domingo, 5 de fevereiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 6 de fevereiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

6 de fevereiro de 2012.
37º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 331 dias para acabar o ano.


06/02/1874 - Nasce o pintor italobrasileiro Enrico Vio
Enrico Vio (Veneza, 6 de fevereiro de 1874 — São Paulo, 22 de novembro de 1960) foi um pintor, desenhista e professor universitário ítalo-brasileiro. Realizou seus estudos de arte e pintura na Instituto de Belas Artes de Veneza, tendo como mestres Ettore Tito e Guglielmo Ciardi, dois importantes pintores italianos. Na Itália, entre os anos de 1904 e 1908, realizou exposições nas cidades de Veneza, Milão e Turim. Decide emigrar para o Brasil e, depois de uma breve estada em Minas Gerais, se estabelece na capital paulista em 1911, onde se torna professor do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo e do Liceu Dante Alighieri. A partir de 1929, é nomeado professor titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Para ampliar, abra a imagem em janela separada.


06/02/1962 - Morre no Rio de Janeiro o pintor Cândido Portinari

Cândido Portinari (Brodowski, 29 de dezembro de 1903 — Rio de Janeiro, 6 de fevereiro de 1962) foi um artista plástico brasileiro. Portinari pintou quase cinco mil obras (de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão como O Lavrador de Café à gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, presenteados à sede da ONU em Nova Iorque em 1956 e que em dezembro de 2010, graças aos esforços de seu filho, retornaram para exibição no Teatro Municipal do Rio de Janeiro). Portinari hoje é considerado um dos artistas mais prestigiados do país e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional. Abaixo, da esquerda para a direita, Cândido Portinari, Antônio Bento, Mário de Andrade e Rodrigo Melo Franco. 


Eventos históricos

1336 – Casamento por procuração do herdeiro do trono português D. Pedro, o Justiceiro, com Constança Manuel.

Constança Manuel (c. 1318 - 13 de Novembro de 1345) foi uma nobre castelhana, rainha de Leão e Castela, consorte do infante D. Pedro de Portugal e mãe do rei D. Fernando de PortugalCom apenas cerca de 7 anos e depois de ter «enviuvado» de um compromisso anterior, D. João Manuel casou Constança com o seu pupilo Afonso XI de Castela, que na época contava com 14 anos de idade e acabara de entrar na maioridade. Ratificada pelas cortes em Valladolid, a 28 de Março de 1325, a união não seria consumada. Interessado numa aliança com a coroa portuguesa, Afonso repudiou-a e prendeu-a no Castelo de Toro, desfazendo completamente o projeto em 1327 e casando-se no ano seguinte com Maria de Portugal, filha de D. Afonso IV. Foi combinado assim novo casamento com o infante D. Pedro, irmão de Maria de Portugal e seu primo afastado (a mãe de Pedro, Beatriz de Castela, era bisneta de Fernando III de Castela). D. João Manuel tinha «um ensejo de compensar o procedimento do seu soberano», no matrimônio da filha com o infante português. Mas o grande amor de D. Pedro foi Inês de Castro, a aia galega da sua mulher Constança, que influenciou fortemente a política interna de Portugal no reinado de Afonso IV. Inês acabou assassinada por ordens do rei em 1355, mas isso não trouxe Pedro de volta à influência paterna. Bem antes pelo contrário, entre 1355 e a sua ascensão à coroa, Pedro revoltou-se contra o pai pelo menos duas vezes e nunca lhe perdoou o assassinato de Inês. Uma vez coroado rei, em 1357, Pedro anunciou em Cantanhede em junho de 1360 o casamento com Inês, realizado em segredo antes da sua morte, e a sua intenção de a ver lembrada como Rainha de Portugal. O episódio é lembrado por Camões nos Luzíadas, "a que, depois de morta, foi rainha".
06/02/1952 – Coroação da Rainha Isabel II (Elizabeth II) do Reino Unido.
Isabel II para os portugueses ou Elizabeth II para os brasileiros (nome completo: Elizabeth Alexandra MaryLondres21 de Abril de1926) é a atual monarca constitucional e chefe de Estado do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do NorteAntígua e BarbudaAustráliaBahamasBarbadosBelizeCanadáGranada,JamaicaNova ZelândiaPapua-Nova GuinéSão Cristóvão e NévisSanta LúciaSão Vicente e GranadinasIlhas Salomão e Tuvalu. A rainha Isabel II é também a chefe da Comunidade de Naçõesgovernante suprema da igreja da Inglaterra (também denominada igreja anglicana), comandante-em-chefe das Forças Armadas do Reino Unido e lady de Man; ela reina com esses títulos desde a morte de seu pai, rei Jorge VI, em 6 de fevereiro de 1952. Atualmente é a chefe de Estado que está no poder há mais tempo na Europa, nas AméricasÁfrica e Oceânia, sendo a segunda no mundo, superada apenas pelo rei Rama IX da Tailândia. Isabel II é a mais velha monarca britânica de todos os tempos. O recorde pertencia à rainha Vitória, que viveu 81 anos, sete meses e 29 dias, vindo a falecer em 1901; um marco que a sua trineta alcançou no dia 20 de dezembro de 2007. Abaixo > Em 7 de novembro de 1968, a raínha Elizabeth II na companhia do prefeito de São Paulo, Faria Lima, do curador do Masp (Museu de Arte de São Paulo), Pietro Maria Bardi e do governador do Estado, Abreu Sodré, inaugura a nova sede do Masp na Avenida Paulista,.

