quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

3 de Fevereiro de 2012.
34º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 332 dias para acabar o ano.

03/02/1468 – Morre Johannes Gutenberg, inventor da prensa gráfica (n. cerca da década de 1390). Sua obra maior, a Bíblia de Gutenberg (abaixo), foi aclamada pela sua alta estética e qualidade técnica.
João Gutenberg, ou Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg (Mogúncia, c.1398 - 3 de Fevereiro de 1468) foi um inventor e gráfico alemão que introduziu a forma moderna de impressão de livros - a prensa móvel- que possibilitou a divulgação e cópia muito mais rápida de livros e jornais. Sua invenção do tipo mecânico móvel para impressão começou a Revolução da Imprensa e é amplamente considerado o evento mais importante do período moderno. Teve um papel fundamental no desenvolvimento da RenascençaReforma e na Revolução Científica e lançou as bases materiais para a moderna economia baseada no conhecimento e a disseminação da aprendizagem em massaGutenberg foi o primeiro europeu a usar a impressão por tipos móveis, por volta de 1439, e o inventor global da prensa móvel. Entre suas muitas contribuições para a impressão estão: a invenção de um processo de produção em massa de tipo móvel, a utilização de tinta a base de óleo e ainda a utilização de uma prensa de madeira similar à prensa de parafuso agrícola do período. Sua invenção verdadeiramente memorável foi a combinação desses elementos em um sistema prático que permitiu a produção em massa de livros impressos e que era economicamente rentável para gráficas e leitores. O método de Gutenberg para fazer tipos é tradicionalmente considerado ter incluído uma liga de tipo de metal e um molde manual para a confecção do tipo. O uso de tipos móveis foi um marcante aperfeiçoamento nos manuscritos, que era o método então existente de produção de livros na Europa, e na impressão em blocos de madeira (xilogravura), revolucionando o modo de fazer livros na Europa. A tecnologia de impressão de Gutenberg espalhou-se rapidamente por toda a Europa e mais tarde pelo mundo. 

