Hora do Brasil
Para saber o fuso horário de
outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3
ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA
"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014
Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ
WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" >
Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil
e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo) http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de
Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA)
> Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô
http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica
(Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia
(Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU
- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis
em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos
http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da
Constituição http://is.gd/DRIRvh
Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/
5 de fevereiro de 2015.
36.º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 329 dias para acabar o ano.
Em 05/02/2006, morre o pintor Aldemir Martins
Aldemir Martins (Aurora, 8 de novembro de 1922 — São Paulo, 5 de fevereiro de 2006) foi um artista plástico brasileiro, ilustrador, pintor e escultor autodidata, de grande renome e fama no país e exterior. Foi o primeiro brasileiro a ganhar um prêmio na Bienal de Veneza.
Em 5 de fevereiro de 2006, aos 83 anos, Aldemir sofreu um infarto em sua residência, faleceu no Hospital São Luís em São Paulo. Saiba mais
146 – Término da Terceira Guerra Púnica, culminando com a destruição de Cartago
As duas primeiras guerras com Roma reduziram em muito o tamanho do antigo império cartaginense, restando apenas áreas adjacentes à cidade de Cartago. Cartago nunca foi forte militarmente falando, e ficou ainda menos depois dessas guerras.
As duas primeiras guerras com Roma reduziram em muito o tamanho do antigo império cartaginense, restando apenas áreas adjacentes à cidade de Cartago. Cartago nunca foi forte militarmente falando, e ficou ainda menos depois dessas guerras.
Governada por comerciantes, sem um exército poderoso, Cartago valia-se de mercenários que se insurgiram contra os cartagineses, minando suas defesas - certamente uma das causas para a derrota face aos romanos (sobre este episódio Flaubert escreveu o romance Salammbô).
Cartago estava agora totalmente à mercê da vontade de Roma. Foi destruída ao fim da terceira guerra púnica por Cipião Emiliano (146 a.C.). A cidade foi arrasada até aos seus alicerces e o chão foi salgado (colocado sal) para que nada nele crescesse.
Esta atitude extrema deveu-se ao fato de Cartago ter sido a única potência que podia concorrer pelo domínio do Mediterrâneo Ocidental. Roma e Cartago estavam sensivelmente colocadas no eixo central deste mar, num tempo que não comportava concorrência. A luta entre Roma e Cartago era exclusivista. Saiba mais
1204 – Aleixo V Ducas substitui Aleixo IV Ângelo e Isaac II Ângelo como imperador bizantino
1576 – Henrique de Navarra converte-se ao Catolicismo Romano a fim de garantir seu direito ao trono da França
1597 – Temendo influencias dos jesuítas no Japão, Paulo Miki e outros 25 religiosos são crucificados. Curioso episódio que resultou no surgimento dos primeiros santos católicos japoneses.
São Paulo Miki (e seus companheiros) (Tsunokuni, Japão, 1564 - Nagasaki, 5 de fevereiro de 1597) também são conhecidos como "Mártires do Japão".
São Paulo Miki era filho de um renomado militar, membro de uma família Samurai da Província de Harima, foi catequista, ingressou na Companhia de Jesus ordenando-se sacerdote, e ficou conhecido como excelente pregador e orador.
A fé cristã chegou ao Japão em 1549, por intermédio de São Francisco Xavier que começou trabalhando sozinho. Cerca de 20 anos depois de sua morte a comunidade já contava com mais de 20 mil pessoas.
Desde 1587 a religião cristã estava proibida no Japão, entretanto estava sendo tolerada até a conquista das Filipinas pelos espanhóis em 1594, fato que fez os dirigentes japoneses ligarem o cristianismo ao colonialismo europeu, o que determinou o início da perseguição aos cristãos.
São Paulo Miki e seus 24 companheiros foram feitos prisioneiros pelos soldados de Toyotomi Hideyoshi, senhor feudal que unificou o Japão, submetidos a torturas e depois, crucificados em Nagasaki, em 1597, na colina Nishizaka.
Seis deles eram missionários franciscanos, três eram jesuítas, 15 eram da Ordem Terceira de São Francisco. Havia entre eles três adolescentes, de 11 a 15 anos de idade. Morreram cantando o Te Deum.
