quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 24 de fevereiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

24 de fevereiro de 2011.
55º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 311 para acabar o ano.
24/02/1788 – Nasce Johan Christian Dahl, pintor norueguês (m. 1857).

Eventos históricos

  • 24/02/303 – O imperador romano Galerio publica o édito para o início da perseguição aos cristãos numa parte do império.
    O Imperador Diocleciano dividiu o império romano entre os sectores orientais (pars Orientis) e ocidentais (pars Occidentis). Manteve o controle pessoal do sector leste, enquanto Maximiano, seu companheiro de armas, governava o ocidente. A primeira medida importante de Diocleciano foi indicar Maximiano como seu augusto ou coimperador, em 285. Não foi propriamente uma divisão de poder, pois, na realidade, Diocleciano estava em posição superior à de Maximiano. A partir daí, o império passou a ter dois augustos (augusti), cada qual com exército, administração e capital próprios, embora Diocleciano continuasse a ser o chefe do Estado, representando a unidade do mundo romano. Oito anos mais tarde, em 293, dada a crescente dificuldade de conter as numerosas revoltas no interior do império, procedeu a uma nova divisão funcional e territorial, a fim de facilitar as operações militares: nomeou um imperador menos "graduado", denominado césar (Caesar), subordinado a cada imperador mais graduado, que tinha o título de "augusto". Constituiu-se assim o sistema de quatro governantes - dois augustos e dois césares - ou tetrarquia.
    Como seu césar para o oriente, Diocleciano designou Galério. Maximiano fez o mesmo, nomeando Constâncio Cloro para o ocidente. O império foi dividido em quatro territórios:
    • Diocleciano controlava as províncias orientais e o Egito. Capital: Nicomédia (atual İzmit, na Turquia)
    • Galério administrava as províncias balcânicas. Capital: Sirmium (atual Sremska Mitrovica, na Sérvia)
    • Maximiano governava a Itália e a África Proconsular. Capital: Mediolanum (atual Milão, na Itália)
    • Constâncio Cloro, pai de Constantino I, recebeu a Hispânia, a Gália e a Britânia. Capital: Augusta Treverorum (atual Trier ou Tréveris, na Alemanha)
    Os césares eram chefes militares capazes de governar e proteger o império, adotados como filhos pelos augustos, a quem sucederiam em caso de morte, de incapacidade provocada pela velhice ou decorridos vinte anos de seus governos. Lugares-tenentes dos augustos, os césares também possuíam capital, exército e administração próprios.
24/02/1997 – O cientista Ian Wilmut, do Instituto Roslin, na Escócia, anuncia a existência da ovelha Dolly, primeiro mamífero clonado a partir de uma célula de um animal adulto.
ovelha Dolly (5 de Julho de 1996 — 14 de Fevereiro de 2003) foi o primeiro mamífero a ser clonado com sucesso a partir de uma célula adulta. Dolly foi criada por investigadores do Instituto Roslin, na Escócia, onde viveu toda a sua vida. Os créditos pela clonagem foram dados a Ian Wilmut, mas este admitiu, em 2006, que Keith Campbell seria na verdade o maior responsável pela clonagem. O nome Dolly é uma referência aos seios da atriz Dolly Parton, pois Dolly foi clonada a partir das células da glândula mamária de uma ovelha adulta com cerca de seis anos, através de uma técnica conhecida como transferência somática de núcleo. Apesar das suas origens, Dolly teve uma vida comum de ovelha e deu à luz dois filhotes, sendo cuidadosamente observada em todas as fases. Em 1999 foi divulgado na revista Nature que Dolly poderia tender a desenvolver formas de envelhecimento precoce, uma vez que os seus telómeros eram mais curtos que os das ovelhas normais. Esta questão iniciou uma acesa disputa na comunidade científica sobre a influência da clonagem nos processos de envelhecimento, que está ainda hoje por resolver. Em 2002 foi anunciado que Dolly sofria de um tipo de artrite degenerativa, o que foi interpretado por alguns sectores como sinal de envelhecimento. Dolly foi abatida em Fevereiro de 2003 para evitar uma morte dolorosa por infecção pulmonar incurável. O seu corpo empalhado está exposto no Royal Museum, em EdimburgoEscócia.  Abaixo, a atriz Dolly Parton, cujos seios inspiraram o nome dado à ovelha.

