terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 29 de fevereiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

29 de fevereiro é, nos anos bissextos, o 60º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 305 dias para acabar o ano. 
Só existe em anos bissextos.
Acredite, o dia 30 de fevereiro também já existiu! (Abaixo, o mausoléu e o detalhe da lápide, em Portugal)




Fevereiro é um mês com 28 ou 29 dias; no entanto, por três vezes na história, houve períodos em que existiu a data 30 de Fevereiro. Esse dia, por não "existir" (da forma comum) é também chamado de "dia de São Nunca", um "santo" evidentemente fictício representando que esse dia "nunca vai chegar". O calendário gregoriano, implantado em 1582, não foi prontamente seguido por todos os países. Em Novembro de 1699, quando a Suécia (em cujo reino se incluía na época a Finlândia) planejou mudar do calendário juliano para o gregoriano, havia uma diferença de 11 dias entre eles. O planejado seria omitir o dia extra dos anos bissextos entre 1700 e 1740, incluindo-os. Assim a mudança seria gradual, mas não foi seguida após seu primeiro ano de implantação. Desta forma, 1700 não foi bissexto na Suécia, mas 1704 e 1708 sim, contrariando o plano. Com isto, o calendário sueco ficou um dia à frente do calendário juliano, mas ainda dez atrás do gregoriano. Assim, em 1711 os suecos resolveram abandonar o sistema, já que o calendário por eles adotado não tinha correspondentes em qualquer outro país, criando uma enorme confusão. Portanto 1712 foi bissexto e ainda incluiu um dia a mais, o 30 de Fevereiro para voltar em sincronia com o calendário juliano. A mudança sueca para o calendário gregoriano foi finalmente realizada em 1753, com a exclusão de 11 dias, onde 17 de Fevereiro daquele ano foi seguido por 1° de Março. Em 1235, Sacrobosco publicou no livro De Anni Ratione a especulação de que o imperador César Augusto retirou um dia do mês Fevereiro e o colocou em Agosto, assim nomeado em sua homenagem, para não ficar atrás dos 31 dias que o mês de Julho possuía em homenagem a Júlio César. A criação do mês pelo imperador e seu número de dias estão corretos. Na especulação, Sacrobosco ainda diz que naquela época o mês de fevereiro tinha 29 dias e portanto os anos bissextos entre 45 a.C (ano da implantação do calendário juliano) e 8 d.C (ano da troca de nome do mês Sextilis para Agosto por César Augusto) tinham o dia 30 de fevereiro no seu calendário. (Saiba mais sobre o dia 30 de fevereiro) Na imagem abaixo, uma página de almanaque sueco de 1712, com o dia 30 de fevereiro.

Eventos históricos

1940 – O filme ...E Tudo o Vento levou (Portugal) ou …E o vento levou (Brasil) ganhou dez prémios Oscar.
2004 – Jean-Bertrand Aristide, presidente do Haiti, é sequestrado por forças dos Estados Unidos e levado para fora do país.
Jean-Bertrand Aristide (nascido a Port - Salut, 15 de Julho de 1953) é um político haitiano e ex-padre católico salesiano, ligado à teologia da libertação, que foi presidente do Haiti em três períodos: em 1991, de 1994 a 1996, e novamente de 2001 a 2004. Em 1988 foi expulso dos Salesianos. Os apoiadores de Aristide o consideram "o primeiro líder democraticamente eleito do Haiti" e também um "amigo dos pobres". Já seus críticos dizem que ele se tornou ditatorial e corrupto. Dentre as várias acusações de corrupção contra Aristide, a mais famosa foi feita por Christopher Caldwell em julho de 1994. Caldwell reportou que Aristide ordenou a receita do tráfego de chamada internacional de telefone do Haiti, manipulados pela divisão latino-americana da AT&T, ser transferida para uma conta bancária offshore no Panamá.  Uma vez tendo chegado ao poder, e que atingiu por duas vezes uma impopularidade tal que teve que ser afastado do governo: primeiramente através de um golpe militar (em setembro de 1991) e novamente em 2004, numa situação mal explicada na qual foi retirado do país por militares norte-americanos em um momento em era iminente um confronto entre integrantes de um levante armado do qual tomavam parte principalmente ex-militares haitianos e tontons macoutes e apoiantes de Aristide em Porto Príncipe. Depois de sofrer esta segunda deposição, Aristide refugiou-se na África do Sul. De lá, afirmou que ainda era o legítimo presidente do Haiti pois não renunciara, e que forças dos Estados Unidos o haviam sequestrado para tirá-lo do poder. Abaixo > Após o golpe, manifestação pró Aristide.

Nascimentos

1860Herman Hollerith, inventor norte-americano de máquinas calculadoras pelo sistema de perfuração (m. 1929). Até hoje, em alguns lugares, o contracheque é conhecido como "hollerit", apesar de o sistema não ser mais usado.

1920Michèle Morgan, atriz francesa.
1932Jaguar, chargista brasileiro.
29/02/1976 - Emma Barton, atriz inglesa.

Falecimentos

29/02/1980 – Gil Elvgren, artista estadunidense, especializado em pintura "pin-up".

Feriados e eventos cíclicos

Não há. Qual é o santo que vai querer comemoração só de quatro em quatro anos?





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.