domingo, 22 de fevereiro de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 22 de fevereiro de 2015 > Domingo > Postado às 9:38 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

TEMA PARA AS IMAGENS DE HOJE:
VAN GOGH > O ELOGIO À LOUCURA

De pintor e de louco, todos nós temos um pouco, e o artista tem mais que todos, porque vive no mundo da emoção e não da razão, caminhando num fio de navalha, na linha limítrofe entre a razão e a loucura. 
Onde a razão prevalece, sobra muito pouco espaço para a arte. Com a razão, pode-se construir uma peça publicitária, capaz de vender seu produto a milhões, pode-se construir engenhocas, fazer coisas admiráveis, mas não se consegue atingir o âmago do ser humano. 
Quanto mais o artista se abstrai de si mesmo, mais perto chega das emoções e, então, se torna capaz de coisas extraordinárias, até mesmo quando lhe falta técnica elementar. 
A emoção, em certo sentido, supre a técnica, mas o inverso não é verdadeiro. Um piano tocado com perfeição não é o mesmo que um piano tocado com emoção. Até um programa de computador pode fazê-lo, mas há um vazio de conteúdo que nem a mais desenvolvida informática consegue preencher. 
Quanto mais um artista consegue se equilibrar no "fio de navalha", mais perto estará de realizar seu trabalho. Mas uns poucos ousam atravessar esse limite e se tornam gênios. Entre eles, citando ao acaso, estão Da Vinci, Camille Claudel e Arthur Bispo do Rosário, para ficar só nas artes plásticas. E é claro, junto a todos eles, está a genialidade de Van Gogh, inscrito no painel da eternidade, depois de uma vida apagada e sem o reconhecimento de seus contemporâneos. 
A propósito, não é exatamente verdade que Van Gogh, em vida, só conseguiu vender um quadro. Pintado em 1888, o quadro «A Vinha Vermelha», de Van Gogh (imagem abaixo) foi exposto, no ano seguinte, no Salão de Bruxelas, encontrando prontamente um comprador. Foi a única obra que Van Gogh conseguiu vender no mercado regular, convencional. 

Mas, naquela época, o material de pintura era caríssimo e os pintores, à falta de dinheiro, entregavam quadros aos seus marchands, trocando-os por pinceis, tintas e telas. Era um escambo, não envolvia dinheiro, mas o marchand, que era comerciante e não colecionador, acabava por vender as obras que tinha em seu estoque. 
Theo, o irmão de Van Gogh comprometeu-se a enviar uma mesada ao artista e cumpriu essa promessa até o último dia de vida do pintor. Mas a mesada de subsistência não cobria o alto custo dos materiais, na voracidade com que Van Gogh pintava, então, muitas obras foram, com certeza, comercializadas, numa segunda etapa, pelo seu marchand onde Van Gogh ia buscar suas tintas.
Em 1890, um ano após a venda de "A Vinha Vermelha", o pintor foi aos campos de trigo sob o pretexto de matar gralhas que danificavam a plantação e atirou contra si mesmo, vindo a falecer, aos 37 anos. Se tivesse vivido mais três décadas (e tinha saúde suficiente para isso), veria o reconhecimento de sua obra, que passou a ser disputada, após o surgimento do Expressionismo. (Paulo Victorino)
LEIA TAMBÉM > UM ELOGIO À LOUCURA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014


Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

Domingo de pancadas de chuva no centro-norte e leste gaúchos

Novas áreas de instabilidade devem avançar da Argentina em direção a costa no decorrer do dia, trazendo pancadas de chuva que podem ser de forte intensidade, acompanhadas de raios e de rajadas de vento.
Ler noticia









- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg

- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE

- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh



Provérbios Russos (Wikiquote)
  • Аппети́т прихо́дит во вре́мя еды́.
    • Tradução: O apetite vem com o comer




Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e VejaDestaque > 


Nesta data, em 1987, morre Andy Warhol, artista plástico e produtor cinematográfico norte-americano e um dos criadores da Pop Art (n. 1928).

