Hora do Brasil
Para saber o fuso horário de
outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3
< TEMA PARA AS IMAGENS DE HOJE >
"CARNAVAL DE VENEZA"
Carnaval de Veneza
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Carnaval de Veneza surge a partir da tradição do século XVI, onde a nobreza se disfarçava para sair e misturar-se com o povo. Desde então as máscaras são o elemento mais importante deste carnaval. Há no entanto registos de folguedos carnavalescos de 1268.
A festa carnavalesca de Veneza tem duração de 10 dias. Durante as noites realizam-se bailes em salões e as companhias conhecidas como compagnie della calza realizam desfiles pela cidade. Entre as mais conhecidas estão Os Antigos eOs Ardentes.
Os trajes que se usam são característicos do século XVIII, e são comuns asmaschera nobile, ou seja, máscaras nobre, caretas brancas com roupa de seda negra e chapéu de três pontas. Desde 1999 foram sendo somadas outras cores aos trajes, embora as máscaras continuem a ser brancas, prateadas e douradas.
Em 1797 Veneza passou a fazer parte do Reino Lombardo-Véneto, quandoNapoleão Bonaparte assinou o tratado de Campo Formio. No que respeita ao Carnaval, os festejos foram proibidos. No ano seguinte os austríacos tomaram conta da cidade.
No Brasil o Carnaval de Veneza mais famoso é durante a Festa da Gastronomia em Nova Veneza, Santa Catarina.
IMAGENS AMPLIÁVEIS DO CARNAVAL DE VENEZA (WIKIPEDIA)
Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ
Mais chuva sobre Paraná e em São Paulo
Um sistema de Baixa Pressão começa a se organizar sobre a frente fria entre o litoral do Paraná e sul de São Paulo.
Ler noticia- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos
http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da
Constituição http://is.gd/DRIRvh
Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja > Destaque >
Nesta data, em 1933, morre Paulo de Frontin, político e engenheiro brasileiro que se notabilizou por resolver, em uma semana a crise de água no Rio de Janeiro.
André Gustavo Paulo de Frontin (Petrópolis, 17 de setembro de 1860 — Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 1933) foi um político e engenheiro brasileiro. Foi agraciado com o título de Conde de Frontin, em 1909, pelo papa São Pio X.
Foi senador, prefeito do Distrito Federal (Rio de Janeiro) e deputado federal. Ganhou notoriedade ao multiplicar, juntamente com o também engenheiro Raimundo Teixeira Belfort Roxo, o abastecimento de água na cidade do Rio de Janeiro num prazo recorde de uma semana, num empreendimento que ficou conhecido como Episódio da água em seis dias.
Ainda como engenheiro, teve notável participação durante o governo municipal de Pereira Passos que realizou a política do bota abaixo que modificou o cenário carioca. Nessa mesma época chefiou a construção da Avenida Central. (Wikipedia) Saiba mais
"Manhã, tão bonita manhã / Na vida, uma nova canção."
(Manhã de Carnaval, de Antonio Maria e Luiz Bonfá)
Clique na imagem para ouvir a música, no show de André Rieu em São Paulo
Rio de Janeiro > As montanhas, o mar, a praia, a calçada, a rua, os prédios... Tudo junto compõe um grande painel em que as mãos do arquiteto e do designer se juntam às mãos do grande arquiteto do universo. Veja o Rio agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam
O Carnaval na quarta dimensão das artes plásticas
Joan Miró > "O Carnaval de Arlequim" > 1924-25 > > Óleo sobre tela,
66x93 cm > Albright-Knox Art Gallery, > Buffalo (Nova Iorque)
66x93 cm > Albright-Knox Art Gallery, > Buffalo (Nova Iorque)
Di Cavalcanti > Carnaval (1924). Óleo sobre tela, 73,5 x 89 cm.
Acervo do Museu de Arte Brasileira - FAAP, São Paulo.
Carnaval nos Arcos da Lapa > Heitor dos Prazeres
Carnaval
Jornal da Gazeta (ontem à noite)
Jornal das 10 (ontem à noite)
Fantástico (Hoje à noite)
Americano deixa tudo para trás e
vive isolado há 25 anos em floresta
Fantástico vai mostrar a história de um homem
que deixou tudo para trás.
(Esta reportagem faz lembrar Frans Krajcberg (Kozienice, 12 de abril de 1921), que é um pintor, escultor, gravador e fotógrafo, artista plástico nascido na Polônia e naturalizado brasileiro.)
Krajcberg está radicado desde 1972 no sul da Bahia, onde mantém o seu ateliê no Sítio Natura, no município de Nova Viçosa. Chegou ali o convite do amigo earquiteto Zanine Caldas, que o ajudou a construir a habitação: uma casa, a sete metros do chão, no alto de um tronco de pequi com 2,60 metros de diâmetro. À época Zanine sonhava em transformar Nova Viçosa em uma capital cultural e a sua utopia chegou a reunir nomes como os de Chico Buarque, Oscar Niemeyer e Dorival Caymmi.
