quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 9 de fevereiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

9 de Fevereiro de 2012.
40º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 326 para acabar o ano.


09/02/2003 - Morre o pintor e escultor Luís Sacilotto


Luiz Sacilotto (Santo André, 1924 — São Bernardo do Campo, 9 de Fevereiro de 2003) foi um pintor, desenhista e escultor brasileiro. Uma das maiores expressões do Abstracionismo no Brasil, Luiz Sacilotto foi revelado durante a década de 1940. Em 1943, formou-se letrista no Instituto Profissional Masculino do Brás. Em 1944 ingressou no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo para estudar desenho, saindo de lá em 1947. Sacilotto começou então a trabalhar como publicitário e desenhista de arquitetura. Ainda em 1947, participou da Mostra de 19 pintores na capital paulista. Em 1952 ganhou o Prêmio Governador do Estado, na Sociedade Pró-Arte Moderna (SPAM). No mesmo ano assinou o Manifesto do Grupo Ruptura, aparecendo em suas obras o Concretismo. Entre 1956 e 1957, participou da Primeira Exposição Nacional de Arte Concreta, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Sacilotto participou também, em 1959, da Mostra de Arte Moderna, que foi exibida na Europa, mostrando sua obra Koncrete Kunst em Zurique, em 1960. Em 1977 participou da Mostra Projeto Brasileiro Construtivo na Arte, organizada pela Pinacoteca do Estado de São Paulo e pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. No ano de 1988 fez uma mostra individual em uma galeria. Paricipou da Bienal Brasil Século XX e das principais exposições de algumas Bienais Internacionais de São Paulo, tendo participado de cinco Bienais no Brasil.


09/02 - Dia de Kuan Yin, grande deusa do oriente, segundo a mitologia chinesa, protetora das mulheres.

Eventos históricos

09/02/1552 – Fundação da cidade de Valdivia, no Chile.

Valdivia é uma cidade e comuna do Chile, capital da província de mesmo nome, localizada na Região de Los Rios. Tem uma população de 140.559 habitantes e uma superfície de 1.016 km².[1] A cidade está localizada entre os rios Calle-Calle, Valdivia e Cau-Cau. Valdivia foi uma das cidades mais afetadas pelo Grande Terremoto do Chile, o maior terremoto já registrado em todos os tempos, registrando 9.5 pontos na escala Richter, o que o tornou o mais forte da história da humanidade.[2] Estima-se que a cidade tenha afundado cerca de dois metros após o fenômeno.


09/02/1900 – A Taça Davis é criada.
Copa Davis ou Taça Davis é um evento internacional de tênis masculino. A maior competição por equipes no esporte, a Copa Davis é dirigida pela Federação Internacional de Tênis - ITF e é jogada entre times de diversos países, no sistema de eliminação direta (ou mata-mata). Em 2005 134 nações equipes inscritas na competição. O equivalente da Copa Davis para as mulheres é a Fed Cup. O recordista de participações em jogos da Copa Davis é o italiano Nicola Pietrangeli. Ele disputou 163 partidas (109 simples e 54 duplas), entre 1954 e 1972. Venceu 120 no total.
09/02/1939Osvaldo Aranha, chanceler do Brasil, desembarca em Nova York, nos EUA, para uma entrevista com o presidente americano Franklin Delano Roosevelt. Aranha foi peça fundamental da diplomacia brasileira, durante e após a Segunda Guerra Mundial. 
No processo de envolvimento brasileiro à Segunda Guerra Mundial, Aranha teve papel fundamental, representando no governo a ala pan-americanista, defendendo uma aliança com os Estados Unidos sempre em oposicão aos chefes militares, capitaneados, principalmente pelo ministro da Guerra Eurico Gaspar Dutra, que eram partidários de uma aproximação com a AlemanhaNa Conferência do Rio, em janeiro do 1942, presidida por Osvaldo Aranha, o Brasil, e todos os países americanos decidem por romper as relações com os países do Eixo menos Argentina e Chile, que o fariam posteriormente. A decisão foi uma vitórias das convicções pan-americanas de Aranha. Em 1944, Aranha se demite do cargo de chanceler, após ser enfraquecido dentro do governo e pelo fechamento da Sociedade dos Amigos da América, do qual era vice-presidente. Para muitos observadores da época, Aranha era o candidato natural nas eleições de 1945, mas a parca base política e a fidelidade a Vargas o impediram de disputar as eleições. Voltou a cena política em 1947, como chefe da delegação brasileira na recém-criada Organização das Nações Unidas (ONU). Presidiu a II Assembléia Geral da ONU que votou o Plano da ONU para a partição da Palestina de 1947, que culminou na criação do Estado de Israel, fato que rendeu a Aranha eternas gratidões dos judeus e sionistas por sua atuação.  Abaixo, Aranha defende sua posição na Conferência de Chanceleres no Rio de Janeiro, então capital do Brasil.
09/02/1963 – Primeiro voo do Boeing 727.
O Boeing 727 é uma aeronave americana, narrow-bodyTrijato, com cauda em "T", para a aviação civil comercial. O primeiro Boeing 727 voou em 1963 e por mais de uma década foi o jato comercial mais produzido no mundo. Quando a produção se encerrou em 1984, um total de 1.831 aeronaves haviam sido produzidas. O recorde de vendas do 727 como jato comercial mais vendido do mundo, foi quebrado no começo dos anos 90 por seu irmão mais novo, o Boeing 737. O 727 foi produzido seguindo o sucesso do quadrijato Boeing 707. Projetado para rotas de curta distância, o 727 se tornou o principal apoio para rotas comerciais das empresas aéreas. Uma versão alongada, o 727-200, foi lançado em 1967. Em Agosto de 2008, havia um total de 81 Boeing 727-100 e 419 727-200 ainda em operação.
09/02/1967Anos de chumbo: é sancionada a nova Lei de Imprensa, impondo a censura prévia com agentes presentes em todas as redações, emissoras de rádio e televisão.
Alguns órgãos de imprensa, como os semanários independentes, foram de tal maneira visados que, após os cortes, pouco ou nada sobrava para a publicação, Dos jornais, o mais atingido foi O Estado de São Paulo, que passou a publicar trechos de Os Luzíadas nos espaços censurados, enquanto que seu similar, o Jornal da Tarde, publicava receitas de bolo.


