domingo, 16 de setembro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 17 de setembro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

17 de setembro de 2012.
261º dia do ano no calendário gregoriano.
 Faltam 105 dias para acabar o ano.


    1776 - Espanhóis inauguram o Presídio de São Francisco.

    1787 - É assinada a Constituição dos Estados Unidos da América
Formalmente, a Constituição americana tem duas diferenças fundamentais em relação à Constituição brasileira. Primeiro, possui 20 artigos e umas poucas emendas. A nossa tem mais de 500 artigos, regulando até o funcionamento do Colégio D. Pedro II no Rio de Janeiro, e isso torna difícil a governabilidade, porque muitos problemas triviais acabam chegando ao Supremo Tribunal Federal, que, com apenas 11 ministros, se vê na necessidade de discutir e decidir sobre questões triviais. Segundo, a Constituição americana é vigente até hoje, 225 anos depois de promulgada, enquanto que o Brasil já está em sua 6ª Carta Magna.

    1793 - Revolução Francesa - o Comitê de Salvação Pública inicia a repressão sanguinária conhecida como "O Terror".
A Revolução, de caráter eminentemente popular, com as gentes nas ruas e seu símbolo na Tomada da Bastilha, foi descambando para o fechamento do regime, passando pelo "Terror" e terminando no Império Napoleônico, com a negação de todas as teses. Ainda assim, ela se tornou a base para queda das monarquias absolutas e a formação da moderna democracia, com regimes presidencialistas ou monárquicos, mas sob a égide de uma Constituição. 

    1843 - Inaugurada a Universidade do Chile.
    1861 - Enfrentamento armado entre tropas nacionais argentinas e as de Buenos Aires, com vitória das primeiras, significando um importante avanço para a unificação do país.

    1862 - Batalha de Antietam - importante batalha da Guerra Civil Americana. Nenhuma outra batalha da história dos Estados Unidos causou morte de mais soldados estado-unidenses num único dia.

    1894 - A Confeitaria Colombo é inaugurada no Rio de Janeiro.

    1934 - A União Soviética passa a fazer parte da Sociedade das Nações.
Formada após a Primeira Guerra Mundial, a Sociedade das Nações era mais uma "carta de intenções" do que uma reunião de países para equacionar os problemas do mundo. Tinha quase tudo para dar certo, menos uma coisa, que era o interesse das nações em se submeter o crivo dos demais países associados a ela. Além do mais, o Tratado de Versalhes impôs à Alemanha encargos tão pesados e humilhantes que, no dizer dos historiadores, o "tratado de paz" foi o primeiro passou para outra guerra mundial, que aconteceria a partir de 1939.

    1939 - Stalin ataca a Polônia.

    1944 - Segunda Guerra Mundial - começa a batalha de Arnhem, na Holanda, que vai até o dia 25 e é considerado o último êxito do Exército alemão, também considerado o dia do fracasso do general britânico Montgomery; mais de 1400 soldados mortos.
Em vários momentos no decorrer da guerra, que começou em setembro de 1939, a Alemanha chegou a constituir-se em séria ameaça às liberdades do mundo e talvez até, para o grande mal, tivesse alcançado sucesso, não fora a insânia de Hitler, seu  ódio racial e seu desejo incontrolável de dominar o mundo que o levou a perder a noção da realidade. A batalha de Arnhem foi o canto do Cisne do grande ditador que, oito meses depois, punha fim à própria vida, terminando com o pesadelo. Saiba mais

