segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 7 de fevereiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

7 de Fevereiro de 2012.
38º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 328 para acabar o ano.


07/02/1911 - Nasce o pintor argentino, "naturalizado baiano", Hector Julio Páride Bernabó, ou simplesmente Carybé.
Em 1938, foi para Salvador, fixando-se definitivamente na Bahia a partir de 1950. Sete anos mais tarde, naturalizou-se brasileiro. Recebeu o apelido de Carybé (nome de um peixe de água doce pelo qual é internacionalmente conhecido) na época em que era escoteiro, porque esse era o nome de sua barraca de acampamento. Suas obras, tanto pinturas como desenhos, esculturas e talhas, refletem a chamada baianidade, através da representação do cotidiano, do folclore e de suas cenas populares. Em 1955, foi escolhido como o melhor desenhista nacional na III Bienal de São Paulo. Inspirado pela cultura afro-brasileira, no início da década de 1970 dedicou-se a fazer talhas que focalizavam seus rituais  e orixás, em obras como Festa de Nanã, Alá de Oxalá, Ajerê e Pilão de Oxalá. Em seus desenhos e aquarelas, predominam a cor sépia, como no álbum Sete portas da Bahia. Além desses trabalhos, destacou-se pela criação de murais, hoje expostos em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Montreal, Buenos Aires e Nova York. (Quanto vale uma pintura de Caribé?)

Eventos históricos  

07/02/1756 – É assassinado Sepé Tiaraju, líder da resistência dos Sete Povos das Missões.
Sepé Tiaraju (Redução de São Luís Gonzaga, em data desconhecida — São Gabriel7 de fevereiro de 1756) foi um índio guerreiro guarani, considerado um santo popular brasileiro e declarado "herói guarani missioneiro rio-grandense" pela Lei nº 12.366 (RS). Nascido em um dos aldeamentos jesuíticos dos Sete Povos das Missões, foi batizado com o nome latino cristão de Joseph. Bom combatente e estrategista, tornou-se líder das milícias indígenas que atuaram contra as tropas luso-brasileira e espanhola na chamada Guerra GuaraníticaTal conflito inscreve-se no contexto histórico das demarcações decorrentes da assinatura do Tratado de Madrid (1750), que exigiu a retirada da população guarani aldeada pelos missionários jesuítas do território que ocupava, havia cerca de 150 anos. A posse da região ainda seria objeto do Tratado de Santo Ildefonso (1777) e do Tratado de Badajoz(1801). Viviam na região dos Sete Povos das Missões aproximadamente trinta mil guaranis. Somando-se os do Paraguai e da Argentina, alcançaram um total estimado de oitenta mil indígenas evangelizados, que habitavam em aldeias planejadas, organizadas e conduzidas como verdadeiras cidades. O interesse luso-brasileiro por esta extensa região deveu-se, além da posse territorial, ao gigantesco rebanho de gado, o maior das Américas, mantido por esses mesmos indígenas. Pereceu em combate contra o exército espanhol na batalha de Caiboaté, às margens da Sanga da Bica, na entrada da cidade de São Gabriel, durante a invasão das forças inimigas às aldeias dos Sete Povos. Após sua morte pereceram aproximadamente 1.500 guaranis diante das armas luso-brasileiras e espanholas. Por seu feito, chegando a ser considerado um santo popular, virou personagem lendário do Rio Grande do Sul, e sua memória ficou registrada na literatura por Basílio da Gamano poema épico O Uraguay (1769) e por Érico Veríssimo no romance O Tempo e o Vento. É-lhe atribuída a exclamação: "Esta terra tem dono!". Abaixo, um trabalho em azulejos de Danúbio Gonçalves. (Para ampliar, abra a imagem em janela separada).
