domingo, 12 de fevereiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 13 de fevereiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

13 de fevereiro de 2012.
44º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 322 dias para acabar o ano.
_
13/02/1943 - Morre o pintor gaúcho Oscar Boeira.  (Para ampliar, abra a imagem em janela separada).
Oscar Boeira (Porto Alegre, 1883 — Porto Alegre, 13 de fevereiro de 1943) foi um pintor brasileiro. De família abastada, Oscar Boeira era o único homem entre sete filhos. De início um pintor acadêmico, em 1909 foi para o Rio de Janeiro, onde estudou na Academia Nacional de Belas Artes e foi colega de Rodolfo Amoedo e aluno de Eliseu Visconti, cujo estilo impressionista o influenciou. De 1914 a 1917, ele lecionou, sem remuneração, na maior parte do tempo, na antiga Escola de Belas Artes de Porto Alegre, atual Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a convite de Libindo Ferraz. Também deu aulas particulares de pintura em seu ateliê. Introvertido e dono de uma autocrítica feroz, Boeira distribuiu boa parte da obra que produziu. Nunca realizou exposição individual e vendeu um único quadro em vida, Manhã de Bruma, um óleo sobre tela de 1918. A obra foi escolhida e adquirida pessoalmente pelo então governador do Rio Grande do Sul, Getúlio Vargas, mais tarde presidente da República. Paisagista, destacou-se nas Exposições de 1929, na de 1935, no pavilhão cultural do centenário da Revolução Farroupilha, e no 1° Salão do Instituto de Belas Artes, em 1939. Em sua homenagem, uma das salas de exposição do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS), no segundo pavimento, leva seu nome: Sala Oscar Boeira. Há também a Praça Oscar Boeira, no bairro Auxiliadora da cidade de Porto Alegre, em que há uma escultura do pintor, criada por Cláudio Martins Costa.

Eventos históricos

13/02/1633 – Galileo Galilei é detido pela Inquisição da Igreja Católica.
Em 1630, com a obra terminada, Galileu viajou a Roma para apresentá-la pessoalmente ao Papa. Este fez apenas uma leitura brevíssima e entrega-a aos censores do Vaticano para avaliar se estava de acordo com o decreto de 1616. Mas várias vicissitudes e em particular a ignorância dos censores em astronomia levaram a um grande atraso nesta avaliação, pois realmente o livro voltava a encalhar em aspectos dos defensores do geocentrismo e de uma facção da disputa académica. No fim foram realizadas apenas algumas experiências.  Galileu era cristão fervoroso, mas tinha um temperamento conflituoso e viveu numa época atribulada na qual aIgreja Católica endurecia a sua vigilância sobre a doutrina para fazer frente às derrotas que sofria pela Reforma Protestante. O Papa sentiu que a aceitação do modelo heliocêntrico como ferramenta matemática tinha sido ultrapassada e convocou Galileu a Roma para ser julgado, apesar de este se encontrar bastante doente. Após um julgamento longo e atribulado foi condenado a abjurar publicamente as suas ideias e à prisão por tempo indefinido. Os livros de Galileu foram incluídos no Index, censurados e proibidos, mas foram publicados nos Países Baixos, onde o protestantismo tinha já substituído o catolicismo, o que havia tornado a região livre da censura do Santo Ofício. Galileu havia escolhido precisamente a Holanda para executar uma experiência com o telescópio que anteriormente construíra. Reza a lenda que, ao sair do tribunal após sua condenação, disse uma frase célebre: "Eppur si muove!", ou seja, "contudo, ela se move", referindo-se à Terra. Galileu consegue comutar a pena de prisão a confinamento, primeiro no palácio do embaixador do Grão-duque da Toscana em Roma, depois na casa do arcebispo Piccolomini em Siena e mais tarde na sua própria casa de campo em Arcetri.  No decorrer dos séculos, a Igreja Católica reviu as suas posições no confronto com Galileu. Em 1846, são removidas todas as obras que apoiam o sistema coperniciano da versão revista do Index Librorum Prohibitorum. Em mais de três séculos passados da sua condenação, é iniciada a revisão do seu processo que decide pela sua absolvição em 1983. Contudo a revisão da condenação não tem nada a ver com o sistema heliocêntrico porque esse nunca foi objecto dos processos. 
13/02/1967 – Descoberto em Madri um livro com anotações de Leonardo da Vinci.
Leonardo da Vinci é considerado por vários o maior gênio da história, devido a sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, sua engenhosidade e criatividade, além de suas obras polêmicas. Num estudo realizado em 1926, seu QI foi estimado em cerca de 180. Muitos de seus trabalhos se perderam, mas como ele eram reproduzidos por seus discípulos, sempre é possível encontrar uma cópia baseada no original desaparecido. (Saiba mais) Abaixo,  Leda e o Cisne, cópia de Cesare da Sesto, pupilo de Leonardo, baseado no original perdido.  (Para ampliar, abra a imagem em janela separada)