Os mártires foram canonizados em 1862 pelo Papa Pio IX.
1599 – Invasões holandesas do Brasil: os holandeses são repelidos pela primeira vez, no Rio de Janeiro
1752 – Forças franco-espanholas derrotam os ingleses e conquistam Menorca
1777 – Fundação dos condados de Burke, Camden, Chatham, Effingham, Glynn, Liberty e Richmond, no estado da Geórgia, EUA.
1788 – Descoberta da galáxia NGC 3877 por William Herschel.
1864 – Guerra da Dinamarca contra Prússia e Áustria.
1904 – Incorporação da cidade de Kennewick.
1908 – Fundação do Condado de Clark, nos EUA.
1915 – Pancho Villa assume o poder militar e civil no México
Pancho Villa (San Juan del Río, Durango, 5 de junho de 1878 — Parral, Chihuahua, 23 de julho de 1923), pseudônimo de José Doroteo Arango, foi um dos mais conhecidos generais e comandantes da Revolução Mexicana.
Doroteo Arango nasceu em Durango e viveu até os 16 anos como trabalhador rural. Com essa idade, foi acusado de matar um fazendeiro que atacara sua irmã e para fugir das perseguições da justiça, se alista no exército mexicano.
Como chefe de guarnição, em 1910, apoia Francisco Madero no combate a ditadura controlada por Porfirio Díaz. Um ano após, no mês de Maio, Pancho é exilado e Madero assume o governo.
Em 1912, o general Victoriano Huerta, que deporia e substituiria Francisco Madero, condena Pancho Villa à morte por insubordinação. Ele consegue se refugiar para os Estados Unidos com a ajuda de Madero.
Após a morte de Madero e a instauração de uma ditadura no México por Huerta, Pancho Villa retorna ao México para integrar as forças de Venustiano Carranza, opositor do ditador.
Com seu pessoal espalhado por todo o México, Pancho Villa, Venustiano Carranza, Álvaro Obregón e Emiliano Zapata unem-se num exército que combatia a ditadura em uma guerra civil. Pancho recebe o comando da cavalaria com mais de 40 mil homens, que foi decisivo para derrubar o regime de Huerta.
Carranza assume o poder, mas Pancho Villa retorna a luta armada, após ter se desentendido com o novo governante. Assim, Pancho controla o norte do país. O governo mexicano convoca uma força expedicionária norte-americana para capturar o revolucionário, mas Pancho escapa.
Com a deposição de Venustiano Carranza, Pancho se torna fazendeiro no interior do país. Ele se casa várias vezes, tendo filhos com oito mulheres. Em 1923, ele é assassinado numa emboscada.
Na foto, é o terceiro, da esquerda para a direita.
1917 – Criação do estado de Nayarit, no México.
1917 – O México adota sua atual constituição.
1920 – Criação da Base Aérea de Sintra.
1921 – O Congresso da União Soviética anuncia a separação entre a Igreja e o Estado.
O estado comunista, a partir de então, era não apenas laico, mas também ateu. Permitia o direito ao culto privado, mas apregoava o ateísmo como opção do Estado.
O estado comunista, a partir de então, era não apenas laico, mas também ateu. Permitia o direito ao culto privado, mas apregoava o ateísmo como opção do Estado.
1955 – Cai o governo francês de Pierre Mendès-France devido a situação no norte da África.
1958 – Nasser assume a presidência da República Árabe Unida (RAU).
A República Árabe Unida, RAU (em árabe:الجمهورية العربية المتحدة, al-Jumhūrīyah al-‘Arabīyah al-Muttaḥidah / al-Jumhūrīyah al-‘Arabīyah al-Muttaḥidah), foi um país que nasceu da união entre as repúblicas do Egito e da Síria, estabelecida em 1º de fevereiro de 1958, como um primeiro passo a caminho de uma "nação pan-árabe", com a união do Egito nasserista, da Síria e, durante um curto período, do Iêmen.
