38º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 328 para acabar o ano.
07/02/1911 - Nasce o pintor argentino, "naturalizado baiano", Hector Julio Páride Bernabó, ou simplesmente Carybé.
Em 1938, foi para
Salvador, fixando-se definitivamente na Bahia a partir de 1950. Sete anos mais
tarde, naturalizou-se brasileiro. Recebeu o apelido de
Carybé (nome de um peixe de água doce pelo qual é internacionalmente conhecido)
na época em que era escoteiro, porque esse era o nome de sua barraca de
acampamento. Suas obras, tanto
pinturas como desenhos, esculturas e talhas, refletem a chamada baianidade,
através da representação do cotidiano, do folclore e de suas cenas populares. Em
1955, foi escolhido como o melhor desenhista nacional na III Bienal de São
Paulo. Inspirado pela
cultura afro-brasileira, no início da década de 1970 dedicou-se a fazer talhas
que focalizavam seus rituais e orixás, em obras como Festa de Nanã, Alá de
Oxalá, Ajerê e Pilão de Oxalá. Em seus desenhos e
aquarelas, predominam a cor sépia, como no álbum Sete portas da Bahia. Além
desses trabalhos, destacou-se pela criação de murais, hoje expostos em São
Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Montreal, Buenos Aires e Nova York. (Quanto vale uma pintura de Caribé?)
Eventos históricos
- 457 – Coroação de Leão I de Bizâncio.
- 1550 – Eleito o Papa Júlio III, sucedendo ao Papa Paulo III.
Sepé Tiaraju (Redução de São Luís Gonzaga, em data desconhecida — São Gabriel, 7 de fevereiro de 1756) foi um índio guerreiro guarani, considerado um santo popular brasileiro e declarado "herói guarani missioneiro rio-grandense" pela Lei nº 12.366 (RS). Nascido em um dos aldeamentos jesuíticos dos Sete Povos das Missões, foi batizado com o nome latino cristão de Joseph. Bom combatente e estrategista, tornou-se líder das milícias indígenas que atuaram contra as tropas luso-brasileira e espanhola na chamada Guerra Guaranítica. Tal conflito inscreve-se no contexto histórico das demarcações decorrentes da assinatura do Tratado de Madrid (1750), que exigiu a retirada da população guarani aldeada pelos missionários jesuítas do território que ocupava, havia cerca de 150 anos. A posse da região ainda seria objeto do Tratado de Santo Ildefonso (1777) e do Tratado de Badajoz(1801). Viviam na região dos Sete Povos das Missões aproximadamente trinta mil guaranis. Somando-se os do Paraguai e da Argentina, alcançaram um total estimado de oitenta mil indígenas evangelizados, que habitavam em aldeias planejadas, organizadas e conduzidas como verdadeiras cidades. O interesse luso-brasileiro por esta extensa região deveu-se, além da posse territorial, ao gigantesco rebanho de gado, o maior das Américas, mantido por esses mesmos indígenas. Pereceu em combate contra o exército espanhol na batalha de Caiboaté, às margens da Sanga da Bica, na entrada da cidade de São Gabriel, durante a invasão das forças inimigas às aldeias dos Sete Povos. Após sua morte pereceram aproximadamente 1.500 guaranis diante das armas luso-brasileiras e espanholas. Por seu feito, chegando a ser considerado um santo popular, virou personagem lendário do Rio Grande do Sul, e sua memória ficou registrada na literatura por Basílio da Gamano poema épico O Uraguay (1769) e por Érico Veríssimo no romance O Tempo e o Vento. É-lhe atribuída a exclamação: "Esta terra tem dono!". Abaixo, um trabalho em azulejos de Danúbio Gonçalves. (Para ampliar, abra a imagem em janela separada).
- 1778 – Voltaire é iniciado na Maçonaria, numa das cerimônias mais brilhantes da história da maçonaria mundial
- 1785 – Descoberta da galáxia NGC 4038 por William Herschel.
