domingo, 30 de setembro de 2012

Notícias e Informações > 30 de setembro de 2012 > Domingo

In Memoriam > Hebe, em 28 fotos http://is.gd/qTOy9q Na imagem abaixo, com o artista Pop Romero Brito.

Aos 78 anos, morre Liborio, o eterno fotógrafo de Fidel http://is.gd/R7ncZK  Libório http://is.gd/EvLM7v  Fidel http://is.gd/N8Mbpn Ele era o "sombra". onde quer que estivesse Fídel, ali também estava Liborio. A vida de um era retrato do outro. O olhar do fotógrafo deu novas dimensões à imagem do estadista. Agora, Liborio se foi mas, a esta altura do campeonato, velho e doente, Fidel nem quer mais ser fotografado.

Por três meses, Andy Warhol é o rei do Metropolitan Museum http://is.gd/8smmFP  Google Imagens http://is.gd/BBB6ru A exposição de Andy Warhol e seus "discípulos" já está aberta ao público no Metropolitan Museum of Art. Chama-se “Regarding Warhol: Sixty Artists , Fifty Years” e apresenta cerca de 50 trabalhos do artista pop lado a lado de nomes como Jeff Koons, Cindy Sherman, Keith Haring e Murakami só para citar alguns. Todos eles sofreram alguma influência ou impacto de Warhol em suas obras.

Tecnologia > Sós e abandonados, orelhões poderão se transformar em rede paga de internet, como alternativa ao 3G http://is.gd/fMjwb7 Houve um tempo em que os telefones públicos eram a salvação de quem precisava se comunicar com alguém. O celular, que surgiu como um tijolão inútil da era analógica dos anos 90, diminuiu de tamanho e de peso, virou digital, acrescentou outros tantos dispositivos, como fotografia e internet e tornou os orelhões obsoletos. Mas a fiação ligando-os à central ainda está lá e pode agora ser aproveitada para criar uma rede de wi-fi, permitindo a conexão de laptops em qualquer ponto da cidade. É esse o caminho apontado pela Anatel, um ovo de Colombo que pode resolver o problema de conexão para quem se acha longe de sua base e pretende usar a internet. Ou então para aqueles que, de dentro do apartamento, tenham acesso ao sinal do orelhão, sem necessidade de uma rede wi-fi interna.

Arquitetura > Maior festival mundial de arquitetura premia 'construção do ano' (12 imagens) http://is.gd/j4IxwL A página oficial (em inglês) http://is.gd/Ak1sQz Entre 3 e 5 de outubro, Cingapura sediará o World Architecture Festival Awards, com mais de 300 projetos arquitetônicos disputando 33 categorias. Em seu quinto ano, o festival é a maior competição global de arquitetura do mundo. Desde a primeira edição do festival, realizada em 2008 na Universidade Bocconi, em Milão, na Itália, mais de 8.000 arquitetos de 65 países já participaram do evento.

O quadro Starry Night, de Van Gogh, recriado por estudante, usando estrelas de verdade, em imagens captadas pelo telescópio Hubble http://is.gd/U179bR  Starry Nyght original de Van Gogh em média resolução http://is.gd/QPBZg0 Starry Night, uma experiência com a imagem em movimento http://is.gd/QKb3Vw Um doutorando em astronomia americano chamado Alex Parker usou um software para compor um mosaico diferente - ele recriou a pintura 'Noite Estrelada', de Van Gogh, com imagens produzidas pelo Hubble, capturadas durante os últimos 20 anos. Segundo ele, a ideia surgiu perto do aniversário de 22 anos do telescópio. Ele acessou o site da Nasa, baixou as 100 melhores fotos e as jogou no software que prepara mosaicos. Mas quem vê o original de Van Gogh, nunca esquece.

Arquitetura de templos > As velhas crenças nas novas igrejas http://is.gd/xzDsUE  Google Imagens http://is.gd/3K1c5g No que diz respeito ao Brasil, a capela de São Francisco, no complexo da Pampulha (MG), com projeto de Oscar Niemeyer e pituras de Portinari, experimenta a plasticidade do concreto, criando uma abóboda até então só utilizada em hangares. Apesar da consagração por arquitetos e artistas, a capela (inaugurada pelo governo em 1943) foi mal recebida pela igreja Católica que recusou-se a aceitá-la e só recebeu a consagração pela arquidiocese 17 anos depois, em 1959. Em plena efervescência da arte moderna, só se aceitava igrejas de estilo gótico com pinturas barrocas...

Fotografia > Day to Night, quando a noite virou dia e o dia virou noite http://is.gd/ewotRS  Mais imagens http://is.gd/jsl2KM As imagens do dia são nítidas, com todos seus detalhes; as da noite tem o colorido intenso do fauve. E se juntarmos as duas, o que é que dá? Essa foi a experiência do fotógrafo Stephen Wilkes. 

Arquitetura > O edifício Martinelli (1924), que foi a primeira experiência em concreto armado na América Latina http://is.gd/0ByrgN  Saiba mais http://is.gd/SmQBxH O Edifício Martinelli, com 30 pavimentos, foi o primeiro arranha céu da América Latina. Possui três entradas separadas, respectivamente na Rua São Bento nº 405, Av. São João nº 35 e Rua Libero Badaró nº 504, no centro de São Paulo. Foi erguido com a técnica construtiva de alvenaria de tijolos e estrutura de concreto. A construção foi iniciada em 1924, inaugurado em 1929 com 12 andares seguindo até 1934 finalizando a obra com 30 andares (130 metros). Naquele estágio da construção civil, o concreto armado ainda não dispensava o contrapeso formado com a estrutura de tijolos sólidos com 15 cm de espessura para equilibrar o conjunto. Em 1937, o prédio do Ministério da Educação e Saúde no Rio de Janeiro, esboçado por Le Corbusier, projetado por Lúcio Costa e detalhado por Niemeyer, avançou nos conceitos, tendo o pavimento térreo "palafitado" em concreto, que dava sustentação total ao edifício, técnica que foi levada ao paroxismo por Lina Bo Bardi, com o vão livre do Masp em São Paulo.

"IstoÉ" com capa de 3 de outubro já está nas bancas, mas você pode ver a revista na íntegra, clicando aqui http://is.gd/7lTMAg 

Intervenção Urbana> Inaugurada em São Paulo a nova Praça Roosevelt, permanece com o mesmo problema da versão anterior: tem muito concreto, mas pouco verde http://is.gd/SSVrUm A área onde hoje fica a praça pertencia a Dona Veridiana Prado no século XIX e chamava-se Praça da Consolação. Na década de 70, o prefeito Paulo Maluf construiu o elevado Costa e Silva (Minhocão) e destruiu a praça, usando o espaço para uma passagem subterrânea unindo o elevado ao bairro do Bixiga. A parte superior virou um monstrengo de concreto, com um supermercado/24 horas. A nova praça, agora, fica num meio termo. Nem a bela praça de antigamente, nem o concreto malufiano, mas ainda sem condições de arborização consistente, já que não existe terra suficiente para a formação de raízes. Lembrando Nelson Rodrigues, a nova praça ficou "bonitinha, mas ordinária".

Eventos em destaque no dia 30 de setembro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras http://is.gd/wUH7AL 

30/09 > Bom dia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.