07/02/1857 – Gustave Flaubert é absolvido da acusação contra seu livro Madame Bovary, considerado imoral.
Gustave Flaubert (RuãoFrança12 de dezembro de 1821 – Croisset, França, 8 de maiode 1880) foi um escritor francês. Prosador importante, Flaubert marcou a literatura francesa pela profundidade de suas análises psicológicas, seu senso de realidade, sua lucidez sobre o comportamento social, e pela força de seu estilo em grandes romances, tais como “Madame Bovary” (1857), “L'Éducation sentimentale” (1869), “Salammbô” (1862) e contos, tal como “Trois contes” (1877). “Madame Bovary”, sua mais famosa obra, é impressa na “Revue de Paris”, por Laurent Pichat e Maxime Du Camp, em outubro de 1856. Resultado de cinco anos de trabalho, o romance é uma dura depreciação dos valores burgueses. Segundo alguns críticos conservadores, Flaubert ridiculariza sua própria condição social. Mal o livro começa a ser publicado, porém, Ulbach, secretário da “Revue de Paris”, faz objeções sobre a cena do fiacre, que foi “omitida” do número da edição. Apesar da suspensão da cena, a censura decide suspender a publicação da obra e processar o autor, sob a acusação de “imoralidade”. Na verdade, a sociedade burguesa “sentiu a força do ataque, e seus representantes desde 1848, trataram de punir o acusado”. Em janeiro de 1857, Flaubert senta no banco dos réus, mas é absolvido pela Sexta Corte Correcional do Tribunal do Sena, em Paris, em 7 de fevereiro de 1857, através da argumentação do advogado Sénard. Mediante a curiosidade da época em saber quem era “Ema Bovary”, Flaubert responde apenas: “Madame Bovary sou eu". Abaixo, trailer de filme baseado em "Madame Bovary".
07/02/1992Tratado de Maastricht: assinado em Maastricht o tratado que institui a União Europeia e deu o pontapé inicial para a criação de moeda única, o euro, que entraria em vigor em 1999.
O Tratado de Maastricht, também conhecido como Tratado da União Europeia (TUE) foi assinado a 7 de Fevereiro de 1992 na cidade holandesa de Maastricht.O Tratado de Maastricht foi um marco significativo no processo de unificação europeia, fixando que à integração económica até então existente entre diversos países europeus se somaria uma unificação política. O seu resultado mais evidente foi a substituição da denominação Comunidade Europeia pelo termo actual União Europeia. Uma das medidas mais efetivas foi o esforço conjunto para a criação do euro, que entrou em vigor 7 anos depois. A Zona Euro é composta pelos seguintes países da União Europeia, que adotaram a moeda comum: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal, prevendo-se que com a expansão da União Europeia alguns dos aderentes mais recentes possam nos próximos anos partilhar também o euro como moeda oficial. Alguns países pequenos que não praticam políticas de moeda própria usam também o euro: Andorra, Mônaco, São Marino e Vaticano. Montenegro também utiliza o euro como sua moeda oficial. Também no Kosovo, o euro passou a circular mesmo antes da sua declaração de independência.

