quarta-feira, 13 de abril de 2011

Leilão da Sotheby’s, realizado ontem em Milão, ressalta obra de Fausto Pirandello, filho do dramaturgo Luigi Pirandello

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Com imagens ampliáveis e em euros (EUR)

18 FAUSTO PIRANDELLO 36,750

19 FAUSTO PIRANDELLO 3,500

20 FAUSTO PIRANDELLO 24,750

21 FAUSTO PIRANDELLO 10,000

22 FAUSTO PIRANDELLO 27,150

23 FAUSTO PIRANDELLO 4,750

     Nasce em Roma em 17 jun 1889 e morre na mesma cidade, 29 de novembro de 1975). Foi um pintor italiano, filho do dramaturgo Luigi Pirandello.
     No início da carreira, teve como mestre o escultor Sigismondo Lipinsky entre 1919 e 1920, quando resolveu experimentar a pintura. Seus primeiros trabalhos foram influenciados por Armando Spadini e Felice Carena, a quem conhecia pessoalmente, bem como por Gauguin, Kokoschka e van Gogh, que não chegou a conhecer..
     Em 1925 expôs na Bienal de Roma e. em 1927, mudou-se para Paris, onde foi influenciado tanto por Jules Pascin como pelo cubismo. Todavia, não se associou a Giorgio De Chirico, Savinio Alberto e os outros membros do grupo Italiani di Parigi, e preferiu fazer individuais em 1929 (Paris) e 1930 (Viena).
     Embora com ligações à Scuola di Via Cavour e com Corrado Cagli, Capogrossi Giuseppe Cavalli e Emanuele, durante os anos 1930 ele desenvolveu uma forma altamente individual do realismo poético. Muitos dos seus quadros eram compostos de estranhos elementos irracionais: por exemplo Interior na Manhã inclui uma imagem de quadro em torno da cabeça da figura central, um tema que já havia aparecido em Senhoras com uma Salamandra (1928-1930; Roma, priv . col., ver Ferrari, p. 19). Esta sugestão de uma "pintura dentro de uma pintura" tinha de fato sido antecipado pela pintura de De Chirico.
     O mundo fantástico e mítico que Pirandello, criado a partir de cenas da vida da classe operária, contudo, foi uma idéia inteiramente sua. Em A Escada (1934;.. Roma, Gualino priv col, ver Ferrari, p. 26) há representação mundana de uma prostituta descendo as escadas do bordel, com uma imagem fantasmagórica em cima de outra mulher a pé.
A subversão da realidade cotidiana também é obtida através da manipulação do espaço. Em Golden Rain (1934;.. Priv col), ele exagera a perspectiva na escadaria, enquanto ressalta o primeiro plano, criando um conjunto ilógico, cheio de objetos, juntamente com uma figura de nu feminino de cabeça para baixo, que parece estar prestes a cair fora do plano pictórico.



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