A RAU aboliu a cidadania síria e egípcia, e seus habitantes passaram a ser chamados árabes, e o país era referido "território árabe", sendo a pátria árabe correspondente à área compreendida entre o golfo Pérsico e a costa do oceano Atlântico. A RAU desapareceu em 1961, na sequência de um golpe de estado, embora o Egito ainda continuasse usando essa denominação até 1971. (Wikipedia)
Enquanto existiu, não era um território contínuo, separada que estava com a intercepção pelos territórios de Israel, Líbado e Jordânia, além do Mar Mediterrâneo.
A RAU aboliu a cidadania síria e egípcia, e seus habitantes passaram a ser chamados árabes, e o país era referido "território árabe", sendo a pátria árabe correspondente à área compreendida entre o golfo Pérsico e a costa do oceano Atlântico. A RAU desapareceu em 1961, na sequência de um golpe de estado, embora o Egito ainda continuasse usando essa denominação até 1971. (Wikipedia)
Enquanto existiu, não era um território contínuo, separada que estava com a intercepção pelos territórios de Israel, Líbado e Jordânia, além do Mar Mediterrâneo.
1966 – Golpe Militar de 1964 no Brasil: é editado o Ato Institucional AI-3.
Assumindo em 1964, com o compromisso de garantir não emitir qualquer ato institucional e com o compromisso de manter as eleições diretas para Presidente agendadas para 1965, Castelo Branco teve de recuar para não ser vítima de um golpe de estado que se achava em andamento nos quartéis, promovido pela "linha dura". Teve de aceitar a prorrogação de seu mandato e, de quebra, assinou três atos institucionais.
Foi em 5 de fevereiro de 1966 que editou o Ato Institucional Número Três, ou AI-3, que estabelecia eleições indiretas para governador e vice-governador e que os prefeitos das capitais seriam indicados pelos governadores, com aprovação das assembleias legislativas.
Estabeleceu o calendário eleitoral, com a eleição presidencial em 3 de outubro e para o Congresso, em 15 de novembro.
Com a pressão do governo, somada às cassações de deputados estaduais, a ARENA elegeu 17 governadores.
No dia 3 de outubro foi eleito o marechal Artur da Costa e Silva, ministro da Guerra de Castelo Branco, e para vice, Pedro Aleixo, deputado federal eleito pela UDN e então na Arena. O MDB se absteve de votar nas eleições em protesto.
No dia 12 de outubro foram cassados 6 deputados do MDB, entre os quais Sebastião Pais de Almeida, do antigo PSD, e Doutel de Andrade, do antigo PTB.
No dia 20 de outubro, foi editado o AC 24 estabelecendo recesso parlamentar até 22 de novembro.
Em 15 de novembro foram feitas as eleições legislativas, ficando a Arena com 277 cadeiras contra 132 do (MDB).
1968 – Começa a batalha de Khe Sahn da Guerra do Vietname.
1971 – O módulo Antares do Projeto Apollo, desenvolvido pela Nasa, pousou no planalto Fra Mauro da superfície lunar.
1973 – Os Estados Unidos enterram o último soldado morto na Guerra do Vietnã, conflito que oficialmente acabou só em abril de 1975.
1987 – A URSS lança a astronave Soyuz TM-2, com dois astronautas a bordo, para colocar em órbita uma estação espacial permanente.
1997 – Os chamados "Grandes Três" bancos na Suíça anunciam a criação de um fundo de ajuda de US$ 71 milhões às vítimas do Holocausto.
1999 – Mike Tyson é condenado a um ano de prisão por ter agredido duas pessoas, em 31 de agosto do ano anterior.
2005 – As antigas localidades de Kitano, Jojima, Mizuma e Tanushimaru, no Japão, fundiram-se na cidade de Kurume.
Eventos culturais e de média/mídia
1852 – Inauguração do Museu do Hermitage em São Petersburgo, Rússia.
1919 – Formação da United Artists, distribuidora de filmes de cinema.
1936 — Lançamento de Tempos Modernos, filme de Charles Chaplin.
1953 – A Disney lança uma versão animada do personagem da história de Peter Pan.
1968 – Rede Globo: inaugurada a terceira emissora, em Belo Horizonte, e as retransmissoras de Juiz de Fora e de Conselheiro Lafaiete, além de um link de microondas que ligou o Rio de Janeiro a São Paulo.