No sítio, uma área de 1,2 km², um resquício de Mata Atlântica e de manguezal, o artista plantou mais de dez mil mudas de espécies nativas. O litoral do município é procurado, anualmente, no inverno, por baleias-jubarte. No sítio, dois pavilhões projetados pelo arquiteto Jaime Cupertino, abrigam atualmente mais de trezentas obras do artista. Futuramente, com mais cinco construções projetadas, ali se constituirá o Museu que levará o nome do artista. (Wikipedia) SAIBA MAIS
Antena Paulista (Rede Globo)
Globo Rural (Edição de hoje)
G1 > Pop & Arte
- CINEMA
'Taxi', do iraniano Jafar Panahi, leva o Urso de Ouro em Berlim
Diretor se opõe a governo e não pode sair do Irã; sobrinha chorou no palco. Grande Prêmio do júri do festival foi para 'El Club', do chileno Pablo Larraín. A PROPÓSITO
BBC Brasil, na foto e no mundo
Fotógrafa da BBC registra a arte
do grafite em Portugal e Espanha
Yana Gribovskaya percorreu cidades como Lisboa, Sevilha, Cartagena e Burgos.
Mais notícias da BBC Brasil"El País", de Espanha, em português
CARNAVAL
Do concreto ao confete: São Paulo
toma posse do Carnaval
MARINA ROSSI São Paulo
Movimento inédito na cidade leva milhares de pessoas para festas
e blocos na rua. Dessa vez, manifesto é pelo direito à festa
Clique na imagem para ver "El País" em original
Callan a tiros en Dinamarca un acto
sobre libertad de expresión
Un terrorista deja un muerto y tres heridos en el ataque
Horas después, otro tiroteo junto a una sinagoga de la ciudad dejaba tres heridos
Un nuevo atentado terrorista contra la libertad de expresión sobresaltó ayer a Europa. Un individuo armado con un fusil automático irrumpió en un debate sobre la blasfemia, organizado en un centro cultural de Copenhague, y abrió fuego a discreción. Alcanzó mortalmente a uno de los asistentes e hirió de gravedad a tres policías.
En el acto, que incluía un homenaje a la revista satírica francesa Charlie Hebdo, blanco en enero de un ataque islamista que dejó 12 muertos, participaban el embajador francés en Dinamarca, François Zimeray, y el dibujante sueco Lars Vilks, autor de caricaturas de Mahoma. Ambos resultaron ilesos.
Pasada la medianoche, un tiroteo junto a una sinagoga de la capital danesa provocó tres heridos. Europa sufrió ayer un nuevo ataque terrorista contra la libertad de expresión, uno de los valores fundamentales del continente.
Una persona falleció y al menos otras tres resultaron heridas graves en Copenhague cuando un individuo disparó contra las decenas de asistentes a un debate sobre la libertad de expresión y la blasfemia, que incluía un homenaje a la revista satírica francesa Charlie Hebdo.
El dibujante sueco Lars Vilks, autor de caricaturas de Mahoma, y el embajador de Francia en Dinamarca, François Zimeray, que participaban en el acto, resultaron ilesos.
"Clarin", de Argentina, em português
CRISE INSTITUCIONAL
Notícia sobre Cristina Kirchner indiciada repercutiu no mundo
Entre os jornais da América, destacam-se as coberturas do jornal O Globo; Folha de São Paulo, Estadão, Valor Econômico, do Brasil, El Mercurio, de Santiago do Chile; e El País de Montevidéu, no Uruguai.
Para entrar no site de "Clarin", CLIQUE AQUI
"Notícias ao Minuto", de Portugal
Um esquema fraudulento terá levado um empresário a lucrar 13 milhões de euros. Este estava ligado a um engenheiro da Brisa, João Malheiro Reymão.
Mais notícias da edição portuguesa"Notícias ao Minuto", do Brasil
Do Céu da Terra aos tradicionais Bola Preta e Banda de Ipanema, pelo menos duas dúzias de blocos carnavalescos fazem a alegria de milhões de foliões da cidade neste primeiro dia de carnaval nas ruas do Rio de Janeiro.
Mais notícias da edição brasileira"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro
Galo da Madrugada leva dois milhões às ruas do Recife
Este ano, teve casamento em cima do trio elétrico
Mais notícias do R7 Esportes
RIO DE JANEIRO
SÃO PAULO
MINAS GERAIS
BRASÍLIA
RS, BA, PR, SC
Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl Exposições http://is.gd/mksaVO
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.