terça-feira, 4 de setembro de 2012

Em Porto Alegre, a exposição "Coletivo - (In)vasão

Exposição traz diferentes linguagens audiovisuais
03/09/2012 08:33:03

O grupo Coletivo Invasão, formado por Graziela Salvatori, Janice Martins Appel, Jorge Fotuna e Vinício Giacomelli, apresenta a proposta intitulada Lugar [In]Comum. O objetivo é a ocupação do espaço expositivo do Porão do Paço Municipal da Prefeitura de Porto Alegre, através das diferentes linguagens audiovisuais presentes nos trabalhos dos artistas.

A abertura será quarta-feira, 5, às 19h, com visitação até 5 de outubro. Durante a mostra, além de chamar o público para a visitação do espaço expositivo, os artistas realizarão um momento de encontro chamado “Encontro com o Artista”, quando falarão sobre seus processos criativos.

A artista plástica Graziela Salvatori apresenta peças em xilogravuras descritas em módulos costurados, que serão dispostos causando interferência no espaço. A ideia é preencher uma parede inteira do porão com o desenho feito a partir dos módulos que remontam a calçada da prefeitura. A artista plástica Janice Martins Appel apresenta uma proposta de vídeos e intervenções no espaço expositivo, chamando a atenção para detalhes estruturais do prédio e a relação do público com este espaço. A artista usará o espaço da cadeia para projeção de vídeo, exposição de 12 peças de objetos em vidro e uma fotografia (frame do vídeo). Em alguns momentos aleatórios, a artista estará no local, conversando com o público sobre o espaço expositivo e distribuindo panfletos com o endereço do blog do coletivo: www.coletivoinvasao.blogspot.com. Nele, poderão ser feitas colaborações do público através de textos e imagens virtuais remetendo a lugares específicos. O artista e professor Jorge Fortuna mediará encontros semanais com algumas escolas e, durante esses encontros, realizará uma oficina de desenho na qual os participantes farão a impressão de suas pegadas no Paço. O material produzido vai gerar um desenho que será adesivado entre o espaço de circulação e a entrada da galeria. O artista plástico Vinício Giacomelli apresenta monotipias coloridas que serão montadas no espaço expositivo, provocando antagonismos policromáticos com a atmosfera do porão.

"LUGAR[IN]COMUM - Coletivo Invasão"
Abertura: 5 de setembro, às 19h
Visitação: 6 de setembro a 5 de outubro
Local: Porão do Paço Municipal, Paço dos Açorianos
Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico - Porto Alegre
blog: www.coletivoinvasão.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.