11 de fevereiro de 2012.
42º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 324 para acabar o ano.
11/02/1922 – Inicia-se a Semana de Arte Moderna, evento que é o marco inicial do Modernismo no Brasil,
A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, ocorreu em São Paulo no ano de 1922, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro, no Teatro Municipal. Cada dia da semana foi dedicado a um tema: respectivamente, 1º) pintura e escultura, 2º) poesia, 3º) literatura e música. O presidente do estado de São Paulo à época, Washington Luís, apoiou o movimento, especialmente por meio de René Thiollier, que solicitou patrocínio para trazer os artistas do Rio de Janeiro Plínio Salgado e Menotti Del Pichia, membros de seu partido, o Partido Republicano Paulista. A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e até corporal, pois a arte passou então da vanguarda, para o modernismo. O evento marcou época ao apresentar novas ideias e conceitos artísticos, como a poesia através da declamação, que antes era só escrita; a música por meio de concertos, que antes só havia cantores sem acompanhamento de orquestras sinfônicas; e a arte plástica exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura, com desenhos arrojados e modernos. O adjetivo "novo" passou a ser marcado em todas estas manifestações que propunha algo no mínimo curioso e de interesse. Participaram da Semana nomes consagrados do modernismo brasileiro, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos, Tarsila do Amaral,Tácito de Almeida, Di Cavalcanti entre outros, e como um dos organizadores o intelectual Rubens Borba de Moraes que, entretanto, por estar doente, dela não participou. Tarsila do Amaral estava em Paris e não participou.
11/02/660 a.C. – Fundação do Japão.
A ocupação humana do Japão remonta ao Paleolítico, e a data mais consensual para a primeira presença humana neste arquipélago é de 35 000 a.C., quando povos caçadores-coletores chegaram às ilhas vindos do continente através de istmos. As primeiras ferramentas japonesas de pedra lascadadatam dessa época, e as de pedra polida datam de 30 000 a.C., sendo as mais antigas do mundo. Ainda não se sabe por que essas ferramentas surgiram tão cedo no Japão. Em 1985 mergulhadores fizeram descobertas de estruturas submersas em Yonaguni, em Okinawa, o que atraiu muitos historiadores, arqueólogos e cientistas até ao sítio arqueológico, onde realizaram estudos para a sua datação. Chegaram à conclusão que os monumentos têm mais de 11 000 anos de idade, os mais antigos do mundo. Os cientistas confirmam que esses monumentos encontrados submersos na costa do Japão são a evidência de que pode ter existido uma civilização desconhecida, anterior à Idade da Pedra. A primeira cultura cerâmica e civilização a se desenvolver no Japão foi o povo nômade Jomon que não desenvolveu a agricultura nem a criação de animais. Entre 250 a.C. e 250 d.C., a cultura nômade Yayoi, vinda de Kyushu, substituiu a anterior e trouxe o cultivo de arroz, ferramentas em metal e a confecção de roupas.
Eventos históricos
11/02/1858 – Primeira aparição da Virgem Maria a Bernadette Soubirous em Lourdes, na França.
Em Lourdes, uma cidade com população em torno de quatro mil habitantes, no dia 11 de fevereiro de 1858, Bernadete disse ter visto uma aparição de Nossa Senhora numa gruta denominada "massabielle", o que significa, no dialeto birgudão local - "pedra velha" ou "rocha velha" - junto à margem do rio Gave, aparição que de outra vez se lhe apresentou como sendo a "Imaculada Conceição", segundo o seu relato. De acordo com o pároco da cidade, padre Dominique, que bem a conhecia, era impossível que Bernadete soubesse ou pudesse ter o conhecimento do que significava o dogma da "Imaculada Conceição", então recentemente promulgado pelo Papa. Afirmou ter tido dezoito visões da Virgem Maria no mesmo local entre 11 de fevereiro e 16 de julho de 1858. Afirmou e defendeu a autenticidade das aparições com um denodo e uma firmeza incomuns para uma adolescente da sua idade com o seu temperamento humilde e obediente, nível de instrução e nível sócio-econômico, contra a opinião geral de todos na localidade: sua família, o clero e autoridades públicas. Pelas autoridades civis foi submetida a métodos de interrogatórios, constrangimentos e intimidações que seriam inadmissíveis nos dias de hoje. Não obstante, nunca vacilou em afirmar com toda a convicção a autenticidade das aparições, o que fez até a sua morte. Para fugir à curiosidade geral, Bernadete refugiou-se como "pensionista indigente" no hospítal das Irmãs da Caridade de Nevers em Lourdes (1860). Ali recebe instrução e, em 1861, faz de próprio punho o primeiro relato escrito das aparições. No dia 18 de janeiro de 1862, Monsenhor Bertrand Sévère Laurence, Bispo de Tarbes, reconhece pública e oficialmente a realidade do fato das aparições.
