terça-feira, 4 de setembro de 2012

Em São Paulo, "Poéticas da Criação" > Exposição de Pinturas


Texto Oscar D´Ambrosio

A arte, para os criadores conscientes do seu ofício presentes nesta exposição, apresenta um descortinar de possibilidades. Cada qual consegue, à sua maneira, expressar uma forma distinta de se relacionar com a realidade conhecida que nos permite mergulhar em outros mundos, os do lirismo, da delicadeza e do questionamento constante sobre o que vemos e sentimos.

Métodos e temáticas são aliadas ao cuidado técnico no sentido de valorizar áreas do espaço numa pesquisa requintada que se vale de recursos como as linhas e as manchas. O importante é dar uma resposta poética com foco em gerar o encantamento que a arte permite.

Para alguns, a luz é a grande força motriz da sua criação estética. Para outros, o lirismo está nas sugestões de figuras e suas alternativas de composição num desafio lúdico e rigoroso de capacidade de testar combinações para atingir o resultado desejado. Há ainda os que se aprofundam na riqueza da variedade de materiais.

O maior desafio é manter a mente aberta para perceber a realidade como a manifestação visual de pensamentos e percepções que cada artista plástico desenvolve do seu jeito, com ampla capacidade de interpretar o mundo. Assim, cada trabalho traz uma própria visão, única e fascinante, mas, ao mesmo tempo, plural e democrática.

Oscar D’Ambrosio, doutorando em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Mackenzie, é mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. Integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil).

Exposição – Poéticas da Criação – Ilka Lemos, Marina de Oliveira Costa, Ninetta Rabner, Paula Mandarino e Vera Montagna

Curadoria – Graça Garcia e Ricardo Cardoso

Textos  - Oscar D`Ambrosio

Montagem Farlon de Souza

Período - 06 a 16 de novembro de 2012

Local – Garcia Arte – www.garciaarte.com.br

Rua Auriflama, 87 – Pinheiros  São Paulo

Tel.: (11) 3213 5671 begin_of_the_skype_highlighting            (11) 3213 5671      end_of_the_skype_highlighting


Ricardo Cardoso
Assessoria em arte & Projetos Culturais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.