- 1792 – Tabela cronológica da Revolução Francesa: aliança entre Áustria e Prússia.
- 1821 – História da Antártica: o caçador de focas estadunidense, capitão John Davis faz o primeiro desembarque no continente.
- 1857 – Fundação dos condados de Alpena e Antrim.
Gustave Flaubert (Ruão, França, 12 de dezembro de 1821 – Croisset, França, 8 de maiode 1880) foi um escritor francês. Prosador importante, Flaubert marcou a literatura francesa pela profundidade de suas análises psicológicas, seu senso de realidade, sua lucidez sobre o comportamento social, e pela força de seu estilo em grandes romances, tais como “Madame Bovary” (1857), “L'Éducation sentimentale” (1869), “Salammbô” (1862) e contos, tal como “Trois contes” (1877). “Madame Bovary”, sua mais famosa obra, é impressa na “Revue de Paris”, por Laurent Pichat e Maxime Du Camp, em outubro de 1856. Resultado de cinco anos de trabalho, o romance é uma dura depreciação dos valores burgueses. Segundo alguns críticos conservadores, Flaubert ridiculariza sua própria condição social. Mal o livro começa a ser publicado, porém, Ulbach, secretário da “Revue de Paris”, faz objeções sobre a cena do fiacre, que foi “omitida” do número da edição. Apesar da suspensão da cena, a censura decide suspender a publicação da obra e processar o autor, sob a acusação de “imoralidade”. Na verdade, a sociedade burguesa “sentiu a força do ataque, e seus representantes desde 1848, trataram de punir o acusado”. Em janeiro de 1857, Flaubert senta no banco dos réus, mas é absolvido pela Sexta Corte Correcional do Tribunal do Sena, em Paris, em 7 de fevereiro de 1857, através da argumentação do advogado Sénard. Mediante a curiosidade da época em saber quem era “Ema Bovary”, Flaubert responde apenas: “Madame Bovary sou eu". Abaixo, trailer de filme baseado em "Madame Bovary".
- 1900 – Formação do Partido Trabalhista do Reino Unido.
- 1923 – O dia do gráfico é comemorado nesta data em função da grande greve dos operários gráficos de S. Paulo dirigida por João da Costa Pimenta.
- 1944 – Segunda Guerra Mundial: Em Anzio, forças italianas lançam uma contra-ofensiva.
- 1969 – AI-6: são realizadas 33 cassações, dentre elas de 11 deputados da Arena.
- 1974 – Independência de Granada.
O Tratado de Maastricht, também conhecido como Tratado da União Europeia (TUE) foi assinado a 7 de Fevereiro de 1992 na cidade holandesa de Maastricht.O Tratado de Maastricht foi um marco significativo no processo de unificação europeia, fixando que à integração económica até então existente entre diversos países europeus se somaria uma unificação política. O seu resultado mais evidente foi a substituição da denominação Comunidade Europeia pelo termo actual União Europeia. Uma das medidas mais efetivas foi o esforço conjunto para a criação do euro, que entrou em vigor 7 anos depois. A Zona Euro é composta pelos
seguintes países da União Europeia, que adotaram a moeda comum: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal, prevendo-se que com a expansão da União
Europeia alguns dos aderentes mais recentes possam nos próximos anos partilhar
também o euro como moeda oficial. Alguns países pequenos que não praticam políticas de moeda própria usam
também o euro: Andorra, Mônaco, São Marino e Vaticano. Montenegro também utiliza o euro como sua moeda
oficial. Também no Kosovo, o euro passou
a circular mesmo antes da sua declaração de independência.
- 1996 – Letsie III assume o trono do Lesoto.
- 1999 – Exploração espacial: lançamento da sonda espacial Stardust.
- 2004 – O Legislativo do Sri Lanka é dissolvido.
Nascimentos
- 1102 – Matilde de Inglaterra, a Imperatriz, consorte de Henrique V da Germânia e iniciadora da dinastia Plantageneta da Inglaterra (m. 1167).