Nascimentos

06/02/1912 - Eva Braun, amante e depois esposa de Adolf Hitler (m. 1945)
Eva Anna Paula Hitler, ou simplesmente Eva Braun, (Munique6 de Fevereiro de 1912 —Berlim30 de Abril de 1945) foi durante muitos anos a companheira de Adolf Hitler e viria a ser sua esposa, casando-se com ele poucas horas antes de ambos cometerem suicidio. Filha de Franziska Braun, uma professora, Eva foi educada num convento e sempre teve desavenças com o pai. Aos dezessete anos, começou a trabalhar como ajudante de Heinrich Hoffmann, um fotógrafo. Foi isso que propiciou seu encontro com Adolf Hitler, em 1929. A relação entre os dois era mantida em segredo da Alemanha. Muitos partidários de Hitler nem sabiam de sua existência. As mulheres alemãs não deveriam tomar conhecimento do caso entre Adolf e Eva, pois muitas delas apoiavam o Nazismo não pela teoria em si, mas pelo líder carismático, que recebia muitas cartas de fãs apaixonadas. Eva era raramente vista em público. Em 1945, Eva Braun seguiu o Führer para o Führerbunker onde, no dia 29 de Abril daquele ano, ele a desposou. Eva estava tão animada que, na hora de assinar a certidão de casamento, ela se esqueceu e começou "Eva B...", logo corrigindo para "Frau Eva Hitler". Um dia depois, no dia 30 de Abril, Adolf Hitler matou-se com um tiro na têmpora direita. Eva o seguiu no suicídio, ingerindo uma cápsula decianeto. Tinha 33 anos. Os seus corpos foram queimados com gasolina, por outros indivíduos presentes na Chancelaria. Dez dias depois, a Alemanha se rendia aos aliados.
06/02/1950Natalie Cole, cantora estadunidense, filha de Nat King Cole.
Stephanie Natalie Maria Cole ou simplesmente Natalie Cole (6 de Fevereiro de 1950) é umcantora e compositora norte-americana ganhadora de oito prêmios GRAMMY Awards. É filha do também cantor e compositor Nat King Cole (n. 1919 - m. 1965). Em 1991, gravou o single Unforgettable onde a voz de seu pai, remasterizada, foi mixada à sua para simular que os dois, pai e filha, cantavam juntos.
06/02/1982 - Alice Eve, atriz inglesa.
Alice Sophia Eve (LondresInglaterra6 de fevereiro de 1982) é uma atriz britânica. Eva é bem conhecida na comunidade de teatro pelas suas obras, bem como na BBC. Ela é mais conhecida pelo seu recente trabalho no filme She's Out of My League. Ela também apareceu recentemente no filme Sex and the City 2. 

 Mortes

06/02/1918Gustav Klimt, pintor simbolista austríaco (n. 1862)
Gustav Klimt (BaumgartenViena14 de julho de 1862 — Viena, 6 de fevereiro de 1918) foi um pintor simbolista austríaco. Em 1876 estudou desenho ornamental na Escola de Artes Decorativas. Associado ao simbolismo, destacou-se dentro do movimento Art nouveau austríaco e foi um dos fundadores do movimento da Secessão de Viena, que recusava a tradição acadêmica nas artes, e do seu jornal, Ver Sacrum. Klimt foi também membro honorário das universidades de Munique e Viena. Os seus maiores trabalhos incluem pinturas, murais, esboços e outros objetos de arte, muitos dos quais estão em exposição na Galeria da Secessão de Viena. Para ampliar, abra a imagem em janela separada.
06/02/1986Minoru Yamasaki, arquitecto americano de origem japonesa (n. 1912)
Minoru Yamasaki (Seattle1 de dezembro 1912 — 6 de fevereiro 1986) foi um arquitetonipo-estadunidense. O seu trabalho mais conhecido é o projeto das torres gêmeas do World Trade Center, Nova York , que foram destruídas nos ataques de 11 de setembro de 2001. Tem, também, em seu currículo, Torre Picasso, construida  na capital da Espanha, Madrid; Conjunto Residencial Pruitt-IgoeSaint Louis, no estado norte-americano de Missouri. Sua demolição pode ser vista no filme Koyaanisqatsi. Edifício do Banco Central da Arábia Saudita.
06/02/2006Aldemir Martins, artista plástico brasileiro (n. 1922)
Aldemir Martins (Ingazeira8 de novembro de 1922 — São Paulo, 6 de fevereiro de 2006), foi um artista plástico brasileiroilustradorpintor e escultor autodidata, de grande renome e fama no país e exterior. Foi o primeiro brasileiro a ganhar um prêmio na Bienal de Veneza. 

Feriados e eventos cíclicos

Igreja Católica

Nova Zelândia

Feriado em comemoração do Tratado de Waitangi.

Brasil

  • Dia do Agente de Defesa Ambiental.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.