- 1873 – Renúncia de Amadeu I ao reinado da Espanha.
- 1907 – Inicia-se o processo de beatificação do Papa Pio IX.
- 1919 – Friedrich Ebert torna-se presidente da Alemanha (reichpräsident).
- 1920 – Imabari (província de Ehime, Japão) recebe o estatuto de cidade.
- 1921 – Criação da Diocese de Belo Horizonte pelo Papa Bento XV.
- 1929 – Independência do Vaticano, segundo os tratados de Latrão.
- 1932 – Criação da Universidade Federal de Santa Catarina.
- 1941 – Segunda Guerra Mundial: o Japão vence a Batalha de Singapura.
- 1945 – Termina a Conferência de Ialta.
- 1947 – Abashiri (Hokkaido, Japão) recebe o estatuto de cidade.
- 1961
- Em Israel, tem início o processo de Adolf Eichmann.
- Patrice Lumumba, primeiro-ministro da República Democrática do Congo, é assassinado.
- 1963 – Os Beatles gravam o seu primeiro disco, Please Please Me.
- 1965 – Ringo Starr casa-se com Maureen Cox.
- 1971 – Estados Unidos, Reino Unido, União Soviética e outros países, assinam o Tratado sobre a Proibição da Colocação de Armas Nucleares e Outras Armas de Destruição em Massa no Leito do Mar e no Fundo do Oceano e em seu subsolo, banindo as armas nucleares.
- 1979 – Revolução Iraniana: o aiatolá Khomeini toma o poder.
- 1982 – O Partido dos Trabalhadores é reconhecido oficialmente pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral brasileiro.
- 1987 – Entra em vigor a atual constituição das Filipinas.
- 1990
Em agosto de 1962 Nelson Mandela foi preso e sentenciado a 5 anos de prisão por viajar ilegalmente ao exterior e incentivar greves. Em 2 de junho de 1967 foi sentenciado novamente, dessa vez a prisão perpétua (apesar de ter escapado de uma pena de enforcamento), por planejar ações armadas, em particular sabotagem (o que Mandela admite) e conspiração para ajudar outros países a invadir a África do Sul (o que Mandela nega). No decorrer dos vinte e seis anos seguintes, Mandela se tornou de tal modo associado à oposição ao apartheid que o clamor "Libertem Nelson Mandela" se tornou bandeira de todas as campanhas e grupos antiapartheid ao redor do mundo. Mandela foi libertado pelo presidente Frederik de Klerk em 1990. Tornou-se então líder do Congresso Nacional Africano (CNA), do qual já de há muito se tornara referência. A sua experiência de luta contra o apartheid, a sua postura de moderado no período de transição para uma ordem democrática sem segregação, o claro objectivo de operar a reconciliação nacional que norteou as suas relações com o Presidente de Klerk, valeram-lhe um inesgotável prestígio no país e no estrangeiro. Mandela é provavelmente o político com maior autoridade moral no continente Africano, o que lhe tem permitido desempenhar o papel de apaziguador de tensões e conflitos.
- 1998 – É solta e extraditada de volta ao Brasil Lamia Maruf Hassan, condenada à prisão perpétua pelo governo de Israel por ter participado do sequestro e da morte de um soldado israelense, em 1984.
- 2004
- É tornada pública uma investigação de suspeita de lavagem de dinheiro envolvendo a esposa de Yasser Arafat, Suha.
- 2005 – Google anuncia intenção de oferecer hospedagem para a Wikipedia.
- 2007 – Em Portugal, um referendo nacional não atinge quorum necessário, mas a uma ligeira maioria dos votantes escolhe a despenalização do aborto (interrupção voluntária da gravidez) realizada a pedido da mulher durante as primeiras dez semanas de gravidez.
- 2010 – Pela primeira vez na História do Brasil, um Governador de Estado é preso no exercício do mandato: José Roberto Arruda, governador do Distrito Federal é preso pela Policia Federal, acusado de corrupção.