- 1478 – Thomas More, advogado, político e santo da Igreja Católica (m. 1535).
- 1762 – Romualdo de Sousa Coelho, bispo de Belém do Pará (m. 1841).
- 1803 – Hector Berlioz, compositor de ópera francês (m. 1869).
- 1804 – Johan Ludvig Runeberg, poeta finlandês de língua sueca (m. 1877).
- 1812 – Charles Dickens, escritor ingles (m. 1870).
- 1870 – Alfred Adler, psicólogo austríaco (m. 1937).
Thomas Andrews Jr. ( 7 de fevereiro de 1873 – 15 de abril de 1912) foi diretor e chefe de construção naval na empresa Harland and Wolff na cidade de Belfast, Irlanda. Andrews foi o projetista do maior e mais luxuoso navio de passageiros de sua época: o RMS Titanic. Ele viajava na viagem inaugural do Titanic, para fazer reparos e ajustes se necessário, porém o navio colidiu com um iceberg em 15 de abril de 1912 matando quase 1.500 no desastre. Em 14 de abril, exatamente as 23:40, o Titanic colidiu com um iceberg a estibordo, perfurando o casco e inundando vários compartimentos. O Capitão Edward J. Smith chamou Andrews para examinar o navio. Andrews determinou que não havia nada que podia ser feito e que o Titanic ia afundar. A evacuação do Titanic começou com a distribuição de coletes salva-vidas e acordando os passageiros em seus quartos que ainda não sabiam do acidente, e os ordenou a ir ao convés. Inteiramente ciente do tempo curto e sabendo que o navio tinha sido construído com menos botes salva vida do que o número de passageiros a bordo ele estimulou as pessoas a colocar o número máximo de pessoas a bordo dos botes (60 pessoas) na esperança de enchê-los o máximo possível. De acordo com o relato de John Stewart, Thomas Andrews foi olhar por um último instante a pintura "Approach to the New World" na sala dos fumantes na primeira classe e nunca mais foi visto com vida. A pintura que significa "Chegando ao novo mundo" descreve a entrada em Plymouth Sound, nos EUA por onde o Titanic passaria em sua viagem de volta. A pintura frequentemente é mostrada incorretamente na TV e nos filmes, mostrando a entrada no porto de Nova Iorque, porém quem entraria no porto deNova Iorque seria o Olympic. Seu corpo nunca mais foi visto depois disso. Os jornais consideraram Andrews como um herói devido a sua persistencia em colocar o maior número de pessoas dentro dos botes salva-vidas, evitando a morte de muitas pessoas. Em 1914 um memorial foi construído em sua cidade natal: "Thomas Andrews Jr. Memorial Hall" e foi esculpido pela artista Sophia Rosamond Praegar. O memorial é mantido pela "South Eastern Education Board".
- 1885 – Sinclair Lewis, escritor estadunidense (m. 1951).
- 1901 – Clementina de Jesus, cantora brasileira (m. 1987).
- 1905 – Ulf Svante von Euler, biólogo sueco (m. 1983).
- 1906 – Oleg Antonov, engenheiro aeronáutico soviético (m. 1984).
- 1909
- Hélder Pessoa Câmara, bispo e escritor brasileiro (m. 1999).
- Silvio Zavala, historiador mexicano.
- 1910
- José Bezerra Coutinho, bispo brasileiro (m. 2008).
- Max Bense, filósofo, escritor e ensaísta alemão (m. 1990).
- 1914 – Ramón Mercader, assassino de León Trotsky (m. 1978).
- 1926 – Konstantin Feoktistov, engenheiro espacial e ex-cosmonauta soviético (m. 2009).
- 1927
- Dušan Vukotić, cineasta bósnio (m. 1998).
- Juliette Gréco, cantora e atriz francesa.
- 1932 – Rogério Duprat, maestro brasileiro (m. 2006).
- 1934
- Edward Fenech Adami, político maltês.
