sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 29 de setembro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

29 de setembro de 2012.
273º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 93 para acabar o ano.

Hoje é dia de São Miguel Arcanjo, São Gabriel Arcanjo e São Rafael Arcanjo, os três anjos com nome e sobrenome Leia mais


 Em 29/09/1997, morre Roy Lichtenstein, pintor norte-americano (n. 1923)
Roy Fox Lichtenstein (Nova Iorque, 27 de outubro de 1923 — Nova Iorque, 29 de setembro de 1997) foi um pintor estado-unidense identificado com a Pop Art. Na sua obra, procurou valorizar os cliches das histórias em quadradinhos como forma de arte, colocando-se dentro de um movimento que tentou criticar a cultura de massa. O seu interesse pelas histórias em quadradinhos (banda desenhada), como tema artístico, começou provavelmente com uma pintura do rato Mickey, que realizou em 1960 para os filhos. Nos seus quadros a óleo e tinta acrílica, ampliou as características da banda desenhada e dos anúncios comerciais, e reproduziu à mão, com fidelidade, os procedimentos gráficos. Empregou uma técnica pontilhista conhecida como Pontos Ben-Day para simular os pontos reticulados das histórias. Cores brilhantes, planas e limitadas, delineadas por um traço negro, contribuíam para o intenso impacto visual. Com essas obras, o artista pretendia oferecer uma reflexão sobre a linguagem e as formas artísticas. Os seus quadros, desvinculados do contexto de uma história, aparecem como imagens frias, intelectuais, símbolos ambíguos do mundo moderno. O resultado é a combinação de arte comercial e abstração. Muitas ilustrações de Lichtenstein eram copiadas de artistas de histórias em quadrinhos como Jack Kirby e Russ Heath sem lhes dar créditos. Fonte: Wikipedia.

Em 29/09/1930, nasce o pintor Afrânio Pessoa Castelo Branco
Afrânio Pessoa Castelo Branco (Teresina, 29 de setembro de 1930), pintor expressionista e professor univesitário brasileiro. Filho unigênito de Dídimo Castelo Negro Esther Maria Pessoa Castelo Branco. Graduou-se na Escola Nacional de Belas Artes em 1958, obteve menção honrosa no 9° Salão Nacional de Belas Artes.[1] Afrânio foi aluno de grandes mestres como Henrique Cavalleiro, Mário Barata, Celita Vaccani, Quirino Campofiorito, entre vários. 
Na Nona Bienal de São Paulo, Afrânio participou com dois trabalhos: "O Anjo do Cachimbo" e "Enterrado Duas Vezes", ambos de 1966. 
Entre 1972 e 1973, elabora painéis para a reitoria da Universidade Federal do Piauí e para a nova sede das Centrais Elétricas do Piauí, em Teresina; em 1975, elabora painéis para o Palácio da Justiça, na mesma cidade. 
Exerceu magistério  na Universidade Federal do Maranhão de 1989 a 1999. Fonte:Wikipedia. Saiba mais e veja imagens



Em 29/09/1910, morre Winslow Homer, pintor e gravurista norte-americano (n. 1836)
Winslow Homer (Boston, 24 de fevereiro de 1836 – Prout's Neck, 29 de setembro de 1910) foi um importante pintor e gravurista dos Estados Unidos. Apesar do respeito conseguido junto à crítica, suas obras nunca se tornaram realmente populares. Nos anos seguintes visitou a Flórida, Cuba e as Bahamas, mudando sua paleta para cores vivas em aquarelas de belo impacto, que tiveram o efeito de rejuvenescer sua mente e refinar sua técnica aquarelística, que até hoje é altamente elogiada pela crítica, ao mesmo tempo em que se aventurava para temas de animais. Homer jamais deu aulas regulares, mas suas obras influenciaram as gerações seguintes por sua honestidade no retrato das relações do homem com a natureza, e hoje é considerado um dos maiores pintores norte-americanos.


    522 a.C. - Dario I da Pérsia (atual Irã) mata o usurpador magiar Gaumâta, assumindo a posição de rei do Império Persa. 
Dario I (em persa antigo: DAARAYAVAUSHA, Dārayava(h)ush;[2] "que possui a bondade";[550–486 a.C., cognominado o Grande, foi o terceiro rei do Império Aquemênida. Governou o império durante o seu auge, quando ele dominou boa parte da Ásia Ocidental, o Cáucaso, Ásia Central, partes dos Bálcãs (Bulgária-Romênia-Panônia), regiões do norte e nordeste da África, incluindo o Egito (Mudrâya),[3] o leste da Líbia, o litoral do Sudão e a Eritréia, bem como a maior parte do Paquistão, as ilhas do mar Egeu e o norte da Grécia, a Trácia e a Macedônia.Quem foi Dario

      61 a.C. - Pompeio o Grande celebra seu terceiro triunfo, por suas vitórias sobre piratas e pelo fim das Guerras Mitridáticas na celebração do seu aniversário de 45 anos.
      48 a.C. - Pompeio o Grande é assassinado após chegar ao Egito no seu 58º aniversário.[1]
      440 - Leão I se torna papa.