Nascimentos

24/02/1463Giovanni Pico della Mirandola, erudito, humanista e filósofo neo-platônico italiano (m. 1494).Giovanni Pico della Mirandola (Mirandola24 de fevereiro de 1463 – Florença17 de novembro de1494), foi um eruditofilósofo neoplatônico e humanista do Renascimento italiano.  Em conjunto com sua crença que toda a criação constitui um reflexo simbólico da Divindade, a filosofia de Giovanni teve uma profunda influência nas artes, ajudando a elevar o status de escritorespoetaspintores e escultores, como Leonardo da Vinci e Michelangelo, de um papel de meros artesãos medievais a um ideal renascentista de artistas considerados gênios que persiste até os dias atuais.   Das suas 900 teses, treze foram consideradas heréticas pela Igreja Católica e ele é proibido de ir adiante com as discussões públicas. Uma comissão de inquérito da igreja convida Giovanni para retratar-se, o que ele efetivamente faz. Giovanni tenta ainda defender as suas treze teses com o opúsculo Apologia Ioannis Pici Mirandolani, concordiae comitis, mas não obtém sucesso.  Na Oratio, Giovanni justifica a importância da busca humana pelo conhecimento numa perspectiva neoplatônica. Ele afirma que Deus, tendo criado todas as criaturas, foi tomado pelo desejo de gerar uma outra criatura, um ser consciente que pudesse apreciar a criação, mas não havia nenhum lugar disponível na cadeia dos seres, desde os vermes até os anjos. Então Deus criou o homem, que ao contrário dos outros seres, não tinha um lugar específico nessa cadeia. Em lugar disso, o homem era capaz de aprender sobre si mesmo e sobre a natureza, além de poder emular qualquer outra criatura existente. Desta forma, segundo Giovanni, quando o homem filosofa, ele ascende a uma condição angélica e comunga com a Divindade, entretanto, quando ele falha em utilizar o seu intelecto, pode descer à categoria dos vegetais mais primitivos. Giovanni, deste modo, afirma que os filósofos estão entre as criaturas mais dignificadas da criação. Abaixo > A filosofia de Mirandola exerceu profunda influência na formação da consciência humanística na Renascença.
24/02/1930Rogério Márcico, ator brasileiro.Rogério Márcico (Poços de Caldas24 de fevereiro de 1930) é um ator e dublador brasileiro. Esteve em inúmeros trabalhos em praticamente todas as grandes emissoras de TV do Brasil, sendo um dos atores mais presentes em novelas. Merecem destaque as suas atuações em Meu Pé de Laranja Lima em 1980, vivendo "Paulo", o pai do protagonista "Zezé", Grande Sertão: Veredasonde interpretou "Titão Passos", Chiquititas onde interpretou o empresário "Dr. José Ricardo" e ainda a sua interpretação do vilão "Pereirinha" em As Pupilas do Senhor Reitor no SBT em 1996. Em 2010 volta à Rede Globo de televisão onde interpreta "Ciro Bevilláqua", o avô de "Dimas", personagem de Selton Mello, na série A Cura. Em 2011 é convidado para fazer uma participação especial em mais uma trama produzida pelo SBT, Amor e Revolução de Tiago Santiago. Rogério Márcico é um dos atores que mais atuou em produções do SBT, já somando cerca de 13 trabalhos na emissora de Sílvio Santos.