    1946 - É aprovada a 4ª Constituição Brasileira.
As Constituições brasileiras são as de 1824 (Império, outorgada por D. Pedro I, após fechamento do Congresso); 1891 (República, promulgada legitimamente); 1934 (promulgada após 4 anos de governo provisório, a margem de qualquer Constituição); 1937 (Estado Novo, outorgada por Getúlio Vargas, com o Congresso fechado); 1946 (promulgada, após a reabertura do regime democrático); 1967 (Semi-outorgada. Foi elaborada pelo Congresso Nacional, a que o Ato Institucional n. 4 atribuiu função de poder constituinte originário. O detalhe é que o texto original foi enviado pelo Planalto e, preventivamente, o Ato Institucional cassou todos os congressistas da oposição que poderiam causar problemas na aprovação; 1969 (chamada eufemisticamente de Emenda Constitucional nº 1, alterava substancialmente o texto da anterior, transformando-se, por consequência, em uma nova Carta); 1988 (foi a primeira Constituição brasileira elaborada inteiramente pela Assembléia Constituinte, sem qualquer interferência de texto prévio. Um terço do Senado, que vinha da eleição anterior participou da promulgação, o que se constituiu numa irregularidade, pois eles haviam sido eleitos senadores, mas não constituintes).
Abaixo, em 1988 o presidente da Constituinte, Ulysses Guimarães, ergue um exemplar da "Constituição Cidadã".

    1946 - Instalada a Guerra Civil na Grécia.
    1948 - O Conde Folke Bernadotte é assassinado em Israel quando exercia seu trabalho de mediador para a resolução da questão Palestina (v. Boinas azuis).
    1957 - Malásia é admitida como Estado-Membro da ONU.
    1960 - Avião em que transportava Dag Hammarskjöld (um DC-6B) cai no Congo.

    1971 - Carlos Lamarca, guerrilheiro do VPR (Vanguarda Popular Revolucionária), é morto com cinco tiros por uma patrulha militar em Ipupiara, no interior da Bahia.
Era capitão do Exército e sua função envolvia o treinamento de um pelotão no combate a guerrilhas, ensinando métodos e processos usados nos movimentos guerrilheiros. Um dia, saiu para treinamento, com os soldados, em dois caminhões, e aderiu à guerrilha juntamente com seus comandados. Em 1971, encontrava-se na Bahia, na mesma região história onde ocorrera a Guerra dos Canudos, quando foi surpreendido e morto.

    1974 - Bangladesh, Granada e Guiné-Bissau são admitidos como Estados-membros das Nações Unidas.
    1978 - Dado o primeiro passo para um acordo de paz entre Israel e Egito.
    1980 - O ex-presidente da Nicarágua, Anastásio Somoza, é assassinado em Assunção, no Paraguai.
    1985
        Soyuz T-14 acopla-se à estação espacial Salyut 7.
        No Brasil, ocorre o primeiro grande apagão de sua história.

    1988 - Iniciam os Jogos Olímpicos de Seul, marcado pela quebra do recorde olímpico dos 100 metros rasos por Ben Johnson, que pouco tempo depois, seria afastado das competições por doping.
Até então, a realização compulsiva dos exames anti doping era meramente burocrática, o que dava aos competidores uma certa confiança em burlar os controles. Ben Johnson chamou a atenção pelo seu desempenho muito fora dos parâmetros e um exame mais rigoroso, constatou a existência de substâncias proibidas no organismo. Foi desclassificado e, olhando o lado bom, serviu de alerta para a melhoria dos controles anti doping que, a partir de então, passaram a flagrar, com mais frequência, atletas agindo fora dos padrões.

    1991 - Coreia do Sul, Coreia do Norte, Estônia, Letônia, Lituânia, Ilhas Marshall e Estados Federados da Micronésia são admitidos como Estados-Membro da ONU.
    1994 - Começa a funcionar a maior estação de vigilância de ozônio e gases que causam o aquecimento da atmosfera, no monte Waliguan, na China.