      493 - Em Nápoles festejam pela primeira vez o dia de São Miguel Arcanjo.

      855 - É eleito o Papa Bento III, o Inquisidor de Torres Novas que havia condenado Padilha Menezes do Cruzeiro ao exílio.
    1066 - Guilherme o Conquistador invade a Inglaterra.
    1227 - O Papa Gregório IX excomunga Frederico II da Germânia.
    1801 - É elevada à categoria de vila o atual município de Resende, estado do Rio de Janeiro - Brasil.
    1829 - A Metropolitan Police Service de Londres é fundada.
    1850 - A hierarquia Católica Apostólica Romana é restabelecida na Inglaterra e em Gales pelo papa Pio IX.
    1857 - É elevada à categoria de cidade o atual município de Vassouras, estado do Rio de Janeiro - Brasil.

    1907 - A pedra angular da Catedral Nacional de Washington é colocada na capital dos Estados Unidos, com a presença do presidente Theodore Roosevelt.

    1911 - Itália declara guerra ao Império Otomano.
    1918 - A Linha Hindenburg é rompida pelas forças aliadas durante a Primeira Guerra Mundial. A Bulgária assina um armistício.
    1924 - Plutarco Elías Calles é proclamado presidente do México.
    1929 - Em Londres, soldados fardados patrulham as ruas pela primeira vez.

    1938 - Adolf Hitler, Neville Chamberlain, Edouard Daladier e Benito Mussolini assinam o Acordo de Munique, permitindo à Alemanha a ocupação da região de Sudetenland na Tchecoslováquia. Era o prenúncio da guerra, mas ainda não era a guerra, que eclodiria só no ano seguinte.

    1939 - Segunda Guerra Mundial: capitulação da Polônia pela Alemanha.
    1941 - Holocausto em Kiev: Einsatzgruppen C alemão começa o massacre de babi Yar. Pelo menos 33 771 judeus de Kiev e seus subúrbios foram mortos na ravina de Babi Yar.
    1943 - General estadunidense Dwight Eisenhower e marechal italiano Pietro Badoglio assinam um armistício a bordo do navio britânico Nelson, no litoral de Malta.
    1946 - Fundação da Perfect Liberty
    1954 - A convenção que estabeleceu a criação do CERN foi assinada.
    1957 - 20 MCi (740 petabecqueréis) de material radioativo são liberados na explosão da usina nuclear soviética de Mayak, em Chelyabinsk.
    1963 - O segundo período do Concílio Vaticano II é iniciado.

    1964 - Publicação da primeira tira da personagem de HQ: Mafalda

    1965 - O memorial da NSA lista dez agentes perdidos nesta data.
    1971 - O Omã junta-se à Liga Árabe.

    1972 - Relações sino-japonesas: Japão estabelece relações diplomáticas com a República Popular da China após cortar relações com a República da China.
A República da China (Taiwan) tem território e população pequenos, sendo apenas um enclave que fazia oposição à China Continental (comunista) e era apoiada pelos países capitalistas. Nos anos 70, a República Popular da China já despontava como uma nova potência econômica e política, mas, para abrir relações diplomáticas e econômicas com os outros países, exigia que estes rompessem relações com Taiwan. Seguiu-se a lógica do capitalismo: um a um, os países capitalistas foram rompendo com Taiwan para estabelecer relações com a China continental. Taiwan é hoje apenas uma sombra do que foi quando fundada, no final dos anos 40.

    1977
        As Bases da muralha de Cascais, a Bateria Alta, as Cortinas de Atiradores, o Forte de São Teodósio e o Forte do Guincho são classificados como imóveis de Interesse Público.
        União Soviética lança estação espacial Salyut 6.

    1978 - Papa João Paulo I anuncia a remoção de clérigos da Cúria suspeitos de corrupção no Banco do Vaticano.

    1979 - Papa João Paulo II torna-se o primeiro pontífice a visitar a República da Irlanda.
    1987 - Vigilância Sanitária constata a contaminação das vítimas do acidente radioativo de Goiânia com o Césio 137.

    1988
        Acontece o primeiro lançamento de uma nave espacial após o desastre da Challenger. com a STS-26.
        O logo da missão STS-26, voado pelo Discovery
        Forças de Paz das Nações Unidas recebem Prêmio Nobel da Paz.