Eventos históricos  

03/02/1488Bartolomeu Dias desembarca em Mossel Bay (África do Sul), após dobrar o Cabo da Boa Esperança, tornando-se o primeiro Europeu a fazê-lo.
Marinheiro experiente, o primeiro a chegar ao Cabo das Tormentas, como o batizou em 1488 (chamado assim pois lá encontrou grandes vendavais e tempestades), um dos mais importantes acontecimentos da história das navegações. A expedição partiu de Lisboa em Agosto de 1487 a bordo levavam dois negros e quatro negras, capturados por Diogo Cão na costa ocidental africana. Bem alimentados e vestidos, serão largados na costa oriental para que testemunhem junto daquelas populações daquelas regiões a bondade e grandeza dos portugueses, e ao mesmo tempo recolher informações sobre o reino do Preste JoãoNo entanto, a tripulação revoltada obrigou o capitão a regressar a Portugal pela linha da costa para oeste. No regresso, com a costa sempre visível, descobriu o Cabo das Agulhas, o ponto mais a sul do continente, e o Cabo das Tormentas, atual Cabo da Boa Esperança, cuja longitude tinha contornado por alto mar na viagem de ida, nessa viagem de volta colocou padrões de pedra nos principais pontos descobertos: a atual False Island, a ponta do Cabo das Tormentas, então descoberto, e o Cabo da Volta, hoje Diaz Point. Regressou a Lisboa em Dezembro de 1488. O sucesso da sua descoberta do caminho para a Índia não foi recompensado. Acompanhou a construção dos navios e acompanhou a esquadra de Vasco da Gama, em 1499 como capitão de um dos navios que tinha como destino até São Jorge da Mina. Os marinheiros acreditavam então que a região era habitada por monstros que devoravam os navios.
03/02/1913 – Começa a Segunda Guerra dos Bálcãs. Era o caldeirão que explodiria no ano seguinte com a eclosão da Primeira Guerra Mundial.
Os Bálcãs, ou Balcãs, ou ainda Península Balcânica, é o nome histórico e geográfico para designar a região sudeste da Europa que engloba a Albânia, a Bósnia e Herzegovina, a Bulgária, a Grécia, a República da Macedónia, o Montenegro, a Sérvia, o autoproclamado independente Kosovo, a porção daTurquia no continente europeu (a Trácia), bem como, algumas vezes, a Croácia, a Romênia e a Eslovênia. O termo deriva da palavra turca para montanha e faz referência à cordilheira dos Bálcãs, que se estende do leste da Sérvia até ao mar NegroEm outubro de 1912 os exércitos da Liga, vitoriosos nas batalhas de Kumanovo, Kirk-Kilisse e Lule Burgas, capturaram esses territórios, exceto Constantinopla (hoje Istambul). Embaixadores europeus intervieram (Tratado de Londres (1913)) para redesenhar o mapa dos Bálcãs com vantagem para a Bulgária e em detrimento da Sérvia. Um mês depois, o governo de Sófia lançou um ataque preventivo contra os sérvios e gregos, que cobiçavam as conquistas búlgaras. Embora vitoriosos contra os sérvios em Kalimantsi (18 de julho), a Bulgária sofreu um ataque inesperado. A Romênia, até então neutra, ocupou o território litigioso da Dobrudja e ameaçou marchar para Sófia. E para tornar as coisas piores, os otomanos aproveitaram a ocasião para retomar Andrinopla (hoje Edirne, na Turquia). A Bulgária viu-se perdidaNo Tratado de Bucareste (agosto de 1913), Grécia e Sérvia dividiram a Macedônia, e a Romênia ganhou parte da Bulgária. A Albânia, que estava sob suseranato turco, tornou-se um principado muçulmano independente. A Grande Sérvia agora representava uma ameaça à Áustria-Hungria. A Rússia prometeu apoiar a Sérvia em seu esforço nacionalista, e a Alemanha prometeu ajuda militar à Austria-Hungria. O assassinato do herdeiro do trono austro-húngaro em Sarajevo (1914) deu à Áustria-Hungria o pretexto para invadir a Sérvia, levando à deflagração da Primeira Guerra Mundial, seis meses depois.
03/02/1917Primeira Guerra Mundial: os Estados Unidos da América rompem relações diplomáticas com a Alemanha.
Foi um golpe de mestre, pois os EUA se mantiveram à margem da guerra, atuando apenas como fornecedores dos países em conflito. Ao término da conflagração, um ano depois, a Europa estava arrasada e endividada, enquanto os EUA. sem um tiro sequer, transformavam-se no grande credor, alavancando seu crescimento e tornando-se, a partir daí, na primeira potência econômica do mundo. O mesmo golpe foi engendrado por ocasião da Segunda Guerra Mundial, mas falhou, depois da  surpreendente invasão japonesas a Pearl Harbour, em 07/12/1941, com a destruição da frota naval americana, o que obrigou o país a participar diretamente da guerra durante cinco anos, fragilizando sua economia.
03/02/1944II Guerra Mundial. O Governo de Franco reafirma a neutralidade da Espanha. Estávamos então há cinco anos na guerra e a 15 meses do armistício, que ocorreria em 10/05/1945.
O generalíssimo Franco era devedor moral de Hitler, pois a vitória na Guerra Civil Espanhola só se tornou possível pelo fornecimento maciço de armas pela Alemanha que, proibida de estocar armamento, utilizou o território espanhol para testar sua capacidade ofensiva. Agora, com toda Europa em guerra contra a Alemanha, a Espanha ficara entre a cruz e a caldeirinha e a única saída possível era permanecer neutra. Nem a favor de Hitler, sem antigo aliado, nem a favor de seus atuais parceiros, os países europeus. Mas não foi assim, no começo. Em 1941, Franco elaborou uma lista de 6.000 judeus residentes na Espanha, que teria sido entregue a Heinrich Luitpold Himmler (Munique, 7 de Outubro de 1900 — Lüneburg, 23 de Maio de 1945) o comandante da Schutzstaffel (Reichsführer-SS) e um dos mais poderosos homens da Alemanha Nazi, e que figura chave na organização e execução do Holocausto. Também permaneceu neutra a Suíça, mas por outras razões. País pequeno, geograficamente, e fazendo limites com países em conflito, seria massacrada se manifestasse sua posição favorável a um ou outro lado. Abaixo, uma foto de Franco e Hitler juntos, nos velhos tempos, após a Guerra Civil.