    2001 - A bolsa de Nova Iorque fecha com perdas históricas no primeiro dia de cotação, após os atentados terroristas de 11 de Setembro.
Foi um momento de desorientação, após o inusitado ataque. À medida que a tragédia foi sendo, senão assimilada, pelo menos explicada, o mercado voltou à realidade e as bolsas, não só nos Estados Unidos, como no restante do mundo, reassumiram a nova realidade e voltaram a subir. O grande golpe veio, mais tarde, em setembro de 1988, com a quebra do Lehman Brothers, detonando uma crise real que se espalhou pelo mundo e permanece até hoje. A crise atual é talvez mais grave que o crack da Bolsa em 1929, só que desta vez, Estados Unidos e o mundo tinham mecanismos capazes de controlar a situação e evitar que se repetisse a Grande Depressão dos anos 30.

    2001 - A Organização Mundial do Comércio aprova o texto de adesão da China.
    2002 - Furacão Isidore chega à Jamaica.


    879 - Carlos, o Simples, rei da França (m. 929).
    1552 - Papa Paulo V (m. 1621).
    1580 - Francisco de Quevedo, escritor espanhol (m. 1645).
    1688 - Maria Luísa de Saboia, quinta esposa do Rei Filipe V de Espanha (m. 1714).
    1777 - Francisco Manuel Trigoso, político português (m. 1838).
    1826 - Bernhard Riemann, matemático alemão (m. 1866).
    1850 - Guerra Junqueiro, alto funcionário administrativo, político, jornalista, escritor e poeta português (m. 1923).

    1860 - Paulo de Frontin, político e engenheiro brasileiro (m. 1933).

    1869 - Christian Lous Lange, ganhador do Nobel da Paz em 1921 (m. 1938).
    1883 - William Carlos Williams, poeta e dramaturgo norte-americano (m. 1963).
    1899 - José Régio, escritor português (m. 1969).
    1912 - Irena Kwiatkowska, atriz e comediante polonesa (m. 2011).
    1918 - Chaim Herzog, ex-presidente de Israel (m. 1997).
    1921 - Virgilio Barco Vargas, ex-presidente da Colômbia.
    1922 - Agostinho Neto, escritor e 1º presidente de Angola (m. 1979).
    1926
        Aaron Lustiger, filósofo e teólogo francês.
        Andrea Kékesy, ex-patinadora artística húngara.
    1928 - Roddy McDowall, ator britânico (m. 1998).
    1929 - Stirling Moss, ex-piloto inglês de Fórmula 1.
    1931 - Anne Bancroft, atriz estadunidense (m. 2005).

    1941 - Fernando Gabeira, jornalista, ex-guerrilheiro e político brasileiro.

    1944 - Reinhold Messner, alpinista italiano (primeiro homem a escalar todas as montanhas com mais de 8000 metros do mundo).
    1945 - Phil Jackson, ex-jogador e treinador de basquete norte-americano.
    1946 - Jerzy Milewski, violinista polonês, naturalizado brasileiro.
    1947 - João Carlos Taveira, poeta brasileiro.
    1948 - John Ritter, ator norte-americano (m. 2003).
    1951
        Cassandra Peterson, atriz norte-americana.
        Oswaldo Penna Júnior, jurista brasileiro.
    1952 - Odir Cunha, jornalista e escritor brasileiro.
    1953
        Luís Filipe Marques Amado, ex-ministro da Defesa e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal.
        Jan Möller, ex-futebolista sueco.
    1954 - Sandra Pêra, atriz, cantora e diretora de cinema brasileira.
    1955 - Marina Lima, cantora e compositora brasileira.
    1956
        Rita Rudner, escritora e comediante norte-americana.
        Almazbek Atambaiev, político quirguiz.
    1957 - Richie Ramone, músico norte-americano (Ramones).
    1960 - Damon Hill, ex-piloto britânico de F-1, campeão em 1996.

    1962 - Fátima Bernardes, jornalista brasileira.

