segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 14 de fevereiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras


14 de fevereiro de 2012.
45º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 321 dias  para acabar o ano.
14/02/1963 - Morre o pintor paranaense Miguel Bakun, precursor da arte moderna no Paraná.



Miguel Bakun (Mallet, 28 de outubro de 1909 – Curitiba, 14 de fevereiro de 1963) foi um pintor pós-impressionista e expressionista brasileiro, sendo considerado um dos pioneiros da Arte Moderna no Paraná. Filho de imigrantes eslavos, Bakun nasceu no interior do Paraná em 1909. Aos dez anos de idade e vivendo na cidade de Ponta Grossa aprendeu o ofício de alfaiate. Aos dezessete anos ingressa na Marinha Brasileira na cidade portuária de Paranaguá. Em 1928 transfere-se para a Escola de Grumetes do Rio de Janeiro aonde conhece José Pancetti, seu colega de farda. Pancetti será figura importante na vida de Bakun pelo estimula ao desenho. Após um acidente dentro de um navio é desligado da Marinha por incapacidade física e retorna ao estado natal, mais precisamente para Curitiba, aonde trabalha como fotógrafo ambulante, pintor de letreiros e anúncios e decorador de interiores. Autodidata na pintura Bakun conhece, na capital paranaense, Guido Viaro e João Baptista Groff que o influenciam na carreira artística. Na procura de um ambiente mais propício culturalmente, retorna ao Rio de Janeiro em 1939 reencontrando Pancetti que agora, além de marinheiro, faz parte da cultura artística carioca. Novo retorno a Curitiba, agora em 1940, convive com artistas como: Nilo Previdi, Alcy Xavier, Marcel Leite e Loio Pérsio. Este convívio com artistas “anti-academistas” permite a Bakun conhecer os valores plásticos da pintura com uma certa emotividade que supera suas deficiências. Em 1948 o crítico Sérgio Milliet define Bakun como um artista de espírito vangoguiano, pois considera que nas obras do artista paranaense inexiste a devida noção da tela e contém excesso de “empastamento”, finalizando a crítica com: "o entusiasmo do pintor, sua participação intensa na obra tornam, entretanto, simpáticos os seus próprios defeitos".

Eventos históricos

14/02/1786Portugal proíbe a importação de meias de seda de cor.
A extensa lista de proibições, seja de instalação de indústria nas colônias, seja de importação de produtos de consumo e bens duráveis fazia parte da política mercantilista adotada por Portugal para preservação de sua economia. Nos séculos XV e XVII, como resultado de pioneirismo na Era dos Descobrimentos (ver:descobrimentos portugueses), Portugal expandiu a influência ocidental e estabeleceu um império global que incluía possessões na ÁfricaÁsiaOceania e América do Sul, tornando-se a potência económica, política e militar mais importante de todo o mundo. Império Português foi o primeiro império global da história e também o mais duradouro dos impérios coloniais europeus, abrangendo quase 600 anos de existência, desde aconquista de Ceuta em 1415, até à transferência de soberania de Macau para a Chinaem 1999. 