- 2011 — O presidente egípcio, Hosni Mubarak, demite-se do cargo, após a forte agitação política no país.
Eventos desportivos
- 1891 – Primeiro registro de uma partida de hóquei feminino, em Ottawa.
- 1928 – Início dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Saint Moritz.
Nascimentos
- 1261 – Otão III, Duque da Baviera 1312.
- 1466 – Isabel de York, rainha consorte de Henrique VII de Inglaterra (m. no mesmo dia em 1503).
- 1535 – Papa Gregório XIV (m. 1591).
- 1657 – Bernard le Bovier de Fontenelle, escritor francês (m. 1757).
- 1801 – Antônio de Sousa Neto, proclamador da República Rio-Grandense a 11 de Setembro de 1836.
- 1802 – Lydia Maria Child, escritora abolicionista estadunidense (m. 1880).
- 1847 – Thomas Edison, inventor norte-americano (m. 1931).
- 1853 – Salvatore Pincherle, matemático italiano (m. 1936).
Carlo Carrà (Quargnento, 1881 — 1966), foi um pintor italiano do futurismo. Participou em diversas edições da Bienal de Arte de São Paulo. Na sua obra utiliza o mesmo repertório de George de Chirico, mas com tons e objectivos efectivamente diferentes. Em Carrá, a reacção ao dinamismo futurista e a adesão ao mundo imóvel da metafísica coincide com uma vocação pessoal. Morre então em Milão, a 13 de Abril de 1966. Em 1917 Carrà conheceu De Chirico e passou a adotar suas imagens de manequins colocados em espaços claustrofóbicos. Anteriormente, o trabalho de Carrà havia passado por uma fase futurista tendo sido ele um dos signatários do Manifesto Futurista de 1910. Na sua fase de pintura metafísica, como na obra “A musa metafísica”, num aposento de paredes baixas foi colocada uma jogadora de tênis modelada em gesso, com cabeça de manequim. A figura está perto de um mapa da Grécia, simbolizando a viagem de Ulisses. No fundo, aparece uma figura geométrica colorida atrás de uma tela com fábricas. As imagens parecem oníricas e estão irracionalmente justapostas e parecem curiosamente perturbadas. Essa obra, de acordo com especialistas, é vinculada à escola da Pintura Metafísica. A partir de 1924, o artista afastou-se da pintura metafísica e passou para a pintura realista, inspirado pelos mestres italianos da Renascença. A obra A musa metafísica, foi feita em 1917, e é um óleo sobre tela medindo de altura 89 cm x 65 cm de largura e está na Pinacoteca di Brera, em Milão, Itália.
- 1886 – Antônio de Almeida Lustosa, bispo brasileiro (m. 1974).
- 1896 – Raffaele Stasi, militar italiano (m. 1917).
- 1907 – Caio Prado Júnior, historiador, geógrafo, escritor, político e editor brasileiro (m. 1990).
- 1917 – Sidney Sheldon, escritor estadunidense (m. 2007).
- 1920 – Faruk, penúltimo rei do Egito (m. 1965).
- 1926 – Leslie Nielsen, ator e comediante canadense (m. 2010)
- 1934 – John Surtees, ex-piloto automobilístico britânico, vencedor da Temporada de Fórmula 1 de 1964.
- 1935 – Gene Vincent, músico estadunidense de rockabilly (m. 1971).
Burton Leon Reynolds, Jr., mais conhecido por Burt Reynolds (Waycross, Geórgia, 11 de fevereiro de 1936) é um premiado actor norte-americano. Burton Leon "Burt" Reynolds, Jr. (nascido em 11 de fevereiro de 1936) é um ator estadunidense. Alguns de seus papéis memoráveis incluem Lewis Medlock em Deliverance, Bobby "Gator" McCluskey em White Lightning, Paul "Wrecking" Crewe em The Longest Yard, o treinador Nate Scarborough na refilmagem de 2005 de The Longest Yard, Bo 'Bandit' Darville em Smokey and the Bandit, J.J. McClure em The Cannonball Run, a voz de Charlie B. Barkin em All Dogs Go to Heaven, e Jack Horner em Boogie Nights. Ele é uma das personalidades norte-americanas de televisão e cinema mais reconhecidas, com participação em mais de 90 filmes e 300 aparições na tv.
- 1938
- Manuel Noriega, militar e político panamenho.
- Simone de Oliveira, cantora e atriz portuguesa.
- 1941 – Sérgio Mendes, músico brasileiro.