    1990 - A Catedral Nacional de Washington é concluída.

    1991 - Golpe militar no Haiti.

    1992 - Impeachment do presidente Fernando Collor de Mello pelo Congresso Nacional.

    1996 - Nintendo lança o Nintendo 64 na América do Norte.
    2003 - Furacão Juan causa grandes prejuízos na Nova Escócia.
    2004
        O asteroide 4179 Toutatis passa a quatro distâncias lunares da Terra.
        A SpaceShipOne realiza um bem sucedido vôo espacial; a primeira de duas etapas necessárias para ganhar o concurso Ansari X Prize de Burt Rutan.

    2005 - Google anuncia parceria com a NASA para fins de pesquisa espacial.

    2010 - Descoberta do Gliese 581 g, um planeta extra-solar potencialmente habitável, orbitando a estrela anã vermelha Gliese 581, que dista 20 anos luz do Sistema Solar.


    106 a.C. - Pompeu, o Grande, general romano (m. 48 a.C.).
    1328 - Joana de Kent, mãe de Ricardo II de Inglaterra (m. 1385).
    1402 - Fernando de Portugal, o "Infante Santo" (m. 1443)
    1511 - Miguel Servet, teólogo, médico e filósofo espanhol (m. 1553).

    1547 - Miguel de Cervantes Saavedra, escritor espanhol (m. 1616). autor de Don Quijote de la Mancha.

    1758 - Horatio Nelson, almirante inglês (m. 1805).
    1765 - Karl Ludwig Harding, astrónomo alemão (m. 1834).
    1786 - Guadalupe Victoria, primeiro presidente eleito no México (m. 1843).
    1849 - Dom Francisco do Rego Maia, bispo brasileiro (m. 1928).
    1864 - Miguel de Unamuno, filósofo e escritor espanhol (m. 1936).
    1881 - Ludwig von Mises, economista austríaco (m. 1973).
    1904 - Greer Garson, atriz britãnica (m. 1996).
    1910 - Virginia Bruce, atriz norte-americana (m. 1982).
    1912 - Michelangelo Antonioni, diretor de cinema italiano (m. 2007).
    1919 - Masao Takemoto, ginasta japonês (m. 2007).
    1920 - Peter D. Mitchell, químico britânico.

   1927 - Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico brasileiro no salto triplo (m. 2001).

     1927 - Cid Moreira, jornalista e apresentador brasileiro.

    1931
        James Watson Cronin, físico nuclear e vencedor do Prémio Nobel de Física de 1980.
        Anita Ekberg, atriz e ex-modelo sueca.
        Rita Cléos, atriz e dubladora brasileira (m. 1988).
    1933 - Samora Machel, primeiro presidente de Moçambique (m. 1986).
    1934 - Roberto Pires, cineasta brasileiro.
    1935
        Jerry Lee Lewis, cantor, compositor e músico norte-americano
.
        Plínio Marcos, dramaturgo, ator, escritor e jornalista brasileiro (m. 1999).

    1936 - Silvio Berlusconi, político italiano.
    1942 - Madeleine Kahn, professora e atriz norte-americana (m. 1999.
    1943
        Lech Wałęsa, político polonês.
        Mohammad Khatami, político iraniano.
        Wolfgang Overath, ex-futebolista alemão.

    1946 - Celso Pitta, político brasileiro (m. 2009). ex prefeito de São Paulo.

    1948 - Theo Jörgensmann, clarinetista alemão.
    1951 - Michelle Bachelet, política chilena.

    1952 - Washington Olivetto, publicitário brasileiro.

    1953 - Xabier Azkargorta, treinador de futebol espanhol.
    1955 - Alicia Bruzzo, atriz argentina.

    1956 - Marcos Frota, ator brasileiro.

    1959 - Paulinho Cascavel, ex-futebolista brasileiro.
    1961
        Julia Gillard, política australiana.
    1962
        Néstor Clausen, ex-futebolista argentino.
        Mário Bortolotto, dramaturgo brasileiro.
    1965 - Pericles Chamusca, treinador de futebol brasileiro.
    1969 - Erika Eleniak, atriz e modelo norte-americana.
    1970
        Ninel Conde, cantora e atriz mexicana.
        Memo Gidley, piloto norte-americano de corridas (nascido no México).
    1971 - Mackenzie Crook, ator britânico.
    1972 - Oliver Gavin, piloto inglês de corridas.
    1978 - Kurt Nilsen, cantor norueguês.
    1980
        Răzvan Florea, nadador romeno.
        Zachary Levi, ator norte-americano.
    1981 - Marquinhos, futebolista brasileiro.
    1982
        Ariana Jollee, atriz norte-americana.
    1985 - Daniel Pedrosa, piloto espanhol da MotoGP.
    1987
        Josh Farro, ex-guitarrista principal da banda Paramore e compositor estadunidense.
        David Del Rio, ator norte-americano.
    1988 - Kevin Durant, jogador de basquete norte-americano.