1983 – Primeira exibição de Dynaman no Japão.
2001 – Estreia na Rede Globo a novela Porto dos Milagres.
1788 – Robert Peel, político britânico (m. 1850).
1807 – Ernst Legouvé, dramaturgo francês (m. 1903).
1840 – Hiram Maxim, inventor inglês (m. 1916).
1856 – Frank Podmore, socialista e pesquisador de fenômenos espíritas inglês (m. 1910).
1866 – Arthur Keith, antropólogo e anatomista escocês (m. 1955).
1878 – André Citroën, fundador da marca de automóveis francesa Citroën (m. 1935).
André Gustave Citroën (Paris, 5 de fevereiro de 1878 — Paris, 3 de julho de 1935) foi umengenheiro e empresário francês de origem judaica, pioneiro da indústria automobilística, fundador do império Citroën, em 1919. É também conhecido por sua invenção dasengrenagens bi-helicoidais ou "espinha de peixe".
Tem dez anos quando descobre Jules Verne, do qual se torna um leitor assíduo. Extrai da sua obra os grandes princípios que serão os seus ao longo de toda a sua vida: o espírito de descoberta, o sentido de concorrência, a maravilha científica, a procura permanente da evolução. A edificação da Torre Eiffel para a exposição universal de 1889 é o segundo acontecimento que decidirá a orientação do jovem adolescente. Vai ser engenheiro.
Graduado pela École Polytechnique de Paris, em 1900, no mesmo ano André faz uma viagem familiar à Polônia e ali encontra um parente, fabricante de farinha, que havia criado um processo de corte com engrenagens de madeira, de dentadura dupla, com dentes cortados em "V" . Ao voltar para a França, Citroën transpôs a ideia para o aço e patenteou-a. A dentadura em chevrons (em português, "traves") ou dentadura Citroën é composta por duas dentaduras helicoidais colocadas em oposição de modo a anular o esforço axial. O símbolo da Citroën - conhecido como "double chevron" - se refere a essa inovação de André Citroën.
André Citroën morreu em Paris, França, em 1935, de câncer do estômago, aos 57 anos, e foi enterrado no Cimetière du Montparnasse, em Paris.
1900 – Adlai Stevenson, político estadunidense (m. 1965).
1903 – Dom Alfredo Vicente Cardeal Scherer, cardeal brasileiro (m. 1996).
1908 – Eugen Weidmann, criminoso alemão, última pessoa a ser guilhotinada em público na França (m. 1939).
1908 – Antônio Silva (organista), organista brasileiro (m. 1960).
1908 - Daisy e Violet Hilton, as gêmeas siamesas ligadas pelo quadril (m. 1969)
1910 – Francisco Varallo, ex-futebolista argentino, último atleta vivo da final da Copa de 1930 (m. 2010).
1914
Alan Lloyd Hodgkin, fisiologista do Reino Unido (m. 1998).
1914 - William S. Burroughs, romancista, ator, pintor, panfletário e poeta estadunidense (m. 1997).
William Seward Burroughs II (5 de fevereiro de 1914 – 2 de agosto de 1997) foi um escritor, pintor e crítico social nascido nos Estados Unidos da América. Burroughs nasceu em 1914, o mais novo dos dois filhos nascidos de Mortimer Perry Burroughs (16 de junho de 1885, 5 de janeiro de 1965) e Laura Hammon Lee (5 de agosto de 1888, 20 outubro de 1970).
Os Burroughs eram uma família proeminente em St. Louis, Missouri. Seu avô, William Seward Burroughs I, fundou a empresa Maquinas de Somar Burroughs, que evoluiu para o Burroughs Corporation. Os pais de Burroughs venderam os direitos de invenção do seu avô e ele não recebeu nenhuma participação nas ações da "Burroughs Corporation". Pouco antes da quebra da bolsa de valores em 1929, seus pais venderam suas ações por $200 mil dolares.
Burroughs morreu em Lawrence, às 6:50 horas do dia 2 de agosto de 1997 de complicações de um ataque cardíaco que tinha sofrido no dia anterior. Ele foi enterrado no jazigo da família em Cemitério Bellefontaine em St. Louis, Missouri, com um marcador que tem o seu nome completo e o epitáfio "American Writer".