09/02/2004 – O novo navegador de internet desenvolvido pela Mozilla Foundation tem seu nome alterado pela última vez e se chamará Mozilla Firefox.
Mozilla Firefox é um navegador livre e multi-plataforma desenvolvido pela Mozilla Foundation (em português: Fundação Mozilla) com ajuda de centenas de colaboradores. A intenção da fundação é desenvolver um navegador leve, seguro, intuitivo e altamente extensível. Baseado no componente de navegação da Mozilla Suite(continuada pela comunidade como Seamonkey), o Firefox tornou-se o objetivo principal da Mozilla Foundation. Antes do lançamento da versão primeira 1.0, em 9 de novembro de 2004, o Firefox já havia sido aclamado por várias publicações, incluindo a Forbes e o Wall Street Journal. Com mais de 25 milhões de transferências nos primeiros 99 dias após o lançamento, o Firefox se tornou uma das aplicações em código-livre mais usadas por usuários domésticos. A marca de 50 milhões de transferências foi atingida em 29 de abril de 2005, aproximadamente 6 meses após o lançamento da versão 1.0. Em 26 de julho de 2005, o Firefox alcançou os 75 milhões de transferências, e a 19 de outubro de2005 alcançou os 100 milhões de transferências, antes de completar o primeiro ano da versão 1.0. 
  • 2006 – Detenção em Madrid de Ricardo Taddei, ex-oficial argentino acusado de 161 sequestros e da prática de tortura durante a ditadura militar argentina.