Eventos desportivos

Nascimentos

03/02/1898Alvar Aalto, arquiteto finlandês (m. 1976). Faz parte da coleção de arquitetura da "Folha", volume 16.
Hugo Alvar Henrik Aalto (Kuortane3 de fevereiro1898 — Helsinque11 de maio1976) foi umarquitecto finlandês cuja obra é considerada exemplar da vertente orgânica da arquitetura modernada primeira metade do século XX. Alvar Aalto também se notabilizou como designer, em áreas como o projeto de mobíliatecidos, cristais, entre outros.
03/02/1961Fernando Gonsales, cartunista brasileiro.
Fernando Gonsales é um cartunista brasileiro, cujo principal personagem é o rato Níquel Náusea – nome que também intitulada a tira de jornalem que aparece. Nascido em 3 de fevereiro de 1961, na cidade de São Paulo, formou-se em Veterinária, na turma de 1983 da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e em Biologia, na turma de 1998/1999 do Instituto de Biociências da mesma universidade. Graças a essa formação, muitas vezes insere informações científicas em quadrinhos que retratam de forma divertida características de animais – compersonagens que vão de protozoários a dinossauros. Esse tipo de quadrinho, com personagens “soltos”, são alternados com as tiras de personagens fixos, entre os quais a barata Fliti, a rata Gatinha o rato Ruter – além do próprio Níquel Náusea. 
03/02/1976Isla Fisher, atriz australiana.
A atriz nasceu em Omã, no Oriente Médio. Ainda criança mudou-se com a família para Perth no oeste da Austrália. Começou a fazer comerciais aos 9 anos. Ganhou notoriedade ao trabalhar como "Shannon Reed" na novela australiana "Home & Away", onde também trabalharam Guy Pearce, Naomi Watts e Heath Ledger. Na mesma época publicou dois livros com temática adolescente. A atriz é casada com também ator e comediante Sacha Baron Cohen. Os dois tem duas filhas, Olive (nascida em 2007), e Elula (nascida em 2010). 

Mortes

03/02/1847 – Marie Duplessis,cortesã e inspiração de Alexandre Dumas, filho em A Dama das Camélias
Marie Duplessis, nascida Rose Alphonsine Plessis, (Nonant-le-Pin15 de janeiro de 1824 —Paris3 de fevereiro de 1847) foi uma cortesã francesa que serviu de inspiração para apersonagem Marguerite Gautier, no romance "A Dama das Camélias", por Alexandre Dumas Filho.  Marie tinha vinte quando conheceu Dumas Filho, no Teatro de Variedades. Dumas, vestido na última moda, refinado, o rapaz logo atraiu seus olhares. Apaixonaram-se sinceramente. Mas, em1845, Dumas escreveu a Marie uma carta que dizia que eles tinham que romper, pois ele não erarico para amá-la como ele gostaria, e nem pobre para ser amado da forma que ela desejava. Marie partiu para a Inglaterra onde casou-se com o Conde Édouard de Perregaux. O casamento durou pouco. Tuberculosa, Marie voltou para Paris e para a antiga vida mundana. A doença se agravou seriamente. Morreu aos 23 anos, sem dinheiro e com a beleza destruída pela enfermidade. 
03/02/1998Sílvio Caldas, cantor brasileiro de MPB. (n. 1908)
Sílvio Antônio Narciso de Figueiredo Caldas (Rio de Janeiro23 de maio de 1908 — Atibaia3 de fevereiro de 1998) foi um cantor e compositor brasileiro. Seu primeiro sucesso foi o samba de Ari Barroso intitulado Faceira (1931). Desde então, consagrou-se como um dos maiores cantores brasileiros. Chão de estrelas (1937), em parceria com Orestes Barbosa, foi um de seus maiores êxitos. Dono de timbre inconfundível, que lhe valeu a fama de grande seresteiro, é conhecido também por alcunhas carinhosas, como Caboclinho queridoA voz morena da cidade ou Titio.

Feriados e eventos cíclicos

Igreja Católica




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.