O túmulo encontra-se o direito do obelisco de granito branco de William Seward Burroughs I (1857-1898).
1915 – Robert Hofstadter, físico estadunidense (m. 1990).
1916 – Daniel Santos (El Jefe), compositor e interpréte de boleros portorriquenho (m. 1992).
1919
Andreas Papandreou, político grego (m. 1996).
Tim Holt, ator estadunidense, famoso como cowboy de faroestes B (m. 1973).
1932 – Cesare Maldini, ex-futebolista e treinador italiano de futebol.
1940 – Hans Rudolf Giger, artista plástico suíço, criador do monstro Alien (m. 2014).
1943 – Michael Mann, cineasta estadunidense.
1944
Márcia Maria, atriz brasileira (m. 2012)
1944 - Henfil, cartunista brasileiro (m. 1988).
Henrique de Sousa Filho, mais conhecido como Henfil (Ribeirão das Neves, 5 de fevereiro de 1944 — Rio de Janeiro, 4 de janeiro de 1988), foi um cartunista, quadrinista, jornalista e escritor brasileiro. Como outros dois de seus irmãos — o sociólogo Betinho e o músico Chico Mário, herdou da mãe a hemofilia.
A estreia de Henfil deu-se em 1964 na revista Alterosa. Em 1965 passou a colaborar com o jornal Diário de Minas, tendo seu trabalho também publicado no Jornal dos Sports, do Rio de Janeiro, e nas revistas Realidade, Visão, Placar e O Cruzeiro.
Aí mudou-se para o Rio, onde em 1969 passou a trabalhar no Jornal do Brasil e no jornal O Pasquim. Com o advento do AI-5 — garantindo a censura dos meios de comunicação, e os órgãos de repressão prendendo e torturando os "subversivos" —, Henfil, em 1972, lançou a revista Fradim pela editora Codecri, que tornou seus personagens conhecidos. Além dos fradinhos Cumprido e Baixim, a revista reuniu a Graúna, o Bode Orelana, o nordestino Zeferino e, mais tarde, Ubaldo, o paranoico.
Henfil envolveu-se também com cinema, teatro, televisão (trabalhou na Rede Globo, como redator do extinto programa TV Mulher) e literatura, mas ficou marcado mesmo por sua atuação nos movimentos sociais e políticos brasileiros.
Ele tentou seguir carreira nos Estados Unidos, mas não teve lugar nos tradicionais jornais estadunidenses, sendo renegado a publicações underground. Ele então retornou ao Brasil, publicando mais um livro.
Após uma transfusão de sangue acabou contraindo o vírus da AIDS. Ele faleceu vítima das complicações da doença no auge de sua carreira, com seu trabalho aparecendo nas principais revistas brasileiras.
1946 – Charlotte Rampling, atriz britânica.
1947 - Regina Duarte, atriz brasileira.
1947 - Eduardo Antunes Coimbra, ex-futebolista brasileiro (irmão de Zico).
1948
Sven-Göran Eriksson, treinador sueco de futebol.
Barbara Hershey, atriz estadunidense.
1962
Jennifer Jason Leigh, atriz estadunidense.
Milo Đukanović, político montenegrino.
1964
Duff McKagan, músico estadunidense, baixista do grupo Guns N' Roses.
1964 - Laura Linney, atriz estadunidense.
Laura Leggett Linney (Nova Iorque, 5 de fevereiro de 1964) é uma atriz norte-americana, vencedora de Dois Globo de Ouro e Indicada ao Óscar, mais conhecida por suas atuações emThe Truman Show e The Exorcism of Emily Rose, respectivamente de 1998 e 2005 e na Série de TV The Big C.
1972 – Mary Elizabeth, Princesa Herdeira da Dinamarca.
1977
Andrejs Prohorenkovs, futebolista letão.
Jack Jone, futebolista brasileiro.
1980
Felipe Andreoli, repórter e comediante brasileiro.
Paulo César, futebolista brasileiro.
1984
1985
1986 – Manuel Fernandes, futebolista português.
1987
Darren Criss, ator norte-americano de televisão, cantor e compositor.