    48 a.C. - Pompeu, o Grande general romano, assassinado no Egipto (n. 106 a.C.)

      855 - Lotário I, rei dos francos, imperador do Sacro Império Romano-Germânico (n. 795)
    1885 - Antônio Henriques Leal, escritor, médico e político brasileiro (n. 1828).
    1898 - Luísa de Hesse-Cassel, rainha-consorte da Dinamarca (n. 1817)

    1902 - Émile Zola, escritor francês (n. 1840) Pronúncia> emilzolá
Émile Zola (Paris, 2 de abril de 1840 — Paris, 29 de setembro de 1902) foi um consagrado escritor francês, considerado criador e representante mais expressivo da escola literária naturalista além uma importante figura libertária da França. Foi presumivelmente assassinado por desconhecidos em 1902, quatro anos depois de ter publicado o famoso artigo J'accuse, em que acusa os responsáveis pelo processo fraudulento de que Alfred Dreyfus foi vítima. Saiba mais

    1908 - Joaquim Maria Machado de Assis, romancista, contista, poeta e teatrólogo brasileiro, (n. 1839)

    1925 - Léon Victor Auguste Bourgeois, ex-presidente do Conselho da Liga das Nações (n. 1851)
    1952 - Francisco Alves, cantor brasileiro conhecido como "O Rei da Voz" (n. 1898)
    1958 - Aarre Merikanto, compositor finlandês (n. 1893)

    1965 - Rino Levi, arquiteto brasileiro (n. 1901). Teve Burle Marx como grande amigo e colaborador.
Rino Levi (São Paulo, 31 de dezembro de 1901 — Bahia, 29 de setembro de 1965) foi um arquiteto brasileiro, representante da chamada escola paulista de arquitetura moderna. Foi fundador do escritório Rino Levi Arquitetos Associados. Rino Levi faleceu em 29 de setembro de 1965, acompanhando Burle Marx em uma expedição botânica no interior da Bahia, em Morro do Chapéu, mais especificamente no Morrão, ponto turístico que da o nome da cidade. Burle Marx foi um grande amigo e colaborador e participou, como paisagista e como artista plástico, dos seus mais significativos projetos. Saiba mais

    1967 - Carson McCullers, escritora estado-unidense (n. 1917)
    1973 - W. H. Auden, poeta inglês (n. 1907)
    1993 - Gordon Douglas, cineasta estadunidense (n. 1907)

    1998 - Jacira Sampaio, atriz brasileira (n. 1922)
    2005 - Sérgio Correia da Costa, historiador e diplomata brasileiro (n. 1919)
    2007 - Lois Maxwell, atriz de cinema canadiana (n. 1927)
    2010
        Armindo Lopes Coelho, religioso português (n. 1931)
        Georges Charpak, físico francês (n. 1924)
        Greg Giraldo, comediante norte-americano (n. 1965)
        Joe Mantell, ator norte-americano (n. 1915)
        Norman Atkins, político canadense (n. 1934)
        Rao Sikandar Iqbal, político paquistanês (n. 1943)
        Tony Curtis, ator norte-americano (n. 1925)


Brasil

    Feriado municipal em São Miguel, Rio Grande do Norte - Dia do Padroeiro, São Miguel Arcanjo
    Feriado municipal em Ipojuca, Pernambuco - Dia do Padroeiro, São Miguel
    Feriado municipal em Guanhães, Minas Gerais - Dia do Padroeiro, São Miguel
    Feriado municipal em Jequitinhonha, Minas Gerais - Dia de São Miguel
    Feriado municipal em Nova Ponte, Minas Gerais - Dia de São Miguel
    Feriado municipal em Rio Piracicaba, Minas Gerais - Dia de São Miguel Arcanjo
    Feriado municipal em Santos Dumont (Minas Gerais), Minas Gerais - Dia de São Miguel Padroeiro do município - Lei Mun. 3.426/02
    Feriado municipal em Camocim (Ceará) - Emancipação política
    Feriado Municipal em Resende (Rio de Janeiro) - Aniversário da Cidade de Resende - RJ

Portugal

   Feriado municipal em Cabeceiras de Basto, Fornos de Algodres
    Festa de São Miguel em Cabeceiras de Basto e Laúndos, Póvoa de Varzim

Outros países
    Botsuana: Dia da Independência
    Paraguai: Dia da Batalha de Boquerón



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.