Andy Warhol (nascido Andrew WarholaPittsburgh6 de agosto de 1928 — Nova Jersey22 de fevereiro de 1987) foi um empresáriopintor e cineasta norte-americano, bem como uma figura maior do movimento de pop art.   

Em 1987, ele foi operado à vesícula biliar. A operação correu bem mas Andy Warhol morreu no dia seguinte.  MAIS






As coisas mais belas são ditadas pela loucura e escritas pela razão." >> André Gide. Pensador
André Paul Guillaume Gide (Paris22 de novembro de 1869 — Paris,19 de fevereiro de 1951) foi um escritor francês. 
Recebeu o Nobel de Literatura de 1947. Oriundo de uma família da alta burguesia, foi o fundador da Editora Gallimard e da revista Nouvelle Revue Française.  (Wikipedia)



Rússia > Veja Moscou agora, ao vivo e em streaming, com som ambiente, pela Webcam





Jornal da Gazeta (ontem à noite)



Jornal das 10 (ontem à noite)


Antena Paulista (Rede Globo)
abrir










Globo Rural (Edição de hoje)



G1 > Pop & Arte
  1. OSCAR 2015

    Oscar 2015 acontece neste domingo; veja lista completa de indicações

    Disputa é incerta: 'Birdman' e 'Boyhood' dividem favoritismo a melhor filme. Prêmio será transmitido pela TV Globo e tem show de Maroon 5 e outros
  2. SÃO PAULO

    Mostra do artista Ron Mueck na Pinacoteca termina no domingo

    Nove obras reproduzem com fidelidade máxima cenas cotidianas. Museu fica aberto até as 22h, mas a fila fecha às 19h.

Mais notícias de G1 POP & Arte


BBC Brasil, na foto e no mundo

Casal rejeitado por família deixa herança para macaco

Ele é hindu e a mulher, muçulmana, casamento entre pessoas de diferentes religiões ainda é tabu em partes da Índia.
Mais notícias da BBC Brasil



"El País", de Espanha, em português

“A vida na roça era difícil, mas
tínhamos água de rio para beber”

GIL ALESSI São Paulo
Crise hídrica adicionou novidades duras ao cotidiano difícil de Nilson, um ex-agricultor que enfrenta horas sem fornecimento na zona norte de São Paulo.


Mais notícias de "El País"





Clique na imagem para ver "El País" em original



"Clarin", de Argentina, em português


CASO NISMAN

Analistas afirmam que “marcha do silêncio” terá impacto na campanha eleitoral

A marcha conhecida como 18F durou poucas horas, mas as consequências no cenário político poderiam durar muito mais. É a conclusão de diferentes analistas políticos consultados pelo Clarín.



Para entrar no site de "Clarin", CLIQUE AQUI


"Notícias ao Minuto", de Portugal

A chuva forte levou hoje ao cancelamento da procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos, em Macau, obrigando a cerimónia a decorrer dentro da Sé Catedral, onde a via da crucificação foi percorrida de forma simbólica.
Duas tradicionais procissões ainda realizadas em Macau (China), após a transição de soberania há 14 anos, a do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora de Fátima, fazem a comunidade católica, macaense e portuguesa respirar aliviada pela preservação. Até quando? Não se sabe, mas pelo “andar da carruagem” tem tudo para ir longe pelo bom senso que ainda reina a respeito.  Até o título da reportagem no Jornal Tribuna de Macau espelha bem o sentimento e preocupação: “A tradição ainda é o que era“. MAIS
Mais notícias da edição portuguesa


"Notícias ao Minuto", do Brasil

Segundo a Abih-RJ, o maior índice foi nos bairros de Ipanema e do Leblon, os mais procurados pelos turistas, que superaram 90% de ocupação média (92%). Em seguida vieram os bairros de Copacabana e Leme, com taxa de ocupação de 85,34, do Flamengo e de Botafogo, com 83,10%, e o centro, com 82,25%.
Mais notícias da edição brasileira



"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro

Mais notícias do Jornal do Brasil



Mais notícias do R7 Esportes








RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC





Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.