Ainda criança, começou a ter contato com ferramentas velhas e abandonadas, aprendeu a soldar e foi, aos poucos, desenvolvendo seu talendo para a escultura.

O escultor encontra inspiração em antigas ferramentas ou objetos de ferro que, em suas mãos, se transformam em personagens, ou em todo o tipo de objetos. Como o Pinóquio do carpinteiro Gepeto, suas peças inanimadas ganham vida e passam a mexer com o sentimento dos apreciadores de arte.

Dos ferros retorcidos, nascem mulheres, casais, há fábulas e contos de fadas, mitologia e assuntos religiosos, desenvolvidos com graça, movimento, sensibilidade e humor.

Sua obra expressa a felicidade, mas a felicidade adquirida através de trabalho, coragem, talento, virtudes diárias. Ele nos convida a lançar um olhar sereno sobre os homens, a natureza e as coisas.

Imagens

Jean-Pierre Augier > O site,
em vários idiomas



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.