    1964 - Edison Lobão Filho, político brasileiro.
    1965 - Pintado, ex-futebolista e treinador brasileiro de futebol.
        César Filho, jornalista brasileiro.
    1968 - Anastacia, cantora e compositora estadunidense.
    1969 - Sergio Berti, ex-futebolista argentino.
    1971
        Adriana Sklenaříková, modelo eslovaca.
        Edílson, ex-futebolista brasileiro.
        Jens Voigt, ciclista alemão.
        Roman Mählich, ex-futebolista austríaco.
    1972 - Mariana Lima, atriz brasileira.
    1974
        Darío Rodríguez, futebolista uruguaio.
        Rasheed Wallace, jogador de basquete norte-americano.
    1975 - Jimmie Johnson, piloto de automóveis estadunidense.
    1977
        Simone Perrotta, futebolista italiano.
    1979
        Chuck Comeau, baterista canadense.
        Negra Li, cantora brasileira.
        Carlinhos Bala, futebolista brasileiro.
        Flo Rida, rapper norte-americano.
    1980 - Millena Machado, jornalista brasileira.
    1981 - Bakari Koné, futebolista marfinense.
    1982 - Neto Baiano, futebolista brasileiro.
    1984 - Michel Fabrizio, motociclista italiano.
    1985
        Jon Walker, ex-baixista da banda Panic! at the Disco.
        Tomáš Berdych, tenista tcheco.
        Pedro Nercessian, ator brasileiro.
        José Gonçalves, futebolista português.
    1987
        Paolo De Ceglie, futebolista italiano.
        Eduardo Ratinho, futebolista brasileiro.
        Stergos Marinos, futebolista grego.
    1988 - Thiago Heleno, futebolista brasileiro.
    1990
        Josué, futebolista português.
        Tiago Dutra, futebolista brasileiro.

    2008 - Mia Talerico, atriz estadunidense.
Mia Kaitlyn Talerico (Califórnia, 17 de setembro de 2008) é uma atriz mirim americana. Sua personagem dá título à série do Disney Channel Good Luck Charlie.


    309 - Papa Eusébio.
    1179 - Hildegarda de Bingen, abadessa, compositora, escritora (n. 1098).
    1665 - Rei Filipe IV de Espanha, III de Portugal (n. 1605).
    1768 - Manuel da Maia, engenheiro e militar português.
    1859 - Isambard Kingdom Brunel, engenheiro inglês.
    1897 - Manuel José Gonçalves Couto, missionário pedâneo, autor da Missão Abreviada (n. 1819).
    1961 - Adnan Menderes, primeiro-ministro turco deposto por um golpe militar, é executado por enforcamento (n. 1899).

    1968 - Mascarenhas de Morais, um dos comandantes da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.
Mascarenhas de Morais, com as divisas de general de brigada (duas estrelas) foi o comandante em chefe da Força Expedicionária Brasileira, durante a Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, recebeu o título de Marechal. A rigor, foi um dos dois únicos marechais do Exército brasileiro, já que esse título costuma ser concedido ao comandante em chefe. O outro, seria o Duque de Caxias, que comandou a guerra contra o Paraguai em sua ofensiva final, tendo passado o comando ao Conde D'Eu apenas quando suas condições de saúde o impediram de permanecer à frente das tropas. Embora ressaltando o heroísmo de ambos, um e outro viveram momentos diferentes, pois na guerra do Paraguai, o comandante se expunha frente às tropas, enquanto que, na Segunda Guerra, o comando era exercido com equipamento de rádio, de dentro dos POs (Postos de Observação), em total proteção e segurança. )s 500 mortos na Segunda Guerra eram da oficiais de primeiro escalão, praças e soldados rasos.

    1994 - Karl Popper, filósofo da ciência inglês de origem austríaca (n. 1902).
    1997 - Red Skelton, ator estadunidense (n. 1913).
    2006 - Sogabe Kazuyuki, dublador japonês (n. 1948).


Brasil

    Aniversário da cidade de Pompéia - São Paulo.

Santos do dia

    São Roberto Belarmino, Bispo e Doutor da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.