24/02/1940 - Cláudio Cavalcanti, ator brasileiro.Cláudio Murillo Cavalcanti (Rio de Janeiro24 de fevereiro de 1940) é um atordiretor de TV,produtor teatralescritortradutorcantordubladorradialista e político brasileiro. É considerado um dos mais importantes nomes do cenário artístico brasileiro. Foi homenageado com várias condecorações, entre elas a Medalha Tiradendes (ALERJ) e a Medalha General Zenóbio da Costa (Exército Brasileiro), e é Comendador do Exército Brasileiro com a Medalha do Pacificador. Cláudio Cavalcanti é casado desde 1979 com Maria Lucia Frota Cavalcanti, psicóloga e atriz, com quem dividiu o palco inúmeras vezes. Ambos são vegetarianos e ativistas dos direitos dos animais, e sua mulher foi a criadora da Secretaria Municipal de Defesa dos Animais, na cidade do Rio de Janeiro, exercendo o cargo de Secretária Municipal de janeiro de 2001 a fevereiro de 2005.
24/02/1955 - Steve Jobs, fundador da empresa Apple Computer, e co-fundador da NeXT e Pixar.
Steven Paul Jobs (São FranciscoCalifórnia24 de fevereiro de 1955 — Palo Alto, Califórnia, 5 de outubro de 2011) foi um inventorempresário e magnata americano no setor da informática. Notabilizou-se como cofundador, presidente e diretor executivo da Apple Inc. e por revolucionar seis indústrias: computadores pessoais, filmes de animação, música, telefones, tablets e publicação digital]. Além de sua ligação com a Apple, foi diretor executivo da empresa de animação por computação gráfica Pixar e acionista individual máximo da The Walt Disney Company.  Morreu em 5 de outubro de 2011, aos 56 anos, devido a um câncer pancreático. Abaixo, o computador "Apple I", criado em 1976.

Falecimentos

24/02/1695 – Johann Ambrosius Bach, músico alemão (n. 1645). Foi o pai do mestre da música barroca erudita, Johann Sebastian Bach. Johann Ambrosius Bach (Erfurt24 de Fevereiro de 1645 – 24 de Fevereiro de 1695). Filho de Johann Christoph Bach (16131661), Ambrosius nasceu em ErfurtAlemanha, e trabalhava lá como violinista. Em 1671 passou a trabalhar como músico local na cidade de EisenachTuríngia. Casou-se com sua primeira esposa, Maria Elisabetha Lämmerhirt, em 1º de Abril de 1668, tendo com ela oito filhos, tendo quatro deles se tornado músicos.
24/02/1910Osman Hamdi Bey, pintor turco (n. 1842).
Osmar Hamdi Bey (Istambul1842 — Istambul24 de fevereiro de 1910) foi um importante pintor realista turco do século XIX. Fundador do Museu Arqueológico de Istambul e da Academia de Belas Artes de Istambul, este pintor foi um dos mais famosos artistas orientais oitocentistas. A sua mais famosa obra é O treinador de tartarugas, pintada em 1906 e vendida em Dezembro de 2004 por cerca de 3,5 milhões de dólares, recorde para uma obra de um artista turco.
24/02/2006Cléa Simões, atriz brasileira (n. 1927).Cléa Simões (Belém, 4 de janeiro de 1927  Rio de Janeiro, 24 de fevereiro de 2006) foi uma atriz brasileiraIniciou sua carreira na década de 60, tendo participado de vários filmes clássicos do cinema brasileiro, como O Coronel e o Lobisomem (1979), e de telenovelas como O Direito de Nascer (1978), na antiga TV Tupi, onde viveu Mamãe Dolores, uma das principais personagens da trama. Outros destaques foram os papéis em novelas como Deus nos Acuda (1992) e Fera Ferida (1993), ambas na Rede GloboParticipava da Velha Guarda da escola de samba PortelaSeu último trabalho na TV foi a novela Coração de Estudante, em 2002 na qual viveu a empregada do protagonista vivido por Fábio AssunçãoFalaceu em 2006 de falência múltipla dos órgãos aos 79 anos.

Feriados e eventos cíclicos







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.