sexta-feira, 8 de abril de 2011

Como os impressionistas viam a luz


ANOTAÇÕES NECESSÁRIAS 
  •  Para o Neoclássico, a forma era tudo. Um quadro levava dois anos para ser pintado, cuidando-se da perfeição, nos mínimos detalhes.
  • O Impressionismo rompeu com a arte acadêmica e um quadro, agora, podia ser pintado em duas horas. O importante não era mais a forma, mas o conteúdo. A imagem captava o instante, com toda luminosidade do ambiente. 
  • Por isso, durante o movimento impressionista a pintura de estúdio foi colocada em segundo plano e os cavaletes eram levados até a paisagem, para que a realidade do instante fosse captada.
  • O Impressionismo nasceu em torno de Manet em 1860 e desapareceu, como movimento, com a morte do pintor em 1883. Daí em diante, o que se chama de Impressionismo é uma visão particularizada de cada pintor. Renoir voltou à pintura de estúdio. Monet passou os longos anos de vida pintando seu próprio jardim. E os demais impressionistas colocaram no estilo sua própria visão de trabalho. 
  • O Impressionismo, em sua visão ortodoxa, deixou de existir em 1883.

luz04.jpg (22159 bytes)
Georges Morren, neo-impressionista
     Há um princípio de física segundo o qual você nunca vê os objetos em sua volta; o que você vê realmente é a luz refletida neles. Tome como exemplo uma mesa e projete sobre ela uma luz de Edison (a lâmpada comum de filamento). Depois, substitua essa lâmpada, seqüencialmente, por outros tipos, como luz branca, amarela, azul, vermelha, etc. - A cada substituição, a mesa se apresentará com cores e tonalidades diferentes, de acordo com o tipo de luz empregada.
     Agora, apague a luz e deixe a sala na mais completa escuridão. A mesa "desaparecerá". Mas em realidade ela não desapareceu. Continua ali, no mesmo lugar, pode ser tocada, verificados o formato e as dimensões, somente não pode ser vista, porque o que você vê de fato não é a mesa e sim a luz refletida nela.

luz02.jpg (41443 bytes)
Van Gogh - A vinha vermelha
     Esse é o conceito dos impressionistas para a luz. O objetivo do Impressionismo era captar o instante, a luminosidade de um determinado momento, em determinadas condições. Se um pintor impressionista inicia a pintura de um quadro ao raiar de um sol luminoso e se não consegue terminá-lo no mesmo dia, só continuará o trabalho no dia seguinte, na mesma hora e nas mesmas condições de tempo.
     Quando você pesquisar mais a fundo o Impressionismo, encontrará quadros de pintores que reproduziram uma mesma paisagem em diferentes horas do dia, para captar a luminosidade de um determinado momento, do instante em que a imagem foi tomada.

luz01.jpg (15486 bytes)
O jardim de Monet em momentos diferentes
     E é por isso que os impressionistas tinham ojeriza ao estúdio, porque no estúdio a luz é artificial e não sofre variações, a não ser que essas variações sejam provocadas pelo próprio artista. A natureza, ao contrário, varia de luminosidade a todo momento e essas diferenças podem ser captadas pelo artista e transportadas para a tela.
     Esse é, em resumo, o conceito de luz para os impressionistas. E essa é a razão pela qual o movimento impressionista só prosperou na pintura, não sendo transportado para a escultura e a arquitetura, e menos ainda para a literatura.

OS JARDINS DE MONET
     O Impressionismo, como movimento, teve curta duração, iniciando-se em 1860 em torno de Édouard Manet (1832-1883) e diluindo-se após a morte deste pintor, quando os artistas se dispersaram, criando seus próprios estilos, ainda que baseados no no movimento impressionista, mas sem as regras rígidas estabelecidas por ele.
     Claude Monet (1840-1926), o último deles a falecer, comprou um pedaço de terra em Giverny (França) em 1880 e, até a sua morte, passou a pintar grandes quadros tendo como tema sobretudo os jardins e o lago que mandou construir nesse local. repetindo exaustivamente as paisagens, mas em condições de luminosidade diferentes. Veja o resultado.
luz03.jpg (35786 bytes)
Claude Monet retratado por Edouard Manet


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.