Nascimentos

13/02/1766Thomas Robert Malthus, economista e cientista político inglês (m. 1834).
Thomas Robert Malthus (Rookery, perto de Guildford14 de fevereiro de 1766 — Bath23 de dezembro de 1834) foi um economista britânico. É considerado o pai da demografia por sua teoria para o controle do aumento populacional, conhecida como malthusianismoPara Malthus, assim como para seus discípulos, qualquer melhoria no padrão de vida de grande massa é temporária, pois ela ocasiona um inevitável aumento da população, que acaba impedindo qualquer possibilidade de melhoria. Foi um dos primeiros pesquisadores a tentar analisar dados demográficos e econômicos para justificar sua previsão de incompatibilidade entre o crescimento demográfico e à disponibilidade de recursos. Preocupado com o crescimento populacional acelerado, Malthus publica em 1798 uma série de ideias alertando a importância do controle da natalidade, afirmando que o bem estar populacional estaria intimamente relacionado com crescimento demográfico do planeta. Malthus alertava que o crescimento desordenado acarretaria na falta de recursos alimentícios para a  população gerando como consequência a fome. Numa análise crítica, o conceito de Thomas Maltus representa o paradigma de uma visão que ignora ou rebaixa os benefícios da industrialização ou do progresso tecnológico.  O fracasso da teoria malthusiana reside no fato de que a humanidade sempre encontra um caminho alternativo para driblar o constante aumento de população, criando novas soluções para os novos problemas.
13/02/1941Boris Casoy, jornalista brasileiro.
Boris Casoy (São Paulo13 de fevereiro de 1941) é um jornalista brasileiro. Atualmente apresenta o Jornal da Noite, na Band, além de ser um dos âncoras da rádio BandNews FM.   Último dos cinco filhos de imigrantes judeus russos que chegaram ao Brasil em 1928, tornou-se um dos mais produtivos e - por isso mesmo - um dos mais controvertidos jornalistas brasileiros. Seu estilo é muito particular, já que não se furta de emitir sua própria opinião sobre os assuntos mais polêmicos, e gosta de utilizar frases-bordão, tais como "Isto é uma vergonha" ou "É preciso passar o Brasil a limpo". Casoy foi o primeiro âncora da televisão brasileira a se basear nas experiências dos âncoras norte-americanos. Em 1968, em reportagem sobre líderes estudantis, a revista O Cruzeiro acusou-o de ter participado do grupo CCC (Comando de Caça aos Comunistas), organização direitista anticomunista brasileira, composta por estudantes e intelectuais, os quais, durante o Regime Militar no Brasil, agiram em favor do mesmo, denunciando, atacando, sequestrando e assassinando pessoas contrárias ao regime então vigente. Boris nega esta acusação até hoje e afirma não haver provas que comprovem sua suposta participação no CCC. Vinte anos depois, disse a respeito do episódio que tinha consciência do "quanto a imprensa pode estigmatizar alguém. Eu senti isso na carne. E não esqueço." Em um debate na Rede Globo com os candidatos à prefeitura de São Paulo, em novembro de 1985, perguntou ao então candidato pelo PMDB,Fernando Henrique Cardoso, se ele acreditava em Deus. O candidato não respondeu, afirmando que havia sido combinado previamente que esse assunto não seria levantado. A pergunta e a resposta foram considerados como fatores decisivos para a derrota do candidato do PMDB para Jânio Quadros. Em 31 de dezembro de 2009, após uma vinheta do Jornal da Band, da Rede Bandeirantes, chamando o intervalo comercial, sem saber que o áudio ainda estava sendo transmitido, Casoy comentou em tom jocoso as imagens exibidas anteriormente, que mostravam uma dupla de garis desejando felicidades aos telespectadores da emissora, referindo-se a "...dois lixeiros desejando felicidades... do alto de suas vassouras... dois lixeiros... o mais baixo da escala do trabalho..."  No programa seguinte, pediu desculpas, foi alvo de processo junto com a emissora, mas a justiça absolveu-o.
13/02/1968Kelly Hu, atriz norte-americana.
Kelly Ann Hu (Honolulu13 de Fevereiro de 1968) é uma atriz e dubladora estadounidense mais conhecida por interpretar Grace Chen (também conhecida como Pei Pei) da série Martial Law e por dublar Stacy Hirano no desenho animado da Disney ChannelPhineas e Ferb como estreante.Interpretou Pearl, uma vampira - mãe de Annabelle - em The Vampire Diaries, e repriou seu papel no 7º episódio da 3ª Temporada, como um fantasma. 
13/02/1997Prince Michael Jackson I, primogênito do cantor Michael Jackson.

Mortes

13/02/1906Albert Gottschalk, pintor dinamarquês (n. 1866)
Albert Gottschalk (3 de julho de 186613 de fevereiro de 1906) foi um pintor dinamarquês. Gottschalk nasceu em Stege, em 1866, mas mudou-se para Copenhaga. Foi muito próximo, pessoal e artisticamente, dos poetas Johannes Jørgensen, Viggo Stuckenberg e Sophus Claussen. Inspirou-se no pintor dinamarquês P.S. Krøyer, bem como na arte francesaGottschalk era ambicioso, tecnicamente habilidoso, e trabalhava mentalmente seus temas por um bom tempo antes de pintá-los. Buscava seus temas através da Dinamarca andando de bicicleta, e frequentemente os encontrava ao redor de Copenhaga. Suas pinturas frequentemente parecem ter sido feitas a partir de esboços rápidos, algo que não era reconhecido ao tempo do artista.

Feriados e eventos cíclicos

Culturais e de média/mídia

Desportivos

Mitológicos

Santos Igreja Católica






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.