- Earl King, músico norte-americano (m. 2003).
- 1936 – Marino Klinger, futebolista colombiano (m. 1975).
- 1938 – Cayetano Ré, ex-futebolista paraguaio.
Héctor Eduardo Babenco (Mar del Plata, 7 de fevereiro de 1946) é um cineasta argentino-brasileiro de ascendência judaico-ucraniana. Nasceu na Argentina e radicou-se no Brasil aos dezenove anos de idade. É naturalizado brasileiro desde 1977. Casado com a actriz Barbara Paz. Trabalhou como figurante em filmes dos diretores Italianos Sergio Corbucci, Giorgio Ferroni e Mario Camus. Entre seus melhores filmes está "Brincando nos Campos do Senhor", narrando a saga de missionários americanos na Amazônia.
- 1949
- Bert Sommer, cantor e guitarrista estadunidense, ex-integrante do grupo The Left Blank (m. 1990).
- Paulo César Carpegiani, treinador brasileiro de futebol.
- 1952
- Vasco Rossi, cantor e compositor italiano.
- Pepeu Gomes, cantor e músico brasileiro.
- 1956
- Emo Philips, ator, produtor e artista estadunidense.
- Mark St. John, ex-guitarrista da banda Kiss (m. 2007)
- 1957
- Lauro Corona, ator e cantor brasileiro. (m. 1989)
- Dênis Derkian, ator brasileiro.
- 1959 – Mick McCarthy, treinador e ex-futebolista inglês.
- 1960 – James Spader, ator norte-americano.
- 1962
- David Bryan, tecladista da banda Bon Jovi.
- Zé Carlos, futebolista brasileiro (m. 2009).
- 1965
- Chris Rock, comediante e ator estadunidense.
- Emanuela Folliero, apresentadora e atriz italiana.
- Ignacio Ambríz, ex-futebolista mexicano.
- 1968 - Sully Erna, vocalista e guitarrista da banda Godsmack.
- 1969
- Adriano Silva Francisco, futebolista brasileiro.
- Fernando Cáceres, ex-futebolista argentino.
- 1971 – Marek Koźmiński, ex-futebolista polonês.
- 1972 – Gabriel Braga Nunes, ator brasileiro.
- 1973 – Victor Webster, ator canadense.
- 1974 – Steve Nash, jogador de basquete da NBA.
- 1975 – Rafik Saïfi, futebolista argelino.
- 1976 – Leo Bello, jogador de pôquer brasileiro.
- 1977 - Tsuneyasu Miyamoto, futebolista japonês.
- 1978
- Ashton Kutcher, ator estadunidense.
- Daniel Van Buyten, futebolista belga.
- 1980
- Saša Papac, futebolista bósnio.
- Grigol Bediashvili, futebolista georgiano.
- 1981 - Neto, futebolista brasileiro.
- 1982 – Hugo Suárez, futebolista boliviano.
- 1983 – Christian Klien, piloto austríaco de automobilismo.
- 1985
- Ticão, futebolista brasileiro.
Tina Marie Majorino (San Diego, 7 de fevereiro de 1985) é uma atriz norte-americana. Ela é conhecida por seu trabalho no filme Napoleon Dynamite, como "Deb", bem como seus trabalhos nas séries Veronica Mars como Cindy "Mac" Mackenzie e Big Love como Heather Tuttle. Aos 13 anos de idade, ela desapareceu das telas para concluir a escola e passar mais tempo com sua família. Napoleon Dynamite de 2004, marcou a volta da jovem estrelinha. O filme foi uma grata surpresa que explodiu nos cinemas em 2004, e continua a entreter audiências em todo o mundo, além de se tornar um dos principais filmes independentes, ganhando o título de clássico cult. Em Napoleon Dynamite, Tina interpreta “Deb”, uma calma, tímida e desajeitada garota, amiga de Napoleon que faz alguns trabalhos como fotógrafa para ganhar algum dinheiro para a faculdade. Tina comove a todos com uma belíssima interpretação de “Deb”.