Giovanni Santos, futebolista brasileiro.
1995 – Adnan Januzaj, futebolista belga.
1570 - Gaspar da Cruz, missionário português.
1863 – Alexander Thomas Emeric Vidal, oficial da marinha real britânica (n. 1792).
1881 – Thomas Carlyle, historiador e ensaista escocês (n. 1795).
1908 – António Alves Martins, religioso e político português (n. 1808).
1927 – Osório Duque Estrada, poeta, crítico, professor, ensaísta e teatrólogo brasileiro – autor da letra do Hino Nacional Brasileiro (n. 1870).
Após a Proclamação da República em 1889, um concurso foi realizado para escolher um novo Hino Nacional. A música vencedora, entretanto, foi hostilizada pelo público e pelo próprio Marechal Deodoro da Fonseca.
Esta composição ("Liberdade, liberdade! Abre as asas sobre nós!...") seria oficializada como Hino da Proclamação da República do Brasil, e a música original, de Francisco Manuel da Silva, continuou como hino oficial.
Somente em 1906 foi realizado um novo concurso para a escolha da melhor letra que se adaptasse ao hino, e o poema declarado vencedor foi o de Joaquim Osório Duque Estrada, em 1909, que foi oficializado por Decreto do Presidente Epitácio Pessoa em 1922 e permanece até hoje.
Após a Proclamação da República em 1889, um concurso foi realizado para escolher um novo Hino Nacional. A música vencedora, entretanto, foi hostilizada pelo público e pelo próprio Marechal Deodoro da Fonseca.
Esta composição ("Liberdade, liberdade! Abre as asas sobre nós!...") seria oficializada como Hino da Proclamação da República do Brasil, e a música original, de Francisco Manuel da Silva, continuou como hino oficial.
Somente em 1906 foi realizado um novo concurso para a escolha da melhor letra que se adaptasse ao hino, e o poema declarado vencedor foi o de Joaquim Osório Duque Estrada, em 1909, que foi oficializado por Decreto do Presidente Epitácio Pessoa em 1922 e permanece até hoje.
1937 – Lou Andreas-Salomé, escritora russa (n. 1861).
1974 – Mestre Bimba, criador da capoeira regional (n. 1900).
1991 – Dean Jagger, ator estadunidense (n. 1903).
1999 – Wassily Leontief, economista russo (n. 1906).
2000 – Ronald Robertson, patinador artístico estadunidense (n. 1937).
2005 – Gnassingbé Eyadéma, Presidente do Togo (n. 1937).
2007 – Masao Takemoto, ginasta japonês (n. 1919).
2008 – Maharishi Mahesh Yogi, guru indiano (n. 1917).
2009 - Adão Pretto, agricultor e político brasileiro (n. 1945).
Brasil
Dia do Datiloscopista.
Igreja Católica
Dia de Santa Águeda (ou Ágata) – Virgem e Mártir.
Dia de São Genuíno.
México
Aniversário da Constituição Mexicana.
Gália (País)
Dia da Fada Madrinha.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O termo Gália é usado para referir, quer o moderno território francês(do mesmo modo que um português se pode referir ao seu país como Lusitânia), quer a antiga região povoada pelos Gauleses (que era, no entanto, um pouco mais vasta que a moderna França), e que constituiu uma província do Império Romano.
Índice
[mostrar]
China
Dia do Ano-novo Budista.
Moçambique
Dia da Matola (aniversário da elevação à categoria de cidade, em 1972).
Matola é uma cidade e município moçambicano, capital da província de Maputo. Tem limite a noroeste e a norte com o distrito de Moamba, a oeste e sudoeste com o distrito de Boane, a sul e a este com a cidade de Maputo e a noroeste com o distrito de Marracuene.
O município tem uma área de 373 km². A sua população é, de acordo com o censo de 2007, de 672 508 habitantes1 representando um aumento de 58,3% em relação aos 424 662 habitantes enumerados no censo de 1997.
RIO DE JANEIRO
SÃO PAULO
MINAS GERAIS
BRASÍLIA
RS, BA, PR, SC
Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl Exposições http://is.gd/mksaVO
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.