- 1943 – Joselito, ator e cantor espanhol.
- 1946
- Mário Prata, escritor brasileiro.
- Ian Porterfield, futebolista inglês (m. 2007).
- 1947
- Edwin Luisi, ator brasileiro.
- Yukio Hatoyama, político japonês.
- 1950 – Vaguinho, ex-futebolista brasileiro.
- 1953
- Henri Pagnoncelli, ator brasileiro.
- Jeb Bush, 43º governador do Estado americano da Flórida e irmão do 43º presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.
- 1954 – João Cahulla, político brasileiro.
- 1958 – Paulo César Grande, ator brasileiro.
- 1959
- Roberto Pupo Moreno, ex-piloto brasileiro de F-1 e Indy.
- Rodolfo Bottino, ator brasileiro (m. 2011).
- 1961 – Carey Lowell, atriz estadunidense.
- 1962 – Sheryl Crow, cantora norte-americana.
- 1963
- José Mari Bakero, ex-futebolista e treinador espanhol de futebol.
- Diane Franklin, atriz estadunidense.
- Eliete Cigarini, atriz brasileira.
- 1964 – Sarah Palin, política norte-americana.
- 1965 – Álvaro Peña, ex-futebolista e treinador boliviano de futebol.
- 1967
- Ciro Ferrara, ex-futebolista italiano.
- Uwe Dassler, nadador alemão, campeão olímpico.
- 1969
Jennifer Joanna Aniston (Sherman Oaks, 11 de fevereiro de 1969), é uma premiada atriz, diretora e produtora norte-americana. Estabeleceu a carreira na década de 1990 com seu papel como Rachel Green na série Friends, um papel para o qual ganhou um Emmy, um Globo de Ouro e um Screen Actors Guild Awards. Aniston já atuou em vários filmes de Hollywood. A maioria de seus papéis no cinema foram em comédias como Bruce Almighty (br: Todo Poderoso), Office Space (br: Como Enlouquecer Seu Chefe), Rumor Has It (br: Dizem Por Aí...), e comédias românticas como Along Came Polly (br:Quero Ficar Com Polly) e The Break-Up (br: Separados Pelo Casamento), apareceu também em filmes de outros gêneros como o Derailed (br: Fora de Rumo) e o drama musical Rock Star.
- Takeshi Obata, mangaka japonês.
- Cláudia Mauro, atriz brasileira.
- Dino Toso, engenheiro automobilístico italiano (m. 2008).
- 1972
- Steve McManaman, ex-futebolista inglês.
- Kelly Slater, surfista norte-americano.
- Craig Jones, músico norte-americano.
- 1973
- Patrick Wilson, músico estadunidense.
- Kristian Vikernes, músico norueguês da banda Burzum.
- 1974 - Nick Barmby, futebolista inglês.
- 1975
- Pedro Emanuel, ex-futebolista angolano-português.
- Matteo Sereni, futebolista italiano.
- 1976
- Ricardo Pereira, futebolista português.
- Jorge Luiz, futebolista brasileiro.
- 1977 - Mike Shinoda, músico estadunidense, guitarrista da banda de rock Linkin Park.
- 1980
- Titi Buengo, futebolista angolano.
- Mark Bresciano, futebolista australiano.
- Matthew Lawrence, ator estadunidense.
- 1981
- Kelly Rowland, cantora estadunidense, ex-membro das Destiny's Child.
- Aritz Aduriz, futebolista espanhol.
- 1982 - Christian Maggio, futebolista italiano.
- 1983
- Rafael van der Vaart, futebolista holandês.
- Federico Agliardi, futebolista italiano.
- 1984 - Maxime Talbot, jogador de hóquei no gelo canadense.
- 1985 - Casey Dellacqua, tenista australiana.
- 1987 - Luca Antonelli, futebolista italiano.
- 1988
- Aldo, futebolista brasileiro.
- Wellington, futebolista brasileiro.
- 1989 - Souza, futebolista brasileiro.
- 1991 – Christofer Drew Ingle, cantor estadunidense.
- 1992 – Taylor Lautner, ator estaduniense.
Mortes
- 641 – Heráclio, imperador bizantino (m. 575).