14/02/1946ENIAC, o primeiro computador inteiramente eletrônico, é introduzido na Universidade da Pensilvânia. Os computadores dessa geração, valvulados, de grande porte, eram conhecidos popularmente como "cérebros eletrônicos".
O ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. Criado em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company. O ENIAC começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra Mundial para computar trajetórias táticas que exigissem conhecimento substancial em matemática, mas só se tornou operacional após o final da guerra. Pesava mais de 30 toneladas. Operava na base dez e não em base binária; Ocupava 270 m2; Sua capacidade de processamento era de 5.000 operações por segundo; Criado na segunda guerra, tinha como principal finalidade cálculos balísticos; Possuía 18.000 válvulas, de 175 Kw de potência; Esta máquina não tinha sistema operacional e seu funcionamento era parecido com uma calculadora simples de hoje. O ENIAC, assim como uma calculadora, tinha de ser operado manualmente. A calculadora efetua os cálculos a partir das teclas pressionadas, fazendo interação direta com o hardware, como no ENIAC, no qual era preciso conectar fios, relês e sequencias de chaves para que se determinasse a tarefa a ser executada. A cada tarefa diferente o processo deveria ser refeito. A resposta era dada por uma seqüencia de lâmpadas.
14/02/2003 – A ovelha Dolly é sacrificada aos seis anos de vida em função de sofrer de uma doença pulmonar degenerativa incurável.
ovelha Dolly (5 de Julho de 1996 — 14 de Fevereiro de 2003) foi o primeiro mamífero a ser clonadocom sucesso a partir de uma célula adulta. Dolly foi criada por investigadores do Instituto Roslin, na Escócia, onde viveu toda a sua vida. Os créditos pela clonagem foram dados a Ian Wilmut, mas este admitiu, em 2006, que Keith Campbell seria na verdade o maior responsável pela clonagem. O nome Dolly é uma referência aos seios da atriz Dolly Parton, pois Dolly foi clonada a partir das células da glândula mamária de uma ovelha adulta com cerca de seis anos, através de uma técnica conhecida como transferência somática de núcleoApesar das suas origens, Dolly teve uma vida comum de ovelha e deu à luz dois filhotes, sendo cuidadosamente observada em todas as fases. Em 1999 foi divulgado na revista Nature que Dolly poderia tender a desenvolver formas de envelhecimento precoce, uma vez que os seus telómeros eram mais curtos que os das ovelhas normais. Esta questão iniciou uma acesa disputa na comunidade científica sobre a influência da clonagem nos processos de envelhecimento, que está ainda hoje por resolver. Em 2002 foi anunciado que Dolly sofria de um tipo de artrite degenerativa, o que foi interpretado por alguns sectores como sinal de envelhecimento. Dolly foi abatida em Fevereiro de 2003 para evitar uma morte dolorosa por infecção pulmonar incurável. O seu corpo empalhado está exposto no Royal Museum, em Edimburgo, Escócia.

Nascimentos

14/02/1918Jacob do Bandolim, bandolinista e compositor brasileiro (m. 1969).
Jacob Pick Bittencourt, mais conhecido como Jacob do Bandolim (Rio de Janeiro14 de fevereiro de 1918 — Rio de Janeiro, 13 de agosto de 1969) foi um músicocompositor ebandolinista brasileiro de choro. Filho do capixaba Francisco Gomes Bittencourt e da polonesa Raquel Pick, morou durante a infância no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. São de sua autoria clássicos do choro como VibraçõesDoce de CocoNoites Cariocas,Assanhado e Receita de Samba. Alcançou popularidade ao montar o conjunto Época de Ouro no início da década de 60, que permanece em atividade até hoje. Morava em uma casa com jardim e avarandada em Jacarepaguá (Rio de Janeiro) rodeado pelas rodas de choro e de grandes amigos chorões. Apesar de não ser um entusiasta do carnaval, gostava do frevo. Estudou no Colégio Anglo-Americano e serviu no CPOR; trabalhou no arquivo doMinistério da Guerra, quando já tocava bandolim. Por fim, Jacob fez carreira como serventuário da justiça no Rio de janeiro, chegando a escrivão de uma das varas criminais da capital. Entre seus ídolos estavam Almirante (compositor)Orestes BarbosaNoel RosaNonô (pianista, tio de Ciro Monteiro e parente do cantor Cauby Peixoto), Bonfiglio de OliveiraPixinguinhaErnesto NazarethSinhôPaulo TapajósJoão PernambucoCapiba e Luiz Vieira.


14/02/1923 - Carmélia Alves, cantora brasileira, a rainha do baião.
Carmélia Alves Curvello (Rio de Janeiro14 de fevereiro de 1923) é uma cantora brasileira. Nomeada por Luís Gonzaga a "Rainha do Baião", fez sucesso na década de 1950 com Sabiá na gaiola. Reconhecida no Brasil e na América Latina, vendeu milhares de cópias, o que obrigou a gravadora Continental de Buenos Aires a abrir outra filial para conter a venda tão grande. Ganhou todos os prêmios importantes da época, que estão expostos em um museu. Foi croone da boate do hotel Copacabana Palace e cantou sambas no estilo de Carmem Miranda. É integrante do grupo "Cantoras do Rádio", formado em 1988, ao lado das amigas EllenVioleta e Carminha. O grupo está apresentando o espetáculo "Estão voltando as flores". Atualmente ainda mora em sua cidade natal e comanda um programa na Rádio Nacional, onde começou sua carreira.