Eventos culturais

Eventos desportivos

Nascimentos

09/02/1909Carmen Miranda, cantora luso-brasileira (m. 1955).
Maria do Carmo Miranda da Cunha GO IH (Marco de Canaveses9 de fevereiro de 1909 — Los Angeles5 de agosto de 1955), mais conhecida como Carmen Miranda, foi uma cantora e atrizluso-brasileira. Sua carreira artística transcorreu no Brasil e Estados Unidos entre as décadas de 1930 e 1950. Trabalhou no rádio, no teatro de revista, no cinema e na televisão. Chegou a receber o maior salário até então pago a uma mulher nos Estados Unidos. Seu estilo eclético faz com que seja considerada precursora do tropicalismomovimento cultural brasileiro surgido no final da década de 1960. 
09/02/1945Mia Farrow, atriz estadunidense.
Mia Farrow, nome artístico de Maria de Lourdes Villiers Farrow (Los Angeles9 de fevereirode 1945) é uma atriz norte-americana. Foi casada com Woody Allen e atuou em vários de seus filmes. Antes foi casada com Frank Sinatra. Ficou conhecida por sua interpretação em O Bebê de Rosemary, em 1968. Filha da atriz falecida Maureen O'Sullivan, conhecida pelos filmes do Tarzan juntamente com Johnny Weissmuller, e do diretor John Farrow. Morou por doze anos com o ator e diretor Woody Allen, com quem teve um filho Satchel Farrow. Tem 14 filhos, sendo que 9 são adotados. Woody Allen e Mia Farrow se separaram após a atriz descobrir o envolvimento de Woody Allen com uma de suas filhas adotivas Soon-Yi Farrow.  Abaixo, um cartaz de "O Bebê de Rosemary".
09/02/1960Evaldo Mocarzel, cineasta brasileiro, pai da atriz Joana Mocarzel.
Evaldo Mocarzel (Niterói9 de fevereiro de 1960) é um jornalista e cineasta brasileiro. Foi editor do Caderno 2 do jornal O Estado de São Paulo. Cineasta estreante, formado em Cinema e Jornalismo na Universidade Federal Fluminense, no Rio, em 1982, tem assim como seu primeiro filme o documentário À margem da imagem, que recebeu inúmeros prêmios e conquistou o público dos festivais em que esteve presente. O filme surgiu de um exercício realizado por Mocarzel em um curso em Nova Iorque. Seu projeto, Pictures in the Park, queria discutir o roubo de imagem com moradores de rua e acabou se transformando em idéia para um projeto mais ambicioso. À margem da imagem é o primeiro de uma série de quatro documentários realizados pelo cineasta, que compoem um retrato do Brasil urbano: À margem da imagem, sobre moradores de rua; À margem do concreto, sobre ocupações; À margem do lixo, sobre catadores de papel; e À margem do consumo, sobre uma favela. O cineasta Evaldo Mocarzel é pai na vida real de Joana Mocarzel, que interpretou a menina Clara, a filha de Nanda que nasceu com síndrome de Down, na telenovela Páginas da Vida, de Manoel Carlos. Tendo assim realizado em 2005 um documentário sobre a Sindrome de Down, chamado Do Luto a Luta.
09/02/1979 - Irina Slutskaya, patinadora russa.
Irina Eduardovna Slutskaya (em russo: Ири́на Эдуа́рдовна Слу́цкая) (MoscouUnião Soviética9 de fevereiro de 1979) é uma patinadora artística russa medalhista olímpica por duas vezes. Slutskaya conquistou uma medalha de prata em 2002 e uma de bronze em 2006. 
09/02/1990Camille Winbush, atriz norte-americana.
Camille Simoine Winbush (Culver City9 de fevereiro de 1990) é uma atriz americana. Com seus trabalhos na televisão, conquistou três prêmios do Image Awards e um Young Artist Awards. Camille nasceu em Culver City, Califórnia, filha de Antonio e Alice Winbush. Seus hobbies incluem praticar ginástica e tocar piano. Atuou no filme Ghost Dog: The Way of the Samurai, com Forest Whitaker, em Eraser, comArnold Schwarzenegger, e em Dangerous Minds, com Michelle Pfeiffer. Além disso, teve um papel na série 7th Heaven e papéis menores em Criminal Minds, That's Life, The Norm Show, NYPD Blue e Any Day Now. Teve sua grande oportunidade em desempenhar o papel Nessa Thomkins, sobrinha do comediante Bernie Mac da série cômica The Bernie Mac Show, produzida pela FOX. Em 2007, ela apareceu como Camille, sobrinha do dr. Richard Webber do seriado Grey's AnatomyAtualmente interpreta Lauren, personagem da série adolescente The Secret Life of the American Teenager, produzida pela ABC Family.

Mortes

09/02/1989Osamu Tezuka, mangaká japonês (n. 1928)
Osamu Tezuka (手塚 治虫?) (ToyonakaJapão3 de novembro de 1928 — Tóquio; Japão, 9 de fevereiro de 1989) foi um mangaká (desenhista de mangás) que influenciou muito esse estilo. Por isso, é lembrado por muitos no Japão como o “pai do mangá moderno”.  Uma indicação de sua produtividade: a sua obra completa publicada no Japão reuniu cerca de 400 volumes, mais de 80.000 páginas (na verdade, sua obra completa chega a mais de 700 mangás com mais de 150.000 páginas). A grande maioria dessas obras nunca foi traduzida do original japonês e continua inacessível aos leitores do Ocidente.  Abaixo, um projeto conjunto de Osamu Tezuka e Mauricio de Sousa, que foram amigos e parceiros.

Feriados e eventos cíclicos  







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.