- 731 – Papa Gregório II
- 824 – Papa Pascoal I
- 1141 – Hugo de São Vitor, filósofo e teólogo da Idade Média (n. 1096)
- 1503 – Isabel de York, rainha consorte de Henrique VII de Inglaterra, de trabalho de parto (n. no mesmo dia em 1466)
- 1586 - Augusto I da Saxónia, príncipe-eleitor da Saxónia (n. 1526)
- 1626 – Pietro Cataldi, matemático italiano (n. 1552)
René Descartes (La Haye en Touraine, 31 de março de 1596 – Estocolmo, 11 de fevereirode 1650) foi um filósofo, físico e matemático francês. Durante a Idade Moderna também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius. Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com ageometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, ele foi uma das figuras-chave na Revolução Científica. Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores; boa parte da filosofia escrita a partir de então foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele. Muitos especialistas afirmam que a partir de Descartes inaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna. Décadas mais tarde, surgiria nas Ilhas Britânicas um movimento filosófico que, de certa forma, seria o seu oposto - o empirismo, com John Locke e David Hume.
- 1790 – Johann Tobias Krebs, organista e compositor alemão (n. 1690)
- 1866 – William Thomas Brande, químico britânico (n. 1788).
- 1868 – Jean Bernard Léon Foucault, físico e astrônomo francês (n. 1819)
- 1891 – Carl Johan Thyselius, foi primeiro-ministro da Suécia (n. 1811).
- 1903 – Jean-François de la Harpe, poeta francês (n. 1839)
- 1917 – Oswaldo Cruz, cientista e médico brasileiro (n. 1872)
- 1918 – Taitu Bitul, Imperatriz etíope (n. 1851).
- 1924 – Paul Feyerabend, filósofo da ciência austríaco (n. 1924).
- 1931 – Charles Algernon Parsons, inventor britânico (n. 1854)
- 1944 – Henrique Mitchell de Paiva Couceiro, Militar e Governador de Angola.
- 1948 – Sergei Eisenstein, cineasta soviético (n. 1898).
- 1958 – Jossei Toda segundo presidente da Soka Gakkai.
- 1960 – Victor Klemperer, professor de Filologia, testemunha do Holocausto (n. 1881).
- 1963 – Sylvia Plath, escritora estadunidense (n. 1932)
- 1973 – J. Hans D. Jensen, físico alemão (n. 1907)
- 1978 – Harry Martinson, escritor sueco (n. 1904).
- 1984 – Catulo de Paula, compositor brasileiro (n. 1923)
- 1986 – Frank Herbert, escritor estadunidense (n. 1920)
- 1993 – Robert W. Holley, bioquímico estadunidense (n. 1922)
Pierre Edouard Leopold Verger (Paris, 4 de novembro de 1902 — Salvador, 11 de fevereiro de 1996) foi um fotógrafo e etnólogo autodidata franco-brasileiro. Assumiu o nome religioso Fatumbi. Era também babalawo (sacerdote Yoruba) que dedicou a maior parte de sua vida ao estudo da diáspora africana - o comércio de escravo, as religiões afro-derivadas do novo mundo, e os fluxos culturais e econômicos resultando de e para a África. Após a idade de 30 anos, depois de perder a família, Pierre Verger levou a carreira de fotógrafo jornalístico. A fotografia em preto e branco era sua especialidade. Usava uma máquina Rolleiflex que hoje se encontra na Fundação Pierre Verger. Na cidade de Salvador, apaixonou-se pelo lugar e pelas pessoas, e decidiu por bem ficar. Tendo se interessado pela história e cultura local, ele virou de fotógrafo errante a investigador da diáspora africana nas Américas. Em 1949, em Ouidah, teve acesso a um importante testemunho sobre o tráfico clandestino de escravos para a Bahia: as cartas comerciais de José Francisco do Santos, escritas no século XIX.
- 1996 – Quarentinha, futebolista brasileiro (n. 1933)
- 2000 – Roger Vadim, cineasta francês (n. 1928)
- 2000 – Dina Mangabeira, poetisa brasileira (n. 1923).
- 2002 – Traudl Junge, ex-secretária pessoal de Adolf Hitler (n. 1920)
- 2010 – Alexander McQueen, estilista inglês (n. 1969).
Feriados e eventos cíclicos
- Camarões: Dia Nacional da Juventude.
- Dia da Criação da Casa de Moeda.
- Dia de Nossa Senhora de Lourdes.
- Dia Mundial do Enfermo.
- Dia Nacional do Japão
- Emancipação Política da Cidade de Araucária PR
- Irã: Dia da Pátria
- Vaticano: Dia da Independência
- Dia do Zelador
Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl Espelho http://is.gd/mksaVO
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.