14/02/1976 - Erica Leerhsen, atriz norte-americana.
Erica Lei Leerhsen (Nova Iorque14 de fevereiro de 1976) é uma atriz norte-americana. Ela é mais conhecida por seus papéis principais em filmes de terror como Book of Shadows: Blair Witch 2The Texas Chainsaw Massacre e Wrong Turn 2. 
14/02/1986 - Tiffany Thornton, atriz, cantora e apresentadora norte-americana.
Tiffany Dawn Thornton (College Station14 de Fevereiro de 1986) é uma atrizcantora eapresentadora americana. Thronton é conhecida por sua atuação na série de comédia do Disney Channel, "Sonny With a Chance" como a mimada Tawni Hart. Já atuou em outros shows televisivos, muitos da Disney Channel, como em Hannah MontanaAs Visões da Ravene em Os Feiticeiros de Waverly Place, é apresentadora dos Jogos Transformando o Mundo da Disney junto com Jason Earles, Na televisão,  participou em Sunny entre Estrelas e tem o papel principal em Sem Sentido com o mesmo elenco de Sunny entre Estrelas.Apresentou Jogos Transformando O Mundo.Participou em Um Mascote Chocante como Jamie e em alguns episódis de Hannah Montana como Beck e Feiticeiros de Waverly Place.

Mortes

14/02/1779 – James Cook, explorador britânico, num confronto com nativos do Havai (n. 1729).capitão James Cook FRS RN (Marton27 de Outubro de 1728 — Havaí14 de Fevereiro de 1779) foi um exploradornavegador e cartógrafo inglês no final alcançando a posição de Capitão na Marinha Real Britânica. Cook foi o primeiro a mapear Terra Nova antes de fazer três viagens para o Oceano Pacífico durante a qual ele conseguiu o primeiro contacto europeu com a costa leste da Austrália e oArquipélago do Havaí, bem como a primeira circunavegação registrada da Nova ZelândiaCook cartografou muitas áreas e registrou várias ilhas e zonas costeiras nos mapas europeus pela primeira vez. Seus resultados podem ser atribuídos a uma combinação de navegação, superior levantamento cartográfico e competências, a coragem em explorar locais perigosos para confirmar os factos (por exemplo, a imersão no Círculo Polar Antártico repetidamente e explorar ao redor da Grande Barreira de Coral), uma capacidade de conduzir os homens em condições adversas, e ousadia, tanto em relação à medida da sua exploração e sua vontade de ultrapassar as instruções dadas a ele pelo Admiralty. Morreu no Havaí, em uma luta com os havaianos durante sua terceira viagem exploratória na região do Pacífico em 1779.

14/02/1994Pietro Belluschi, arquiteto ítalo-estadunidense (n. 1899).
Pietro Belluschi (Ancona18 de agosto de 1899 — Portland14 de fevereiro de 1994) foi um arquiteto ítalo estadunidense, líder da arquitetura moderna e responsável pelo projeto de mais de mil edifícios.

Feriados e eventos cíclicos

14/02 - Dia de São Valentim. Relacionado em muitos países do mundo como o Dia dos Namorados, porque era nesta data que, no antigo Império Romano se comemorava o Festival do Amor de Afrodite.  Abaixo > Estátua de Afrodite em mármore de Paros, encontrado em Baia e no sul da Itália. O pescoço, cabeça e braço direito são restaurações do famoso escultor italiano Antonio Canova (1757-1822). Afrodite é representada nua, exceto por uma túnica que ela segura em sua mão esquerda para esconder sua genitália. Cópia romana do segundo século. p. C. do Afrodite de Siracusa, que data do século IV. uma. C. Para ampliar, abra a imagem em janela separada.


  • Portugal – Dia Nacional Doente Coronário.
  • Dia da Amizade










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.