- 1986 – João Moreira, futebolista português.
- 1987
- Kerli, cantora e compositora estoniana.
- Brea Bennett, atriz norte-americana.
- 1988
- Ryuta Sasaki, futebolista japonês.
- 1989 - Antonio Salazar, futebolista mexicano.
Rachel Sibner (Califórnia, 7 de fevereiro de 1991) é uma atriz norte-americana. Rachel ficou famosa após atuar como Lisa Zemo em Manual de Sobrevivência Escolar do Ned. Ela fazia uma adolescente que tinha muita alergia, e vivia com roupas feias, já que eram as únicas anti-alérgicas, usava óculos grandes e vivia com remédio pro nariz. Na personagem era apaixonada por Simon Nelson-Cook, interpretado por Daniel Curtis Lee. Depois de um tempo, a personagem se curou da alergia e ficou bem linda. Todos os meninos da escola caíam aos pés delas, inclusive Cookie, por quem ela era apaixonada.
Mortes
- 1003 – Rosália de Ivrea, rainha de França (n.c. 937)
- 1693
- Maria de Bragança, infanta portuguesa (n. 1644)
- Paul Pellisson, escritor francês (n. 1624)
- 1736 – Stephen Gray, cientista inglês que realizou importantes descobertas sobre eletricidade
- 1756 – Sepé Tiaraju, índio guarani brasileiro (n. ca. 1720)
- 1878 – Beato Pio IX, O.P. (n. 1792)
- 1937 – Elihu Root, advogado estadunidense (n. 1845)
- 1944 – Lina Cavalieri, cantora de ópera italiana (n. 1874)
- 1952 – Norman Douglas, escritor britânico (n. 1868)
- 1952 – Sebastião da Gama, poeta português (n. 1924)
- 1979 – Josef Mengele, criminoso de guerra alemão (n. 1911)
- 1960 – Igor Kurchatov, físico russo (líder do projecto atómico soviético) (n. 1903)
- 1981 – Hermann Esser, chefe de propaganda nazista alemão (n. 1900)
- 1999 – Hussein da Jordânia, rei da Jordânia (n. 1935)
- 2001 – Anne Morrow Lindbergh, escritora estadunidense (n. 1906)
Pedro Mattar, conhecido como Pedrinho Mattar, (São Paulo, 20 de agosto de 1936 — Santos, 7 de fevereiro de 2007) foi um pianista brasileiro. Sua família o chamava de Pedrinho por ser o caçula de dez irmãos. Presença marcante na música brasileira, frequentava junto com outros músicos o João Sebastião Bar do jornalista Paulo Cotrin, no bairro da Consolação, uma usina de nomes que eram ou seriam destaque no mundo da música, como: Chico Buarque, Elis Regina, Maysa, Claudette Soares, César Camargo Mariano, Taiguara, Marisa Gata Mansa etc. Viajou por diversas vezes com a cantora Claudette Soares, no eixo Rio-São Paulo. Em 1962 tocou para a cantora Maysa em Portugal e na Espanha. Foi responsável pela produção musical do Programa Bibi Ferreira na televisão. Excursionou pelo Brasil, acompanhado de Luís Carlos Miele e Sandra Bréa - 1976 - Caso Water-Closed e Dzi Croquettes. Pedrinho Mattar morreu de infarto fulminante em Santos(SP) no dia 7 de fevereiro de 2007 aos 70 anos. O corpo foi levado para a capital paulista e enterrado no Cemitério do Araçá. Na época ele apresentava o programa Pianíssimo da Rede Vida de Televisão.
Feriados e eventos cíclicos
- Início do mês Mulk ("Domínio") no Calendário bahá'í.
Brasil
- Dia do Gráfico.
Igreja Católica
- As cinco chagas de Cristo
- Dia de Santa Juliana de Bolonha
- Dia de São Ricardo
Grécia antiga
Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl Espelho http://is.gd/mksaVO
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.