Nascimentos

07/02/1873 - Thomas Andrews, engenheiro irlandês, construtor do mais luxuoso e resistente  navio de passageiros até então conhecido, o Titanic. (m. 1912)
Thomas Andrews Jr. ( 7 de fevereiro de 1873 – 15 de abril de 1912) foi diretor e chefe de construção naval na empresa Harland and Wolff na cidade de BelfastIrlanda. Andrews foi o projetista do maior e mais luxuoso navio de passageiros de sua época: o RMS Titanic. Ele viajava na viagem inaugural do Titanic, para fazer reparos e ajustes se necessário, porém o navio colidiu com um iceberg em 15 de abril de 1912 matando quase 1.500 no desastre. Em 14 de abril, exatamente as 23:40, o Titanic colidiu com um iceberg a estibordo, perfurando o casco e inundando vários compartimentos. O Capitão Edward J. Smith chamou Andrews para examinar o navio. Andrews determinou que não havia nada que podia ser feito e que o Titanic ia afundar. A evacuação do Titanic começou com a distribuição de coletes salva-vidas e acordando os passageiros em seus quartos que ainda não sabiam do acidente, e os ordenou a ir ao convés. Inteiramente ciente do tempo curto e sabendo que o navio tinha sido construído com menos botes salva vida do que o número de passageiros a bordo ele estimulou as pessoas a colocar o número máximo de pessoas a bordo dos botes (60 pessoas) na esperança de enchê-los o máximo possível. De acordo com o relato de John Stewart, Thomas Andrews foi olhar por um último instante a pintura "Approach to the New World" na sala dos fumantes na primeira classe e nunca mais foi visto com vida. A pintura que significa "Chegando ao novo mundo" descreve a entrada em Plymouth Sound, nos EUA por onde o Titanic passaria em sua viagem de volta. A pintura frequentemente é mostrada incorretamente na TV e nos filmes, mostrando a entrada no porto de Nova Iorque, porém quem entraria no porto deNova Iorque seria o Olympic. Seu corpo nunca mais foi visto depois disso. Os jornais consideraram Andrews como um herói devido a sua persistencia em colocar o maior número de pessoas dentro dos botes salva-vidas, evitando a morte de muitas pessoas. Em 1914 um memorial foi construído em sua cidade natal: "Thomas Andrews Jr. Memorial Hall" e foi esculpido pela artista Sophia Rosamond Praegar. O memorial é mantido pela "South Eastern Education Board".
07/02/1946Hector Babenco, cineasta argentino, naturalizado brasileiro.
Héctor Eduardo Babenco (Mar del Plata7 de fevereiro de 1946) é um cineasta argentino-brasileiro de ascendência judaico-ucraniana. Nasceu na Argentina e radicou-se no Brasil aos dezenove anos de idade. É naturalizado brasileiro desde 1977. Casado com a actriz Barbara Paz. Trabalhou como figurante em filmes dos diretores Italianos Sergio CorbucciGiorgio Ferroni e Mario Camus. Entre seus melhores filmes está "Brincando nos Campos do Senhor", narrando a saga de missionários americanos na Amazônia.
07/02/1985 - Tina Majorino, atriz norte-americana.
Tina Marie Majorino (San Diego7 de fevereiro de 1985) é uma atriz norte-americana. Ela é conhecida por seu trabalho no filme Napoleon Dynamite, como "Deb", bem como seus trabalhos nas séries Veronica Mars como Cindy "Mac" Mackenzie e Big Love como Heather Tuttle. Aos 13 anos de idade, ela desapareceu das telas para concluir a escola e passar mais tempo com sua família. Napoleon Dynamite de 2004, marcou a volta da jovem estrelinha. O filme foi uma grata surpresa que explodiu nos cinemas em 2004, e continua a entreter audiências em todo o mundo, além de se tornar um dos principais filmes independentes, ganhando o título de clássico cult. Em Napoleon Dynamite, Tina interpreta “Deb”, uma calma, tímida e desajeitada garota, amiga de Napoleon que faz alguns trabalhos como fotógrafa para ganhar algum dinheiro para a faculdade. Tina comove a todos com uma belíssima interpretação de “Deb”.
07/02/1991Rachel Sibner, atriz estadunidense.
Rachel Sibner (Califórnia7 de fevereiro de 1991) é uma atriz norte-americana. Rachel ficou famosa após atuar como Lisa Zemo em Manual de Sobrevivência Escolar do Ned. Ela fazia uma adolescente que tinha muita alergia, e vivia com roupas feias, já que eram as únicas anti-alérgicas, usava óculos grandes e vivia com remédio pro nariz. Na personagem era apaixonada por Simon Nelson-Cook, interpretado por Daniel Curtis Lee. Depois de um tempo, a personagem se curou da alergia e ficou bem linda. Todos os meninos da escola caíam aos pés delas, inclusive Cookie, por quem ela era apaixonada.

Mortes  

07/02/2007Pedro Mattar, pianista brasileiro (n. 1936), conhecido pelos intensos floreados que, por vezes, chegavam a descaracterizar a música.
Pedro Mattar, conhecido como Pedrinho Mattar, (São Paulo20 de agosto de 1936 — Santos7 de fevereiro de 2007) foi um pianista brasileiro. Sua família o chamava de Pedrinho por ser o caçula de dez irmãos. Presença marcante na música brasileira, frequentava junto com outros músicos o João Sebastião Bar do jornalista Paulo Cotrin, no bairro da Consolação, uma usina de nomes que eram ou seriam destaque no mundo da música, como: Chico BuarqueElis ReginaMaysaClaudette SoaresCésar Camargo MarianoTaiguaraMarisa Gata Mansa etc. Viajou por diversas vezes com a cantora Claudette Soares, no eixo Rio-São Paulo. Em 1962 tocou para a cantora Maysa em Portugal e na Espanha. Foi responsável pela produção musical do Programa Bibi Ferreira na televisão. Excursionou pelo Brasil, acompanhado de Luís Carlos Miele e Sandra Bréa - 1976 - Caso Water-Closed e Dzi Croquettes. Pedrinho Mattar morreu de infarto fulminante em Santos(SP) no dia 7 de fevereiro de 2007 aos 70 anos. O corpo foi levado para a capital paulista e enterrado no Cemitério do Araçá. Na época ele apresentava o programa Pianíssimo da Rede Vida de Televisão.

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

  • Dia do Gráfico.

Igreja Católica

Grécia antiga






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.